Estrutura e Funções do cloroplasto. Flashcards
De onde vem a energia contida nos nutrientes?
Os nutrientes, moléculas orgânicas, contém ligações químicas entre carbono e outros compostos que correspondem á energia desses nutrientes. Assim, as moléculas inorgânicas recebem energia armazenada em ligações e passam a moléculas orgânicas, nutrientes.
Existe dois processos pelo qual a energia pode ser fornecida á matéria inorgânica para a formação de matéria orgânica, quais são estes dois processos?
Fotossíntese utiliza a energia proveniente da luz solar e quimiossíntese utiliza a energia de oxidação de outros compostos inorgânicos
O que é fotossíntese?
A fotossíntese é o processo anabólico que utiliza energia da luz para a produção de matéria orgânica, na forma de carboidratos, principalmente a partir de matéria inorgânica, na forma de água e gás carbônico. Em que ocorre a redução dos gás carbônico. É um processo de conversão de energia luminosa em energia química.
Quais são os organismos capazes de realizar tal processo?
São os autótrofos fotossintetizante, correspondem aos vegetais, algas e cianobactérias. Além de algumas Bactérias.
Qual é a importância da fotossíntese?
- Produzir material orgânico que é a base da nutrição da imensa maioria dos ecossistemas da biosfera.
- Liberar gás oxigênio, utilizando por todos os organismos aeróbico no planeta.
Como é a estrutura do cloroplasto?
A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior docloroplasto, formando os tilacoides (Estes tilacoides se empilham e originam conjuntos chamadas grana) e as lamelas. Na membrana internados cloroplastos, estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena, que capta a luz.
O que é clorofila?
A Clorofila é um lipídio carotenóide, tendo uma estrutura anfipática: Uma longa cauda Apolar e uma cabeça polar com um átomo de magnésio
Esta característica anfipática explica o porquê da localização da clorofila no cloroplastos?
Sim. Ela é um componente da bicamada lipídica, se localizando junto aos fofoslipidios. Como lamelas e tilacoides se formam a partir da membrana interna, eles também possuem em sua estrutura a clorofila.
O que ocorre quando um plasto se auto-duplica?
Quando um plasto se auto-duplica origina um pro-plasto ou proplastideo. Este pode originar leucoplastos ou cromoplastos.
O que são leucoplastos e cromoplastos?
Os leucoplastos não possuem pigmentos fotossintetizantes e têm função de armazenamento. Os cromoplastos possuem pigmentos fotossintetizantes e realizam fotossíntese.
Se os proplastideos estiverem num ambiente sem luz e um com luz, o que ocorre?
Se os proplastideos estiverem num ambiente sem contato com a luz, originaram leucoplastos. Se estiveram em um ambiente iluminado acumularam pigmentos fotossíntetizantes e originarão cromoplastos.
Quais são os tipos de leucoplastos?
Óleoplastos: Armazenam óleo (= Amendoim, girassol)
Amiloplastos: Armazenam amido (=Batata inglesa, raízes tuberosas como mandioca)
Proteoplastos: Armazenam proteínas (=Sementes de leguminosas, como soja e feijão)
Quais são os tipos de cromoplastos?
Eritroplastos: Contém pigmento de cor vermelha.
Feoplastos: Contém pigmento de cor marrom
Xantoplastos: Contém pigmento de cor amarela.
Cloroplastos: Contém pigmentos de cor verde.
A captação da energia da luz do sol é possível através de substâncias denominadas pigmentos fotossíntetizantes, como?
Clorofila: De cor verde.
Carotenos e xantofilas: De cor amarelada.
Ficoblinas: De cor azul ou vermelha
Qual é a ação da clorofila?
Os pigmentos fotossíntetizantes tem a propriedade de absorver determinados comprimentos de onda de luz e refletir outros. Assim quando a luz incide sobre a clorofila, o átomo de magnésio existente em sua estrutura, perde elétrons e se ionoza, passando a forma de cátions. Cada camada eletrônica tem uma energia definida, sendo que quanto mais externa a camada, maior é essa energia. Quando o elétron liberado volta para sua camada eletrônica de origem, a energia que ele absorveu da luz é aproveitada pelo cloroplasto para a produção de ATP. Em que este por sua vez é utilizado na síntese de material orgânico na fotossíntese.