Ciclo celular Flashcards
O que é interfase?
A interfase é o período celular em que a célula não se encontra em divisão. Ela é dividida em três fases, nessa ondem: G1, S e G2. Após G2, a célula entra em divisão celular
Sintetize as fases da interfase.
O período S: É o período da interfase onde ocorre a autoduplicação ou replicação do DNA. Nesse período, os cromossomos na forma de cromatina passam a apresentar duas cromátides ao invés de uma, passando a forma de cromossomos duplos.
Período G1 e G2: Não apresenta autoduplicação de DNA. Entretando, a atividade metabólica nesta etapa é altíssima, uma vez que nesta etapa ocorre uma intensa síntese de RNA e de proteínas.
Celulas que se dividem com pouca frequencia podem entrar em uma fase chamada G0: seu metabolismo é normal mas a divisao celular é bloqueado, em determinadas situações a celula pode se reingressar na fase G1 e voltar a se dividir.
O que é período GO?
Para células que estão fora do ciclo celular, ou seja, que não se dividem, como fribrocitos, substâncias químicas denominadas de fatores de crescimento, de várias origens possíveis, podem agir sobre algumas células em GO, fazendo-as voltar ao ciclo celular para retomar a divisão celular, como ocorre com fribrocitos que voltam a ser fibroblastos. Algumas células estão permanentemente em GO, como ocorre com neurônios e fibras musculares estriadas, sendo incapazes de se dividir.
O que é ponto de checagem no ciclo celular e quais são eles?
São pontos específicos do ciclo celular em que a célula “decide” se completa a divisão ou se interrompe o processo por algum tempo. O principais pontos de checagem ocorre no final da fase G1 (caso haja DNA lesado), Na fase G2 (Caso haja DNA lesado ou ainda não duplicado)
O principal porno de checagem ocorre no final da fase G1. Se nesse momento do ciclo não existirem os fatores de crescimento necessário, o que acontece?
A célula entrará em GO em vez de entrar em S, e poderá permanecer longo tempo nesse estágio, sem se dividir. A maioria de nossas células nervosas permanece em GO por toda a vida. Um tipo especial de célula de nossa pele, o fibroblastos, permanece em GO até ser estimulado a reparar danos causando por um ferimento. A proliferação dos fibroblastos da pele é estimulada por um fator de crescimento liberado durante a coagulação do sangue por fragmentos celulares denominados plaquetas. O fator de crescimento liberado pelas plaquetas atinge os fibroblastos da vizinhança da lesão levando-os a duplicar seu DNA e a se dividir, originando novas células para cicatrizar o ferimento.
Se os reparos necessários nas moléculas de DNA não são possíveis, o que acontece?
É desencadeado um processo que leva a célula danificada ao suicídio. Essa morte programada de uma célula é denominado apoptose.
Para que serve a proteína P53 no ciclo celular? E o que ocorre se está proteína não funcionar?
Participa da interrupção do ciclo celular e é produzida em, larga escala sempre que moléculas de DNA são danificadas. Se os danos forem muito grandes, essa proteína ativa a apoptose da célula danificada. Se a proteína P53 não funcionar corretamente, células com o DNA danificado podem se multiplicar, eventualmente transformando-se em células cancerosas.
Sintetize mitose.
- É uma forma de divisão celular que gera células geneticamente idênticas as células inicias.
- Não há variabilidade genética.
- Tem o papel de reprodução em organismo unicelulares e o papel de crescimento e regeneração em organismos pluricelulares.
Quais são as fases da mitose?
Prófase, metáfase, anáfora e telófase.
Sintetize a profase na mitose.
- Entrada de água na célula: Isto vida tornar o citoplasma mais, dessa forma os cromossomos se deslocam com mais facilidade.
- Espiralização ou condensação dos cromossomos.
- Formação dos cinetocoros: Proteína especializadas presentes no núcleo organizam-se no centromero de cada cromátides.
- Desorganização da Carioteca.
- Desaparecimento dos nucleolos.
- Migração dos centríolos para os pólos da célula.
- Formação das fibras do áster: Os centríolos originam as fibras do áster, que vão manter o fuso acromático ancorado nessas regiões.
- Formação das fibras do fuso.
As fibras do fuso são formadas pela centríolos? Justifique
Não, e sim pelos microtúbulos do citoesqueleto. Tanto é que as células vegetais não possuem centríolos, mas possuem fibras do fuso. Já as fibras do áster tem origem nos microtúbulos do centríolos, de modo que os vegetais não tem áster.
Sintetize a prometafase na miose.
- Inicia após a desorganização da Carioteca, quando nucleoplasma e citoplasma se misturam.
- As fibras do fuso se ligam ao cinetocoro do centromero de cada uma das cromátides irmãs.
- Deslocamento dos cromossomos para a região equatorial da célula, num movimento denominado de metacinese.
Síntetize a metáfase na miose.
- Os cromossomos ficam dispostos na placa equatorial
- Atinge-se o grau máximo de espiralização
Síntetize a anáfase na miose.
- Encurtamento e despolimerização das fibras do fuso.
- Separação das cromátides irmãs.
- Cromossomos filhos nos polos da célula.
Sintetize a telófase na mitose.
- Saída da água da célula
- Desespiralização dos cromossomos.
- Reorganização da Carioteca.
- Reorganização dos núcleos
- Desaparecimento do fuso e do aster.