Síndrome Dos Compartimentos Renais Flashcards
Homem de 45a, HAS e DM há 10a. Há 4m apresentava-se assintomático, com PA 128/82 e os seguintes exames laboratoriais: Cr 1, Ur 33, HbA1C 6.9, urina I sem alterações e proteinúria 120 mg/24hrs. Há 3m fez uso de cetoprofeno, durante 1 semana, por dor em ombro. Há 1 mes refere urina espumosa e aumento da PA. Exames atuais: Cr 3.8, Ur 118, HbA1C 7.2, urina I = proteinas +2, hemácias 250 por campo (15% de acantócitos) e proteinúria 1700 mg/24hrs. Qual o diagnóstico mais provável?
A) Nefrite tubulointersticial aguda
B) Glomerulonefrite rapidamente progressiva
Letra B
Hematúria com acantócitos = dismorfismo eritrocitário. Além disso o pct tem HAS e proteinúria subnefrótica. O diagnóstico sincrônico seria de glomerulonefrite aguda.
Na GNRP, uma biópsia renal mostrará crescentes em >50% dos glomérulos).
Numa nefrite intersticial aguda (NIA fármaco-induzida), haveria febre, rash urticariforme, eosinofilia e, particularmente, eosinofilúria
Adolescente de 14a é atendido no PS com história de urina “cor de coca cola” e redução do volume urinário há 2 dias. Ao exame apresenta edema palpebral e de MMII, ausculta cardíaca sem alterações e PA 139/89. Qual a conduta farmacológica inicial mais indicada para este quadro?
- Furosemida
Verdadeiro
Pct jovem com quadro bastante sugestivo de síndrome nefrítica (hematúria + oligúria + edema + hipertensão). O controle pressórico nestes pcts deve ser feito utilizando diuréticos de alça. Recomenda-se também restrição hidrossalina, vasodilatadores e em raros casos, diálise. Deve ser pesquisado ativamente na história deste pct algum episódio de faringite (1 a 3 semanas) ou piodermite (2 a 6 semanas)
Qual o exame considerado como padrão-ouro no diagnóstico da hipertensão renovascular?
- Arteriografia
Verdadeiro
A hipertensão renovascular é aquela que decorre da estenose de artéria renal. Embora o duplex-scan e a cintilografia renal sejam exames de imagem úteis para o raciocínio diagnóstico, o padrão-ouro continua sendo a arteriografia, que fornece a melhor definição de imagem da vasculatura renal
Menino de 3a, previamente hígido, foi levado ao PS com queixa de edema generalizado há 3d e urina espumosa com volume diminuído, sem hematúria. Ao exame, apresentou anasarca, ascite e PA normal para a idade. Exames laboratoriais: albumina 2, índice proteinúria/creatinúria 3.2, Cr sérica 0.7, e Ur 80. Hemograma sem anormalidades. Considerando esse caso hipotético, qual a conduta mais adequada?
A) Furosemida
B) Prednisona diariamente
Letra B
Proteinúria maciça, hipoalbuminemia, edema (na ausência de HAS ou hematúria) = síndrome nefrótica. O pct está na faixa de 1-8 anos, e sabemos que a maioria das vezes a síndrome nefrótica neste grupo é primária e associada a um padrão de doença de lesão mínima dos glomérulos. Quando o quadro clínico está dentro do esperado para esta condição, estamos autorizados a iniciar o tratamento empírico sem precisar fazer biópsia renal. O tratamento consiste em corticoterapia em dose imunossupressora, como prednisona 1 mg/kg/dia
Homem de 45a, fumante, com quadro de dor torácica, tosse com hemoptoicos, associado a infiltrados pulmonares e história de atopia e rinite alérgica, evolui com diminuição do volume urinário. Os exames mostraram glicemia 90, Ur 90, Cr 3, Na 140 e K 5,5. A USG revelou rins de tamanho normal com dissociação córtico-medular preservada. A biópsia renal identificou 20 glomérulos, tendo crescentes em 70% deles. A imunofluorescência indicou depósitos granulares subepiteliais e subendoteliais. O próximo passo na investigação e o diagnóstico mais provável, respectivamente, são:
A) Dosagem do complemento/ LES
B) Dosagem do ANCA/ síndrome de Goodpasture
Letra A
Esse pct possui a síndrome pulmão-rim.
A síndrome de Goodpasture tem um acometimento na imunofluorescência de padrão linear com depósito de anticorpos anti-membrana basal, não tendo nem mesmo relação com positividade do ANCA
A tríade da síndrome hemolítica urêmica é definida por:
- Anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia e insuficiência renal aguda
Verdadeiro
A síndrome hemolítica urêmica é causada por trombose glomerular. Nela, por conta da obstrução dos glomérulos, acontece perda aguda da função renal, anemia hemolítica microangiopática (as hemácias explodem ao passar pelos glomérulos com luz estreitada) e plaquetopenia devida ao consumo pelo trombo
Menino de 8a foi atendido na emergência com edema de MMII, mal estar, dor abdominal e diurese diminuída. Durante a avaliação, observaram-se cicatrizes recentes de impetigo nas pernas, e o pct apresentava-se taquicárdico com bulhas hiperfonéticas e níveis pressóricos elevados, além de demonstrar finas crepitações em ambas as bases pulmonares. Em relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, quanto à doença descrita, assinale a alternativa correta:
A) Na suspeita da doença, está indicada a biópsia renal
B) O prognóstico da doença é ruim, com rara recuperação completa
C) No diagnóstico, é importante encontrar a fração de complemento C3 reduzido e cilindros hemáticos na urina
Letra C
Essa criança apresenta uma quadro de síndrome nefrítica: oliguria, edema e HAS. A principal causa de síndrome nefrítica na faixa etária entre 2-15a é a GNPE. O diagnóstico desta condição requer:
- Confirmação da hematúria de padrão glomerular, hipocomplementemia, período de incubação compatível, confirmação de infecção estreptocócica recente (ASLO, ou streptozyme test positivo)
Pct de 17a evolui com fraqueza muscular generalizada, fadiga, câimbras e espasmos musculares, além de poliúria. Seus exames laboratoriais mostram alcalose metabólica com hipocloremia e hipocalciúria. O médico assistente considera o diagnóstico de síndrome de Gitelman, já que, nos exames laboratoriais realizados, observa-se:
- Hipomagnesemia
Verdadeiro
Existem 2 clássicos distúrbios tubulares genéticos específicos que culminam na redução e na absorção de sódio, a síndrome de Gitelman e a síndrome de Bartter. A síndrome de Gitelman se aproxima muito de uma intoxicação por tiazídico, pois ocorre no túbulo contorcido distal. Já a síndrome de Bartter se parece muito com uma intoxicação por furosemida, por afetar a alça de Henle. A síndrome de Gitelman e a intoxicação por tiazídicos ger uma síndrome “hipo”, com hipocalemia, hipomagnesemia, hipocalciúria e alcalose metabólica. Há uma grande redução da reabsorção de sódio, com ativação do sistema RAA, com perda de hidrogênio, potássio e magnésio. Há ainda retenção de cálcio na circulação, devido à hipocalciúria
Pct de 15a desenvolveu quadro de amigdalite, motivo pelo qual lhe foi prescrito amoxicilina. Vinha evoluindo bem, sendo que a odinofagia e a febre que acompanhavam a amigdalite desapareceram após ter começado o tratamento. Porém, 1s após o início do atb, passou a apresentar rash cutâneo, reaparecimento da febre, mal-estar e redução do volume urinário. Procurou PS e, ao exame, apresentava-se com T= 38.8, PA 115/75, FC 119, FR 16. Os exames complementares evidenciaram títulos elevados de antiestreptisina O, moderada eosinofilia, Ur 51, Cr 2,3. O exame de urina revelou micro-hematúria sem cilindros hemáticos, leucocitúria com numerosos eosinófilos e raros cilindros leucocitários. Qual o diagnóstico mais provável?
- Nefrite intersticial aguda
Verdadeiro
Febre, rash cutâneo, IRA, eosinofilia e eosinofilúria, uma semana após início de um atb betalactâmico = NIA.
Vamos suspender a medicação e observar a evolução do quadro. Em casos graves, como este, pode-se tentar um breve curso de corticoide sistêmico, visando acelerar a recuperação renal
Na glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, deve-se considerar a hipertensão arterial como decorrente de:
A) Expansão do volume extracelular por retenção de sódio e água
B) Diminuição da filtração glomerular com estimulação da aldosterona
Letra A
A principal explicação fisiopatológica para o surgimento de HAS no contexto da GNPE é a hipervolemia. Sabemos que na GNPE ocorre intensa inflamação do tufo capilar glomerular, o que reduz a superfície capilar disponível para o processo de filtração, causando um certo grau de retenção renal de sódio e água
As principais etiologias das nefropatias de lesões mínimas secundárias são:
- AINES e linfoma de Hodgkin
Verdadeiro
Pct de 28a, procura ambulatório por queixa de hematúria. Refere ter tido quadro de faringite há uns 2-3d. O exame físico é normal. Os exames laboratoriais solicitados mostram: complemento sérico normal, aumento da concentração de IgA no sangue e hematúria e proteinúria na urina. Mais provavelmente, trata-se de quadro de:
- Nefropatia por IgA
Verdadeiro
Pct jovem com hematúria após um quadro de faringite e aumento sérico de IgA, com exame físico normal, nos leva a pensar em doença de Berger, a qual alocamos no grupo das alterações urinárias assintomáticas, sendo a patologia glomerular primária mais comum. Pode ser considerada como uma forma de púrpura de Henoch-Schönlein restrita aos rins. Na doença de Berger temos a deposição mesangial de IgA.
Menino de 6a com história de edema palpebral, de início abrupto, associado à HAS, oligúria e hematúria. No exame físico, apresenta ainda lesões em cicatrização de impetigo e nega faringoamigdalite prévia. Para confirmação de sua origem estreptocócica, o melhor exame de lab é o nível de:
A) De antiestreptolisina O
B) De antidesoxirribonuclease (DNAse B)
Letra B
Menino de 4a, portador de síndrome nefrótica córtico-dependente, a partir de um quadro de ascite evolui com peritonite espontânea. O provável agente etiológico infeccioso é:
- Streptococcus pneumoniae
Verdadeiro
Mulher de 78a, fumante, com DM 2 e HAS, foi internada em UTI apresentando dor torácica e hipertensão arterial. Foi feita investigação, inclusive com cateterismo cardíaco e coronariografia. Alguns dias após, ela evoluiu com IRA. Ao exame físico, observa-se livedo reticularis e cianose fixa de 2 de seus pododáctilos e, no fundo de olho, foram notados êmbolos de aspecto amarelado em arteríolas retinianas (placas de Hollenhorst). O hemograma revelou eosinofilia. Nesse caso, a causa mais provável de deterioração da função renal é:
- Ateroembolismo
Verdadeiro
Pequenos fragmentos gordurosos se desprenderam de alguma placa ateromatosa e foram lançados livremente na circulação após procedimento de cateterismo.