Introdução a Embriologia. Flashcards
Animais apresentam o seu desenvolvimento embrionário dividido em três fases, quais são estas fases?
Segmentação, gastrulação e organogênese.
Sintetize a segmentação.
A segmentação ocorre de acordo com a quantidade de vitelo presente em um ovo, por isso essa etapa do desenvolvimento embrionário varia de uma espécie para outra. Nos mamíferos, como os humanos, dizemos que a segmentação é do tipo holoblástica e igual. Na segmentação holoblástica igual ocorre a divisão em toda a extensão do zigoto e as primeiras clivagens formam novas células de tamanho igual. Após algumas clivagens, temos uma mórula, um grupo maciço de células. O tempo médio para que o zigoto chega ao estágio de mórula com 16 células é de aproximadamente três dias. As células mais internas da mórula são denominadas de massa celular interna e as disposta mais externamente são chamadas de massa celular externa, essas últimas estão envolvidas na formação do trofoblasto enquanto a massa interna é responsável pela formação do embrião. A mórula chega ao útero e observa-se a penetração de líquidos em seu interior. Gradativamente se verifica a formação de uma cavidade que é denominada blastocele. Temos nessa frase o chamado blastócitos, que é formado por uma camada de células dispostas externamente que recebe o nome de trofoblasto e uma massa de células internas o embrioblasto. As células trofoblasticas iniciam então a fixação do embrião no útero. Esse processo, denominado nidação.
Sintetize a gastrulação.
Nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.
Porque na fase de gastrulação requer muita atenção por parte das gestantes?
Uma vez que nesse estágio são comuns lesões que causam más-formações. Infelizmente muitas vezes a mulher não sabe que está grávida nessa fase e faz uso de álcool e outras substâncias que podem alterar o desenvolvimento embrionário, acarretando assim problemas de graves ao bebê em formação.
Sintetize organogênese.
Caracteriza-se pelo aparecimento dos primeiros tecidos diferenciados e dos órgãos e sistemas.
O que é vitelo e qual é sua função?
Óvulos armazenam substâncias nutritivas na forma de um material chamado genericamente de vitelo ou deutoplasma. Seu principal componente é uma proteína denominada Albumina e sua função é fornecer matéria e energia para a adequada formação do embrião.
Como é produzido o vitelo?
Parte do vitelo é produzido pelo próprio óvulo em formação, mas parte dele tem origem em estruturas fora do ovário, particularmente o fígado. Células hepáticas lançam as proteínas constituintes do vitelo no sangue, e ao chegar ao ovário, tais proteínas são transferidas para o interior do ovócito por endocitose.
O padrão de divisões celulares na segmentação depende diretamente da quantidade de vitelo no óvulo?
Sim. Essa relação pode ser feita porque, nas regiões do óvulo onde há mais vitelo, a divisão celular é dificultada, ocorrendo de forma mais lenta. Esta divisão celular mais lenta nas áreas com mais vitelo tem outro efeito: As célula das áreas com menos vitelos apresenta o menor tamanho, do que as células das áreas com mais vitelo. Isso ocorre porque, como as áreas com mais vitelo se dividem lentamente, as células fizeram menor número de divisões se comparando as células das áreas sem vitelo. A proteína albumina presente no vitelo dificulta a divisão.
Quando ocorre diferença de distribuição de vitelo entre áreas do óvulo, reconhecem-se duas regiões no mesmo. Quais são estas duas áreas?
Uma área com menos vitelo denominada Polo animal onde a clivagem é mais rápida, gera blastômeros menores (micrômeros), e uma área com mais vitelo denominada Polo vegetativo ou vegetal onde a clivagem é mais lenta gerando blastômeros maiores (macromeros) ou às vezes nem mesmo ocorre.
Classifique os óvulos quanto à quantidade de vitelo.
1° Alécito: Na maioria dos mamíferos, o óvulo é praticamente desprovido de vitelo. Ocorre em mamíferos placentários.
2° Oligolécito: Possui pequena quantidade de vitelo homogênea ou quase homogeneamente distribuido pelo citoplasma, começando a ver uma leve distribuição entre um polo animal, com menos vitelo, e um polo vegetal, com mais vitelo. Ocorre em prolíferos, moluscos, equinodermos e protocordados.
3° Heterolécito: Possui quantidade mediana de vitelo, havendo nítida distinção entre o Polo animal, com menos vitelo e onde se localiza o núcleo, e polo vegetativo, com mais vitelo. Ocorrem alguns plantemidios, alguns moluscos, anelídeos, alguns peixes e anfíbios.
4° Telolécito: Possui grande quantidade de vitelo, sendo bastante grande, também havendo nítida distinção entre o Polo animal é polo vegetativo. O núcleo fica deslocado para o polo animal numa região denominada cicatricula que é onde as clivagens ocorrerão na segmentação. Ocorre em molúsculo, cephalopods, alguns peixes, répteis, aves, e mamíferos ovíparos (como Ornitorrinco e equidna).
5° Centrolécito: Possui grande quantidade de vitelo, ocupando praticamente toda a célula, principalmente em sua região central.
Qual é a relação nas primeiras divisões mitóticas do zigoto (clivagem) que ocorre na segmentação, em relação à primeira lei de Spencer ou da relação superfície/volume?
As divisões sem aumento de citoplasma que ocorrem na segmentação geram blastômeros progressivamente menores e consequentemente com uma maior relação superfície volume. Isso possibilita o maior aproveitamento absorção através da membrana plasmática dos nutrientes provenientes do meio extracelular, o que compensa a também progressiva redução na quantidade de vitelo intracelular. No zigoto, por exemplo, que tem o tamanho do óvulo, sendo pois muito grande, a pequena relação superfície/volume não traz prejuízo a célula, porque a nutrição não se dá a partir do meio extracelular através da membrana plasmática, e sim pelo vitelo armazenado no interior da célula.
A segmentação pode ocorrer em dois padrões principais, quais são estes padrões?
- Holoblástica ou total: Em ovos com pouco vitelo (Alécito, oligolécito e heterolécito) onde a segmentação ou correm o ovo todo.
- Meroblástica ou parcial: Ovos com muito vitelo (telolécito e centrolécito) distribuindo de modo heterogêneo, de maneira que, a segmentação não ocorre no ovo todo, só na região do ovo com menor quantidade de vitelo.
caracterize a gastrulação:
- Aparecimento da cavidade digestiva primitiva, dita gastro ele ou arquênteron.
- Aparecimento do blastóporo, orifício do arquênteron, que origina ânus ou a boca do embrião.
- Aparecimento dos folhetos embrionários (Endoderme, mesoderme e ectoderme)
- Nesta fase o embrião é chamado simplesmente de gástrula.
Os folhetos embrionários correspondem a:
- Ectoderme: O mais externo
- Mesoderme: O intermediário e último a ser formado, podendo estar ausente.
- Endoderme: O mais interno.
Na fase de gastrulação, inicialmente são formados dos folhetos, a ectoderme, mais externa, e a mesentoderme, mais interna. A Mesentoderme, então se diferencia em mesoderme e endoderme. A mesoderme se forma a partir da mesentoderme que formam o teto do arquênteron, e a endoderme se forma a partir das demais regiões da mesoderme.