DIREITOS POLÍTICOS II Flashcards
No caso de delitos graves, a exemplo dos crimes hediondos e da lavagem de capitais, a propositura da ação penal é suficiente para tornar inelegível a pessoa acusada.
CERTO OU ERRADO?
ERRADO
Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
Portanto, mera propositura de ação penal não é suficiente para provocar a inelegibilidade de um indivíduo
Teoria do Mandato ImperativoEste obriga o eleito a seguir fielmente as instruções, em regra escritas, dos seus eleitores. Deste modo, o povo tem o poder de “ditar” o plano de governo, que deve ser observado pelo governante sob pena de perda do cargo.Sujeita os autos do mandatário à vontade do mandante, sendo visto como um equivalente para um contrato entre o eleito e o eleitor, reconhece a supremacia dos eleitores.
O Brasil possui uma democracia semidireta, dessa forma, os representantes são eleitos pelo povo, mas não ficam vinculados a vontade de seus eleitores, podendo votar e se manifestar sobre quaisquer assuntos que desejarem.
NÃO há inconstitucionalidade na cumulação entre a inelegibilidade e a suspensão de direitos políticos.”
CERTO
Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão SÓ SE DARÁ NOS CASOS DE:
I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; (Perda)
- incapacidade civil absoluta; (Suspensão)
- condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (Suspensão)
- recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; (Perda)
- improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. (Suspensão)
O rol de perda/suspensão é TAXATIVO O que pode ser criado por lei complementar são hipóteses de inelegibilidade a exemplo da lei da ficha limpa
A Perda é só RECUSA E CANCELAMENTO
A ação de impugnação de mandato eletivo deve ser proposta em até quinze dias contados da diplomação, devendo tramitar sob segredo de justiça.
Macete : manDato eletivo -> Diplomação -> segreDo de justiça
Apenas os Chefes do Poder Executivo precisam se desincompatibilizar para concorrerem a outros cargos.CF/1988. Art. 14. § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.
CERTO
ÉVEDADAEM QUALQUER HIPÓTESE A CASSAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS.
CERTO