Teorias Evolutivas Flashcards

1
Q

Sintetize a lei do uso e desuso estabelecida por Lamarck:

A

Lamarck sabia que os fatores ambientais podem modificar os indivíduos. A exposição prolongada ao sol torna nossa pele mais morena; fatores nutricionais podem interferir no crescimento e aspecto final de um adulto. Por outro lado, Lamarck sabia que a utilização constante de certos órgãos, como os músculos, pode fazer fazê-los crescer, inversamente, seu desuso tenderia a fazê-los regredir (lei do uso e desuso). Toda essas ideias são perfeitamente corretas, quando aplicadas a determinados órgãos de um indivíduo, como os tecidos musculares. A falha de Lamarck nesse caso, foi generalizar essa solução para outros estruturas, o que é a completamente incorreto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique a teoria transmissão dos caracteres adquiridos estabelecida por Lamarck:

A

Lamarck, porém, acreditava que essas características adquiridas pudessem ser transmitidas á prole (lei da transmissão dos caracteres adquiridos). Assim, os filhos de um homem moreno pela exposição ao sol nasceria com a pele mais escura; o filho de um homem com músculos desenvolvidos adquiria, por sua vez, melhor estrutura muscular. Nesse ponto, Lamarck estava totalmente errado. O meio ambiente, de fato provoca mudanças de fenótipo nos organismos, porém foi comprovado experimentalmente, no começo do século, que as mudanças adquiridas não passam a prole. Lamarck chegou até mesmo admitir que a necessidade de uma característica acabaria determinando o seu aparecimento, sendo que sua inutilidade a faria desaparecer. A necessidade que certos peixes tinham de respirar ar atmosférico no período da seca teria feito aparecer pulmões, esses teriam permanecido nos descendentes, que ficavam mais tempo no meio terrestre. As brânquias teriam finalmente desaparecido, Já que no ar não era utilizadas. Por raciocínio semelhante a esse, Lamarck explicavam a origem das novas espécies.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique o raciocínio Darwinismo:

A
  1. Os organismos vivos têm grande capacidade de reprodução. Apesar de disso, já que o suplemento alimentar é reduzido (ideias de malthus), poucos indivíduos chegam a idade de procriação.
    - Disso decorre que organismos com as mesmas exigências alimentares competem entre si, “lutando” constantemente pela existência (o que Darwin chamava de luta pela vida o que Darwin chamava de luta pela vida)
  2. Os organismos apresentam variações hereditárias, é portanto transmissíveis. Para Darwin, as variações hereditárias conferem aos seus portadores probabilidades diferentes de sobrevivência e reprodução: algumas variações são mais favoráveis à existência do que outras, num determinado ambiente.
    - Disso decorre que os organismos com as variações mais favoráveis num dado ambiente estarão mais capacitados a sobreviver a se reproduzir nele do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim, a taxa de sobrevivência reprodução mais alta no organismos mais aptos implica numa melhor adaptação da população como um todo, que a cada geração fica ainda melhor adaptada.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Cite a diferença da teoria lamarckista para teoria darwinista:

A

Tanto para Lamarck como para Darwin, o ambiente tem um papel importante. Para Lamarck, o ambiente causa, induz as variações; para Darwin, o ambiente apenas seleciona a variação mais adaptativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique a complicação que Darwin obteve na sua teoria:

A

Darwin nunca explicou satisfatoriamente a origem da variação, chegando mesmo, em alguns artigos, defender pontos de vistas lamarckistas para explica-la. Foi preciso esperar a redescoberta das leis de Mendel, em 1900, e o surgimento das teorias sobre mutação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sintetize a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo:

A

A evolução, modernamente, é explicada dentro da teoria sintética da evolução ou neodarwinismo. Para ela, as causas da variabilidade são as mutações e a recombinação genética.

  • as mutações são a fonte primária da variabilidade, uma vez que elas promovem o surgimento de novos genes, e, assim, de novas características.
  • recombinação gênica implica em mecanismos capazes de espalhar os genes surgidos por mutação ao longo da população, mas não Creia novos genes ou características (crossing-over e á segregação dos cromossomos homólogos).
  • Seleção natural.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como reconhecer as ideias lamarckismo e Darwinismo?

A
  • para Lamarck, o meio determina o surgimento de uma característica que seja necessária a adaptação; para Darwin, o meio apenas seleciona características favoráveis previamente surgidas no indivíduo.
  • para Lamarck, inicialmente há a necessidade do surgimento de uma característica então ela surge (pela lei do uso e desuso); para Darwin, a característica surge (pela variabilidade) e, caso ela seja vantajosa, será selecionada (pela seleção natural).
  • para Lamarck, a evolução é intencional: há um impulso, uma vontade inerente à espécie de que ela evolui para se adaptar; para Darwin, a evolução é casual: ao acaso, surge uma característica que será selecionada caso seja vantajosa para adaptação.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique o equilíbrio pontuado de Gould e Eldredge:

A

Uma outra nova maneira de enxergar a evolução é a velocidade com que as mudanças ocorrem. Para Darwin, a evolução envolve a transformações lentas e graduais, ao longo de milhões de anos, uma ideia denominada de gradualismo filético. Em 1972, Stephen Jay Gould e Niles Eldredge propuseram uma revisão nesse detalhe do raciocínio Darwinista, com a teoria do equilíbrio pontuado. Para ela, na maior parte do tempo, vale a visão darwinista das mudanças lentas e graduais nas espécies. Esses períodos de poucas Mudanças evolutivas são conhecidos como estases. Entretanto, em algumas ocasiões, particularmente após alterações ambientais em larga escala, num curto espaço de tempo, mudanças podem ocorrer de modo mais intenso, de maneira mais rápida. Dessa maneira, a evolução oscila períodos de equilíbrio, com poucas mudanças, com períodos de grandes e rápidas alterações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Dê um exemplo de equilíbrio pontuado:

A

Os mamíferos, durante os milhões de anos que conviveram com os dinossauros, eles pouco mudaram. Não havia como se adaptar a novos nichos devido a competição com os dinossauros. Com a extinção deles, entretando, vários nichos ecologicos antes fechados aos mamíferos foram abertos, é dessa maneira a seleção natural pode agir para modificar rapidamente algumas espécies de mamíferos para ocupar os nichos abertos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O equilíbrio pontuado explica ainda a existência de seres conhecidos como rélicos:

A

São seres que aparentemente pouco mudaram em muito tempo. Apelidados de “fósseis vivos”, estes são seres bastante conservados ao longo do tempo, assemelhando-se a fósseis de milhões de anos de idade. Segundo a teoria do equilíbrio pontuado, seres rélicos podem ser explicados por serem organismos que estão passando por longos períodos de estase, uma vez que se encontram bem adaptados a ambientes estáveis, que pouco mudaram durante todo esse tempo. Exemplo: Celacantos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Cite os casos peculiares de seleção natural:

A
  • Melanismo Industrial.
  • Siclemia (Anemia Falciforme) na África.
  • Resistência aos antibióticos.
  • Resistência aos inseticidas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique o Melanismo Industrial:

A

As população de Ingleses de uma determinada espécie de mariposas, sofreram nos últimos 130 anos uma evolução muito grande com relação a cor. Essas mariposas existem sob duas formas: uma clara com leves manchas escuras, que quando pousa sobre troncos cobertos de líquens, é praticamente invisível, por confunde-se com o substrato. O surgimento da outra variedade foi registrada por volta de 1850: nessas mariposas a cor era uniformemente escura, porém era muito mais difícil ser encontrada do que a variedade Clara. Com a industrialização crescente de várias regiões inglesas, a fuligem produzidas pelas fábricas enegreceu lentamente muros a troncos de árvores. Progressivamente, nas regiões industriais, a variedade escura ficava cada vez mais numerosa, substituindo a variedade clara, sendo que na atualidade esse fenômeno generalizou-se, e é chamado o melanismo industrial. No início, pensou-se que a coloração era devida a fuligem, ingerida pelas mariposas, mas notou-se mais tarde que a cor é hereditária a depende de um par de genes, sendo a variedade escura condicionada por um gene dominante. Um hipótese, confirmada depois por experimentos, propunha que teria havido uma seleção efetuada pelos pássaros: sobre os troncos escuros, as formas claras ficavam muito mais visíveis, e eram predadas com maior facilidade. Ao contrário, as formas escuras confundiam-se perfeitamente com o ambiente. Em conclusão, as mariposas claras, enquanto viviam no ambiente sem fuligem, tinham maiores probabilidades de sobrevivência e produziam mais filhos iguais a elas do que as escuras, constantemente atacadas pelos pássaros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Explique a Siclemia (anemia falciforme) na África.

A

A anemia falciforme, na qual a produção de moléculas de hemoglobina com aminoácido trocado: nessa doença os glóbulos vermelhos apresentam-se deformados e são poucos eficiente em termos de transporte de oxigênio. Os homozigotos para a Siclemia (SS) raramente atinge a idade adulta, morrendo normalmente até os 5 anos de idade. O heterozigoto (Ss) fábrica tanto hemoglobina normal como hemoglobina siclemica, suas hemácias, em baixa tensão de oxigênio, ficam arqueadas. Apesar disso, esses indivíduos sobrevivem normalmente. Porém, em determinadas populações da África Oriental, Grécia a Índia, a frequência de heterozigotos revelou ser surpreendentemente alta. Essa alta taxa somente se explicaria caso os heterozigotos (Ss) levassem alguma vantagem adaptativa em relação aos homozigotos normais (ss). O problema foi investigado, verificou-se que as regiões de alta incidência do gene S, coincidentemente, eram áreas onde havia malária em grande escala. Uma das hipóteses levantadas foi de que os heterozigotos eram imunes a malária. A resistência dos siclemicos á malária parede ser produzida pelo seguinte mecanismo: O protozoário, ao penetrar no glóbulo vermelho, consome o oxigênio. A hemácia siclemica, em tensão baixa de oxigênio, modifica sua forma, ficando com a a forma de uma foice. Células desse tipo são mais rapidamente atacadas por leucocitos, que as destroem junto com os parasitas que elas contém. Assim, os protozoários não se dissemina no organismo pela circulação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Explique a resistência aos antibióticos:

A

É um fenómeno biológico de adaptação natural das bactérias que se segue à introdução de agentes antimicrobianos na prática clínica. As bactérias apresentam uma enorme capacidade de adaptação ao meio ambiente, podendo tornarem-se resistentes a determinado antibiótico de várias formas. As mutações genéticas ocorrem com frequência e levam a que uma bactéria se torne resistente ao antibiótico administrado. O fenómeno de resistência também ocorre devido a troca de material genético das bactérias entre si. Quando um antibiótico actua sobre um grupo de bactérias, as mais susceptíveis serão eliminadas mas um pequeno grupo poderá sobreviver e proliferar, formando assim uma nova colónia de bactérias resistentes. Estas alterações levam a que as novas estirpes de bactérias deixem de ser afectadas por aquele antibiótico específico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que são superbactérias?

A

Grande parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso acontece, pois muitas pessoas interrompem o tratamento antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O aparecimento dessa resistência bacteriana poderia ser interpretado de duas maneiras:

A
  • as bactérias de adaptam individualmente, em outras palavras, o antibiótico induziu as bactérias a modificarem seu metabolismo, no sentido de ser tornarem resistentes.
  • O antibiótico não induz diretamente á resistência, porem selecionou na população bactérias, que já eram resistentes por mutações espontâneas.
17
Q

Explique o mecanismo de adaptação, que é a camuflagem e de exemplos:

A

Camuflagem é uma situação em que o indivíduo simula a cor (homocromia) e ou o formato de alguma estrutura (homotipia) do meio, viva ou não, de modo a se tornar imperceptível para predadores ou presas.

  • O bicho-pau é um inseto semelhante a gravetos, o que acaba confundindo pássaros.
  • Tigres, por exemplos, apresentam listras verticais para se esconderem no capim alto das savanas indianas.
  • Orcas e pinguins possuem constas negras para que animais que esteja, acima deles os confundam com o fundo escuro dos oceanos, e barrigas brancas para que os animais que estejam abaixo deles os confundam com a claridade do sol fora d’água.
  • Polvos e camaleões chegam a mudar de cor para simular a cor do meio. A mudança de cor em polvos e camaleões é devido a estruturas denominadas cromatóforos.
18
Q

Explique o mecanismo de adaptação, que é o mimetismo e de exemplos:

A

Minetismo é uma situação em que o indivíduo tenta se passar por outra espécie, de modo a inibir a ação de eventuais predadores. Dois importantes exemplos de mimetismo são o mimetismo batesiano e o mimetismo mulleriano.

19
Q

Explique o minetismo batesiano e o mulleriano:

A
  • No minetismo batesiano: Um individuo inofensivo (o imitador) adquire as formas e as cores de outros mais agressivo ou venenosos, para intimidar seus predadores. A borboleta vice-rei, não venenosa, imita a borboleta monarca, venenosa, assim como a cobra coral falsa não peçonhenta imita a cobra coral verdadeira peçonhenta. Em ambos os casos, agressores evitam a borboleta vice-rei e a cobra falsa com receio de se confundirem com as espécies mais perigosas.
  • No minetismo mulleriano: Um mesmo padrão identifica um grupo de espécies com um padrão semelhante de comportamento. Por exemplo: As listras pretas e amaleras das abelhas e das vespas as indentificas como todo um grupo de insetos dotados de ferrão. Um predador ao ter experiências desagradáveis com alguns desses indivíduos, acaba por associados ao grupo todo. O minetismo também pode ser utilizado para atrair presas e para se confundir com o meio ambiente.
20
Q

Sintetize a regra de Bergmann:

A

A regra de Bergmann afirma que num determinado grupo endotermos, as espécies que vivem em climas frios têm maior tamanho do que espécies relacionadas que vivem em climas quentes. Em quem quanto maior o volume de um animal, menor será a superfície relativa de seu corpo, é menor sua tendência a perder calor para o meio. Para animais de regiões frias, essa menor superfície relativa da pele é muito importante, pois reduz consideravelmente a perda de calor por irradiação. Assim, na maior espécie de pinguim, os indivíduos chegam a 1,20M e podem pesar 34kg. Esse animais vivem em pleno continente antártico. A menor espécie, na qual o indivíduo mede apenas 50 cm, vive na ilhas Galápagos, sob o Equador.

21
Q

Sintetize a regra de Allen:

A

É uma conseqüência direta da regra de Bergmann. Os endotermos de climas frios têm grande redução na superfície dos apêndices corporais (como orelhas, causas e patas) o que diminui também as perdas de calor. Como os apêndices apresentam volume desprezíveis a preocupação passa a ser somente com a superfície em si, mas não com a relação superfície/volume.

22
Q

Pela regra de Bergmann, que diz respeito em que animais maiores estão em regiões frias e animais menores em regiões quentes, explique o elefante e o pinguim:

A

A regra de Bergmann é valida somente para seres da mesma espécie. Dessa forma, comparando o elefante que vive na África e apresenta um clima quente ao seu ancestral que é o mamute que vivia em ambiente frio, percebe-se que o elefante moderno apresenta 2,5m de altura enquanto o mamute apresenta 4m. Entende-se, portanto, que não é válido comparar um pinguim com um elefante, pois não são seres da mesma espécie. O mesmo raciocínio também é válido quando comparamos os ursos que vive em ambientes quentes, com os ursos que vive em ambientes frios, conhecidos como urso-polar. Este apresenta maior tamanho, consequentemente maior volume e menor superfície relativa de seu corpo, o que se conclui que menor sua tendência em perder calor para o meio.

23
Q

Explique a seleção natural direcional:

A

É aquela que favorece um dos fenótipos extremos (máximo ou mínimo). É a mais comum forma de seleção natural.
Ex: Bebês.

24
Q

Explique a Seleção natural estabilizadora:

A

É aquela que ocorre em ambientes estáveis e constantes, eliminando fenótipo desviantes e favorecendo fenótipo médios.

25
Q

Explique a seleção natural disruptiva:

A

É aquela que ocorre favorecendo os indivíduos de fenótipos extremos, eliminando os indivíduos de fenótipos médios. Foi verificado um exemplo de seleção disruptiva em populações de plantas que crescem em regiões próximas a minas de chumbo ou zinco. Certas áreas do solo, onde os rejeitos são jogados, têm alto índice de contaminação, mantendo fronteiras bem definidas como áreas não contaminadas. Plantas que se desenvolvem bem em solo não contaminados morreriam em solo contaminados. Por outro lado, plantas capazes de sobreviver em solos contaminados levam grandes desvantagens nas áreas sem contaminação, pois perdem na competição com as plantas estabelecidas. Consequentemente á seleção disruptiva nessas regiões levou ao desenvolvimento de dois tipos de planta, marcadamente distintos em vários aspectos, um adaptado a áreas não contaminadas e outros a áreas contaminadas. O fenótipos medianos são desfavorecidos em ambos os ambientes.

26
Q

De exemplos de seleção sexual.

A
  • Nos peixes, a coloração que os machos adquirem na época da reprodução é um importante fator de atração das fêmeas. Apesar de a “cor” ou o brilho do macho representarem para seu portador maior probabilidade de ser atacado por seus inimigos, ao mesmo tempo favorece a fixação de seu genótipo, já que ele se acasala a se multiplicar com maior facilidade.
  • Em pavões, os machos apresentam cauda longa e colorida um fator de atração para as fêmeas, que favorecem machos portadores dessa característica. O fato de a cauda ser utilizada como fator de seleção se justifica por argumentos de seleção natural, como a cauda longa e colorida dificulta a função de predadores, devido aos eu peso e sua cor, somente machos com genes que os torna muito rápidos e fortes conseguem atingir a idade adulta com a cauda intacta, que indica então qualidade dos genes do macho.
  • Na maioria das aves, o canto é utilizado pelos machos para a demarcação de seus territórios, no fenômeno ecológico de territorialidade. Indiretamente, enfrentando, o canto acaba por atrair as fêmeas, que buscam então os machos de melhor território, ou seja, portadores de genes que trazem vantagens sobre seus competidores. Novamente, os melhores territórios ocupados por certos machos indicam a qualidade de seus genes.
27
Q

Explique a coevolução ou corrida armamentista da evolução:

A

Corrida armamentista evolutiva é uma expressão usada em biologia evolutiva para indicar o desenvolvimento de características em espécies ou populações que possuem uma determinada relação ecológica, onde o desenvolvimento dessas características, adaptações, em uma das populações forçam o desenvolvimento de novas características adaptativas naquela outra população que se encontra na interação. De maneira mais simplificada, a corrida ao armamento é uma luta evolutiva entre conjuntos de genes em coevolução que desenvolvem adaptações e contra-adaptações em relação aos outros. Por exemplo, quando uma espécie de predador desenvolve uma adaptação que lhe permita capturar sua presa de maneira mais eficiente, isso vai aumentar seu valor adaptativo e diminuir o de sua presa, assim a espécie da presa é selecionada para também desenvolver uma nova característica que aumente seu valor adaptativo e ajude-a a se defender ou escapar de maneira mais eficiente. Com isso, os valores adaptativos se invertem e é novamente o predador que terá de desenvolver uma nova adaptação para obter sucesso em sua relação com a presa, e assim uma população vai se desenvolvendo e apresentando “armas” contra o outro, de maneira alternada, como uma corrida armamentista.

28
Q

Cite os outros fatores evolutivos:

A
  • principio do fundador: uma nova população é “fundada” por um ou poucos indivíduos, seja porque a população ancestral sofreu uma diminuição drástica, seja porque um pequeno número de indivíduos de uma população migrou para outra região, onde deu origem a uma nova população.
  • Uma catástrofe natural, uma epidemia, um incêndio ou a escassez de recursos alimentares, por exemplo, podem ser alguns factores externos cuja acção tem a capacidade de reduzir o efectivo populacional de forma drástica. Isto pode levar a que a totalidade dos indivíduos sobrevivente já não contenha em si a diversidade genética integral que caracterizava a população inicial