Anexos embrionarios Flashcards
Como é formado os anexos embrionários e quais são eles?
Os anexos embrionários derivam dos folhetos germinativos do embrião, mas não fazem parte dele, sendo abandonados junto com ovo. São anexos embrionários: saco vitelinico, amnion corion e alantoide.
Qual é a origem e a função do saco vitelínico?
Origem: Esplancnopleura (Mesoderme/Endoderme)
Função: Acúmulo e digestão de nutrientes para o embrião.
Qual é a origem e a função do âmnion?
- Origem: Somatopleura (mesoderme/ectoderme)
- Função: Envolve o embrião e delimita uma cavidade cheia de líquido. Este líquido, dito líquido amniótico, além de proteger o embrião de choques mecânicos, fornece ao embrião o meio líquido que ele necessita para seu desenvolvimento mesmo em ambiente terrestre.
- O âmnion envolve o embrião, mas não os demais anexos.
Qual é a origem e a função do córion?
- Origem: Somatopleura (mesoderme/ectoderme)
- Função: Ele constitui-se numa membrana altamente vascularizada que envolve não apenas o embrião, mas também todos os demais anexos exterior. Por ser altamente vascularizado funcionam como superfície respiratória e realizando trocas gasosas entre o embrião é o meio.
- O corion envolve o embrião e os demais anexos.
As trocas gasosas entre o embrião e o meio são possível mesmo através da casca? Justifique
Sim. Porque tanto a casca membranosa de répteis, como a casca calcária de aves são impermeáveis a água, mas permeáveis ao ar.
Qual é a origem e a função do Alantóide?
- Origem: Esplancnopleura.
- Função: É responsável pelo armazenamento de excretas do embrião (uma vez que dentro do ovo ele não tem como eliminar estas excretas, pois não tem água para onde esta excreta possa se difundir)
- Remove cálcio da casca Calcária do ovo de aves e o fornece ao esqueleto do embrião, permitindo a mineralização do Esqueleto e a desmineralização da casca. O que facilita a eclosão do ovo.
- Une-se ao corion para o formar o alantocórion, com funções de trocas gasosas.
- O saco vitelínico e o Alantóide partem do ventre do embrião, sendo que o Alantóide é menor e se projeta para a região posterior do embrião.
Sintetize Anamniotas:
- Com desenvolvimento embrionário em meio aquático: Sem risco de ressecação, pois o ovo não apresenta casca impermeável e dessa forma, permite as trocas com o meio.
- A água do meio é meio liquido para o desenvolvimento embrionário, dessa forma não é necessário o âmnion.
- Quando a água entra ela traz oxigênio, quando a água sai ela leva gás carbônico, realizando trocas gasosas. Dessa forma, não é necessário a presença de âmnion.
- Quando a água sai, elimina as excreta. Não precisando de Alantóide.
- Exemplos: Peixes: Só com saco vitelínico e anfibios, podendo apresentar saco vitelínico ou não.
Sintetize amniótas.
- Com desenvolvimento embrionário no meio terrestre: Com risco a desidratação, pois o ovo apresenta casca impermeável, não realizando trocas com o meio.
- Precisa de âmnion como meio líquido para o desenvolvimento
- Precisa de córion para fazer trocas gasosas
- Precisa de Alantóide para armazenar excretas.
- Exemplos: Peixes, aves e mamíferos.
Os mamíferos atuais, são divididos em três grupos em padrões diferentes de reprodução, quais são estes padrões?
- Ovíparos: Põem ovos.
• Exemplo: Aves. - Ovoviviparos: Retém ovos no corpo até eclodirem, sem nutrição materna do embrião (placenta)
• Exemplo: Alguns peixes, alguns répteis. - Vivíparos: Sem ovos, com placenta, com nutrição materna do embrião
• Exemplo: Mamíferos placentários
Como a placenta é formada?
Nós mamíferos eutérios, a placenta é um órgão formado pela interação entre a mucosa da mãe (endométrio) e os anexos embrionários córion e alantoide.
Quais são as funções da placenta?
- Nutrição do embrião: Sendo altamente vascularizada a placenta fornece nutrientes ao feto provenientes do sangue materno
- Remoção de excretas da circulação fetal: Os metabólitos produzidos pelo feto são removidos pela circulação sanguínea fetal, e através da placenta passam para a circulação sanguínea materna sendo eliminadas pelo sistema excretor materno.
- Trocas gasosas: A respiração do embrião é feita através da placenta quando o sangue materno fornece oxigênio e remove gás carbônico.
- Imunização fetal: Inumerosas moléculas de anticorpos formados pela mãe atravessam a placenta e passam para o feto, conferindo a este imunidade temporária de cerca de seis meses após o nascimento.
- Produção de anticorpos: Durante os três meses de gravidez a integridade da mucosa uterina é mantida pela produção de progesterona pelo corpo lúteo estimulando pelo HCG, isso impede a descamação do endométrio e consequente a menstruação. Durante o quarto mês de gravidez, a própria placenta produz progesterona. Está progesterona produzida, além de manter a integridade do endométrio, mantém o útero numa condição de “indiferença” em relação ao embrião e ao feto, que caso contrário seriam vistos como corpos estranhos. Com a queda na produção de progesterona pela placenta envelhecida, o útero passa a promover contração visando a remoção do “corpo estranho” que é o feto, através do parto.
No mamíferos em desenvolvimento, a placenta está localizada a onde?
A placenta liga-se ao embrião através do cordão umbilical. No interior do cordão umbilical, correm três grandes vasos: Uma veia umbilical e duas artérias umbilicais. Na veia umbilical, enfrentando, corre sangue arterial, proveniente do pulmão materno, e nas artérias umbilicais, corre sangue venoso proveniente dos tecidos corporais do feto.
O que é gelatina ou geleia de wharton?
Entre os vasos, há um tecido conjuntivo mucoso, em que através do cordão umbilical e planeta, não há contando entre o sangue fetal materno: O que passa é apenas o plasma e substâncias nele dissolvidas, de maneira que os elementos figurados de mãe e filho não se misturam.