Teorias Evolutivas Flashcards
Sintetize a lei do uso e desuso estabelecida por Lamarck:
Lamarck sabia que os fatores ambientais podem modificar os indivíduos. A exposição prolongada ao sol torna nossa pele mais morena; fatores nutricionais podem interferir no crescimento e aspecto final de um adulto. Por outro lado, Lamarck sabia que a utilização constante de certos órgãos, como os músculos, pode fazer fazê-los crescer, inversamente, seu desuso tenderia a fazê-los regredir (lei do uso e desuso). Toda essas ideias são perfeitamente corretas, quando aplicadas a determinados órgãos de um indivíduo, como os tecidos musculares. A falha de Lamarck nesse caso, foi generalizar essa solução para outros estruturas, o que é a completamente incorreto.
Explique a teoria transmissão dos caracteres adquiridos estabelecida por Lamarck:
Lamarck, porém, acreditava que essas características adquiridas pudessem ser transmitidas á prole (lei da transmissão dos caracteres adquiridos). Assim, os filhos de um homem moreno pela exposição ao sol nasceria com a pele mais escura; o filho de um homem com músculos desenvolvidos adquiria, por sua vez, melhor estrutura muscular. Nesse ponto, Lamarck estava totalmente errado. O meio ambiente, de fato provoca mudanças de fenótipo nos organismos, porém foi comprovado experimentalmente, no começo do século, que as mudanças adquiridas não passam a prole. Lamarck chegou até mesmo admitir que a necessidade de uma característica acabaria determinando o seu aparecimento, sendo que sua inutilidade a faria desaparecer. A necessidade que certos peixes tinham de respirar ar atmosférico no período da seca teria feito aparecer pulmões, esses teriam permanecido nos descendentes, que ficavam mais tempo no meio terrestre. As brânquias teriam finalmente desaparecido, Já que no ar não era utilizadas. Por raciocínio semelhante a esse, Lamarck explicavam a origem das novas espécies.
Explique o raciocínio Darwinismo:
- Os organismos vivos têm grande capacidade de reprodução. Apesar de disso, já que o suplemento alimentar é reduzido (ideias de malthus), poucos indivíduos chegam a idade de procriação.
- Disso decorre que organismos com as mesmas exigências alimentares competem entre si, “lutando” constantemente pela existência (o que Darwin chamava de luta pela vida o que Darwin chamava de luta pela vida) - Os organismos apresentam variações hereditárias, é portanto transmissíveis. Para Darwin, as variações hereditárias conferem aos seus portadores probabilidades diferentes de sobrevivência e reprodução: algumas variações são mais favoráveis à existência do que outras, num determinado ambiente.
- Disso decorre que os organismos com as variações mais favoráveis num dado ambiente estarão mais capacitados a sobreviver a se reproduzir nele do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim, a taxa de sobrevivência reprodução mais alta no organismos mais aptos implica numa melhor adaptação da população como um todo, que a cada geração fica ainda melhor adaptada.
Cite a diferença da teoria lamarckista para teoria darwinista:
Tanto para Lamarck como para Darwin, o ambiente tem um papel importante. Para Lamarck, o ambiente causa, induz as variações; para Darwin, o ambiente apenas seleciona a variação mais adaptativa.
Explique a complicação que Darwin obteve na sua teoria:
Darwin nunca explicou satisfatoriamente a origem da variação, chegando mesmo, em alguns artigos, defender pontos de vistas lamarckistas para explica-la. Foi preciso esperar a redescoberta das leis de Mendel, em 1900, e o surgimento das teorias sobre mutação.
Sintetize a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo:
A evolução, modernamente, é explicada dentro da teoria sintética da evolução ou neodarwinismo. Para ela, as causas da variabilidade são as mutações e a recombinação genética.
- as mutações são a fonte primária da variabilidade, uma vez que elas promovem o surgimento de novos genes, e, assim, de novas características.
- recombinação gênica implica em mecanismos capazes de espalhar os genes surgidos por mutação ao longo da população, mas não Creia novos genes ou características (crossing-over e á segregação dos cromossomos homólogos).
- Seleção natural.
Como reconhecer as ideias lamarckismo e Darwinismo?
- para Lamarck, o meio determina o surgimento de uma característica que seja necessária a adaptação; para Darwin, o meio apenas seleciona características favoráveis previamente surgidas no indivíduo.
- para Lamarck, inicialmente há a necessidade do surgimento de uma característica então ela surge (pela lei do uso e desuso); para Darwin, a característica surge (pela variabilidade) e, caso ela seja vantajosa, será selecionada (pela seleção natural).
- para Lamarck, a evolução é intencional: há um impulso, uma vontade inerente à espécie de que ela evolui para se adaptar; para Darwin, a evolução é casual: ao acaso, surge uma característica que será selecionada caso seja vantajosa para adaptação.
Explique o equilíbrio pontuado de Gould e Eldredge:
Uma outra nova maneira de enxergar a evolução é a velocidade com que as mudanças ocorrem. Para Darwin, a evolução envolve a transformações lentas e graduais, ao longo de milhões de anos, uma ideia denominada de gradualismo filético. Em 1972, Stephen Jay Gould e Niles Eldredge propuseram uma revisão nesse detalhe do raciocínio Darwinista, com a teoria do equilíbrio pontuado. Para ela, na maior parte do tempo, vale a visão darwinista das mudanças lentas e graduais nas espécies. Esses períodos de poucas Mudanças evolutivas são conhecidos como estases. Entretanto, em algumas ocasiões, particularmente após alterações ambientais em larga escala, num curto espaço de tempo, mudanças podem ocorrer de modo mais intenso, de maneira mais rápida. Dessa maneira, a evolução oscila períodos de equilíbrio, com poucas mudanças, com períodos de grandes e rápidas alterações.
Dê um exemplo de equilíbrio pontuado:
Os mamíferos, durante os milhões de anos que conviveram com os dinossauros, eles pouco mudaram. Não havia como se adaptar a novos nichos devido a competição com os dinossauros. Com a extinção deles, entretando, vários nichos ecologicos antes fechados aos mamíferos foram abertos, é dessa maneira a seleção natural pode agir para modificar rapidamente algumas espécies de mamíferos para ocupar os nichos abertos.
O equilíbrio pontuado explica ainda a existência de seres conhecidos como rélicos:
São seres que aparentemente pouco mudaram em muito tempo. Apelidados de “fósseis vivos”, estes são seres bastante conservados ao longo do tempo, assemelhando-se a fósseis de milhões de anos de idade. Segundo a teoria do equilíbrio pontuado, seres rélicos podem ser explicados por serem organismos que estão passando por longos períodos de estase, uma vez que se encontram bem adaptados a ambientes estáveis, que pouco mudaram durante todo esse tempo. Exemplo: Celacantos.
Cite os casos peculiares de seleção natural:
- Melanismo Industrial.
- Siclemia (Anemia Falciforme) na África.
- Resistência aos antibióticos.
- Resistência aos inseticidas.
Explique o Melanismo Industrial:
As população de Ingleses de uma determinada espécie de mariposas, sofreram nos últimos 130 anos uma evolução muito grande com relação a cor. Essas mariposas existem sob duas formas: uma clara com leves manchas escuras, que quando pousa sobre troncos cobertos de líquens, é praticamente invisível, por confunde-se com o substrato. O surgimento da outra variedade foi registrada por volta de 1850: nessas mariposas a cor era uniformemente escura, porém era muito mais difícil ser encontrada do que a variedade Clara. Com a industrialização crescente de várias regiões inglesas, a fuligem produzidas pelas fábricas enegreceu lentamente muros a troncos de árvores. Progressivamente, nas regiões industriais, a variedade escura ficava cada vez mais numerosa, substituindo a variedade clara, sendo que na atualidade esse fenômeno generalizou-se, e é chamado o melanismo industrial. No início, pensou-se que a coloração era devida a fuligem, ingerida pelas mariposas, mas notou-se mais tarde que a cor é hereditária a depende de um par de genes, sendo a variedade escura condicionada por um gene dominante. Um hipótese, confirmada depois por experimentos, propunha que teria havido uma seleção efetuada pelos pássaros: sobre os troncos escuros, as formas claras ficavam muito mais visíveis, e eram predadas com maior facilidade. Ao contrário, as formas escuras confundiam-se perfeitamente com o ambiente. Em conclusão, as mariposas claras, enquanto viviam no ambiente sem fuligem, tinham maiores probabilidades de sobrevivência e produziam mais filhos iguais a elas do que as escuras, constantemente atacadas pelos pássaros.
Explique a Siclemia (anemia falciforme) na África.
A anemia falciforme, na qual a produção de moléculas de hemoglobina com aminoácido trocado: nessa doença os glóbulos vermelhos apresentam-se deformados e são poucos eficiente em termos de transporte de oxigênio. Os homozigotos para a Siclemia (SS) raramente atinge a idade adulta, morrendo normalmente até os 5 anos de idade. O heterozigoto (Ss) fábrica tanto hemoglobina normal como hemoglobina siclemica, suas hemácias, em baixa tensão de oxigênio, ficam arqueadas. Apesar disso, esses indivíduos sobrevivem normalmente. Porém, em determinadas populações da África Oriental, Grécia a Índia, a frequência de heterozigotos revelou ser surpreendentemente alta. Essa alta taxa somente se explicaria caso os heterozigotos (Ss) levassem alguma vantagem adaptativa em relação aos homozigotos normais (ss). O problema foi investigado, verificou-se que as regiões de alta incidência do gene S, coincidentemente, eram áreas onde havia malária em grande escala. Uma das hipóteses levantadas foi de que os heterozigotos eram imunes a malária. A resistência dos siclemicos á malária parede ser produzida pelo seguinte mecanismo: O protozoário, ao penetrar no glóbulo vermelho, consome o oxigênio. A hemácia siclemica, em tensão baixa de oxigênio, modifica sua forma, ficando com a a forma de uma foice. Células desse tipo são mais rapidamente atacadas por leucocitos, que as destroem junto com os parasitas que elas contém. Assim, os protozoários não se dissemina no organismo pela circulação.
Explique a resistência aos antibióticos:
É um fenómeno biológico de adaptação natural das bactérias que se segue à introdução de agentes antimicrobianos na prática clínica. As bactérias apresentam uma enorme capacidade de adaptação ao meio ambiente, podendo tornarem-se resistentes a determinado antibiótico de várias formas. As mutações genéticas ocorrem com frequência e levam a que uma bactéria se torne resistente ao antibiótico administrado. O fenómeno de resistência também ocorre devido a troca de material genético das bactérias entre si. Quando um antibiótico actua sobre um grupo de bactérias, as mais susceptíveis serão eliminadas mas um pequeno grupo poderá sobreviver e proliferar, formando assim uma nova colónia de bactérias resistentes. Estas alterações levam a que as novas estirpes de bactérias deixem de ser afectadas por aquele antibiótico específico
O que são superbactérias?
Grande parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso acontece, pois muitas pessoas interrompem o tratamento antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).