Sistema Imune Flashcards
Explique o que é o sistema imune:
O sistema imune corresponde ás estruturas do nosso organismo responsáveis pela proteção deste, a defesa contra agentes agressores.
O sistema imune se organiza em três linhas de defesa, quais são estas?
1° Linha de defesa: Barreiras
2° Linha de defesa: Defesa Inata
3° Linha de defesa: Defesa Adaptativa
Explique á primeira linha de defesa e quais são os tipos de barreiras:
- Barreiras: são estruturas que impedem a penetração dos agentes invasores.
- Barreiras químicas: Enzima lisozima, presente na saliva, suor e lágrimas, o ácido clorídrico presente no suco gástrico, que elimina microorganismos provenientes de água e alimentos.
- Barreiras mecânicas: Muco das vias aéreas, que retém microorganismos para que não atingem os alvéolos pulmonares, e os Epitélios de revestimento em pele e mucosa, que dificultam a entrega de microorganismos.
Explique á segunda linha de defesa.
A defesa inata é inespecifica, agindo com o objetivo de eliminar os agentes invasores que tenham ultrapassado as barreiras e atingindo a circulação sanguínea. Como componentes da defesa inata, temos os leucócitos, como neutrófilos e eosinófilos, a reação inflamatória e a febre.
Explique o processo de inflamação:
A inflamação é uma resposta da defesa inata acionada contra agentes físicos (como queimaduras), mecânicos (como pancadas), químicos (como queimaduras por ácido) ou biológicos (como infecções). A reação inflamatória é desencadeada por mediadores químicos, sendo principais deles as protaglandinas, produzidas a partir dos constituintes das células danificadas.
A prostaglandinas é produzida a partir dos constituintes das células danificadas, sintetize este processo de obtenção da prostaglandinas.
Célula | Lesão Celular Fosfolipídios de membrana | Enzima fosfolipase Ácido araquidônico | Enzima ciclooxigenase (COX) Prostaglandinas | Inflamação
As prostaglandinas são responsáveis pela maior parte dos efeitos da reação inflamatória, como:
- vasodilatação, o que leva uma maior quantidade de sangue e, consequentemente, mais leucócitos para a defesa e mais nutrientes e oxigênio para o reparo
- aumento da permeabilidade vascular, o que permite ao plasma abandonar os vasos, para o intersticio, levando consigo mais leucócitos para defesa facilitando a diapedese, é mais nutrientes e oxigênio para o reparo
- dor, para impedir que o indivíduo fosse a área afetada, agravando a lesão.
como o resultado desses efeitos que a prostaglandinas ocasiona, pode-se descrever cinco sinais clássicos do processo inflamatório:
- edema, inchaço promovido pela vasodilatação e pelo extravasamento de plasma (= Hematomas)
- rubor ou vermelhidão, promovido pelo aumento do fluxo sanguíneo relacionado a vasodilatação.
- calor no local, devido ao atrito produzido pelo excesso de sangue na área
- dor
- perda de função, devido a dor
Sintetize as fases da inflamação:
- Fase Irritativa:é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do agente agressor nos tecidos.
- Fase Vascular:consiste no aumento da permeabilidade do vaso e vasodilatação.
- Fase Exudativa:caracterizado pela formação de exudato celular e plasmático, oriundo do aumento da permeabilidade do vaso.
- Fase Degenerativa-Necrótica:fase em que evidenciam células mortas, necrosadas e produtos de degeneração.
- Fase produtiva-reparativa:multiplicação de células e reparação tecidual. O local lesionado pode regenerar (mesmo tipo de célula) ou cicatrizar (tecido fibroso). Essa é a fase final que visa recompor o tecido lesionado.
Inflamações generalizadas, pode ocorrer febre. As prostaglandinas agem sobre o hipotálamo, região relacionada à regulação da temperatura corporal, aumentando á temperatura por:
- aumentar a atividade metabólica corporal, intensificando a queima de nutrientes nas mitocôndrias, com a consequente produção de calor.
- levar a uma vasoconstrição periférica na pele, aumentando a retenção de calor corporal.
O aumento da temperatura proporcionado pela febre ocasiona o quê? E o que acarreta se estiver presente a toxinas bacterianas?
O aumento da temperatura proporcionado pela febre aumenta a velocidade das reações enzimáticas, potencializando a multiplicação dos leucócitos e as demais reações de defesa. Entretando, a excessiva produção de prostaglandinas e ação de toxinas bacterianas de efeito pirógeno (gerador de febre) podem levar a maiores elevações de temperatura, podendo desnaturar as enzimas e promover a morte celular.
Explique a terceira linha de defesa:
A defesa adaptativa apresenta duas importantes propriedades, a especificidade de ação e a memória. A especificidade se refere ao fato do sistema imune reconhece o antígeno para poder combatê-lo da maneira mais eficiente possível. A memória se refere ao fato de que uma vez que se entra em contato com o antígeno, todas as informações sobre eles são armazenadas, de tal maneira que a resposta ocorre muito mais rápida. Como componentes da defesa adaptativa, temos os anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas produzidas por células chamadas plasmócitos e que agem especificamente contra determinadas substâncias, chamadas antígenos, e os linfócitos T8 ou células assassinas, que agem especificamente contra células infectadas por vírus ou contra células cancerosas.
Diferencie anti-inflamatórios não esteroidais de anti-inflamatória esteroidais.
✓ Não esteroidais: Inibem a enzima ciclooxigenase, que leva á produção das prostaglandinas, sem prostaglandinas, o processo inflamatório é então suprimido.
Exemplos: A.A.S - Aspirina: Diminuição da coagulação e aumento da acidez no estômago. Paracetamol - Tylenol: Tóxico ao fígado. Dipirona - Novalgina: Aumento no risco de AVC.
✓ Esteroidais: Derivados de colesterol, estabiliza a membrana plasmática, impedindo a ruptura de membrana.
Exemplos: Hormônios cortisol, corticóides.
Sintetize os efeitos colaterais do anti-inflamatória esteroidais
- Baixa imunidade: Aumentando o risco de infecções.
- Diminui o processo de cicatrização
- Retenção de líquido e consequentemente inchaços
- Inibição da produção de corticóides naturais (por feedback negativo)
- Evitar a rejeição de transplantes
Diferencie antígeno de patógeno:
O antígeno é uma substância orgânica (proteína, lipídio ou carboidratos) estranha a um determinado organismo. Um vírus, bactéria ou qualquer outro organismo não pode ser considerado um antígeno, uma vez que antígenos são moléculas. O que se pode dizer é que vírus, bactérias ou outros organismos possuem antígenos, que nesse caso são moléculas que os formam o que são produzidos por eles. O termo patógeno pode ser utilizado para descrever vírus, bactérias ou outros organismos capazes de causar doenças