Embriologia do anfioxo. Flashcards
O que é Anfioxo?
É um animal frequentemente usado como modelo de estudo em biologia. Sua organização simples e o seu desenvolvimento embrionário representativo do processo para os cordados em geral faz dele um excepcional modelo de estudo.
Sintetize o processo de embriologia dos anfioxo.
1°- Na gastrulação em corte, a camada mais externa é a ectoderma e a mais interna é a mesentoderma.
2°- Inicia-se a neurulação, onde ocorre o acharam então na região dorsal, formando a placa neural. Células do mesentoderma, nesse local, começam a diferenciar-se em mesodermicos e as demais em endoderma.
3°- Células do ectoderma dividem-se recobrindo a placa neural, que se aprofunda. No teto do Arquênteron, e mesoderma começa a sofrer evacinações laterais.
4°- Evacinações do mesoderma destacam-se, dando origem aos somitos. Ainda no teto do arquênteron o mesoderma formará a notocorda.
5°- Placa neural fecha-se dorsalmente formando o tubo neural. Torna-se a notocorda. Endoderma reveste totalmente o intestino.
Os somitos mesodermicos diferenciar-se em três regiões, quais são estas regiões?
Epímero, mesômero e hipômero.
Enfrentando o epímero, por sua vez, subdivide-se de fora para dentro, em dermátomo, miótomi e esclerótomo.
O que é celoma e quais são as suas funções?
Celoma é uma cavidade embrionária delimitada inteiramente por mesoderma. No embrião, as funções do celoma são:
- Servir de esqueleto hidrostático para o animal - - Constituir um meio interno fluido, facilitando a distribuição de nutrientes e gases e a eliminação de detritos.
- Possibilitar o crescimento dos órgãos internos, que podem enrolar-se sobre si mesmo, aumentando assim consideravelmente em superfície
O celoma corresponde a que estrutura dos mamíferos?
O celoma corresponde nos mamíferos as cavidades torácica (pleural e pericardico) e abdominal no adulto.
Resuma as fases do desenvolvimento embrionário.
1°) Segmentação ou clivagem (segmentação propriamente dita -> mórula -> blástula)
2°) Gastrulação.
3°) Organogenese (neurula -> organogenese propriamente dita)
Nos anfíbios a embriologia é diferente. Sintetize-a:
Nos anfíbios o óvulo é heterolécito, devido à distribuição heterogênea do vitelo no óvulo, a fecundação ocorre de tal modo que o espermatozóide penetra sempre pelo polo animal, que por ter menos vitelo apresenta citoplasma menos consistente. Na fase da mórula repara-se que o polo animal apresenta micromeros e no polo vegetal macromeros (rico em vitelo), na fase da blástula o blastocele é diferente daquela do anfioxo, menor e bastante deslocado para o pólo animal.
A gastrulação em anfibios ocorre através de dois movimentos celulares. Quais são estes movimentos? E o que estes formam?
Epibolia na formação da ectoderme, e embolia ou invaginação na formação do arquênteron.