Lei 15.947 de 26 de Dezembro de 2013 - Dispõe sobre as regras para comercialização de alimentos em vias e áreas públicas - comida de rua - e dá outras providências Flashcards
Art. 1º O comércio e a doação de alimentos em vias e áreas públicas - comida de rua - deverá atender aos termos fixados nessa lei, …..as feiras livres.
excetuadas
Art. 2º Esta lei tem como objetivo geral fomentar o ….., propiciar oportunidades de formalização, e promover o uso democrático e inclusivo do espaço público.
empreendedorismo
Art. 3º Para os efeitos dessa lei, considera-se comércio ou doação de alimentos em vias e áreas públicas as atividades que compreendem a venda …..ou a distribuição gratuita ao consumidor, de caráter permanente ou eventual e de modo …….
direta
estacionário
Art. 3º
Parágrafo único. O comércio de alimentos de que trata esse artigo será realizado conforme as seguintes categorias de equipamentos:
I - categoria ….: alimentos comercializados em veículos automotores, assim considerados os equipamentos montados sobre veículos a motor ou rebocados por estes, desde que recolhidos ao final do expediente, até o comprimento máximo de 6,30m (seis metros e trinta centímetros);
II - categoria …: alimentos comercializados em carrinhos ou tabuleiros, assim considerados os equipamentos montados em estrutura tracionada ou carregada pela força humana;
III - categoria…..: alimentos comercializados em barracas desmontáveis.
A
B
C
Dos Alimentos
Art. 5º Os alimentos autorizados a serem comercializados por cada categoria serão definidos em decreto regulamentador.
Art. 6º Fica vedada a comercialização de bebidas alcoólicas pelos equipamentos das categorias A, B e C, exceto em caso de eventos mediante …….
autorização específica do Poder Executivo.
Da Comissão de Comida de Rua
Art. 9º Decreto regulamentador disporá sobre o funcionamento e periodicidade da Comissão, complementada, se necessário, por ato do Subprefeito.
só leitura
Do Termo de Permissão de Uso
Art. 10. (VETADO)
§ 1º (VETADO)
§ 2º Fica …..a concessão de Termo de Permissão de Uso - TPU a interessado inscrito no Cadastro Informativo Municipal - CADIN.
Art. 11. Caberá ao ……competente a emissão do Termo de Permissão de Uso – TPU.
vedada
Subprefeito
Art. 12. A concessão do Termo de Permissão de Uso deverá levar em consideração:
I - a existência de espaço físico adequado para receber o equipamento e consumidores;
II - a adequação do equipamento quanto às normas sanitárias e de segurança do alimento em face dos alimentos que serão comercializados;
III – a qualidade técnica da proposta;
IV – a compatibilidade entre o equipamento e o local pretendido, levando em consideração as normas de trânsito, o fluxo seguro de pedestres e automóveis, as regras de uso e ocupação do solo
só leitura
Art. 12. A concessão do Termo de Permissão de Uso deverá levar em consideração:
V - o número de permissões já expedidas para o local e período pretendidos;
VI – as eventuais incomodidades geradas pela atividade pretendida;
VII – a qualidade do serviço prestado, no caso de permissionário que pleiteia novo Termo de Permissão de Uso para o mesmo ponto.
VIII - a disposição do permissionário para a manutenção e zeladoria, bem como conservação, execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças e de áreas verdes do Município, no entorno do local pretendido
só leitura
Art. 13. Fica …..a instalação de equipamentos de qualquer categoria nas Zonas Estritamente Residenciais - ZER.
Art. 14. A instalação de equipamentos em passeios públicos deverá respeitar a faixa livre de ….m para circulação.
vedada
1,20m (um metro e vinte centímetros)
Art. 15. As solicitações de permissão que incidam sobre a utilização de vias e áreas públicas no interior de parques municipais serão analisadas pelo respectivo conselho gestor e decididas pelo Diretor do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, aplicando-se todas as demais regras dessa lei.
Parágrafo único. Poderá o Diretor negar, motivadamente, a emissão de Termo de Permissão de Uso - TPU, sendo-lhe …..a emissão de Termo sem parecer favorável do Conselho Gestor.
vedada
Art. 16. As solicitações de permissão que incidam sobre vias e áreas públicas limítrofes a parques municipais serão analisadas e decididas, conjuntamente, pelo …..e pelo ….do Departamento de Parques e Áreas Verdes - DEPAVE.
Subprefeito
Diretor
Art. 17. Os casos omissos serão decididos pelo …..
Subprefeito
Art. 18. É …..a concessão de mais de um Termo de Permissão de Uso - TPU à mesma pessoa jurídica.
§ 1º É vedada a concessão de Termo de Permissão de Uso – TPU à pessoa física, salvo na condição de empresário …….
§ 2º Não será concedida permissão de uso a sócio ou cônjuge de qualquer sócio de pessoa jurídica ou de titular de firma individual, já permissionárias.
§ 3º (VETADO)
§ 4º Fica limitado a …..Termos de Permissão de Uso os contratos celebrados por meio de franquia empresarial, atendido ao disposto neste artigo.
vedada
individual
2 (dois)
Art. 19. Um mesmo ponto poderá atender a dois permissionários diferentes desde que exerçam suas atividades em ……
Art. 20. A permissão de uso será ……., sem prévio aviso, nas hipóteses de realização de serviços ou obras e de modificação na sinalização da via quando impedirem o regular estacionamento do equipamento no local autorizado.
Parágrafo único. O permissionário cuja permissão de uso tenha sido suspensa nos casos de que trata esse artigo poderá requerer à Subprefeitura a sua transferência para um raio de até …. m do ponto atual, que decidirá.
dias ou períodos distintos
suspensa
50
Art. 21. A permissão de uso poderá ser revogada a qualquer tempo por descumprimento das obrigações assumidas em decorrência de sua outorga, bem como em atendimento ao interesse público, mediante regular processo administrativo, garantida a ampla defesa do interessado.
Art. 22. Todo evento organizado por pessoa jurídica de direito privado que ocorra em vias e áreas públicas ou em área privada de uso comum, com comercialização de alimentos por meio dos equipamentos previstos no art. 3º, deverá ter responsável pelo controle de qualidade, segurança e higiene do alimento.
só leitura
Do Procedimento de Solicitação do Termo de Permissão de Uso
Art. 23. O pedido terá início com a solicitação do interessado junto à Subprefeitura competente, assim considerada aquela em que se situa o local pretendido para ……
localização do equipamento.
§ 1º A solicitação deverá ser feita em formulário próprio e acompanhada dos seguintes documentos, sem prejuízo de outros a serem fixados em decreto regulamentador:
I - cópia do Cadastro de Pessoas Físicas do empresário individual ou do representante legal da pessoa jurídica;
II – cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
III - identificação do ponto pretendido contendo rua, número, bairro, CEP, e foto do local, e definição do período e dias da semana em que pretende exercer sua atividade, não podendo ser inferior a…..horas nem superior a …… por dia pleiteado;
4 (quatro)
12 (doze)
§ 1º A solicitação deverá ser feita em formulário próprio e acompanhada dos seguintes documentos, sem prejuízo de outros a serem fixados em decreto regulamentador:
IV - descrição dos equipamentos que serão utilizados de modo a atender às condições técnicas necessárias em conformidade com a legislação sanitária, de higiene e segurança do alimento, controle de geração de odores e fumaça;
V - indicação dos alimentos que pretende comercializar;
só leitura
§ 1º A solicitação deverá ser feita em formulário próprio e acompanhada dos seguintes documentos, sem prejuízo de outros a serem fixados em decreto regulamentador:
VIII – cópia do certificado de realização de curso de boas práticas de manipulação de alimentos;
IX - descrição da utilização de toldos retráteis fixos ao veículo e de mobiliário (mesas, bancos e cadeiras), se assim desejar, no caso de equipamentos das categorias A, B e C.
§ 2º Para a comercialização de alimentos em vias e áreas públicas por ocasião de eventos públicos ou privados o interessado deverá indicar o evento ou calendário de eventos do mesmo gênero ou local, os equipamentos e seus respectivos alimentos a serem comercializados, ficando vedada a permissão quando se tratar de evento que tenha por objeto central feira ……ou similar.
gastronômica
Art. 25. Para a realização de eventos na forma do art. 22, o responsável pelo mesmo deverá solicitar um único alvará junto à ……, contemplando todos os equipamentos que serão instalados.
Subprefeitura
Art. 27. Poderá a análise do pedido estabelecer as mudanças que julgar necessárias com relação à adequação técnica do equipamento, o grupo de alimentos que se pretende comercializar, localização, e colocação de toldo retrátil e fixo ao equipamento, mesas, bancos e cadeiras.
Art. 28. Em caso de análise favorável do pedido, será realizado ……..público para recebimento de propostas de interessados no mesmo ponto, que indicarão a categoria de equipamento pretendido e os alimentos a serem comercializados.
chamamento