Tecido nervoso. Flashcards
Para realizar a função de integração, o tecido nervoso conta com células altamente especializadas, denominadas?
Neurônios, capazes de gerar e transmitir impulso nervoso. Esses sinais elétricos são produzidos de acordo com estímulos específicos, podendo ser rapidamente transmitidos pela células nervosas e interpretados pelas mesmas, de maneira que uma resposta possa ser elaborada e enviada para os órgãos efetores, como glândulas e músculos. Assim sendo, as funções dos neurônios são a recepção, a interação, a condução e a transferência de informações. E as células da glia, que realizam funções semelhantes ao tecido conjuntivo, como preenchimento, sustentação e defesa.
Qual é a origem embrionária do tecido nervoso?
O tecido nervoso é completamente originado a partir do ectoderme do tubo neural.
“Os neurônios são as células mais diferenciadas no organismo humano.” Explique essa afirmação:
Os neurônios são células tão diferenciadas que acabam sendo incapazes de realizar divisão celular. Além disso, nenhuma outra célula no organismo adulto é capaz de se diferenciar em neurônios. Por isso, pode-se dizer que o tecido nervoso é incapaz de regeneração. Observe que uma célula nervosa quando danificada pode se regenerar e voltar a funcionar, mas uma vez que uma célula nervosa tenha morrido o tecido não tem como regenerar está célula perdida. Portanto, o tecido nervoso apresenta células bastantes especializadas, contendo pouquíssima matriz extracelular em um minimo espaço intercelular.
Quando o tecido nervoso é danificado e perde neurônios, o espaço antes ocupado pelos neurônios é preenchido por?
Células da glia, denominadas astrócitos. Fala-se não em regeneração, mas em cicatrização.
Alguns poucos neurônios podem ser produzidos no adulto em algumas áreas do sistema nervoso central, como?
O hipocampo relacionado a consolidação da memória. Esses novos neurônios são produzidos pela diferenciação de células da glia, mas em quantidade bastante limitada. Podemos nos referir a essa capacidade de produção de novas células nervosas utilizando o termo plasticidade para o tecido nervoso.
Sintetize a estrutura do neurônio e suas respectivas funções:
- Corpo Celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio. O corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
- Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos de menor diâmetro. São os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios.
Em geral os dendritos são não mielinizados. Um neurônio pode apresentar milhares de dendritos. Portanto, os dendritos são especializados em receber estímulos. - Axônios: a grande maioria dos neurônios possui um axônio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axônio apresenta comprimento muito variável, podendo ser de alguns milímetros como mais de um metro. São os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos, no interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. Portanto, o axônio é especializado em gerar e conduzir o potencial de ação
- Terminais pré-sinápticos: São o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular. Este local é denominado sinapse e o espaço entre os terminais pré-sinápticos e a célula subjacente (pós-sináptica), denominado fenda sináptica.
Explique a bainha de mielina;
Os axônios da maioria dos neurônios, tanto no sistema nervoso central quanto no periférico, são envoltos por uma camada lipídica isolante chamada bainha de mielina, formada por células de Schwann, que são células da glia especializadas que se enrolam no axônio. Essa bainha é interrompida em intervalos regulares pelos nodos de Ranvier. Estas estruturas conferem uma maior velocidade de condução de impulsos nervosos, pode-se dizer que os impulsos saltam de um nodo de Ranvier a outro
Qual é o sentido do impulso nervoso no neurônio?
O impulso nervoso é recebido pelos dentritos, passa pelo corpo celular e é transmitidos pelo axônio. Isso significa que o impulso nervoso que caminha num sentido no neurônio nunca pode voltar pelo sentido contrário. Deve-se observar que o impulso nervoso pode não passar por todas as regiões do neurônio, podendo, por exemplo, ter início no corpo celular, nesse caso, entretando, o impulso vai se dirigir obrigatoriamente ao axônio.
Como o impulso nervoso é unidirecional, pode-se classificar os neurônios em dois grupos:
- Neurônios sensoriais ou aferentes: Que são aqueles transmitam impulsos nervosos no sentido órgão - sistema nervoso central, trazendo informações sobre o ambiente ou sobre o estado dos diversos órgãos para que o sistema nervoso possa analisa-las.
- Neurônios motores ou eferentes: Que são aqueles que transmitem impulsos nervosos no sentido sistema nervoso central - órgão, levando ordens aos órgãos efetores para que eles ofereçam resposta adequada de acordo com os estímulos captados pelo sistema sensorial.
De acordo com a quantidade de dendritos, os neurônios podem ser:
- Multipolares: com muitos dendritos e um único axónio, sendo os mais comumente encontrados.
- Bipolares: Com um único dendrito e um único axónio, estando relacionados a estruturas sensitivas do corpo humano e encontrados na retina, na mucosa e na cóclea.
- pseudounipolares: com o único dendrito bem alongado o único axónio, saindo do mesmo ponto.
- unipolar: apresenta um único prologamento.
A bomba de sódio e potássio está relacionado ao processo de impulso nervoso? Explique.
É graças à permeabilidade seletiva que a diferença de concentração iônica entre o meio externo e interno, induz a ocorrência de difusão simples dos íons potássio (K+) e sódio (Na+). Ou seja, enquanto os Na+ são transportados naturalmente para o interior da célula, os K+ são expulsos do interior celular para o meio externo. A longo prazo, no entanto, a saída de íons potássio é problemática para a célula, pois eles participam ativamente de processos importantes, tais como a respiração celular, a condução do impulso nervoso e a síntese protéica. Para que os íons potássio sejam transportados novamente para o citoplasma celular - e os íons sódio sejam expulsos para o meio externo -, as células ativam proteínas constituintes da membrana citoplasmática, que funcionam como bombas de íons e, portanto, regulam a passagem desses elementos através da membrana citoplasmática. Esse transporte é realizado ativamente, ou seja, há gasto de energia - e os íons são transportados de um meio onde se encontram em menor concentração (meio hipotônico) para outro, onde estão em maior concentração (meio hipertônico.
Explique o que é potencial ou polaridade de membrana de repouso:
A cada ATP consumido pela bomba, saem três cargas positivas de sódio e só entram duas cargas positivas de potássio, havendo sempre um déficit de uma carga positiva entre o meio externo e o meio interno. Além disso, deve-se ter em mente de que praticamente apenas potássio sai e só de quase não entra, fazendo com que cargas positivas estejam então constantemente saindo. O resultado é que o meio externo acaba por ficar positivo em relação ao meio interno que fica negativo. resultado é que o meio externo acaba por ficar positivo em relação ao meio interno que fica negativo Esta diferença de potencial é calculada em aproximadamente 90V a 65V, e é chamada potencial ou polaridade de membrana de repouso.
Explique a transmissão do impulso nervoso através da despolarização e inversão de polaridade da membrana neural:
Quando algum estímulo excita a membrana do neurônio, diretamente ou indiretamente através de receptores sensoriais, ocorre a abertura de proteínas canal de membranas específicas para a entrada de sódio (canais de sódio) na célula neuronal. Estes canais de sódio estamos abertos provocam a entrada de nomes quantidade de sódio por difusão (lembre-se que a concentração de sódio no meio extra-celular é maior que no meio intracelular e que normalmente a membrana é quase impermeável ao sódio). Como o sódio possui cargas positivas e o meio intracelular e negativo devido ao potencial de membrana, este meio intracelular começa a ser neutralizado, até que o potencial passa de (- 90 volts) a zero, o que é conhecido como despolarização de membrana. Com a entrada de sódio continuando, o potencial passa de zero até atingir o máximo de cerca de (+ 90 volts), o que é conhecido como inversão de polaridade. A inversão de polaridade atua sobre um canal de sódio vizinho abrindo e promovendo também a entrada de sódio e a inversão de polaridade, o que abre um outro canal, e assim sucessivamente. Desta maneira, a cada canal de sódio o que é aberto ocorre inversão de polaridade e abertura de um novo canal. A propagação das inversões de polaridade ao longo da membrana celular neural corresponde ao impulso nervoso.
Explique o processo de repolarização da membrana neural:
Logo após a inversão de polaridade, fecha-se o canal de sódio, impedindo uma inversão de polaridade exagerada, pois a membrana volta a ser praticamente impermeável ao sódio. Como a membrana continua permeável ao potássio (Inclusive durante a entrada de sódio; deve-se lembrar porém que a diferença de concentração do sódio é maior que a do potássio, o que faz com que entre mais sódio do que sai potássio), a saída de cargas positiva do Meio intracelular para o extracelular, faz com que o potencial volte ao normal, ou seja, (- 90 volts), o que é conhecido como regularização da membrana. Observe que é o potencial volta ao normal não pela saída do sódio que entrou, mas por saída de potássio. A bomba de sódio e potássio trata de voltar ao normal, depois de algum tempo as concentrações de sódio e potássio.
Explique o processo de limiar de excitação;
Quando maior a entrada de sódio pelos canais de sódio, maior a despolarização e a inversão de polaridade da membrana. Assim, um determinado estímulo fraco, por exemplo, levaria a polaridade da membrana de - 90 volts (potencial de repouso) a -20 volts apenas. Ou seja, um estímulo que eleva o potencial de membrana apenas até - 20 volts, não é suficiente para abrir o canal de sódio vizinho e consequentemente não irá gerar um impulso nervoso ao ser propagado, e este estímulo não será, pois, percebido. Em compensação, no momento em que o estímulo é suficientemente intenso para promover a abertura do canal de sódio vizinho irá ocorrer então a transmissão de impulso nervoso e sua propagação.