Tecido conjuntivo Flashcards

1
Q

O que caracteriza o tecido conjuntivo?

A

O tecido conjuntivo caracteriza-se, morfologicamente, por apresentar diversos tipos de células separadas por grande quantidade de material intercelular (Substância intercelular) fabricado por elas. Ele corresponde ao tecido mais abundante do organismo humano, exercendo inúmeras funções, como preenchimento de espaços, sustentação, transporte, defesa, reserva energética, cicatrização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual é a origem embrionária do tecido conjuntivo?

A

Os tecidos conjuntivos são originados a partir da mesoderme apenas. essa mesoderme origina o tecido embrionário denominado mesênquima, que se diferencia nos vários tipos de tecido conjuntivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é a substância intercelular?

A

entre as células do conjuntivo, existe uma abundância de substância intercelular, também chamada de Matriz extracelular. Esta é formada pelo plasma intersticial, pelas fibras proteicas e pela substância fundamental amorfa. Nesta substância intercelular, aparecem capilares sanguíneos responsáveis pela nutrição do tecido bem como terminações nervosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é plasma intersticial?

A

o plasma intersticial é a parte liquida do tecido conjuntivo, composta de água, sais minerais e proteínas, sendo proveniente do plasma sanguíneo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

As fibras proteínas são constituídas de proteínas insolúveis em água e de formato alongado, podendo ser de três tipos, quais são estes tipos?

A
  • As fibras colágenas: São formadas basicamente pela proteína colágeno e são mais comuns que as fibras reticulares e elásticas. São fibras resistentes à tração, podendo ocorrer em faces espessos. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano
  • As fibras reticulares: são as mais finas, podendo apresentar ramificações. essas fibras recebem esse nome por que se entrelaçam para constituir um retículo. entre as malhas, situam-se as células. Ocorrem em grande número nos órgãos glandulares e hematopoéticos e são formadas por um tipo de colágeno a reticulina..
  • As fibras elásticas: tem espessura e intermediária entre as colágenas e reticulares, também podem apresentar ramificações. essas fibras são formadas basicamente pela proteína elastina, sendo dotada de uma alta elasticidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A substância fundamental amorfa é uma massa gelatinosa incolor da substância intercelular dos tecidos conjuntivos, sendo formada basicamente por:

A
  • As proteoglicanas: são associações entre proteínas e glicídios em que se predomina a parte glicidica. Esta parte glicidica no caso da substância fundamental é formada por glicosaminoglicanos. como exemplos temos, o ácido hialurônico e o ácido condroitinossulfúrico.
  • As glicoproteínas são associações entre proteínas e glicídios em que predomina a parte proteica. Como exemplos temos, a fibronectina, que atua também como um cimento celular.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que são fibroblastos e fibrocitos?

A

Os fibroblastos são células ativas com aspecto estrelado, altamente ramificada, dotadas de núcleo oval grande. Possuem retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido para produzir as fibras proteicas. Em tecidos adultos, já em repouso, a maior parte dos fibroblastos passa a uma forma inativa, sendo denominados fibrócitos. os fibroblastos não são mais necessário, pois não há mais necessidade de formar novas fibras. assim permanecem apenas Uns poucos fibroblastos de ativos para manter as fibras já formadas, passando a maioria a forma de fibrócitos. Os fibrocitos são células fusiformes, não ramificadas e com núcleo pequeno e estreito. O retículo endoplasmático rugoso não está mais tão desenvolvido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

“Quando necessário os fibrocitos podem voltar à forma ativa de fibroblasto”. Está afirmação está correta?

A

Sim. Isto ocorre quando há um ferimento e é necessário de uma cicatrização. Então os fibrocitos voltam a sua forma ativa de fibroblastos, sintetizam novamente fibras e os demais componentes das substâncias intercelulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são macrófagos?

A

São células com funções de defesa no tecido conjuntivo. Possui uma grande capacidade de fagocitose. Estas células possuem formato ameboide e núcleo esférico ou reniforme. os macrófagos, além de defesa, apresentam funções como o fornecimento de antígenos fagocitados ao sistema imunológico para que ele produz anticorpos, a remoção de restos celulares dos tecidos e a remodelação de certos tecidos, como na regressão do útero pós-parto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é formado os macrófagos?

A

Os macrófagos originam se a partir de leucócitos denominados monócitos. os monócitos atravessam as paredes dos capilares sanguíneos por um processo denominado diapedese e passam ao tecido conjuntivo, onde passam a ser denominados macrófagos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

São apenas os leucócitos, do tipo monócitos que penetram no tecido conjuntivo?

A

Não, são vários outros leucócitos, além dos monócitos, podem atravessar as paredes de capilares por diapedese e atuar no tecido conjuntivo. em caso de infecções (invasão do tecido por microorganismos), nota-se abundantes leucócitos nos tecidos conjuntivos, como neutrófilos e linfócitos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que são mastócitos?

A

Os mastócitos são células que acumulam substâncias como a histamina, substância vasodilatadora relacionada a processos inflamatórios, Principalmente aqueles de natureza alérgica, é a heparina, substância de natureza polissacarídica de ação anticoagulante. São células grandes e globosas, que possuem grande quantidade de grânulos no citoplasma, que representam exatamente acúmulos das substâncias relatadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que são plasmócitos e como é formado?

A

Os plasmócitos são responsável pela formação de proteínas de defesa conhecidas como anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas produzidas especificamente contra determinadas substâncias estranhas. Os plasmócitos também se originam a partir de leucócitos que abandonam o sangue por diapedese. O tipo de leucócito que origina o plasmócito e o linfócito B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são as classificações dos tecidos conjuntivos?

A
  • tecido conjuntivos propriamente ditos, podendo ser frouxo ou denso
  • tecido conjuntivo de propriedades especiais, podendo ser adiposo, elástico, mucoso ou hematopoiético.
  • tecido cartilaginoso
  • tecido ósseo
  • sangue e linfa
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Sintetize o tecido conjuntivo frouxo?

A

O tecido conjuntivo frouxo se caracteriza por possuir todos os componentes típicos do tecido conjuntivo. Ele é o tecido de maior distribuição no organismo, atuando no preenchimento de espaços, de sustentação e nutrição dos epitélios, envolvimento de vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização. É encontrado na camada papilar da derme e em vários outros órgãos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Sintetize tecido conjuntivo denso:

A

o tecido conjuntivo denso apresenta os mesmos componentes do tecido conjuntivo frouxo, só que nele há uma nítida a predominância de fibras colágenas em sua composição, em relação aos demais componentes. devido à predominância das fibras colágenas, é um tecido altamente resistente, desempenhando funções de conexão de outros órgãos, além de participar da estrutura de diversos órgãos.

17
Q

O tecido conjuntivo denso, depende da organização de suas fibras, podendo ser de quais formas?

A
  • Não modelado e fibroso: nele as fibras colágenas estão dispostas em várias direções, de modo aleatório. ocorrem sob forma de lâminas, podendo ser encontrados na camada reticular da derme e em cápsulas que envolvem órgãos, como os rins, o fígado, os ossos (sendo chamado periósteo) e as cartilagens (sendo chamado pericondrio).
  • Modelado ou tendinoso: nele as fibras colágenas são dispostas numa mesma direção, paralelamente entre si, o que confere uma enorme e resistência mecânica no sentido em que elas estão dispostas. Ocorrem nos tendões, estruturas que ligam as extremidades dos ossos aos músculos, e em ligamentos que ligam ossos entre si.
18
Q

Sintetize o tecido adiposo:

A

o tecido adiposo apresenta predomínio de células denominadas células adiposas, especializadas no armazenamento de gordura. A célula adiposa é uma célula grande, esférica, e com tanta gordura que o citoplasma e o núcleo ficam espremidos numa pequena faixa na periferia da célula. O tecido adiposo desempenha papel principal de reserva energéticao tecido adiposo desempenha papel principal de reserva energética. Entretanto, age como proteção mecânica é proteção térmica. Animais de regiões polares apresentam grandes camadas isolantes térmicas de tecido adiposo.

19
Q

O tecido adiposo, de acordo com as características de suas células, podem ser:

A
  • Tecido adiposo unilocular ou amarelo: o tecido adiposo unilocular apresenta uma única gota de gordura por adipócito, tendo basicamente papéis de reserva e isolamento térmico. É encontrado na hipoderme (principalmente na região das nádegas, abdômen e mamas) e ao redor de certos órgãos (como o coração e rins). E também abundante na medula óssea amarela
  • tecido adiposo multilocular ou marrom: o tecido adiposo multilocular apresenta várias gotas de lipídios por adipócitos. isso favorece a quebra desse lipídio, uma vez que já está parcialmente quebrado, e sua utilização para a produção de energia como calor. Possui mitocôndrias em abundância, o que confere a ele uma coloração amarronzada, e por isso é dito também tecido adiposo marrom. As mitocôndrias são usadas para produção de calor. Estas mitocôndrias apresentam uma proteína especial denominada termogenina, botada de ação desacopladora, ou seja, ela transporta prótons de hidrogênio de espaço intermembrana para a matriz sem passar pelos oxissomos, sendo a energia então liberada como calor.
20
Q

Sintetize o tecido hematopoetico ou reticular:

A

O tecido hematopoetico, apresenta grande quantidade de fibras reticulares e é responsável pela formação das células do sangue. Assim, pode ser dizer que a função básica do tecido hematopoetico é a síntese dos elementos figurados do sangue.

21
Q

Existem duas variedades de tecido hematopoetico, quais são?

A
  • tecido hematopoiético mieloide: Este é encontrado na medula óssea vermelha, é responsável pela formação de hemácias, plaquetas e leucócitos, com exceção dos leucócitos linfáticos. a medula óssea vermelha é encontrada em nossos jovens e em alguns adultos, como Cabeça de fêmur, crista ilíaca da bacia e extermo.
  • tecido hematopoiético linfoide: Este é encontrado em órgãos chamados de linfoides, como nódulos ou gânglios linfáticos, baço, timo, amígdalas. É responsável pela formação dos leucócitos linfócitos.
22
Q

Com é a relação do lipoplastos e dos lipócitos/adipócitos, no excesso de peso em bebês até a fase adulta?

A

Bebês que já estão acima do peso, possuem um alto risco de virar um adulto obeso. Haja visto que, o excesso de alimentos na infância, acarreta o aumento de lipoplastos, pois estes acumulam gordura e possui capacidade de se dividir. Já na fase adulta, estes lipoplastos se transforma em sua fase inativa, que é o lipócitos/adipócitos, apresenta a mesma função que é armazenar gordura, porém este não possui a capacidade de dividir, dessa forma, novos adipócitos não podem ser gerados, o que ocorre é o aumento do volume deste. Com isso, o acúmulo de lipoplastos que o indivíduo obteve na infância, estes serão os mesmo que se transformaram em lipócitos, contribuindo para o excesso de peso.

23
Q

Os adipócitos liberam hormônios que influenciam para o excesso de peso, como por exemplo, o efeito salfona. Explique como estes hormônios atuam no metabolismo.

A

Os adipócitos produzem dois hormônios: A Grelina que está relacionada a sensação de apetite, já a leptina está relacionado a sensação de saciedade. Caso um indivíduo perca peso, este não estará alterando o número de adipócitos, mas o seu volume, fazendo com que estes fiquem em seu volume natural. Porém os adipócitos, ficam loucos para armazenar gordura, com isso estes liberam o hormônio Grelina, para liberar a sensação de fome.