Tecido Epitelial Flashcards
Como é constituído o tecido epitelial?
Os epitélios são constituídos por células geralmente poliedricas, justaposta, com pouca substâncias extracelular e sem vascularização.
Geralmente as células epiteliais aderem firmemente umas as outras, formando camadas celulares continuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo, como boca, fossas nasais, tubo digestivo.
Existem basicamente três tipos de epitélios, quais são?
- Revestimento: Especializados no revestimento, proteção, absorção e eliminação.
- Glandulares: Especializado na secreção.
- Neuroepitelios: Especializados na percepção de estímulos sensoriais.
As células epiteliais têm origem embrionária nos três folhetos germinativos, quais são?
- Origem ectodérmica: Epiderme (que reveste externamente o corpo fazendo parte da pele), epitélios de revestimento de nariz, boca e ânus, glandulas sebáceas, mamárias e salivares.
- Origem mesodermica; Endotélio (que reveste internamente os vasos sanguíneos) Epitélios de revestimento do sistema urinário, epitélios de membranas que envolvem órgãos, como a pleura (envolve os pulmões), o pericardio (envolve o coração) e o peritonio (envolve as viceras abdominais)
- Origem endodermica: Epitélios de revestimento da luz do tubo digestivo, árvores respiratória e bexiga urinária, fígado, pâncreas, tireóide.
Quais são as características dos epitélios?
- Células justapostas, com quase ausência de substâncias intercelular (=Glicocalix)
- Com complexo unitivo bem desenvolvidos (interdigitações, zonulas de oclusão e demossomos)
- Avascular: Sem vasos sanguíneos ( O tecido epitelial é nutrido por difusão a partir do tecido conjuntivo subjacente (Lâmina própria)
- Sempre muito delgado (Máximo 40 camadas de células = 1,5 cm de espessura): A difusão celular é muito ineficiente.
- Com celular poliedricas: Devido a forte justaposição (comprimindo-se umas contra as outras) que gera interfaces planas.
- Formas: Pavimentosas, cubóides, cilíndrica ou prismaticas. ( O formato do núcleo indica o formato da célula)
Explique: Se a pele do corpo humano fosse feita de tecido conjuntivo.
Ocorreria a penetração de microorganismos e Substâncias estranhas, pois o tecido conjuntivo possui células espaçadas, facilitando assim a passagens de substâncias invasoras. Dessa forma, sendo o tecido epitelial que reveste todo o organismo, interna e externamente, eles são a primeira e principal barreira à penetração micro-organismos, já que possuem células justaposta, não há espaço para essa penetração.
Explique o que é interdigitações?
As interdigitações são projeções da membrana também em forma de dedos de luva, que se encaixam em projeções completamentares da membrana adjacentes. Estas modificações tem função de aumentar a Adesão entre as células.
Explique o que é zonulas de oclusão?
Zona de oclusão, uma espécie de cinturão adesivo situado junto a borda livre das células epiteliais. A zona de oclusão mantém as células vizinhas tão encostadas que impede a passagem de moléculas entre elas. Assim, substâncias eventualmente presentes em uma cavidade revestida por tecido epitelial não podem penetrar no corpo, a não ser atravessando diretamente as células.
Explique o que é desmossomos?
Um desmossomo pode ser comparado a um botão de pressão constituído por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e a outra na célula vizinha. Em cada célula existe uma placa circular de proteína, situada bem junto à membrana. Das placas partem substâncias colantes, chamadas desmogleínas, que atravessam as membranas e grudam as células na região de contato. As placas também estão ligadas a um grande número de filamentos constituídos da proteína queratina.
Expliquei o que é a junções tipo Gap?
são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para outra.
Expliqueo que é microvilosidades?
Microvilosidade são projeções citoplasmáticas na superfície celular envoltas por membrana plasmática que tem forma que lembra um pente. As dobras aumentam a capacidade de absorção das células que as têm. Por exemplo, a microvilosidde está presente em células do intestino delgado, área do corpo humano que absorve nutrientes digeridos, aumentando a área de absorção de nutrientes, a digestão torna-se mais eficiente.
Explique o que é Lâmina basal e hemidesmossomos?
Sob um tecido epitelial há sempre uma espécie de tapete de moléculas de proteínas ao qual as células se ligam: a lâmina basal. As bases das células epiteliais ficam aderidas a lâmina basal por meio de estruturas celulares especiais, denominadas hemidesmossomos. Estes lembram desmossomos, mas possuem estrutura e função diferentes, conectando as bases das células epiteliais à lamina basal, em vez de ligarem as membranas de células vizinhas, como fazem os desmossomos.
Explique a ausência de vascularização do tecido epitelial.
Como as células são muito justaposta, não há espaço entre elas para a penetração de vasos sanguíneos, nem mesmo capilares. A ausência de vasos sanguíneos também está relacionada á função dos epitélios de revestimento. Se houvesse vaso sanguíneos, um microorganismos que conseguisse penetra algumas camadas da célula epiteliais cairia na corrente sanguínea e poderia se espalhar pelo corpo. Devido à ausência de vascularização, a nutrição dos epitélios é feita por Difusão Celular, recebendo os nutrientes a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente. Assim todo epitélio deve ser sustentado por um conjunto subjacente, chamado de lâmina própria. Os nutrientes sai dos capilares do conjuntivo e passam para o epitélio. Entre o epitélio e o conjuntivo existe uma estrutura permeável denominada membrana basal, ela tem dupla função: Nutri o epitélio e promove a Adesão entre o epitélio e o conjuntivo.
Classifique os epitélios de revestimento:
- Quando ao número de camadas celulares: Simples, estratificado, pseudo-estratificado e de transição.
- Quanto á forma das células presentes na camada superficial: Pavimentoso, cúbico ou prismatico.
Qual é a diferença do epitélio simples para o Estratificado?
- Simples: Apresenta uma única camada de células, facilita a passagem de substâncias: Para absorção, porém ela é frágil.
- Estratificado: Com várias camadas de células, mas resistênte, para a proteção celular, porém não permite a passagem de substâncias.
De exemplos de epitélios de revestimento;
- Pavimentoso simples: Alvéolos pulmonares, Endotélio do capilar, para trocas gasosas.
- Cuboide simples: Túbulos renais, para a reabsorção de substâncias úteis dos túbulos para o sangue.
- Prismatico simples: Intestino, para a absorção (com microvilosidades)
- Estratificado Pavimentoso: Epiderme (proteína queratina: impermeabilizante), mucosa de boca.
- Estratificado cuboide: Folículos ovarianos, para proteger os ovócitos.
- Estratificado Prismatico: Uretra, para proteger da pressão da urina.
Explique o tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado?
O tecido tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado apresenta uma única camada de células (sendo, portando, simples) com núcleo em alturas diferentes (dando a impressão da ocorrência de várias camadas de células). Está modalidade de tecido epitelial, aparece no revestimento das vias aéreas, como fossas nasais, traqueia e brônquios, onde apresenta cílios.
Qual é a função do tecido pseudo-estratificado prismatico ciliado?
Este tecido apresenta uma importante função de remoção de resíduos presentes no ar inalado. Assim, a camada de cílios deste epitélio é recoberta por muco, produzido por células caliciformes. As partículas de poeira ou outras quaisquer presente no ar aderem no muco, e este muco é “varrido” pelos cílios das vias aéreas para a faringe, onde é deglutido junto a saliva. No estômago, a acidez do suco gástrico destrói a poeira e eventuais microrganismo nela presentes.
O que é metaplasia?
Metaplasia é a substituição patológica de um tecido. Por exemplo, o epitélio pseudoestratificado prismatico ciliado da traqueia e dos brônquios, em fumantes crônicos, devido à ação do calor da Fumaça, pode ser substituído por epitélio estratificado pavimentoso, sem cílios. Este, é mais resistente à ação agressiva do calor da fumaça do fumo, mas nesse caso o indivíduo têm mais predisposição a infecções respiratórias, uma vez que perde o mecanismo de limpeza natural das vias aéreas.
Explique o tecido de transição:
Este tecido não apresenta número de camadas o formato de células definidos. Esses vão depender do estado em que se encontra o órgão ao qual pertencem. O tecido de transição é encontrado no revestimento da bexiga órgão altamente elástico. Quando a bexiga está cheia de urina ela se distende e o epitélio de transição acompanha esta distensão achatando as células que se tornam praticamente pavimentosas e diminuindo ou número de camadas celulares. Quando a bexiga está vazia ela se contrai e o epitélio de transição também acompanha este distensão tornando as células alongadas praticamente prismática e aumentando o número de camadas celulares.
O que são glândulas?
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares quando são formadas por mais de uma célula. Como por exemplo a glândula unicelular, podemos citar a célula caliciforme e como exemplo de glândula pluricelular podemos citar a glândula sudorípara.
Diferencie glândulas exocrinas, endócrinas e anficrinas:
- Exocrinas: Com ducto secretores que eleminam a secreção fora do corpo ou em cavidades corporais. Exemplo: Glândula sudoríparas, salivares
- Endócrinas: Sem ducto secretores, eleminam a secreção no sangue (Secreção = Hormônios). Exemplo: Tireóide, hipófise.
- Anficrinas: Com parte exocrinas e com parte endócrina.Exemplo: Pâncreas, tem parte exocrinas (ácinos) Suco pancreático, e uma parte endócrina (ilhotas pancreáticas) insulina e glucagon.
Como se origina as glandulas exocrinas e endócrinas?
As glândulas multicelulares originam-se sempre dos epitélios de revestimento, por proliferação de suas células para o interior do tecido conjuntivo subjacente. Se o destino desse grupo de células for a formação de uma glândula exocrinas, a coluna de células permanece ligado ao epitélio. Já se o destino destas células for a formação de uma glândula endócrina, a parte da coluna de células ligada ao epitélio de onde este conjunto se originou degenera, e as células restantes se reorganizam e passam a ser envolvidas por vasos sanguíneos que receberão e distribuíram o material secretado.