Decreto 3048 Flashcards
A seguridade social visa assegurar direitos relativos à saúde, previdência e assistência social. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. (Art. 1º, Decreto 3048/1999)
A seguridade social não deve garantir cobertura universal e atendimento a toda a população. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A seguridade social obedece ao princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, garantindo acesso a toda a população. (Art. 1º, Parágrafo único, I, Decreto 3048/1999)
Os benefícios e serviços da seguridade social devem ser equivalentes para populações urbanas e rurais. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A seguridade social assegura uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. (Art. 1º, Parágrafo único, II, Decreto 3048/1999)
A irredutibilidade do valor dos benefícios é um princípio da seguridade social. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A seguridade social obedece ao princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, preservando o poder aquisitivo. (Art. 1º, Parágrafo único, IV, Decreto 3048/1999)
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido apenas para ações preventivas. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de riscos e ao acesso universal às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. (Art. 2º, Decreto 3048/1999)
O acesso universal e igualitário às ações de saúde é um princípio fundamental do sistema de saúde. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde é um princípio que organiza as atividades de saúde. (Art. 2º, Parágrafo único, I, Decreto 3048/1999)
A participação da comunidade no sistema de saúde se restringe apenas à fiscalização das ações de saúde, não abrangendo a gestão.
Verdadeiro ou falso?
Falso.
A participação da comunidade no sistema de saúde não se restringe apenas à fiscalização, mas também inclui a gestão e o acompanhamento das ações e serviços de saúde, conforme é um princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS). Exemplos disso são os conselhos e as conferências de saúde, que permitem à população discutir, fiscalizar e decidir diretrizes sobre políticas públicas de saúde. (Art. 2º, Parágrafo único, V, Decreto 3048/1999).
A iniciativa privada pode participar da assistência à saúde, em obediência aos preceitos constitucionais. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A participação da iniciativa privada na assistência à saúde é permitida, desde que em obediência aos preceitos constitucionais. (Art. 2º, Parágrafo único, VI, Decreto 3048/1999)
A assistência social atende às necessidades básicas apenas de quem contribui para a seguridade social. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Art. 3º A assistência social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à seguridade social.
A descentralização político-administrativa é uma diretriz para a organização da assistência social. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A organização da assistência social deve obedecer à diretriz de descentralização político-administrativa. (Art. 3º, Parágrafo único, I, Decreto 3048/1999)
A participação popular não é prevista na formulação e controle das ações de assistência social. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A participação da população na formulação e controle das ações é uma diretriz fundamental da assistência social. (Art. 3º, Parágrafo único, II, Decreto 3048/1999)
A previdência social possui caráter contributivo e filiação obrigatória. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A previdência social é organizada sob o regime geral, de caráter contributivo e filiação obrigatória. (Art. 5º, Decreto 3048/1999)
A previdência social protege o trabalhador em situação de desemprego involuntário. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O desemprego involuntário ocorre quando o trabalhador perde seu emprego sem justa causa, e a previdência oferece proteção, como o seguro-desemprego. (Art. 5º, III, Decreto 3048/1999)
O salário-família é um benefício destinado aos segurados de alta renda. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O salário-família é um benefício pago aos dependentes dos segurados de baixa renda, com o objetivo de auxiliar no sustento dos filhos menores de 14 anos ou inválidos. (Art. 5º, IV, Decreto 3048/1999)
A irredutibilidade do valor dos benefícios é assegurada na previdência social. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A previdência social assegura a irredutibilidade do valor dos benefícios, preservando o poder aquisitivo dos segurados. (Art. 4º, V, Decreto 3048/1999)
A pensão por morte do segurado é garantida apenas ao cônjuge do sexo feminino. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A pensão por morte é garantida ao cônjuge ou companheiro e aos dependentes, independentemente do sexo. (Art. 5º, V, Decreto 3048/1999)
Os benefícios previdenciários devem considerar os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O cálculo dos benefícios previdenciários leva em conta os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente. (Art. 4º, IV, Decreto 3048/1999)
O trabalhador que presta serviço urbano ou rural a uma empresa, de forma não eventual, sob subordinação e mediante remuneração, é segurado obrigatório empregado.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É segurado obrigatório como empregado aquele que presta serviço urbano ou rural a uma empresa, em caráter não eventual, sob subordinação e mediante remuneração. (Art. 9º, I, a, Decreto 3048/1999)
O trabalhador contratado por empresa de trabalho temporário, para atender a necessidades transitórias de substituição de pessoal ou acréscimo de serviço, não é segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Falso.
É segurado obrigatório empregado aquele contratado por empresa de trabalho temporário, na forma prevista em legislação específica, para atender necessidades transitórias de substituição de pessoal ou acréscimo de serviço. (Art. 9º, I, b, Decreto 3048/1999)
O brasileiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar no exterior em uma agência de empresa brasileira é segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É segurado obrigatório empregado o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar no exterior em sucursal ou agência de empresa constituída sob as leis brasileiras. (Art. 9º, I, c, Decreto 3048/1999)
O trabalhador contratado no Brasil para atuar no exterior em empresa estrangeira com controle acionário brasileiro não é segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Falso.
É segurado obrigatório empregado o brasileiro ou estrangeiro contratado no Brasil para trabalhar no exterior em empresa estrangeira com maioria do capital votante pertencente a empresa brasileira. (Art. 9º, I, d, Decreto 3048/1999)
O diretor empregado, que presta serviços sob subordinação e mediante remuneração, é considerado segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O diretor empregado, que presta serviços a uma empresa sob subordinação e mediante remuneração, é segurado obrigatório como empregado. (Art. 9º, I, a, Decreto 3048/1999)
O empregado rural contratado para prestar serviços não eventuais sob subordinação é segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O empregado rural que presta serviços de forma não eventual, sob subordinação e mediante remuneração, é segurado obrigatório empregado. (Art. 9º, I, a, Decreto 3048/1999)
O trabalhador contratado no Brasil para atuar no exterior em empresa com capital privado estrangeiro, sem vínculo com empresas brasileiras, é segurado obrigatório empregado. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Apenas trabalhadores contratados por empresas brasileiras ou com maioria de capital brasileiro são segurados obrigatórios empregados. (Art. 9º, I, c e d, Decreto 3048/1999)
O trabalhador brasileiro que presta serviço no Brasil para uma missão diplomática estrangeira é segurado obrigatório empregado? Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É segurado obrigatório aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou repartição consular de carreira estrangeira, exceto o não-brasileiro sem residência permanente ou o brasileiro amparado pela previdência do país da missão. (Art. 9º, I, e, Decreto 3048/1999)