Tecido conjuntivo Flashcards
O que caracteriza o tecido conjuntivo?
O tecido conjuntivo caracteriza-se, morfologicamente, por apresentar diversos tipos de células separadas por grande quantidade de material intercelular (Substância intercelular) fabricado por elas. Ele corresponde ao tecido mais abundante do organismo humano, exercendo inúmeras funções, como preenchimento de espaços, sustentação, transporte, defesa, reserva energética, cicatrização.
Qual é a origem embrionária do tecido conjuntivo?
Os tecidos conjuntivos são originados a partir da mesoderme apenas. essa mesoderme origina o tecido embrionário denominado mesênquima, que se diferencia nos vários tipos de tecido conjuntivo.
O que é a substância intercelular?
entre as células do conjuntivo, existe uma abundância de substância intercelular, também chamada de Matriz extracelular. Esta é formada pelo plasma intersticial, pelas fibras proteicas e pela substância fundamental amorfa. Nesta substância intercelular, aparecem capilares sanguíneos responsáveis pela nutrição do tecido bem como terminações nervosas.
O que é plasma intersticial?
o plasma intersticial é a parte liquida do tecido conjuntivo, composta de água, sais minerais e proteínas, sendo proveniente do plasma sanguíneo.
As fibras proteínas são constituídas de proteínas insolúveis em água e de formato alongado, podendo ser de três tipos, quais são estes tipos?
- As fibras colágenas: São formadas basicamente pela proteína colágeno e são mais comuns que as fibras reticulares e elásticas. São fibras resistentes à tração, podendo ocorrer em faces espessos. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano
- As fibras reticulares: são as mais finas, podendo apresentar ramificações. essas fibras recebem esse nome por que se entrelaçam para constituir um retículo. entre as malhas, situam-se as células. Ocorrem em grande número nos órgãos glandulares e hematopoéticos e são formadas por um tipo de colágeno a reticulina..
- As fibras elásticas: tem espessura e intermediária entre as colágenas e reticulares, também podem apresentar ramificações. essas fibras são formadas basicamente pela proteína elastina, sendo dotada de uma alta elasticidade.
A substância fundamental amorfa é uma massa gelatinosa incolor da substância intercelular dos tecidos conjuntivos, sendo formada basicamente por:
- As proteoglicanas: são associações entre proteínas e glicídios em que se predomina a parte glicidica. Esta parte glicidica no caso da substância fundamental é formada por glicosaminoglicanos. como exemplos temos, o ácido hialurônico e o ácido condroitinossulfúrico.
- As glicoproteínas são associações entre proteínas e glicídios em que predomina a parte proteica. Como exemplos temos, a fibronectina, que atua também como um cimento celular.
O que são fibroblastos e fibrocitos?
Os fibroblastos são células ativas com aspecto estrelado, altamente ramificada, dotadas de núcleo oval grande. Possuem retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido para produzir as fibras proteicas. Em tecidos adultos, já em repouso, a maior parte dos fibroblastos passa a uma forma inativa, sendo denominados fibrócitos. os fibroblastos não são mais necessário, pois não há mais necessidade de formar novas fibras. assim permanecem apenas Uns poucos fibroblastos de ativos para manter as fibras já formadas, passando a maioria a forma de fibrócitos. Os fibrocitos são células fusiformes, não ramificadas e com núcleo pequeno e estreito. O retículo endoplasmático rugoso não está mais tão desenvolvido.
“Quando necessário os fibrocitos podem voltar à forma ativa de fibroblasto”. Está afirmação está correta?
Sim. Isto ocorre quando há um ferimento e é necessário de uma cicatrização. Então os fibrocitos voltam a sua forma ativa de fibroblastos, sintetizam novamente fibras e os demais componentes das substâncias intercelulares.
O que são macrófagos?
São células com funções de defesa no tecido conjuntivo. Possui uma grande capacidade de fagocitose. Estas células possuem formato ameboide e núcleo esférico ou reniforme. os macrófagos, além de defesa, apresentam funções como o fornecimento de antígenos fagocitados ao sistema imunológico para que ele produz anticorpos, a remoção de restos celulares dos tecidos e a remodelação de certos tecidos, como na regressão do útero pós-parto.
Como é formado os macrófagos?
Os macrófagos originam se a partir de leucócitos denominados monócitos. os monócitos atravessam as paredes dos capilares sanguíneos por um processo denominado diapedese e passam ao tecido conjuntivo, onde passam a ser denominados macrófagos.
São apenas os leucócitos, do tipo monócitos que penetram no tecido conjuntivo?
Não, são vários outros leucócitos, além dos monócitos, podem atravessar as paredes de capilares por diapedese e atuar no tecido conjuntivo. em caso de infecções (invasão do tecido por microorganismos), nota-se abundantes leucócitos nos tecidos conjuntivos, como neutrófilos e linfócitos
O que são mastócitos?
Os mastócitos são células que acumulam substâncias como a histamina, substância vasodilatadora relacionada a processos inflamatórios, Principalmente aqueles de natureza alérgica, é a heparina, substância de natureza polissacarídica de ação anticoagulante. São células grandes e globosas, que possuem grande quantidade de grânulos no citoplasma, que representam exatamente acúmulos das substâncias relatadas.
O que são plasmócitos e como é formado?
Os plasmócitos são responsável pela formação de proteínas de defesa conhecidas como anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas produzidas especificamente contra determinadas substâncias estranhas. Os plasmócitos também se originam a partir de leucócitos que abandonam o sangue por diapedese. O tipo de leucócito que origina o plasmócito e o linfócito B.
Quais são as classificações dos tecidos conjuntivos?
- tecido conjuntivos propriamente ditos, podendo ser frouxo ou denso
- tecido conjuntivo de propriedades especiais, podendo ser adiposo, elástico, mucoso ou hematopoiético.
- tecido cartilaginoso
- tecido ósseo
- sangue e linfa
Sintetize o tecido conjuntivo frouxo?
O tecido conjuntivo frouxo se caracteriza por possuir todos os componentes típicos do tecido conjuntivo. Ele é o tecido de maior distribuição no organismo, atuando no preenchimento de espaços, de sustentação e nutrição dos epitélios, envolvimento de vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização. É encontrado na camada papilar da derme e em vários outros órgãos.