Citologia Flashcards

Organelas

1
Q

o que são organelas não membranosas?

A

não derivadas da membrana celular ( Sem fosfolipídios)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como é formado os centríolos e quais são suas funções?

A

Os centríolos são formandos por microtúbulos: 9 grupos de 3 microtúbulos arranjados como um cilindro. Como são formados de microtúbulos, os centríolos podem se formar através de polimerização e organização da tubulina de microtúbulos.
Função: Formação de cílios e flagelos, formação do áster em animais, bem como auxiliam a formação do fuso miotico nesses organismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que são cílios e flagelos e como se originam?

A

Ambos são derivados do centríolos. Se originam por alongamento dos centríolos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é a função do centríolos e flagelos?

A
  • Possibilitam a locomoção celular: Como em espermatozóides.
  • Promovem a circulação de líquidos: Como ocorre em esponjas.
  • Promovem o deslocamento de partículas: Como ocorre nas tubas uterinas humanas, ciliadas para deslocarem o zigoto/embrião até o útero. Ou nas vias aéreas com tecido pseudo estratificado cilíndrico ciliado, dotado de cílios para remover impurezas que adentrem a árvore respiratória.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é a função do retículo endoplasmático?

A
  • Suporte mecânico
  • Transporte de substâncias
  • Armazenamento de substâncias: A presença de vesículas e cisternas, sacos membranosos, permitem o armazenamento de substâncias produzindas pelo R.E ou vindas de outras regiões do célula ou do meio extracelular.
  • Controle osmótico: Como o R.E é formado por uma membrana com propriedades indenticas a membrana plasmática, como a permeabilidade seletiva, fenômenos​ osmóticos podem ocorrer através de suas membranas.
  • Síntese de glicoproteínas: A Fração protéica é sintetizada pelo R.E.R e os açúcares são incorporados pelo R.E.L e depois adicionados a proteína.
  • Síntese de membrana: As membranas celulares, tanto a membrana plasmática como a Carioteca e as de organelas são formadas por Fosfolipídios e proteínas produzidas pelo R.E.
  • organização da Carioteca: Quando ocorre a divisão celular a membrana nuclear se desorganiza, e a restruturação da mesma dá-se a partir de vesículas do R.E.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Funções do retículo endoplasmático rugoso?

A

-Sintese de proteínas de exportação: Por possuir ribossomos aderidos a estrutura de sua membrana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é a diferença de ribossomos livres para R.E.R?

A

Os ribossomos livres do citoplasma que se associam em polissomas, participam principalmente da síntese de proteínas destinadas ao uso pela própria Celular. Já os ribossomos aderidos ao R.E.R participam de proteínas da membrana plasmática ou de exportação, que serão secretadas pela célula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual são as funções do R.E.L?

A

Síntese de lipídios: Os lípidos produzidos pelo retículo endoplasmático liso são basicamente o colesterol e os esteroides dele derivados, como hormônios sexuais e gônadas.
Destoxificação: O R.E.L possui dentre suas proteína de membrana várias enzimas capazes de transformar substâncias tóxicas em substâncias não tóxicas ou pelo menos com menor toxicidade. O principal exemplo da ação da destoxificação está na Acetilação, pelo qual são adicionados grupos de acetila a certas moleculas, como muitos medicamentos tornando-os mais polares e consequentemente mais solúvel em água, facilidade sua eliminação na urina. O principal órgão do corpo humano responsável pela destoxificação é o fígado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como se desenvolve a tolerância a droga?

A

Quando grandes quantidades de drogas são administradas com frequência a um organismo animal, aumenta consideravelmente a área do R.E.L. Para promover uma rápida destoxificação do mesmo. Com o tempo uma mesma dose da droga pode não fazer o efeito normal, uma vez que ela é mais eficiente destruída por este R.E.L. Para manter o efeito usual da mesma, muitas vezes é necessário que se aumente a dosagem desta substância em relação a dosagem inicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual é a função do complexo de golgi e como ele é formado?

A

Ele é formado por um conjunto de vesículas membranosas achatadas.
Função:
-Produção de polissacarídeos
Ex: Glicose + Glicose …. + Glicose = Polissacarídeos (amido celular) + água.
-Formação de Lamela média que forma parede celular nas células vegetais.
-Adição de carboidratos em lipídios e proteínas
Ex:
R.E + Golgi
Lipídios. Carboidrato = Glicolipideos
Proteínas. Carboidratos = glicoproteínas
-Amazenamento
-secrecão celular
- Produção de acrossomo no espermatozóides
- produção de lisossomos, peroxissomos e vacúlo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a função do lisossomo e como ele é formado?

A

Vesículas membranosas esféricas com enzimas digestivas.
Função:
- Digestão intracelular: heterofagia, autofagia e autólise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é enzima digestiva no lisossomo?

A

Conhecida como hidrolases ácidas: Só agem em meio ácido, caso o lisossomo rompa, são inativas pelo ph neutro do citoplasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como ocorre o processo de heterofagia?

A

1° Ocorre o endocitose, em que o material é ingerido e englobado pelos pseudopodes ou pinocitose.
2° Há formação do fagossomo ou pinossomo.
3° Os lissosomos se aproximam do fagossomo ou pinossomo se fundem a eles, formando o vacúlo digestivo ou lissosomos secundário.
Nesse momento as enzimas digestivas contidas no lissosomo digere o material contido no vacúlo. Ocorre então a absorção do material digerido.
4° Algumas substâncias não conseguem ser digeridas, então permanecem na vesícula sem ser absorvidas, recebendo o nome de vacúlo residual.
5° O vacúlo residual se funde a membrana plasmática eliminando seu conteúdo por exocitose, num processo denominado clasmocitose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os objetivos da heterofagia?

A

Digestão de alimentos, porém só ocorre em seres unicelulares e animais simples
Digestão de organismos invasores: De defesa, ocorre em seres unicelulares e em todos os animais em gerais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Digestão intracelular autofágica?

A

A célula elimina organelos envelhecidos, que inclui a formação de vesículas com o auxílio do Retículo Endoplasmático Liso: A organela obsoleta é envolto numa membrana derivada desse mesmo retículo formando-se o chamado autofagossomo, o qual se funde com o lisossomo para formar um lisossomo secundário. Em que o processo digestivo é o mesmo da digestão intracelular heterofágica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual é o objetivo da autofagia?

A

É a eliminação de organelas velhas para reciclagem. A autofagia pode ser estimulada em determinadas situações, como, por exemplo, durante o jejum prolongado, aparecendo numerosos autofagossomos nos hepatócitos com o objetivo de converter os componentes da célula em alimento para prolongar a sobrevivência do organismo.

17
Q

O que é autólise?

A

É uma situação na qual, em algumas condições, a membrana do lisossoma se rompe e suas enzimas se espalham pelo citoplasma, digerindo e matando a célula inteira. Para que as hidrolases possam digerir o citoplasma, este tem que estar ácido.

18
Q

Qual é um dos objetivos da autólise?

A

As células sofrem autólise para promover a remodelação corporal no indivíduo.

19
Q

Cite exemplos de autólise positiva

A

autólise positiva (apoptose): é o fenômeno ligado à manutenção evolutiva de uma determinada espécie. Exemplo: a autólise da cauda dos girinos. Iniciada a metamorfose dos girinos, sinais químicos são emitidos para as células da cauda levando os vários lisossomos a realizarem autólises sucessivas que irão destruir as células e, conseqüentemente, a cauda do girino. Chegando a fase adulta, as autólises são interrompidas, pois ocorre o término da metamorfose. Ao destruir a cauda durante a metamorfose, aquilo que não foi digerido será reaproveitado na reconstrução de um “novo” animal.

20
Q

Cite exemplos de autólise negativa:

A

autólise negativa: Exemplo: silicose. Trabalhadores de minas de carvão, jazidas minerais, entre outros, podem aspirar o pó de sílica que, através das vias respiratórias, chega aos pulmões. Rapidamente, macrófagos (células fagocitárias do organismo) migram em direção aos pulmões e fagocitam o pó de sílica que, acumulado no interior do lisossomo, promove sua ruptura, iniciando o fenômeno da autólise que destruirá o macrófago. As enzimas, após atacarem os macrófagos, atacam aos alvéolos pulmonares, provocando a silicose.

21
Q

O que é peroxissomos e como é formado?

A

São bolsas membranosas esféricas, presentes em todos os eucariontes, contendo enzimas relacionadas a oxidação de lipídios (Beta-oxidação de ácidos graxos, com formação de acetilcoenzima a e água oxigenada) E a destruição de substâncias tóxicas ao organicmo.

22
Q

Quando ocorre a Beta-oxidação dos lipídios e é produzido água oxigenada e qual é a sua finalidade, e o que acontece com o excesso desta molécula no organismo?

A

É usado na destoxificação de agentes nocivos como o etanol (participando da destoxificação igual ao R.E) e na eliminação de certos microorganismos. Contudo o excesso de água oxigenada é tóxico para o organismo, com isso a participação da enzima catalase ou peroxidase em que converte o excesso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em água e oxigênio.

23
Q

Porque utilizamos água oxigenada em ferimentos superficiais?

A

Está age nos peroxissomos, e a catalase a destrói, liberando água e oxigênio, responsável pelo borbulhamento da ferida, pois como algumas Bactérias são anaeróbicas restritas, vivendo na ausência de oxigênio e o oxigênio pode inclusive mata-las. É o caso da bactéria causadora do tétano.

24
Q

O que é glioxissomas?

A

Vesículas membranosas esféricas com enzimas responsáveis pela metabolização de lipídios pela via do glioxilato, o que converte lipídeos de reserva em carboidratos que são utilizados como fontes de energia para o metabolismo celular. Entrando presente somente em protozoários, fungos e vegetais.

25
Q

o que é vacúolos​ celular?

A

Os vacúolos são vesículas delimitadas por membranas, podendo ser de vários tipos.

26
Q

O que é vacúolos​ contráteis ou pulsateis?

A

Ocorrem em protozoários de água doce, que são hipertônica em relação ao meio, recebendo água por osmose. Como eles não possuem parede celular. Existe uma tendência a plasmoptise, o que não ocorre porque a água que entra por osmose é recolhida por um vacúlo, que se contrai de maneira rítmica para eliminar a água.

27
Q

O que é vacúolos digestivos?

A

Relacionados a digestão celular.
por exemplo: Vacúlo alimentares (Fagossomo e pinossomo), vacúlo digestivos (Lisossomo secundário), vacúlo autofágicos e residuais.

28
Q

O que são vacúolos de suco celular?

A

Ocorrem em celular vegetais apenas. Delimitada por uma membrana denominada tonoplasto. Com função de controle osmótico da célula, armazenamento de substâncias, como íons, carboidratos, aminoácidos e proteínas, e na digestão intracelular autofágica para utilização de reservas nutritivas na planta.

29
Q

Quais são as estruturas exclusivas da célula animal para a célula vegetal?

A

Célula animal: Centríolos, flagelos, cílios e lisossomo.

Célula vegetal: Gliossomos, vacúlo de suco celular.