Gametogênese Flashcards
O que são gametas?
Os gametas, ou células sexuais (óvulo e espermatozóide, no caso do ser humano) são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização, para formar um zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.Os gametas são células haplóides geradas por meiose e, ao se fundirem, originam o zigoto diplóide.
O que são células germinativas?
Células germinativas são células indiferenciadas (célulaque ainda não tem definida uma função no embrião ou no futuro organismo. As funções que ascélulaspodem realizar são determinadas durante o processo de diferenciação celular) aquelas pertencentes à linhagem que origina os gametas, os quais se unem para dar origem aos descendentes. Todas as outrascélulasdo corposão chamadas decélulassomáticas. As células germinativas sãohaploides (n) e ascélulassomáticassãodiploides (2n).
Esse processo de formação de gametas é denominado gametogênese. Os objetivos dessa gametogênese são:
- Reduzir o número de cromossomos: Á metade daquele da célula somática normal, isto é 46 para 23. Isso é propocionado pela meiose, que também permite o aparecimento de uma variabilidade genética, através do crossing-over e da segregação dos cromossomos homólogos.
- Modificar a forma das células em preparação á fecundação: A célula germinativa masculina, grande e redonda no início, perde quase todo seu citoplasma e passa a ter cabeça, colo e cauda (flagelo), adquirindo grande motilidade e tornando-se um espermatozóide. A feminina, ao contrário, torna-se gradualmente maior, acumulando Substâncias de reservas nutritivas para a formação do futuro indivíduo gerado e desenvolvendo uma série de estruturas de proteção (barreiras) para preserva-la, uma vez que é uma célula difícil de formação e longo tempo de vida, tornando-se um óvulo.
O que é o fenômeno da oogamia?
O gameta masculino, denominado espermatozóide, é uma célula pequena e móvel, que nada ativamente para fecundar o gameta feminino, denominado óvulo, que é uma célula grande e imóvel.
Sintetize o processo de espermatogênese.
Os gametas masculinos são produzidos nas gônadas masculinas, os testículos, a partir das células germinativas.
Caracterize o espermatozóide.
- Os espermatozoides são células pequenas e dotadas de um flagelo, com o qual eles nadam pelas estruturas do aparelho reprodutor feminino até encontrarem o óvulo e fecundarem o mesmo. Como consequência da presença do flagelos e das dimensões reduzidas apresentam grande motilidade.
- Os espermatozóides possuem uma estrutura especial, o acrossoma que abriga enzimas líticas que permitem ao espermatozóide vencer as barreiras que envolvem o óvulo e promoverem a fecundação.
O que é oligospermia?
Se o homem possuir menos de 20 milhões de espermatozóides por ml de esperma (oligospermia), ele será estéril.
A necessidade de um número elevado de espermatozóides quando apenas um efetivamente irá promover a fecundação encontra explicação em três motivos:
- Primeiramente, deve-se ter em mente que a vagina é um ambiente muito ácido e bastante hostil aos espermatozóides, que não suportam PH muito baixo. Mesmo havendo a secreção alcalina da próstata no esperma, muito espermatozóide morrem com essa acidez. Além disso, a presença de muco no colo uterino segura boa parte dos espermatozóides que tentam passar da vagina para o útero.
- O óvulo é protegido por algumas barreiras, havendo a necessidade nas enzimas do capuz acrossomico para vence-las. As enzimas presente em um único acrossoma são insuficientes para vencer essas barreiras. Vários espermatozóides devem agir para abrir espaço nessas barreiras afim de tomar possível a fecundação.
- A mulher possue dois ovários, mas só um deles ovulação a cada tempo. Quando os espermatozóides penetram na mulher, aproximadamente metade se dirige para o ovário direito e metade para o esquerdo. Com só um dos ovários ovulou, metade dos espermatozóides se dirigem a um ovário sem óvulo a ser fecundado.
Descreva como é formado o testículos.
O testículo apresenta-se formado por numerosos túbulos seminiferos. Estes apresentam em seu interior as células germinativas.
Quando se inicia a formação dos espermatozóides?
Por volta dos 10 a 14 anos, com o início da puberdade e sob estímulo dos Hormônimos gonadotróficos da hipófise.
Quais são as etapas que compreendem o processo de espermatogênese?
- Fase de multiplicação ou germinativo ou proliferativo: As células germinativas diplóides diferenciam-se em espermatogônias e passam por um período de intensa multiplicação, através de diversas mióticas, aumentando enormemente seu número.
- Fase de crescimento: Ao fim da fase de multiplicação, as espermatogônias crescem e passam a ser chamadas espermatócitos de 1° ordem ou espermatócitos primários.
- Fase de maturação: Os espermatócitos primários entram em meiose. A primeira divisão meiótica (divisão reducional) origina dos espermatócitos secundários. A segunda divisão meiótica (dividida equacional) origina quatro espermátides. As espermátides já são células haplóides e não se dividem mais, mas ainda não são os espermatozóides.
- Fase de diferenciação: Nela, as espermátides passam por um processo denominado espermiogênese, as espermátides que são células grandes e redondas, sofrem mudanças para se transformar em espermatozóides.
As espermátides, que são células grandes e redondas, sofrem que mudanças no processo espermiogênese?
- Perdem parte do citoplasma tornando-se menores para facilitar-lhes a motilidade.
- Desenvolvem um flagelo, a partir dos centríolos.
- Desenvolvem acrossoma, a partir do complexo de golgi.
Ao redor dos túbulos seminiferos estão que células?
Células intersticias (células de leyding), produtoras do hormônios masculino testosterona, que estimula a espermatogêneses. Na parede do túbulo seminifero, onde ocorre a espermatogêneses, existem células que nutrem e dão suporte as células espermatogênicas: São as células de sertoli.
Como é formado os gametas femininos?
São produzidos nas gônadas feminina, os ovários. Esses gametas femininos também são produzidos a partir das células germinativas.
Porque os óvulos apresentam um enorme tamanho comparados ao espermatozóides?
Este enorme tamanho dos óvulos decorre do armazenamento de grandes quantidades de Substâncias nutritivas para manter o embrião formado até que a placenta possa realizar essa nutrição. Essas Substâncias de nutrição são chamadas de Botelho ou deutoplasma.