2. Filiação e Inscrição Flashcards
O vínculo que se estabelece entre as pessoas que contribuem para a Previdência Social e esta, do qual decorrem direitos e obrigações,é a inscrição.
Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Falso.
O vínculo que se estabelece entre as pessoas que contribuem para a Previdência Social e esta é a filiação, e não a inscrição. A filiação ocorre automaticamente quando o indivíduo começa a exercer atividade remunerada abrangida pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), enquanto a inscrição é o ato formal de cadastramento do segurado no sistema previdenciário. A filiação é o que gera os direitos e obrigações previdenciárias.
É na Inscrição que uma pessoa física passará à condição de segurado e terá proteção previdenciária para si e seus dependentes. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É na FILIAÇÃO. A Inscrição é mero ato cadastral.
Em regra, para quais segurados a filiação será automática e decorrerá do exercício de atividade laborativa remunerada?
Para os segurados obrigatórios
1. Empregado: trabalhador que presta serviço de natureza urbana ou rural a uma empresa, mediante salário. 2. Trabalhador avulso: aquele que presta serviços de natureza urbana ou rural a vários empregadores, sem vínculo empregatício permanente. 3. Empregado doméstico: aquele que presta serviço de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial desta. 4. Segurado especial: aquele que trabalha em regime de economia familiar, nas atividades de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo.
A Inscrição à Previdência Social decorre automaticamente quando há exercício de atividade remunerada. CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
É a Filiação que decorre automaticamente.
Em situações onde um trabalhador rural é contratado por um produtor rural pessoa física para trabalhos temporários de até dois meses no período de um ano, a filiação à Previdência Social não é automática.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
Nesses casos, ela ocorre por meio de uma declaração que o produtor rural deve enviar à Receita Federal. Essa declaração inclui a identificação específica do trabalhador contratado, como estabelecido em ato do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia.
A filiação do trabalhador rural contratado por produtor rural pessoa jurídica por prazo de até dois meses no período de um ano, para o exercício de atividades de natureza temporária, decorre de sua inclusão em declaração prevista em ato do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia por meio de identificação específica.
CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
Essa regra vale para o trabalhador rural de natureza temporária, contratado por pessoa FÍSICA.
Não se aplica caso a contratação seja feita por pessoa Jurídica.
Em regra, para os segurados obrigatórios, a filiação será automática e decorrerá do exercício de atividade laborativa remunerada.
Porém, a filiação do trabalhador rural contratado por produtor rural pessoa física para o exercício de atividades de natureza temporária, decorre de sua inclusão em declaração prevista em ato do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia por meio de identificação específica.
Para se enquadrar nessa regra qual o prazo do contrato?
ATÉ 2 (dois) meses no período de UM ano.
Essa regra está prevista na Instrução Normativa RFB 971/2009, que especifica que a filiação do trabalhador rural temporário deve ser formalizada por meio de uma declaração enviada pelo produtor rural à Receita Federal. Esse período de até dois meses é o limite para caracterizar a contratação como temporária e, portanto, a filiação à Previdência Social do trabalhador ser feita por essa declaração específica.
Em regra, para os segurados obrigatórios, a filiação será automática e decorrerá do exercício de atividade laborativa remunerada.
Porém, a filiação do trabalhador rural contratado por produtor rural pessoa física por prazo de até três meses no período de um ano, para o exercício de atividades de natureza temporária, decorre de sua inclusão em declaração prevista em ato do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia por meio de identificação específica.
CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Essa regra vale para o trabalhador rural de natureza temporária, contratado por ATÉ 2 MESES no período de um ano.
Em regra, para os segurados obrigatórios, a filiação será automática e decorrerá do exercício de atividade laborativa remunerada.
E para o segurado facultativo, quando ocorre a filiação?
2 condições são necessárias:
- A inscrição formalizada (cadastro no banco de dados da Previdência Social); e
- O efetivo recolhimento da primeira contribuição previdenciária.
Para a filiação do Segurado Facultativo basta a inscrição formalizada (cadastro no banco de dados da Previdência Social). CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
É necessária a inscrição formalizada E o efetivo recolhimento da PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO SEM ATRASO.
O exercício de atividade prestada de forma gratuita e o serviço voluntário geram filiação obrigatória ao RGPS. CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
De acordo com a legislação brasileira, o exercício de atividades prestadas de forma gratuita e o serviço voluntário não geram filiação obrigatória ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A filiação obrigatória ao RGPS ocorre apenas quando há uma relação de emprego ou trabalho remunerado.
Qual a idade mínima para a filiação dos segurados obrigatórios?
16 ANOS (salvo atividades insalubres, perigosas ou noturnas - cuja idade mínima é de 18 anos); ou
14 ANOS de idade (excepcionalmente na condição de aprendiz) .Nessa caso a questão tem que especificar que é de acordo com a lei .
Uma pessoa pode ser segurada da Previdência com 14 anos?
SIM!
Excepcionalmente na condição de MENOR APRENDIZ!
Uma pessoa pode ser segurada da Previdência com 16 anos, exceto se ocupar quais atividade?
Atividades insalubres, perigosas ou noturnas.
Um adolescente de 16 que trabalha a noite pode ser segurado da Previdência?
NÃO!
Em atividades noturnas, perigosas ou insalubres, só com mais de 18 anos .
A idade mínima para a filiação como segurado facultativo, nos termos do artigo 14, da Lei 8.212/91, é de ____ anos de idade
14 anos.
ATENÇÃO: A idade mínima para a filiação como segurado facultativo, de acordo com a Lei 8.212/91, é de 14 anos. O Regulamento da Previdência Social (RPS), por sua vez, estabelece que a filiação(Como termo geral ) só pode ocorrer a partir dos 16 anos. A Constituição Federal proíbe o trabalho de menores de 16 anos, exceto na condição de menor aprendiz, mas essa regra não afeta a filiação facultativa, que é uma escolha de contribuição voluntária para a Previdência Social.
A doutrina majoritária e o próprio INSS entendem que a idade mínima para a filiação do segurado facultativo é de _____ anos de idade.
16 anos.
ATENÇÃO: No entanto, se a questão de prova exigir literalmente o texto da Lei 8.213/91 (artigo 13) ou da Lei 8.212/91 (artigo 14), as bancas consideram correta a alternativa que traz 14 anos de idade.
A idade mínima para a filiação como segurado facultativo deve ser 16 anos de idade, salvo se o enunciado da questão mencionar expressamente que a resposta deve ser dada “nos termos da lei”, cuja resposta, neste caso, será 14 anos de idade. CERTO ou ERRADO?
CERTO!