Tecido Muscular Flashcards

1
Q

Explique o tecido muscular:

A

O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais, sendo constituído por células alongadas e altamente diferenciadas, caracterizada pela presença de grande quantidade de filamentos citoplasmáticos proteicos responsáveis pela contração. Estas células são chamadas fibras musculares ou miócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual é a origem embrionária do tecido muscular?

A

Tem origem a partir do mesênquima, tecido conjuntivo embrionário que constitui o mesoderma, onde suas células mesenquimais originam células alongadas com capacidade de se contrair – os mioblastos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A célula muscular é tão diferenciada que apresenta um conjunto de termos exclusivamente relativos a ele, quais são estes termos?

A

Membrana plasmática da fibra muscular recebe a denominação de sarcolema, o citoplasma recebe a denominação de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático é chamado retículo sarcoplasmático.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A fibra muscular apresenta em sua estrutura proteínas dispostas a formar miofibrilas contráteis, e possui a função de?

A

Essas miofibrilas são conjuntos de miofilamentos de proteínas contráteis, actina e miosina, e preenchem praticamente todo o sarcoplasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Por que não são formados novos tecidos conjuntivos na fase adulta?

A

Um indivíduo nasce com todas as fibras musculares as quais ele irá dispor por toda a vida. Em outras palavras, como o tecido muscular é formado por células bastante diferenciadas, ele é incapaz de ser formado pelo organismo adulto. Assim, um bebê e um adulto tem a mesma quantidade de fibras musculares. A diferença é que à medida que o indivíduo vai se desenvolvendo, novas miofibrilas são formadas nas fibras musculares, promovendo seu desenvolvimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os tipos de tecido muscular?

A

Existem três tipos de tecido muscular, que são o tecido muscular estriado esquelético, associado ao movimento do esqueleto, o tecido muscular estriado cardíaco, presentes somente no coração e associado ao movimento de batimentos cardíacos, e o tecido muscular liso, presente nas vísceras corporais, como vasos sanguíneos e intestino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique músculo estriado:

A

As células musculares apresentam em seu citoplasma proteínas contrateis organizadas em um arranjo específico formando os miofilamentos. Os miofilamentos se reúnem e formam as miofibrilas. O arranjo das miofibrilas é responsável pelo padrão estriado conferido as células musculares estriadas. Existem dois tipos básicos de tecido muscular estriado: o tecido muscular esquelético que constitui a maior parte da massa muscular do corpo e que se encontra sob controle voluntário e o tecido muscular estriado cardíaco com localização limitada quase exclusivamente ao coração, estando sob o controle involuntário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique o tecido muscular estriado esquelético:

A

O musculo esquelético estriado é formado por feixes de células cilíndricas muito longas, multinucleadas, cujos núcleos encontram-se localizados na periferia citoplasmática logo abaixo da membrana celular. As células estriadas esqueléticas apresentam estriações transversais devido ao arranjo específico dos miofilamentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diferencie o músculo estriado esquelético escuras/lentas e o músculo estriado esquelético claras/rápidas;

A

-Escuras/Lentas: Delgadas. Muita quantidade de mioglobinas e mitocondrias, contribuindo para a eficiência da respiração aeróbica. Atividades de resistência (por muito tempo).
Exemplos: Natação, maratona, ciclismo.
- Claras/rápidas: Espessas. Com poucas mioglobinas e mitocondrias, ocasionando a ineficiência da respiração aeróbica. Atividades de explosão (muita força, por pouco tempo) Exemplos: Corridas de velocidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais sãos os envoltórios que recobrem o tecido muscular?

A

Em um músculo, as células ou fibras musculares encontram-se agrupadas formando feixes. Os feixes de células musculares estão reunidos e envolvidos por tecido conjuntivo. Esse tecido se organiza em envoltórios, sendo que o envoltório mais externo que organiza um conjunto de feixes e recobre o músculo inteiro é o epimísio. Do epimísio partem finos septos de tecido conjuntivo que se dirigem para o interior do músculo, separando os feixes, esses septos constituem o perimísio. Assim o perimísio envolve os feixes de fibras. Cada fibra muscular, individualmente, é envolvida pelo endomísio O tecido conjuntivo que forma o epimisio, o perimísio e o endomisio mantem o músculo coeso e permite que a contração muscular seja homogênea e vigorosa. O músculo não se fixa diretamente ao osso e há um tecido intermediário entre osso e o músculo. Este tecido de transição é formado por tecido conjuntivo denso modelado e constitui os tendões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Explique o tecido muscular estriado cardíaco:

A

O músculo estriado cardíaco é encontrado no coração, constituindo o miocárdio, e na parede das veias pulmonares na junção destas com o coração. É constituído por células alongadas com estrias transversais, apresentam um ou dois núcleos grandes e ovais, que estão preferencialmente localizados na região central. Pode-se caracterizar o músculo cardíaco pela presença de linhas transversais fortemente acidófilas, com distribuição irregular, denominadas discos intercalares. Os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai. Essa transmissão do estímulo é feita por canais de passagem de água e íons entre as células, que facilita a difusão do sinal iônico entre uma célula e outra, determinando a onda rítmica de contração das células. Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca. É uma musculatura de contração rápida, forte, involuntária e rítmica. O controle dos batimentos cardíacos é realizado pelas próprias fibras musculares cardíacas, ou seja, ele é autógeno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique o tecido muscular liso:

A

O músculo do tipo liso está presente nas paredes de vísceras ocas (como a parede dos órgãos da via digestória, parte do sistema genial e nas vias urinarias). Também é encontrado nas paredes de vasos sanguíneos e nas vias respiratórias. Suas células são fusiformes, com núcleo único e central, sendo que suas células não apresentam estriações transversais e o citoplasma exibe um aspecto homogêneo. As células musculares lisas também não possuem sistema de túbulos T; porem, a membrana celular forma pequenas reentrâncias logo abaixo da membrana. Estas reentrâncias estruturas vesiculares conhecidas como cavéolas e estão relacionadas com a liberação e o sequestro de cálcio citoplasmático. No citoplasma das células musculares lisas, há filamentos de actina e miosina. Contundo, os filamentos de actina e de miosina se organizam em feixes que se dispõem em diversas direções. Além da capacidade contrátil, a célula muscular lisa também sintetiza elementos da matriz extracelular como fibrilas colagenosas (colágeno do tipo três), fibras elásticas e proteoglicanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Explique o processo de contração muscular na fibra estriada esquelética:

A

Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos:actinaemiosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina. Os filamentos demiosinaformam bandas escuras, chamadas anisotrópicas(banda A), e os deactina, bandas claras, chamadas isotrópicas(banda I). No centro de cadabanda Iaparece uma linha mais escura, chamadalinha Z. O intervalo entre duas linhas Z consecutivas constitui um miômetro ou sarcômero e correspondem à unidade contrátil da célula muscular. No centro de cada banda A existe uma faixa mais clara, chamadabanda H, bem visível nas células musculares relaxadas e que vai desaparecendo à medida que a contração muscular ocorre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Explique como é que a actina e miosina se movimentam:

A
  • Impulso nervoso no miócito (Ramos nervosos se encaminham para o tecido muscular e se ramificam, atingindo células musculares individuais ou grupos delas.)
  • O retículo sarcoplasma libera cálcio por difusão.
  • O cálcio liga na troponina, deslocando a tropomiosina
  • Miosina liga na actina, quebra ATP e dobra.
  • Actina desliza
  • contração.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Explique o automaticamente ou relaxamento muscular:

A
  • Bombeamento de cálcio (por transporte ativo) de volta para o retículo sarcoplasma.
  • troponina e tropomiosina voltam.
  • Miosina se liga a ATP, desdobra e se separa da actina.
  • relaxamento
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quem consome mais energia a contração muscular ou relaxamento?

A

O relaxamento consome mais ATP porque, além do ATP a ser ligado na cabeça da miosina, há o aspecto do gasto de ATP com bombeamento de cálcio. Perceba que o que ativa a contração é a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático por difusão, e o que ativa o relaxamento é a saída de cálcio do sarcoplasma para o reticulo sarcoplasmatico por transporte ativo.

17
Q

Explique a falta de ATP para o tecido muscular:

A

A falta de ATP para relaxamento explica o Rigor Mortis ou rigidez cadavérica, que ocorre quando o indivíduo morre: A musculatura permanece travada numa mesma posição e assim permanece até que os lisossomos das fibras se rompem e causem autólise, o que faz então com que os tecidos comecem a se desfazer.

18
Q

Explique o que causa a cãibra:

A

Falta de ATP para relaxar o músculo. Miosina permanece dobrada e ligada na actina, consequentemente permanecendo em contração.

19
Q

Explique a contração na célula muscular lisa:

A

A atividade contrátil do músculo lista está sob influência de vários fatores, como hormônios, inervações autônomas e uma variedade de drogas. Embora a regulamentação da contração do musculo lisa seja semelhante ao que ocorre nos músculos estriados, isto é, dependa de cálcio, o mecanismo de controle da contração muscular é distinto, pois os miofilamentos delgados não possuem troponina. A contração do celular muscular liso se inicia com a liberação do cálcio das cavéolas para o citoplasma. O cálcio, ao se ligar a calmodulina, altera a sua conformação estrutural. O complexo calmodulina – cálcio ativa a enzima miosinaquinase de cadeia leve, que fosforiza uma das cadeias leve da miose, o que permite o desdobramento da metade da meromiosina leve para formar a típica miosina com a forma de um “taco de golfe”. A fosforilação da cadeia leve expõe o sitio ativo da miosina, permitindo a interação entre actina e o fragmento S1 da miosina. Como resultado ocorre a contração muscular da célula lisa.

20
Q

O músculo liso pode ser dividido em dois grandes grupos:

A
  • Músculo Liso Multiunitário: é composto por fibras musculares separadas e discretas, que se contraem independentemente das outras, alguns exemplos desses músculos são o músculo ciliar do olho, o músculo da íris e o músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos quando estimulados pelo sistema nervoso simpático.
  • Músculo Liso Unitário: milhares de fibras musculares lisas que se contraem juntas, que são ligadas por muitas junções comunicantes, das quais os íons fluem livremente de uma célula para outra, de forma que os potenciais de ação, ou o simples fluxo de íons, podem passar de uma fibra para a seguinte e fazer com que se contraiam em conjunto, esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes da maioria das vísceras do corpo, incluindo o intestino, os ductos biliares, os ureteres, o útero e muitos vasos sanguíneos