Ciclos ovarianos e métodos anticoncepcionais. Flashcards
Sintetize a maturação dos folículos.
A mulher chega a puberdade com todos os seus ovócitos primários prontos e dentro de folículos ovarianos. Nesse estado Inicial, os folículos são formados pelo ovócito primário em diplóteno envolvido por uma única camada de células epiteliais achatadas. Esse é o folículo primordial. No início da puberdade, começa a ver uma produção aumentada do hormônio gonadotrófico hipofisário FSH ou hormônio folículo estimulante. Este hormônio, como o próprio nome já diz estimula a maturação do folículo. Com a liberação de FSH, cerca de 5 a 12 folículos entram maturação, apesar de normalmente apenas um deles completar essa maturação. Com a maturação, observa-se que as células foliculares antes disposta em uma única camada de células achatadas, começam a se apresentar em uma única camada de células cúbicas. O folículo passa a ser dito folículo primário. É nessa época que começa a se formar a zona pelúcia do futuro óvulo. Com o procedimento da maturação as células foliculares se multiplicam passam a se dispor em várias camadas. Ao mesmo tempo começa a haver acúmulo de líquido no interior do folículo que se acumula numa cavidade interna do folículo denominada antro folicular. O ovócito primeiro, permanece envolvido pelas células foliculares. Nessa fase onde o folículo é dito o folículo secundário ou em desenvolvimento, as células foliculares se dispõe em duas camadas ou Tecas: A teca externa funciona como revestimento e a teca interna funciona como glândula. E a Teca interna que então secreta os hormônios femininos e inicialmente principalmente os estrogénios. O folículo então se desenvolve ainda mais produzindo mais células foliculares e aumentando o acúmulo de líquido, este folículo preste a sofrer ovulação é denominado folículo terciário.
Sintetize os efeitos dos estrogênios?
Os estrogénios lançados na circulação tem um efeito de feedback positivo sobre a hipófise, aumentando a liberação de FSH. Quando mais estrogênios, mais FSH, e como o FSH estimula o folículo, mais estrogênios são lançados. Estes estrogênios atuam no útero, iniciando a preparação das camadas extras de endométrio que preparam o mesmo para uma possível gravidez.
Quando a concentração de estrogênios atinge níveis muito altos, dois efeitos são provados, quais são estes efeitos?
Um feedback negativo sobre o FSH, cuja taxa começa a cair (para voltar a subir depois da ovulação) e um feedback positivo sobre o LH ou hormônio luteinizante, cuja taxa aumenta bruscamente.
O LH atua aonde?
Sobre o folículo terciário, aumentando ainda mais a entrada de líquido no folículo, que acaba se rompendo. O folículo rompido libera o ovócito (já na forma de ovócito II), proporcionando a ovulação. O ovócito secundario é liberado envolvido pela zona pelúcida e por uma camada de células foliculares que passa a constituir a corona radiata. O LH atua então sobre o folículo rompido, transformando-o em uma estrutura denominada corpo lúteo ou corpo amarelo, que passa a secretária grandes quantidades de progesterona, além de continuar produzido estrogênios.
Quais são os efeitos da progesterona?
Os estrogénios produzidos pelo folículo em maturação iniciaram a preparação do endométrio para uma possível gravidez antes da ovulação. Depois da ovulação, cabe a progesterona produzida pelo corpo lúteo manter as camadas extras de endométrio produzidas para a preparação do útero para uma eventual gravidez.
Se a mulher não engravidar, o que irá ocorrer?
Se ela não engravidar, enfrentando, o corpo lúteo continua funcionando por cerca de 9 dias após a ovulação. Após esse período, cai a produção de LH que mantém o corpo lúteo e ele regride, diminuindo a produção de progesterona. O corpo lúteo inativo assume cor branca e aspecto cicatricial, sendo chamado agora corpo albicans ou cicatricial. Como era a progesterona que estava mantendo o endométrio, com a queda da sua taxa sanguínea, as camadas extras de endométrio não mais conseguem se manter, começando a se descamar cerca de 14 dias após a ovulação. É a menstruação ou catamenio.
Sintetize a pílulas anticoncepcional.
São pílulas que contém grandes quantidades de hormônios sexuais femininos. Esses hormônios agem sobre a hipófise, inibindo a secreção de gonadotróficos hipofisárias (FSH e LH) que levaria a ruptura do folículo terciário e a ovulação. A pílula contém elevadas taxas de estrogênios e progesterona.
Qual é o efeito da fecundação no ciclo menstrual?
Caso a mulher seja fecundada, o zigoto será formado e o embrião em formação, em sua fase de blastocito, produzirá um hormônio denominado gonadotrofina corionica ou HCG. Este hormônio impede a regresso do corpo lúteo, que continua então produzido progesterona, de tal maneira que não há aquela queda na taça de progesterona que promoveria a menstruação. Esse hormônio mantém o corpo lúteo até cerca do terceiro mês de gravidez, quando a própria placenta passa a produzir progesterona e se manter por si própria.
O óvulo é envolvido por duas camadas protetoras, quais são elas?
- A mais interna, a zona pelúcida ou ganga mucosa, é uma camada de glicoproteínas sintetizada pelo próprio óvulo.
- A mais externa a coroa radiata, é formada por células foliculares que protegem e fornecem substâncias para a nutrição do óvulo e formação de macromoléculas em seu interior.
O que é a reação acrossômica?
Para passar da coroa radiata, os espermatozóides que chegaram ao óvulo dispõem de uma enzima, a hialuronidase, acumulada no interior do acrossomo. Está quebra o ácido hialurônico, que une as células foliculares.
O que é reação cortical?
As enzimas liberadas durante a reação cortical provocam modificações na zona pelúcida (marrom crescente), levando ao seu endurecimento e inativação dos receptores. Estas alterações, denominadas reação zonal impedem, na maioria das espécies, definitivamente, a penetração de outro espermatozóide (polispermia) no ovócito. O contato das membranas citoplasmáticas dos gametas, induzem ainda, a ativação do ovócito: retomada da divisão meiótica que havia sido suspensa na metáfase II.
A onde ocorre a fecundação?
Na espécie humana, ocorre no terço distal de uma das trompas de falopio. Quando ocorre a fecundação, o zigoto segmenta-se em numerosas celulas, formando um embrião, que desce até o útero, e em sua forma de blastocito ou blastocito, se implanta no endométrio uterino, num fenômeno conhecido como nidação.
Resuma o ciclo menstrual.
1° Dia do ciclo: endométrio bem desenvolvido, espesso e vascularizado começa a descamar menstruação.
- Hipófise aumenta a produção de folículos estimulantes, que atinge a concentração máxima por volta do sétimo dia do ciclo.
- Amadurecimento dos folículos ovarianos
- Secreção de estrogênio pelo folículo em desenvolvimento
- Concentração alta de estrogênio inibe secreção de folículo estimulante e estimula a secreção de LH pela hipófise. Concentração alta de estrogênio estimula o crescimento do endométrio.
- Concentração alta de LH estimula a ovulação.
- Alta taxa de LH estimula a formação do corpo lúteo ou amarelo no folículo ovariano.
- Corpo lúteo inicia a produção de progesterona
- Estimula as glândulas do endométrio a secretárem seus produtos.
- Aumento da progesterona inibe a produção de LH e FSH.
- Corpo lúteo regride e reduz a concentração de progesterona.
- Menstruação.