Núcleo celular Flashcards
O que foi o experimento de merotomia, realizado por Robert Brown?
O corte da célula em várias partes. Nesse caso, a região da célula que manteve o núcleo se regenera e sobrevive, e as partes que não mantiveram o núcleo morreram.
Quais são as classificações quanto ao número de núcleo?
- Células uni ou mononucleadas.
- Células binucleadas
- Células multinucleada.
- Sincicios: Formadas através de um tecido multicelular que perde as membranas entre as células virando uma estrutura multinucleada, como as fibras musculares estriadas esqueléticas.
- Plasmódios: formadas por sucessivas cariocineses (Divisão do núcleo) sem a citocinese correspondente (Divisão do citoplasma) originando uma estrutura multinucleada.
- Células anucleadas.
Porque células anucleadas tem vida curta? De exemplos de células anucleadas.
Células anucleadas, tem vida curta, uma vez que, sem núcleo, não a síntese protéica para produzir novas enzimas e promover regeneração celular, além da falta de controle. Hemácias, por exemplo, vivem cerca de 120 dias apenas.
O que é nucléolos ou plasmossomos e como se originam?
São estruturas formadas por proteinas e RNAR, não sendo delimitada por membranas. A origem dos núcleo está em região denominadas satélites de cromossomos, também conhecidas como zonas SAT ou região organizadoras de nucléolos. O papel do núcleo é a formação dos ribossomos.
Explique como é formado o material genético?
O material genético em células eucariontes está na forma de DNA associado a várias proteínas, sendo a principal as proteínas básicas denominadas histonas, formando complexos denominados de cromonemas ou cromossomos. Nós dois casos, o DNA e a histona se organizam em complexos denominados nucleossomos (são grupos de oito moléculas de histona enrolados por DNA). Estes nucleossomos, por sua vez, enrolam-se em hélice, formando a chamada fibra cromossômica ou solenóide, que se enrola aleatoriamente para formar os cromonemas ou os cromossomos.
Qual é a diferença de cromonema para cromossomo?
✓ Cromonema: Durante a interfase, desespiralizados, seus filamentos são longos e entrelaçados, ativos para a a síntese protéica. ( O conjunto de cromonemas é chamado de cromatina)
✓ Cromossomos: Durante a divisão celular, espiralizados, com filamentos compactados e bem individualizados. inativos para sintese protéica, uma vez que a compactação impossibilita a ação da enzima RNA Polimerase.
O que é eucromatina e heterocromatina?
Eucromatina: São as partes desespiralizados (ativas) da cromatina.
heterocromatina: São as partes espiralizadas (inativas) da cromatina.
O que é especialização ou diferenciação celular?
Todas as células somáticas de um organismo têm o mesmo material genético, mas a diferença celular as deixa com formas e funções específicas. Isto pode ser explicado demonstrando-se que cada tipo celular apresenta áreas diferentes de heterocromatina. Assim, as áreas não funcionais do material genético em células musculares são diferentes das áreas não funcionais de células do pâncreas. Por exemplo, isto explica porque as células musculares não são capazes de produzir insulina e as do pâncreas sim.
Células muito especializadas como neurônio, tendem a ter um núcleo pequeno. Por quê?
Se a célula é especializada, há poucos genes ativos e muitos inativos, de modo que o DNA está predominantemente espiralizado, mais compacto e gerando um núcleo menos volumoso.
O que é heterocromatina constitutiva?
Algumas áreas da cromática estão sempre na forma de heterocromatina, como é o caso das regiões de centrômero e telômero (Extremidade do cromossomo)
Quando ocorre a duplicação dos cromonemas e quando é formando o cromossomo?
No período S da interfase, e é uma preparação para a divisão celular. Para compactar e individualizar o DNA, facilitando a divisão, os cromonemas já duplicadas no período S sofrem uma espiralização para forma cromossomos propriamente ditos.
O que acontece com a heterocromatina e a eucromatina quando a cromatina se espiraliza?
A eucromatina se espiraliza e a heterocromatina se espiraliza ainda mais, assumindo a forma de constricções ou cromomeros nos cromossomos.
Sintetize a função da constricções no cromossomos?
Uma dessas constrições tem funções especiais, como a de unir as duas cromátides do cromossomo duplo (Ditas cromátides irmãs) e se ligar as fibras do fuso na divisão celular. Esta é chamada de constricção primária ou centrômero. Outras constricções, chamadas constrições secundarias, separam regiões dos braços de cromossomos dos satélites
Quais são os tipos de cromossomos?
- Metacentrico: Com centrômero no centro e braços de tamanhos iguais.
- Submetacentrico: Com centrômero quase no centro e braços de tamanhos quase igual.
- Acrocentrico: Com centrômero bem deslocado, havendo braços curtos e longos.
- Telocentrico: Com centrômero em uma das extremidades do cromossomo, sendo que cada cromátide só tem um braço. Não existem cromossomos telocentrico na espécie humana.
O que é cromossomo homólogo?
Os cromossomos homólogos entre si são idênticos em forma, tamanho, tipos de genes não necessariamente são iguais: Eles condicionam a mesma características, mas possívelmente de maneira diferente.