Fotossíntese Flashcards
Qual é a equação geral da fotossíntese? E sintetize-a.
6 CO2 + 12 H2O –> C6H12O6 + 6H20 + 6O2
Assim, nota-se que a fotossíntese para ocorrer consome gás carbônico e água (compostos inorgânicos), na presença da luz e de clorofila, e produz uma hexose (composto orgânico e altamente energético) e gás oxigênio.
Sintetize a etapa fotoquímica.
- engloba as chamadas reações de claro e dependem da luz e da clorofila para ocorrer.
- Local onde ocorre: como a clorofila faz parte da bicamada lipídica das membranas do cloroplasto, essa etapa ocorre em estruturas membranosas, tilacoides.
- Substratos: Ela utiliza luz, clorofila e água, além de ADP e P, e NADP.
- Produtos: ATP, NADPH2 e O2.
Sintetize a etapa química.
- Engloba as chamadas reações de escuro e não depende da luz, não necessitando de clorofila.
- Local onde ocorre: Estroma.
- Substrato: Ela emprega os produtos liberados na primeira etapa, com exceção do oxigênio, ou seja ATP e NADPH2.
- Produtos: Hexose (Glicose), ADP e P, NADP.
Relacione as duas etapas da fotossíntese.
A fase clara produz ATP e NADPH2 que serão usados pela fase escura. Perceba que a fase clara é independente da fase escura, pois só precisa de luz, clorofila e água, nenhuma dessas substâncias provinientes da fase escura. Já a fase escura depende da fase clara em relação ao ATP e ao NADPH2.
Na etapa fotoquímica, ocorre que processos?
Fotofosforilação cíclica, fotofosforilação aciclica e fotólise da água.
Sintetize a fotofosforilação cíclica.
- É a adição do fosfato ao ADP na presença de luz, formando ATP.
- Este processo envolve apenas o fotossistema I e produz apenas ATP.
- A luz incide sobre a clorofila A P700 e isso promove a liberação de elétrons. Esses são recolhidos pela ferredoxina (aceptor intermediário de elétrons do PS I). E passam por proteínas denominadas citocromos, voltando á clorofila A P700, (daí o termo cíclica).
- O eletron nesse percurso libera a energia absorvida da luz, que é utilizada para a formação de ATP a partir de ADP e P
Sintetize o processo de fotofosforilação aciclica.
- Este processo envolve apenas os fotossistema I e II e produz ATP e NADP reduzido.
- Neste processo, como na fotofosforilação cíclica, a luz incide sobre a clorofila A P700 do PS I e isso promove a liberação dos elétrons. Esses são recolhidos pela ferredoxina, e passam por proteínas denominadas citocromos.
- A diferença é que estes elétrons não retornam a clorofila A P700, indo para o NADPH, que ganha os elétrons e fica reduzida (NADP). Deste modo a clorofila A P700 fica oxidada.
- Paralelamente a luz incide sobre a clorofila A P680 do PS II e isso promove a liberação de elétrons. Este são captados pela plastoquinona (acpetor intermediário de elétrons do PS II), e passam aos citocromos.
- Entretando eles não volta para s clorofila P680, mas sim se liga a clorofila P700 oxidada no momento, mas depois ao receber os elétrons volta ao normal.
- Quem fica oxidada agora é a clorofila A P680.
- Da mesma maneira, os elétrons nesse percurso liberam a energia absorvida da luz, que é utilizada para a formação de ATP a partir de ADP e P.
Sintetize o processo de fotólise da água.
- Como no fotofosforilação aciclica deixa duas coisas “incompletas”, a clorofila A P680 que está oxidada e o NADP que está com elétrons (reduzido). Isso é “consertando na fotólise da água”.
- É a quebra de moléculas de água sob a ação da luz.
- Libera oxigênio para atmosfera
- Produz íons H± e elétrons livres. Este produtos vão de unir aos produtos da fotofosforilação aciclica: O H± une-se ao NADP, formando o NADPH2, os elétrons unem-se á clorofila a P680 oxidada, levando a mesma ao estado de clorofila a P680 normal.
Num clássico experimento de fotossíntese realizado por Calvin, descobriu-se o que?
Descobriu-se que todo oxigênio liberado na fotossíntese é proviniente da molécula de água.
Sintetize o ciclo de Calvin ou ciclo das pentoses.
- Essa etapa ocorre no estroma e não necessita de luz.
- A enzima ribulose-carboxilase-oxidase ou rubisco é a responsável pela reação inicial do ciclo, que consiste na adição de gás carbônico á ribose-1,5-difosfato ou RuDP.
- A partir do gás carbônico e do NADPH2, forma-se frutose, e a partir da dessa, Glicose.
O que é PGAL (aldeído fosfoglicérico)?
Da fase escura, pode-se produzir outras moléculas orgânicas, como aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos, glicerol.
Quais são os fatores que influenciam a fotossíntese?
- Temperatura
- Concentração de Gás carbônico
- Intensidade luminosa
Explique, como a temperatura influência na fotossíntese?
Um aumento moderado na temperatura do sistema melhora atividade enzimática e consequentemente a atividade fotossíntética. Um aumento exagerado na temperatura leva a uma desnaturação enzimática e consequentemente uma queda na atividade fotossíntética.
Explique, como as concentrações de gás carbônico influência na fotossíntese?
Um aumento na concentração de gás carbônico melhora a atividade fotossíntética, isso ocorre até determina ponto, o ponto de saturação, a partir de onde a elevação na concentração de substrato não altera mais a atividade fotossíntética, que passe a ser constante.
Explique, como a intensidade luminosa influência na fotossíntese?
Quando mais luz, maior a absorção de energia pela clorofila nos cloroplasto é maior a atividade fotossíntética. Isso até determinado ponto, o ponto de saturação luminosa, a partir do qual não ocorre aumento de atividade fotossíntética com o aumento da atividade iluminosa, ficando então constante.