Respiração Aeróbica Flashcards
O que é respiração celular?
É um processo de oxidação em que o oxigênio atua como agente oxidante de moléculas orgânicas.
Qual é a finalidade do processo de respiração celular?
A energia das moléculas orgânicas são liberadas pouco a pouco em uma sequência de reações químicas, parte da energia liberada no processo é armazenada na forma de ATP a partir de ADP E P.
Quais são os processos que ocorre na respiração celular e onde se realiza?
Glicólise -> No citoplasma da célula.
Ciclo de Krebs -> No interior da mitocôndria
Fosforilação oxidativa -> No interior da mitocôndria.
Como é realizado o processo de glicólise?
A glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.
Primeiramente a quebra da molécula de glicose forma 1 molécula de frutose 1,6 difosfato que é proveniente de dois ATP. Com isso é adicionado dois fosfato, tornando a molécula instável e quebrando-se em duas moléculas de ácido pirúvico, produzindo 4 ATP.
Consumo: 2 ATP
Produz: 4 ATP, porém com um saldo positivo de 2 ATP.
Produz: 2 NADH±
Qual é a função do NADH± e do FADH2?
o FADH2 e o NADH±, são moléculas que captam próton e elétron (hidrogênio), onde a energia dos elétrons bombeia H± para o espaço intermediário onde se forma um gradiente concentrado de H+ (energia potencial).
No final, essa concentração é usada na produção de moléculas energéticas conhecidas como ATP (adenosina trifosfato, união entre ADP e Pi), por uma proteína na membrana interna (Sintase do ATP).
Como ocorre o ciclo de Krebs?
Antes de ocorrer o ciclo de Krebs o ácido pirúvico reage imediatamente como a substância denominada coenzima A, nessa reação são produzidos uma molécula de acetilcoenzima A, uma molécula de gás carbônico e também uma molécula de NADH±.
O ciclo de Krebs tem nisso como a reação entre a acetilcoenzima A e o ácido oxalacético em que é liberada a molécula de coenzima A formando uma molécula de ácido cítrico.
São formados: 2 CO2 + 3 NADH± + 1 FADH2 + 1 GTP.
Como é realizado a fosforilação oxidativa?
Ocorre na cadeia mitocondrial onde há conjuntos de proteínas dispostos em sequência que participam na condução dos elétrons do NADH± e do FADH2, conhecida como cadeia transportadora de elétrons.
Estás proteínas são denominadas citocromos, que transfere os elétrons para o citocromo seguinte, com um nível de energia menor.
NADH doa elétrons para ao primeiro receptor onde este libera energia, bombeando H+ para o espaço e intermediário. Em alta concentração de íons no espaço entre as membranas, a tendência é sair do meio hiper para o meio hipo através da proteína ATP sintase por onde os H+ só conseguem retornar por difusão facilitada. Dessa forma os íons H+ liberam energia estimulando a Sintase produzir ATP. E os átomos de oxigênio formam moléculas de água.
Exemplo de células que obtêm energia apenas c a oxidação da glicólise?
As células nervosas do encéfalo. obtém praticamente toda a energia de que necessitam pela oxidação aeróbica da glicose é por isso que o nosso organismo precisa manter estável a taxa de Glicídios no sangue, sua diminuição pode causar desmaio e até mesmo coma por afetar diretamente o sistema nervoso
O que ocorre na falta de oxigênio e na presença de cianeto?
Na falta de oxigênio -> Sem cadeia respiratória, pouca produção de ATP, com isto ocorre a falência múltipla dos órgãos.
Na presença de cianeto -> Se liga no ferro dos citocromos e forma ferricianeto não cede elétrons para o oxigênio sem cadeia respiratória baixa produção de ATP falência múltipla dos órgãos.
Qual é a importância da fermentação na glicólise?
A liberação dos H± do NADH± para regenerar o NAD voltando assim para a Glicólise.
O que é fermentação e como é utilizada?
É utilizada por fungos e bactérias que vivem em ambientes pobres em gás oxigênio. Além disso nossas próprias células executam fermentação se a demanda de ATP for muito grande.
Qual é a diferença de ácido lático é fermentação alcoólica?
Ácido lático -> Libera apenas Ácido láctico e o aceptor final é o ácido pirúvico.
Fermentação álcoolica -> Libera etanol + Gás carbônico e aceptor final é o etanol.
Qual é a diferença da respiração celular e da fermentação?
Respiração celular -> Redução do NAD para NADH+
Fermentação -> Oxidação do NADH+ para o NAD.
Quais são as fontes de energia para o músculo?
1°. ATP nos músculos -> Esgota em 3 a 4 segundos.
2°. Fosfocreatina -> Fosfocreatina + ADP -> creatina + ATP.
3°. Fermentação láctica -> Acontece enquanto ainda não há oxigênio no músculo.
(Durante a atividade física para aumentar o fluxo de sangue para os músculos).
4°. Respiração Aeróbica -> quando há oxigênio no músculo.
5°. Fermentação láctica -> Quando a atividade física é muito intensa fazendo com que o oxigênio antes presente se torne insuficiênte no músculo.
O que acontece com o excesso de ácido láctico no músculo?
Ocorreria a desnaturação das proteínas causando a morte das células. Dessa forma as células se recusa trabalhar sem oxigênio quando a quantidade de ácido lático chega ao extremo, com isso há a fadiga e a dor muscular.
Como é reduzido a quantidade de ácido lático do músculos?
O sangue remove o ácido láctico do músculos levando para o fígado onde é reconvertido em glicose em um processo chamado gliconeogênese.
Qual é a importância e a desvantagens da bactéria lactobacillu?
1°. Produção de lacticínios
2°. Produção de conservas
3°. Azedamento de alimentos
4°. Produção de ácido láctico na vagina para eliminar patógenos.
5°. Surgimento de cáries ( ácido lático desmineraliza os dentes).
6°. Melhoram a integridade da parede intestinal, assimilando cálcio e o ferro.
Por que um atleta tem um rendimento maior em atividades físicas?
O treinamento leva a uma série de alterações na fisiologia do indivíduo de maneira que ele consegue maximizar o aproveitamento do oxigênio reduzir a fermentação láctica e por consequência a fadiga muscular.
Quais são as modificações que um atleta ou um indivíduo ao realizar treinamentos físicos, adquire?
- Aumento na quantidade de vassos sanguíneos nos músculos.
- Aumento na quantidade de mitocôndrias nas fibras musculares.
- Aumento na quantidade de mioglobina nas fibras musculares.
- Aumento na capacidade respiratória: Ocorre aumento na elasticidade dos pulmões, bem como o aumento na potência dos músculos respiratórios, de modo que se consegue inalar um maior volume de oxigênio, com menor esforço e menor ritmo respiratório.
- Aumento na capacidade cardíaca: Ocorre aumento na potência do miocárdio, de modo que o indivíduo bombeia um volume maior de sangue, mesmo com um ritmo menos acelerado dos batimentos cardíacos.
Porque a produção de álcool no Brasil feita com caná-de-açucar tem vantagem sobre a produção de álcool feita de milho no Estados Unidos?
O resultado é que a sacarose da cana-de-açúcar pode ser usada diretamente por esses microorganismos que lidam com a produção de Etanol, enquanto amido de milho não pode, tendo que ser previamente tratado com enzimas que quebram em glicose. Essa etapa na quebra de amido em glicose encarece a produção de etanol a partir do milho.
“O oxigênio inicia a cadeia respiratória”. Essa afirmação está correta? Justifique.
O oxigênio é quem inicia a cadeia respiratória. Por ser muito eletronegativo, o oxigênio rouba elétrens do citocromo A3, que rouba do citocromo a, que rouba do citocromo A1 e daí por diante, até que os elétrons do NADH. Assim sem oxigênio a cadeia respiratória nem sequer se inicia o que leva à morte por asfixia.
O que são desacopladores da fosforilação oxidativa?
Existem moléculas denominadas desacopladores, que transportam prótons de hidrogênio do espaço e intermembrana para a matriz mitocondrial sem passar pela ATPSINTASE. Dessa maneira, quando os prótons voltam a matriz, liberam energia como calor, não como ATP, uma vez que não passam pela ATPSINTASE. Essas substância eram usadas como emagrecedores: Ao invés de produzir ATP, o indivíduo gerava calor tendo que consomir muito mais matéria orgânica para garantir uma produção razoável de ATP.
É verdade que os hormônios tireoidianos (T3) e (T4), são desacopladores?
Sim. Possui ação desacopladora, de modo a levar á produção de calor no organismo, e diminir o rendimento de produção de energia a partir da Glicose. Devido á excessiva produção dos referidos hormônios, acabam apresentando Hipertermia, sudorese intesa (como resposta ao aumento de temperatura) e emagrecimento.