Síndrome Neurovascular Flashcards

You may prefer our related Brainscape-certified flashcards:
1
Q

Mulher de 75a, com antecedentes de HAS apresentou há 1hr quadro de instalação súbita de vertigem, diplopia, desequilíbrio e incoordenação motora. Na admissão, PA de 165 x 105, FC 70-100, bulhas arrítmicas. Exame neurológico mostrou sonolência, atacia cerebelar axial e apendicular à esquerda, oftalmoparesia internuclear à esquerda, hemi hipoestesia completa à direita, hemiparesia direita completa e proporcionada e disartria. A TC de crânio foi normal. A pontuação na escala de AVC do NIH foi de 14. O ECG mostra FA. Qual deve ser a conduta neste momento?

  • Alteplase
A

Verdadeiro

Esta pct apresenta um quadro de déficit neurológico focal agudo com <4,5 hrs de evolução, com TC de crânio normal (sem sangramento) e nenhuma menção a uma possível contraindicação ao uso do trombolítico (PA que contraindicaria seria maior ou igual a 185 x 110). A droga de escolha seria a rtPA.
O AAS, clopidogrel e heparina são drogas utilizadas na profilaxia secundária do AVCi

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Pct de 55a, com antecedentes de HAS e DAC chegou ao hospital referindo redução de força em dimídio esquerdo iniciada, subitamente, há < 1hr. Ao exame físico, apresentava hemiparesia esquerda com nível de consciência preservado e PA 160/100. A TC de crânio foi compatível com um extenso AVE no território de cerebral média, sem áreas hemorrágicas. O neuro foi acionado e está a caminho do hospital, com previsão de chegada <30min. Qual sua conduta naquele momento?

  • Monitorizar PA, glicemia digital e nível de consciência
A

Verdadeiro

Alguns cuidados são importantes quando utilizada a terapia trombolítica, como: não administrar heparina, antiagregante plaquetário ou anticoagulante oral nas primeiras 24hrs do uso do trombolítico; manter pct em jejum por 24hrs pelo risco de hemorragia e necessidade de intervenção cirúrgica; manter PA abaixo de 185/110 para minimizar o risco de transformação hemorrágica; não realizar cateterização venosa central ou punção arterial nas primeiras 24hrs.
Quanto a realização de trombectomia mecânica, sabemos que encontra-se indicada principalmente entre 4,5 e 6hrs do início dos sintomas, após ser perdida a janela para realização de trombólise

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Pct de 76a, internado há 8d devido a AVCi de etiologia aterotrombótica não trombolisado por ictus >45hrs. Pct Tem HAS e DM. ECG: ritmo sinusal, regular com FC 79; ECO mostrando apenas hipertrofia concêntrica leve de VE. No momento, está estável hemodinamicente, com dieta oral liberada e com hemiparesia desproporcionada com predomínio braquial à direita em melhora após início de fisioterapia. Considerando o caso descrito, qual é a recomendação mais adequada no momento da alta desse pct:

  • Prescrever AAS e estatina, além de otimizar o tratamento da HAS e DM
A

Verdadeiro

Como não foi um AVCi cardioembólico, não há necessidade de anticoagulação crônica. A terapia antiplaquetária, por sua vez, é a base da profilaxia secundária (AAS).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Pct de 52a, procurou Atendimento médico devido a episódio de fraqueza em hemicorpo direito e dificuldade na fala iniciada há 2hrs. Nega comorbidades prévias, exceto HAS. Faz uso de anlodipino e AAS. Ao exame: PA 180/100, FC 96, Sat 96% em ar ambiente. Tem NIH de 15. Com 2hrs e 30min do caso, tem LAB normais (hemograma, Ur, Cr, TAP e TTPA) e a TC de crânio evidencia hematoma putaminal de 15 cm à direita. Qual a melhor conduta?

  • Anti hipertensivo com alvo de PA <140
A

Verdadeiro

Hemorragia intraparenquimatosa geralmente é causada por HAS, particulamente quando o hematoma acomete os gânglios da base e o cerebelo. O tratamento de suporte consiste essencialmente em um rápido controle pressórico para evitar a expansão do hematoma

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Mulher de 38a sente, subitamente, forte cefaleia holocraniana e náuseas. A TC de entrada mostra hemorragia subaracnoide com lâmina de sangramento de 2mm. A pct está estável, apresenta Glasgow 15 e é levada ao CTI. A fim de prevenir a complicação mais temida dessa condição, deverá ser iniciado:

  • Nimodipino
A

Verdadeiro

Uma das principais complicações da hemorragia subaracnoide é o vasoespasmo, que ocorre em 20-30% dos pcts, geralmente entre 4º e o 14º dias. O quadro costuma ser catastrófico, causando isquemia e infarto cerebral extenso (déficit neurológico focal + piora do nível de consciência), com sequelas irreversíveis.
O nimodipino está sempre indicado na HSA, na dose de 60mg de 4/4hrs VO, devendo idealmente ser iniciada nos primeiros 4 dias e mantida por pelo menos 21d

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em relação ao AVEi, as principais manifestações clínicas típicas de envolvimento da artéria cerebral anterior são:

  • Deficit sensorial e/ou motor contralateral, com predomínio crural (perna>braço >face); abulia
A

Verdadeiro

Artéria cerebral anterior = Perna

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Pct mulher, procura UPA com quadro de cefaleia severa e diminuição de força muscular no dimídio esquerdo. Ao exame, o plantonista constata PA 220/140 e fundo de olho grau IV. Diante dessa situação, o diagnóstico e o tratamento adequado são:

  • Emergência hipertensiva - administrar nitroprussiato de sódio IV, visando baixar 20-25% da PA
A

Verdadeiro

Esta pct apresenta uma Emergência Hipertensiva pois sua PA está muito alta (diastólica >120) e existe lesão aguda de órgão-alvo, no caso, o cérebro (déficit neurológico focal + edema de papila)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pct de 46a chegou à emergência com história de cefaleia intensa, vômitos e perda transitória de consciência. Ao exame físico, encontra-se aperta, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem déficit focal; PA de 180/110, FC de 90; FR de 18, Sat 98%. Qual a principal hipótese diagnóstica e qual exame de imagem inicial a ser solicitado?

  • Hemorragia subaracnóidea; TC de crânio sem contraste
A

Verdadeiro

Cefaleia + síncope + rigidez de nuca (após 12-24hrs) = HSA
Nas hemorragias intraparenquimatosas, o déficit neurológico focal (DNF), que se instala ao longo de 1-3h se associa a cefaleia, havendo um rebaixamento do nivel de consciência em geral mais lento, em torno de 3-6hrs. Na maioria dos casos de HSA, não observamos DNF, que mais comumente ocorrem, após o 3º dia, por vasoespasmo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Homem de 55a, pesando 70kg, iniciou, há 2hrs, quadro de afasia e hemiparesia à direita. Portador de HAS e DM. Submetido a tratamento com rtPA, após 2hrs e meia do início da sintomatologia. Em relação ao caso, é correto afirmar que:

  • A dose de rtPA utilizada é de 0,9 mg/kg de peso corporal, com bolus de 10% e restante da dose em infusão contínua durante 1hr
A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Pct com AVEi agudo candidato a trombólise. A meta de pressão para a realização do tratamento é:

  • Reduzir a PA para níveis inferiores a 185/110
A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Pct com 50a, com história pregressa de enxaqueca, apresenta, durante esforço físico, início súbito de cefaléia intensa com náusea, vômitos e perda de consciência. Sua conduta inicial no PS é solicitar TC de crânio imediatamente, que se revela normal. Frente a esta situação, você conclui que:

  • Deve ser complementada com punção liquórica
A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly