Trauma do Osso Temporal Flashcards
Qual a causa de mais da metade dos casos de trauma do osso temporal?
Acidente automobilístico (principalmente moto): TRAUMA FECHADO.
Qual a causa de trauma do osso temporal com maior morbimortalidade?
Trauma por arma de foto (20-50% afetam região cefálica): TRAUMA PENETRANTE. O osso temporal é envolto em estruturas nobres (carótida, seio sigmoide, bulbo da jugular, pares cranianos), porém, devido a sua alta densidade, o projétil é barrado e tem menor mortalidade que ao acertar outros locais da cabeça.
Os traumas dessa região são divididos conforme orientação das linhas de fraturas ao eixo piramidal do osso temporal. Quais são os 4 tipos de trauma do osso temporal, e a direção da pancada envolvida em cada um?
- Longitudinal (linha azul)
- Transversal (linha verde)
- Mista (cominutiva)
- Fragmentada
Batida LATERAL geralmente gera fratura LONGIDUDINAL.
Batida frontal ou OCCIPITAL (anteroposterior ou vice-versa) gera geralmente fratura TRANSVERSAL. Costuma requerer alta energia pra acontecer.
Qual o tipo de fratura mais comum?
Longitudinal (70-80%).
As fraturas longitudinais são labirínticas ou extralabirínticas?
Extralabirínticas (a onda de choque geralmente é insuficiênte para fraturar o osso petroso, e portanto, o bloco labiríntico costuma ser preservado).
Existem 3 tipos de fraturas longitudinais, de acordo com o local. Quais são?
- Tipo I = porção escamosa do CAE e região posterior da cavidade timpânica. Pode acometer gânglio geniculado e ATM.
- Tipo II = porção suprameatal do CAE e parede anterior da cavidade timpânica. Pode acomete gânglio geniculado e cadeia ossicular.
- Tipo III = parede superior e posterior do CAE e segue para mastoide. Pode acomete nervo facial TIMPÂNICO e MASTOIDEO. Pode pegar canal carotídeo. É a pior de todas.
Qual a porcentagem de fraturas transversais?
Cerca de 10%.
As fraturas transversais são labirínticas ou extralabirínticas?
Labirínticas, pois tem maior potencial para fraturar o labirinto (impacto occipital forte, de maior energia, cruzando o forame jugular, canal semicircular posterior, aqueduto vestibular, cóclea e conduto auditivo interno, com alta possibilidade de fístula liquórica).
Risco de 50% de acometer o nervo facial (muito maior do que nas fraturas longitudinais) e afeta mais seus segmentos LABIRÍNTICO e TIMPÂNICO.
O que é o trauma misto?
Associação de linhas de fraturas longitudinais e transversais que ocorrem após trauma fechado severo, não havendo um padrão. Geralmente associado a TCE grave, sendo difícil avaliar o paciente até sua estabilidade.
O que é o trauma fragmentado?
O projétil se instala na eminência mastoidea adjacente ao processo estilomastóideo. Independente do ângulo do projétil, ele bate no osso petroso e é desviado, parando sempre perto do processo estilomastoideo. Comum anacusia e lesão do nervo facial. Fístula liquórica e hemorragias severas são mais frequentes, com alta mortalidade.
Qual tipo de perda auditiva costuma ser observada no trauma longitudinal e no transverso?
A perda auditiva pode ser condutiva ou neurossensorial em ambos os casos, mas costuma ser mais frequente as perdas CONDUTIVAS NAS LONGITUDINAIS (desarticulação de cadeia, perfuração timpânica) e NEUROSSENSORIAIS NAS TRANSVERSAIS (fratura, concussão do labirinto ou pneumolabirinto).
Para gravar:
- traNSversal = paNS
Quando temos uma perda condutiva na fratura transversal, qual costuma ser a causa?
Perda condutiva pode ocorrer nas fraturas tranversais com membrana timpânica íntegra por HEMOTÍMPANO, mas a perda condutiva é mais frequente na fratura longitudinal, como visto antes.
Quais os mecanismos de tontura após trauma do osso temporal?
Concussão labiríntica (ambos), fratura labiríntica (transversal) e/ou pneumolabirinto (ambos).
Quais os ramos do nervo facial acometidos em cada tipo de fratura: longitudinal x transversal?
- Porção timpânica e mastoídea geralmente longitudinal (impacto veio mais da lateral da cabeça).
- Porção labiríntica e timpânica geralmente fraturou bloco labiríntico, típico das transversais.
Em caso de paralisia facial, o tempo de início indica alguma pista sobre o mecanismo de lesão do nervo nesse trauma?
Sim. Se início imediato = secção. Se início após alguns dias = edema. Devemos solicitar sempre exames de imagem (fraturas sobre facial ou fragmentos?).