Histologia - Provinha Flashcards
GLOMERULO OU CORPUSCO RENAL
2-1 CAMADA PARIETAL OU LÂMINA PARIETAL DA CAPSULA DE BOWMAN E TECIDO EPITELIAL PAVIMENTOSO SIMPLES
2-2 CAMADA VICERAL OU LÂMINA VISCERAL DA CAPSULA DE BOWMAN
2-3 ESPAÇO DE BOWMAN OU ESPAÇO URINÁRIO
3-1)
1-CELULA ENDOTELIAL
2-PODÓCITOS
3-CELULAS MESANGIAL
3-2)
1-FAGOCITOSE E ENDOCITOSEàAs células mesangiais removem os resíduos aprisionados e as proteínas agregadas da MBG e do diafragma da fenda de filtração, com isso mantendo o filtro glomerular livre de fragmentos. Elas também realizam a endocitose e processam uma variedade de proteínas plasmáticas, incluindo complexos imunes. A manutenção da estrutura e da função da barreira glomerular é a função primária das células mesangiais.
2-SUPORTE ESTRUTURALà As células mesangiais produzem componentes da matriz mesangial, proporcionam suporte para os podócitos nas áreas onde a membrana basal epitelial é ausente ou incompleta
3-SECREÇÃOàAs células mesangiais sintetizam e secretam várias moléculas como a interleucina-1 (IL-1), PGE2 e o fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF), que têm um papel central na resposta à lesão glomerular.
4-MODULAÇÃO DA DISTENSÃO GLOMERULARàAs células mesangiais têm propriedades contráteis.
4-1 PROLONGAMENTO DOS PODÓCITOS
4-2 MEMBRANA BASAL GLOMERULAR
4-3 PODÓCITO
5-1 FENDA DE FILTRAÇÃO
5-2 NEFRINA,NEPH-1, NEPH-2,FAT1,FAT2,P-CATERINA
6-1:1-POLO VASCULAR E 2 POLO URINÁRIO
6-2 ARTERIOLA AFERENTE E EFRENTE
7-1 MICROVILOSIDADE
7-2-TUBULO CONTORCIDO PROXIMAL. TECIDO EPITELIAL CUBICO SIMPLES
1- Síndrome de Fanconi
2- Mieloma múltiplo
3- Distúrbio generalizado das funções absortivas do néfron proximal
4- Acidose metabólica hiperclorêmica
OBS.: Lembrem do mecanismo da acidose metabólica hiperclorêmica à A eliminação excessiva do bicarbonato pela urina (prejuízo na reabsorção tubular desse íon), associada a tendência do organismo em manter a neutralidade das cargas eletrolíticas, faz com que aumente a quantidade de cloreto no sangue -como o individuo perdeu íons negativos (HCO3-) o corpo precisa de novos íons negativos (Cl-) para suprimir essa carga e manter o sangue neutro.
8-1
A-EPITÉLIO TIPO 1
B-EPITÉLIO TIPO 3
C-EPITÉLIO TIPO 2
D-EPITÉLIO TIPO 4
8-2
- O epitélio tipo I é encontrado nos ramos descendente e ascendente delgados da alça de Henle dos néfrons de alça curta. Ele consiste em um epitélio simples e fino. As células quase não têm interdigitações com as células vizinhas e exibem poucas organelas.
- O epitélio do tipo II, encontrado no ramo descendente delgado dos néfrons de alça longa no labirinto cortical, consiste em epitélio mais alto. Essas células possuem organelas abundantes e têm muitas microvilosidades rombas e pequenas. A extensão da interdigitação lateral com as células vizinhas varia de acordo com a espécie.
- O epitélio do tipo III, encontrado no ramo descendente delgado na medula interna, consiste em um epitélio mais delgado. As células têm uma estrutura mais simples e menos microvilosidades do que as células epiteliais do tipo II. As interdigitações laterais estão ausentes.
- O epitélio do tipo IV, encontrado na volta dos néfrons de alça longa e através de todo o ramo ascendente delgado, consiste em um epitélio baixo, achatado, sem microvilosidades. As células possuem poucas organelas
9-1 SEGMENTO/RAMO FINO DA ALÇA DE HENLE
9-2 TÚBULO OU DUCTO COLETOR. Epitélio simples de “pavimentoso” a colunar à Lembrar que não é possível diferenciar o túbulo/ducto coletor das outras porções do néfron pelo tipo de epitélio (o epitélio do ducto/túbulo coletor é variável). A identificação deve ser feita com base na excelente delimitação entre as células (membrana espessa) do túbulo/ducto.
9-1 CELULA DA MÁCULA DENSA
9-2 TUBULO CONTORCIDO DISTAL. Epitélio cúbico simples
a) 1 - Ramo espesso da alça de Henle. 2 – Ramo delgado da alça de Henle.
b) A porção delgada da alça de Henle pode ser confundida os capilares sanguíneos. Diferenciam-se essas duas estruturas pela presença de hemácias no interior dos capilares.
Camada cortical – observar presença de glomérulos renais.
Camada cortical – predomínio de túbulos contorcidos proximais e distais.
Medula – predomínio de túbulo/ducto coletor e alças de Henle
PARA IDENTIFICAR A CAMADA REPRESENTADA: se tem glomérulo é córtex. Se não tem, é importante avaliar o predomínio das estruturas:
- Predomínio de túbulos contorcidos distais e proximais à córtex.
- Predomínio de túbulo/ducto coletor e alças de Henle à medula.