Embriologia humana Flashcards
O que é anfimixia ou cariogamia?
Os pro-núcleos masculino e feminino (ambos haploides) juntam-se formando um núcleo único e diploide. Esse fenômeno, estapa final da fecundação.
Sintetize o início do desenvolvimento, após a fecundação.
Após aproximadamente trinta horas da fecundação, o zigoto conclui sua primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Dentro de três a quatro dias, ele atinge o estágio de mórula. A mórula desce então pela trompa de falópio pela ação dos cílios presentes. Nesse caminho vai absorvendo líquidos e desenvolvendo uma blastocele, passando ao estágio de blástula ou blastocisto. A blastocele se expande pelo bombeamento de íons sódio para o interior, o que aumenta sua pressão osmótica e consequentemente sua absorção de água. É nesse estágio de blastocisto que o embrião chega ao útero
Após a fecundação e a migração do embrião para o útero, o que ocorre com a zona pelúcida e quais são suas funções?
A zona pelúcida, além de proteger o ovócito secundário e impedir a polispermia na forma de membrana de fecundação, tem outra função importante: Ela impede que o embrião insiste na parede da tuba uterina. Assim, a zona pelúcida só deve desaparecer por volta do quinto dia de desenvolvimento, quando o embrião já alcançou a cavidade uterina e a nidação resultará numa gravidez normal.
O rompimento da zona pelúcida se dá por que fator?
O rompimento da zona pelucida se dá em parte pelo enfraquecimento da mesma por ação de uma enzima digestiva produzida pelo trofoblasto, e em parte pela própria expansão do embrião à medida que a blastocele se expande.
Sintetize o blastocisto.
O blastocisto apresenta-se como uma esfera formada por uma camada de células denominadas trofoblasto, envolvendo a cavidade interna da blastocele, em que se observa um pequeno acúmulo de células denominado embrioblasto. O trofoblasto entra na formação dos anexos embrionários e da placenta, e o embrioblasto na formação do embrião propriamente dito.
O trofoblasto também é responsável pela produção de um hormônio. Qual é este hormônio e qual é sua função?
O trofoblasto é responsável pela produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), responsável pela manutenção da secreção de progesterona pelo corpo lúteo nos três primeiros meses de gravidez, período após o qual a própria placenta passa a secretar progesterona. Como o HCG é produzido pelo embrião e não pela mãe esse hormônio é usado nos testes de detecção de gravidez.
Sintetize a nidação.
- Por volta do sexto dia de desenvolvimento, o embrião na forma de blastocisto realiza a nidação, ou seja, o encistamento no endométrio uterino espessado pela ação dos hormônios atuantes no ciclo mestrual.
- A penetração do blastocisto se dá obrigatoriamente pelo lado do embrioblasto, chamado de polo embrionário. No início da nidação, as glândulas endometriais são ricas em glicogénio, que será usado na nutrição do embrião durante seus primeiros estágios de desenvolvimento.
- A nidação se dá através de enzimas proteolíticas do trofoblasto que digerem uma pequena porção do endométrio. Em seguida o endométrio “cicatriza” e deixa o blastocisto “encistado” em sua estrutura. A conclusão da nidação, com consequente cicatrização do endométrio, se dá por volta do décimo quartos dia de desenvolvimento.
- Por proliferação, as células do trofoblasto vão formando cordões celulares que se infiltram pelo endométrio. Surgem as vilosidades coriônicas que, posteriormente, definirão a maior parte da placenta. Nas vilosidades coriônicas se distinguem duas camadas: O sinciotrofoblasto, mais externa, correspondente a um massa do citoplasma continuo com númerosissimos núcleos sem divisão de citoplasma e o citotrofoblasto, mais interno, com células dotadas de membranas envoltórias limitantes.
Explique quais são as funções do citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto?
- O citotrofoblasto, através de mitoses, gera continualmente novos núcleos, que são então incorporados ao sinciciotrofoblasto.
- O sinciotrofoblasto, através de suas projeções digitiformes, chamadas de vilosidades coriônicas, libera enzimas proteolíticas que digerem parte do endométrio uterino, permitindo a penetração do embrião.
Sintetize a formação do corion e da placenta.
As vilosidades coriônicas constituem o corion do embrião. Estas vilosidades coriônicas ficam envoltas por lacunas sanguíneas formadas pelo sangue que escapa dos vasos sanguíneos maternos, rompidos pela ação das enzimas proteolíticas do trofoblasto. Os elementos nutritivos desse sangue são então aproveitados pelo embrião. As vilosidades coriônicas infiltrados pelas lacunas sanguíneas constituem uma placenta primária.
Sintetize a formação do disco embrionário bilaminar.
- Enquanto isso, no embrioblasto surge, uma cavidade do lado do polo embrionário de modo que o embrião, agora é envolvido por duas cavidades, a já existentes blastocele inferiormente, e a recém formada a cavidade amniótica, superiormente. A blastocele passa a ser denominada como cavidade do saco vitelinico.
- As células do embrioblasto se organizam, por delaminação, em duas camadas, o epiblasto, mais externo e com células colunares, e o hipoblasto, mais interno e com células achatadas. Essas duas camadas tem um contorno discoidal e constitui o disco embrionário, primeira etapa da formação do embrião. Esse disco fica separando as duas cavidades descritas, a cavidade amniótica do lado do epiblasto e a cavidade do saco vitelínico do lado do hipoblasto.
- Células provenientes do epiblasto migram a partir de suas extremidades, forrando a cavidade amniótica por baixo do trofoblasto e constituindo agora um âmnion.
- Células provenientes do hipoblasto migram também a partir de suas extremidades, forrando a cavidade do saco vitelinico por baixo do trofoblasto e constituindo agora o saco vitelinico primitivo.
Porque os anexos embrionários dos mamíferos formam-se a partir da blástula, sendo que nos outros vertebrados ocorre na organogênese?
O desenvolvimento precoce dos anexos embrionários nos mamíferos deve-se a praticamente ausência de vitelo, havendo necessidade de nutrição extra embrionária desde os estágios iniciais da formação do embrião.
Sintetize a formação da mesoderme extra- embrionária.
- Algumas células do epiblasto começam posteriormente a migrar, também a partir de suas extremidades, preenchendo todo o espaço entre trofoblasto e âmnion, superiormente, entre saco vitelinico primitivo e trofoblasto, inferiormente. Essa nova camada envolve agora o embrião (disco embrionário) o âmnion e o saco vitelinico primitivo e recebe o nome de mesoderma extra embrionario.
- A mesoderma extra embrionário corresponde ao, mesoderme, que dá origem ao pedúnculo do embrião, que por sua vez dará origem ao cordão umbilical, responsável pela nutrição do embrião arte da placenta.
Sintetize a formação do celoma extra-embrionária.
- A mesoderme extra-embrionária preenche todo o espaço entre trofoblasto e âmnion, e trofoblasto e saco vitelínico primitivo. A placenta agora está caracterizada porque as vilosidades coriônica envolveram os capilares maternos endometrias, estabelecendo uma circulação útero-placentária.
- No interior da mesoderma extra-embrionária, começam a surgir lacunas, que recebem a denominação de celoma extra-embrionária.
Sintetize a formação do pêndulo ou Alantóide.
No interior da mesoderma extra-embrionário, começam a surgir lacunas que recebem a denominação de celoma extra-embrionário, essas lacunas então coalesce, formando uma uma única cavidade, que divide praticamente toda a mesoderme extra-embrionária em duas porções unidas, por um pequeno pêndulo continuo de mesoderma extra-embrionário, denominada pedúnculo ou Alantóide, passa a constituir o elo de conexão entre o embrião e a placenta, e é a principal componente do cordão umbilical.
- Com o pedunculo formado, saco vitelínico primitivo originando saco vitelínico secundário. E o início da formação da placa pré-cordalm
Sintetize a placa pré-cordal.
Região que corresponderá a extremidade anterior do embrião, células do hipoblasto começam a se tornar mais espessas, colunares, constituindo a placa pré-cordal. Esta região futuramente dará origem a boca do embrião.