Genética Flashcards
As ervilhas constituíram um material exemplar, ideal para a investigação da hereditariedade. Por quê? Porque elas apresentam:
- Cultivo fácil, até em jardim.
- Ciclo reprodutivo curto, dando muitas gerações em pouco tempo.
- Grande número de descendentes em cada reprodução
- Flores com órgãos reprodutores fechados dentro das pétalas, o que garante a autofecundação, gerando linhagens puras (a fecundação cruzada só ocorre quando é provocada, isto é, quando de deseja)
- Caracteres bem visíveis e transmitidos por mecanismos simples.
Explique a lei da segregação dos fatores ou lei da pureza dos gametas, estabelecida por Mendel:
Nas células somáticas, os fatores (modernamente: Genes) se encontram sempre aos pares. Mas, durante a formação dos gametas, eles se separam, mostrando-se isolados ou segregados nestas últimas.
Quais são as situações que a primeira lei de Mendel não é válida?
- Para seres poliplóides, com vários cromossomos em cada par (cada característica é condicionada por vários genes)
- Para seres haplóides: Com um cromossomo de cada par (cada característica é condicionada por um gene)
- Para seres procariontes: Com um único cromossomo (cada característica é condicionada por um gene)
- Mitocondria e cloroplasto vem de bactérias: Com um cromossomo ( cada característica é condicionada por um gene, somente de origem materna)
O que é atavismo?
Atavismo ou herança atávica é a manifestação de uma característica genética herdada de ancestrais distantes.
Diferencie carácter genético e caráter congênito:
Um carácter genético é condicionado por genes, sendo hereditário e podendo ser herdado de pai e mãe. Um caráter congênito também é manifestado desde o nascimento, mas não é condicionado por genes, sendo adquirindo durante a gravidez. Más-formações no feto podem ser chamadas de congênitas, e doenças adquiridas durante o desenvolvimento embrionário pela transferência de patógenos pela placenta, como vírus da rubéola ou a bactéria da sífilis também podem receber esses designação.
O que são cromossomos homólogos e genes alelos?
cromossomos homólogos são aqueles quesão semelhantes(têm a mesma forma, o mesmo tamanho, os mesmos tipos de genes) e, por causa disso,formam pares. Portanto, temos 46 cromossomos organizados em 23 pares de cromossomos homólogos (semelhantes). Já os
osgenes alelossão aqueles que armazenam o mesmo tipo de informação e se localizam no mesmolocus(lugar) em cada um dos cromossomos homólogos. Imagine um par de cromossomos homólogos composto por um cromossomo de origem paterna e outro de origem materna. Esses cromossomos são semelhantes (são homólogos) e possuem os mesmos tipos de genes. Se no cromossomo paterno existir um gene com a cor dos olhos (do pai), então no cromossomo materno também vai existir, no mesmo lugar (no mesmo “locus”), um gene com a cor dos olhos (da mãe). Esses genes estão localizados no mesmo lugar (locus) em cada um dos cromossomos e são do mesmo tipo (armazenam o código da cor dos olhos). Portanto, sãogenes alelos
Explique o que é genótipo:
O termo genótipo refere-se àconstituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. Estamos nos referindo ao genótipo quando dizemos, por exemplo, que uma planta de ervilha é homozigota dominante(VV)ou heterozigota(Vv)em relação à cor da semente.
Explique o que é fenótipo:
O termo fenótipo é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação. Entre as características fenotípicas visíveis, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos de uma pessoa, a textura do cabelo, a cor do pelo de um animal, etc. Já o tipo sanguíneo e a sequência de aminoácidos de uma proteína são características fenotípicas revelada apenas mediante testes especiais.
” Fenótipo: genótipo e ambiente em interação” Explique está afirmação:
O fenótipo resulta da interação do genótipo com o ambiente. Consideremos, por exemplo, duas pessoas que tenham os mesmos tipos de alelos para pigmentação da pele; se uma delas toma sol com mais frequência que a outra, suas tonalidades de pele, fenótipo, são diferentes.
Um exemplo interessante de interação entre genótipo e ambiente na produção do fenótipo é a reação dos coelhos da raça himalaia à temperatura. Em temperaturas baixas, os pelos crescem pretos e, em temperaturas altas, crescem brancos. A pelagem normal desses coelhos é branca, menos nas extremidades do corpo (focinho, orelha, rabo e patas), que, por perderem mais calor e apresentarem temperatura mais baixa, desenvolvem pelagem preta.
Explique o que é fenocópia e de exemplos:
A fenocópia é um fator não hereditário, que ocorre quando o individuo manifesta um fenótipo diferente do seu genótipo e com a mesma determinação dos genes, na maioria das vezes isto se dá por uma influência do meio-ambiente, por exemplo, bronzeamento da pele, cabelo tingido.