Sistemas reprodutores humanos Flashcards
O aparelho reprodutor masculino consiste em quais órgãos?
- Testículos e saco escrotal
- Epididimo
- Canal deferente
- Ducto ejaculatório
- Vesícula seminal
- Protasta
- Glândulas de cowper
- Uretra
- Pênis
Sintetize testículos e saco escrotal.
Os testículos são gônadas masculinas, ou seja, são responsáveis pela produção dos espermatozóides. Além disso, funcionam como glândulas produtoras de hormônios sexuais masculinos, os androgenios.
Os túbulos seminiferos possuem três tipos de células, quais são?
- Células germinativas: Responsáveis pela formação do espermatozóide
- Células de sertoli: Responsável pela nutrição e sustentação das células germinativas
- Células intersticiais de leydig: Responsável pela produção de hormônios androgenios.
Por que os testículos não ficam retidos na cavidade abdominal?
Para ver a produção de espermatozóides, o testículo necessita de uma temperatura um pouco menor que a temperatura corporal média que é de 37° C. Assim, os testículos que se formam no interior do abdômen, passam a ocupar uma bolsa fora do abdômen onde encontram uma temperatura cerca de 4° C menor que a temperatura corporal. Essa bolsa é o saco escrotal. O saco escrotal é dotado de uma musculatura Lisa capaz de controlar a temperatura dos testículos para proporcionar as condições ideais a espermatogênese quando o clima está frio a musculatura se contrai aproximando os testículos do abdômen e aumentando sua temperatura, quando o clima está quente a musculatura se relaxa afastando os testículos do abdômen e diminuindo sua temperatura.
O que é criptorquidia ou criptorquia?
Em alguns indivíduos os testículos ficam retidos na cavidade abdominal. Esses indivíduos são estéreis devido à alta temperatura do abdome impedir a espermatogênese. É necessária uma cirurgia corretora para reposicionar os testículos no saco escrotal
O que é varicocele?
É um termo que designa a ocorrência de varizes nas veias da região do escroto, onde estão alojados os testículos. Essas varizes prejudicam o fluxo sanguíneo local que dentre outras coisas estão relacionados a dissipação de calor na região. Assim a varicocele prejudica essa dissipação de calor o que leva o aumento de temperatura na região e consequentemente prejuízo na formação de espermatozóides.
Quais são os androgênios produzidos pelo testículo?
Os androgênios produzidos pelo testículo são principalmente a testosterona e a dihidrotestosterona (DHT). Estes são hormônios virilizantes relacionados à produção de caracteres sexuais primários e secundários. Entre os caracteres sexuais primários, que já aparecem no homem ao nascimento, estão a formação do pênis e saco escrotal. Entre os secundários, que só aparecem na puberdade, estão os pelos no corpo e face, o alongamento da laringe que torna a voz mais grave, o desenvolvimento da musculatura.
Sintetize o Epididimo.
Todos os túbulos seminiferos convergem para uma estrutura situada sobre o testículo denominada epidídimo. Os espermatozóides devem passar um tempo nos túbulos do epidídimo completando o seu processo de maturação e adquirindo motilidade. Após cerca de 15 dias no epidídimo os espermatozóides estão completamente maduros e móveis. O epidídimo serve também para armazenar os espermatozóides até o momento da ejaculação.
Sintetize os canais deferentes.
De cada epidídimo sai um canal deferente, que conduz os espermatozóides do epidídimo até as glândulas produtoras de sêmen. os canais deferentes passam do saco escrotal para a cavidade abdominal através de passagens denominadas canais inguinais.
Sintetize ducto ejaculatório.
Os dois canais deferentes unem-se para formar um outro canal, o ducto ejaculatório, que passa por dentro da próstata e deságua na Uretra. O ducto ejaculatório recebe as secreções de dois conjuntos de glândulas situadas nas proximidades da bexiga, as vesículas seminais e a próstata. Somando os espermatozoides ao líquido seminal das vesículas seminais e o líquido prostático da próstata tem sêmen ou esperma.
Sintetize vesículas seminais.
As vesículas seminais são glândulas encontradas aos pares atrás da bexiga. Produzem uma secreção denominada líquido seminal, que é o principal componente quantitativo do sêmen. O líquido seminal é rico em frutose monossacarídeo que vai alimentar os espermatozóides em seu caminho no aparelho reprodutor feminino a procura do óvulo
Sintetize próstata.
A próstata é uma glândula situada na base da bexiga. Ela é exclusiva de homens e produz o chamado líquido prostático. O líquido prostático é uma secreção alcalina que tem por função neutralizar a acidez da vagina. A vagina tem um PH ácido para evitar a proliferação de micro-organismos patogênicos. Como os espermatozóides são muito sensíveis a acidez, para ele sobreviverem no ambiente de vagina, seu PH Deve ser neutralizado pela secreção da próstata. Além disso, o canal por onde passa o esespermatozóide no pênis, ou seja a uretra também é caminho para urina, que a ácida. Dessa maneira, a secreção da próstata também serve para neutralizar a acidez residual da urina na uretra.
Qual é caminho do espermatozóide até a ejaculação?
Testículos - epidídimo - canal deferente - ducto ejaculatório - uretra.
O aparelho reprodutor feminino é formado por:
- Ovários
- Tubas uterinas
- Útero
- Vagina
- Vulva
- Mamas.
Sintetize os ovários.
Os ovários são as gônadas femininas, responsáveis pela produção de óvulos e são também, as glândulas sexuais femininas, responsável pela produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênios e a progesterona. Existem na superfície do ovário estruturas denominadas folículos ovarianos. Cada fólico é formado por uma camada de células epiteliais envolvendo uma célula germinativa que originará o óvulo.
Sintetize o Homônimo estrogênio.
Os estrógenos são produzidos pelos folículos ováricos maduros. Os três estrogênios naturais são o estradiol, o estriol e a estrona. O estradiol é expulso do corpo pelos ovários e liberados na primeira fase do ciclo menstrual. A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.
Sintetize tubas uterinas ou trompas de falópio.
As tubas uterinas são condutos que unem os ovários ao útero, servindo de caminho para o óvulo liberado pelo ovário e para o espermatozóides que foram introduzidas pelo ato sexual. Assim, é ao nível das tubas uterinas que normalmente ocorre a fecundação. Na extremidade das tubas uterinas existem franjas denominadas fimbrias que captam os óvulos liberados na ovulação. As fibras fazem com que o óvulo penetre no ovidutos. No interior das tubas uterinas existem cílios, que ao baterem “varrem” o óvulo liberado ou mesmo o zigoto levando em direção ao útero
O que é gravidez tubária?
Raramente, o zigoto se forma e não consegue sair das tubas uterinas havendo desenvolvimento do embrião nas próprias tubas. É a chamada gravidez tubária de alto risco para a mãe e para o bebê. Isto ocorre pela imobilidade dos cílios.
Qual é a função do útero?
É abrigar o embrião em formação durante a gravidez.
O útero é dotado de três paredes, quais são estas?
A mais externa em contato com as vísceras abdominais é o perímetro, formada de tecido conjuntivo. A média é miométrio, bastante espessa é formada por musculatura Lisa, a mais interna que é aquela onde se situa o embrião é denominada de endométrio ou camada adventicia, sendo formada de tecido epitelial.
Porque o endométrio sofre mensalmente uma preparação?
Para poder abrigar uma possível gravidez. Isto ocorre pela ação dos estrogênios e da progesterona, ele ganha camadas extras tornando-se mais espesso. Caso a gravidez não venha as camadas extras formadas são eliminadas através do processo de menstruação. Como essas camadas de endométrio são bastante vascularizadas para possivelmente nutre o embrião, a descamação do endométrio na menstruação é acompanhada de perda de sangue pela vagina.
Relacione o estrogênio a calcificação óssea.
Esse é justamente o problema encontrado nas mulheres depois da menopausa. Nelas, a quantidade de estrogênio cai drasticamente, prejudicando a reposição de cálcio nos ossos. Como consequência, a densidade mineral do esqueleto é reduzida e ele se torna mais frágil e mais suscetível a ocorrência de fraturas.