Fisiologia Auditiva Flashcards
Qual a finalidade básica da orelha externa, média e interna na fisiologia auditiva do ouvido?
A externa capta, a média conduz e a interna amplifica e codifica o som.
Qual o nome do efeito proporcionado pelo pavilhão auditivo e cabeça do indivíduo que permite a audição direcional (identificar a origem do som)?
Efeito Sombra x Concha.
A cabeça diminui a intensidade sonora que chega na orelha oposta (sombra) e aumenta da orelha virada para a fonte sonora (concha).
Além da posição da fonte sonora, qual outro requisito para a cabeça poder agir como atenuador?
A cabeça age como atenuador somente se o COMPRIMENTO da onda sonora for menor que a largura da cabeça.
Qual a diferença interaural em dB do efeito sombra em frequências superiores a 2 kHz?
Nas frequências maiores que 2 kHz, o efeito sombra chega a causar diferença interaural de até 15 dB (sons muito agudos, temos mais efeito sombra e uma diferença maior de uma orelha para outra).
Qual o comprimento do conduto auditivo externo?
Qual o conceito de frequência fundamental, qual a ressonância do CAE e qual ganho (em dB) ela proporciona?
Qual a implicação desse fator na PAIR?
2,5 cm
Frequência fundamental é aquela em que temos uma melhor percepção sonora (maior vibração), sendo equivalente à ressonância, que no CAE é de 3,5 kHz. Proporciona um ganho de 15 dB !
Na PAIR temos maior vibração nessa frequência de ressonância e portanto o entalhe aparece próximo a ela, por volta de 4 kHz.
Quais os três mecanismos de chegada do som até a orelha interna?
Qual o mais efetivo?
Condução óssea (diretamente pelo crânio).
Difusão do ar (ar na cavidade timpânica propaga o som).
Cadeia Ossicular (é o MAIS EFETIVO. Som vibra a mT que vibra os ossículos, a janela oval, a escala vestibular, retornando pela escala timpânica até a janela redonda).
O que é efeito transformador de impedância, qual seus dois mecanismos e qual o ganho (em dB) proporcionado por cada um deles?
O efeito transformador da impedância, um local de baixa impedância (pouco atrito, contendo ar, a caixa timpânica) para local de alta impedância (líquido, dentro da cóclea), ocorre por dois mecanismos:
Mecanismo HIDRÁULICO (área da membrana timpânica é 17x maior que a área da janela oval gerando um ganho de 25 dB)
Mecanismo de ALAVANCA (o manúbrio do martelo é 1,3x maior que o processo longo da bigorna, e por isso a articulação incudomaleolar gera um ganho de 2,5 dB).
Qual a ressonância da orelha média ?
Qual a repercussão desse valor na otoesclerose, por exemplo ?
A ressonância da OM ocorre em 1 kHz.
Isso justifica o Entalhe de Cahart (visto na otoesclerose), em que temos uma melhora (fechamento do Gap) nessa frequência (1 a 2 kHz).
Qual a função sonora dos músculos da orelha média (estapédio e tensor do tímpano)?
Qual a intensidade sonora que gera a contração do estapédio, e qual a latência desse músculo?
Qual dos dois músculos é mais importante nessa função?
Músculos da orelha média, são atenuadores e protetores.
Um som de 80 dbNa pode gerar reflexo estapediano bilateral. Ele segura a movimentação da cabeça e reduz a condução do som para cóclea. Lembrar que como todo músculo tem latência e fadiga, e portanto, não são um mecanismo de defesa perfeito (PAIR é um exemplo). A latência do músculo estapédio é de 10ms.
A deglutição pelo musculo tensor do véu palatino faz com que contraia o músculo tensor do tímpano sugando a MT para dentro, mas isso não tem tanta eficácia na proteção quanto o estapédio (sua finalidade mais importante é abertura da tuba).
Quais os líquidos presentes nas escalas da orelha interna, qual a concentração de sódio e potássio em cada e qual estrutura mantém essa concentração?
Escala vestibular e timpânica são PERILINFA (alto sódio e baixo potássio), semelhante ao plasma.
É o inverso da ENDOLINFA (alto potássio e baixo sódio), semelhante ao intracelular, presente na escala média.
Esse gradiente é mantido pelas bombas de sódio e potássio (estria vascular, que faz o transporte ativo de potássio para interior do ducto coclear em troca de sódio) e mantém uma eletropositividade de +80mV (potencial coclear).
Explique o mecanismo da Transdução Mecanoelétrica na cóclea.
Som chega na janela oval, vindo pelo estribo, passa pela escala vestibular e volta pela timpânica. Essa diferença do líquido por cima e por baixo gera o movimento de cisalhamento da membrana basilar que promove a deflexão e estimulo das CCE (que JÃ ESTÃO em contato desde o início com a membrana tectória, a puxando).
Quando isso ocorre, reduz o espaço subtectorial e faz com que as CCI que NÃO tocavam antes a membrana, a finalmente tocarem ela, gerando fluxo de endolinfa e estimulando os estereocilios das CCI, levando o estimulo até o nervo auditivo.
Os estereocílios apresentam conexões entre eles, relacionadas diretamente aos canais de transdução. Quais dessas conexões chamamos de TIP LINKS?
Quais proteínas formam os TIP LINKS?
Os estereocílios apresentam várias conexões, principalmente as laterais e apicais. As apicais são os TIP LINKS, formados pela caderina 23 e protocaderina 15.
A deflexão do ___ para ___ estereocílio (TIP LINK tenso) abre o canal de ___, com influxo de ___ e ___ , despolarizando a ___. Isso faz com que a membrana tectória seja puxada, passe a tocar na ___ , que é estimulada (influxo de ___ ), liberando ___ e estimulando o nervo auditivo.
Completar com as palavras:
Maior
Menor
Cálcio
Potássio
Glutamato
Transdução
CCI
CCE
A deflexão do MENOR para MAIOR estereocílio (TIP LINK tenso) abre o canal de TRANSDUÇÃO, com influxo de CÁLCIO e POTÁSSIO, despolarizando a CCE. Isso faz com que a membrana tectória seja puxada, passe a tocar na CCI , que é estimulada (influxo de CÁLCIO), liberando GLUTAMATO e estimulando o nervo auditivo.
Obs: o movimento contrário (do maior para menor) causa hiperpolarização e fecha o canal (adaptação do canal de transdução), o potássio volta para fora pelas junções tipo GAP (algumas pessoas com perda auditiva devido mutações podem ter relação com essas junções do tipo GAP que fazem a adaptação dos canais). Essa adaptação ocorre por 2 mecanismos (rápido e lento).
Sobre as CCE e CCI, trace um paralelo:
- Quantidade de células e aspecto delas.
- Número de neurônios por célula.
- Tipo de neurônios: mielinizados (tipo 1) ou pouco mielinizados (tipo 2).
- Porcentagem das aferências.
- Número de fileiras e formato delas.
CCE = cerca de 12.000 células, cilíndricas. São 10 células para cada neurônio (pouco mielinizado, tipo 2), sendo responsável por 5% da aferência. Células dispostas em 3 fileiras com formato em W.
CCI = cerca de 3.500 células, piriformes. São 10 neurônios para cada célula (mielinizados, tipo 1), responsável por 95% da aferência. Células dispostas em 1 fileira com formato em V.
Dica para decorar: se derrubar o E ele vira um “W” e se fizer um traço no I vira um “V” como na imagem.
Explique a teoria da onda viajante de Békésy. Qual região da membrana basilar vibra mais nos tons graves e nos tons agudos ?
Movimentos oscilatórios da membrana basilar ao som, de forma passiva, gerando uma onda que vai crescendo progressivamente em amplitude, atingindo um pico e decaindo abruptamente. O local de vibração máxima da onda varia de acordo com a frequência do estímulo, devido à anatomia da membrana basilar.
Ápice é mais espesso e menos rígido (Graves). Base é menos espessa e mais rígida (Agudos). Basta lembrar das cordas de um violão. Outra forma de gravar: G.A.B.A. (grave ápice e base agudo).