Artrites Flashcards
Estudante de 18a, feminina, sem antecedentes, procura atendimento com dor em punho E e tornozelo D acompanhados de febre e erupção cutânea pustular em superfície de antebraços. Apresenta discreto calor e rubor em tornozelo e dor a flexão passiva do punho. Menos de 1ml foi aspirado de seu tornozelo e mostrou 8mil polimorfonucleares/campo, sem germes ao Gram. O melhor tratamento para esta condição é:
- Ceftriaxona venosa
Verdadeiro
Síndrome artrite-dermatite em adulto jovem, caracterizada por poliartrite assimétrica de grandes articulações e lesões pustulares deve nos levantar a suspeita de uma artrite gonocócica.
O tratamento é feito com ceftriaxone 1g/dia IV até melhora dos sintomas sistêmicos
A artrite crônica na faixa etária pediátrica é caracterizada pela artrite idiopática juvenil (AIJ), que é um diagnóstico de exclusão, sem etiologia definida, com importante componente autoimune e multifatorial, e que apresenta 7 subtipos. Tendo em vista o exposto, é correto afirmar que:
- Fator antinuclear (FAN) positivo na AIJ oligoarticular aumenta o risco de uveíte anterior assintomática
Verdadeiro
O FAN + na AIJ oligoarticular aumenta o risco de uveíte anterior aguda, que pode ser assintomática. Inclusive, AIJ oligoarticular mais FAN+, demanda monitorização oftalmológica frequente
Homem de 42a queixando-se de dor intensa no joelho E e febre há 12hrs. Ele é portador de doença renal crônica e DM mal controlado. Exame físico normal, exceto por TAx = 38,2º C. Há dor e limitação da amplitude do movimento do joelho E, além de derrame articular, calor e rubor. Lab: Hg 13.5, leuco 15.100 (neutrófilos 11.600), PCR 140. Análise do líquido sinovial: leuco 13.400, neutrófilos 95%, presença de cristais de monourato de sódio, ausência de bactérias coráveis ao Gram e cultura para bactérias negativa. Assinale a alternativa correta sobre esse caso:
A) A prescrição inicial deve incluir AINE e alopurinol como agente redutor de ácido úrico
B) A colchicina pode ser utilizada no tratamento da dor e dos sinais flogísticos
Letra B
Não se usa alopurinol na fase aguda da artrite gotosa. A modificação dos níveis séricos de ácido úrico, tanto para mais quanto para menos, tem o potencial de agravar a atividade inflamatória e, por isso, é contraindicada nesta fase. O tratamento de caso agudo de gota consiste em AINE (porém não pode ser usado no pct porque ele é renal crônico) e colchicina. Outra opção seria o corticoide administrado via intra-articular
Senhora de 54a procura atendimento com queixa de dor, edema e calor em diversas articulações das mãos, pés, ombros e joelhos com rigidez matinal superior a 1hr, poupando as articulações interfalangeanas distais. Os sintomas se iniciaram há 6m e estão em piora progressiva. Ao exame: sinais flogísticos nas articulações descritas na história. Sobre essa doença é correto afirmar:
A) O diagnóstico só pode ser confirmado após resultado da dosagem sérica do fator atirreumatóide e/ou anti-CCP
B) Metotrexato é tratamento para modificação da história natural da doença
Letra B
Diagnóstico de artrite reumatoide: mulher de meia idade, com poliartrite simétrica em mãos, pés e outras articulações, apresentando rigidez matinal >1hr e duração >6 semanas. Lembre-se que a AR poupa as interfalangeanas distais.
A dosagem de autoanticorpos característicos, como FR e anti-CCP é importante, porém, não é imprescindível para a confirmação diagnóstica
Escolar de 9a, previamente hígido, com dificuldade para andar e dores no joelho D. 3 dias antes apresentou os mesmos sintomas nos tornozelos, após uma partida de futebol, que melhoraram com repouso. Exame físico: TAx 38.6ºC, edema, calor, rubor e dor intensa no joelho D. Lab: VHS 75, ASLO 450 (normal: 160-300). Em relação à principal hipótese diagnóstica, pode-se afirmar que:
A) O diagnóstico só é confirmado com cultura positiva para Streptococcus do grupo A
B) Uso de AAS está associado a uma melhora importante da artrite
Letra B
Diagnóstico de febre reumática. Temos a presença de 1 critério maior (poliartrite) e 2 critérios menores (febre e aumento do VHS), além de evidência de infecção estreptocócica prévia.
O quadro de febre reumática se desenvolve semanas após a infecção faríngea e, por isso, a cultura não estará positiva no momento da avaliação
Homem de 31a chega no PS com quadro clínico de 3d de febre (38.5ºC), dor e edema em joelho D. Nega trauma recente. Ao exame físico, apresenta sinais inflamatórios e limitação do movimento do joelho afetado. Sobre o caso, é correto afirmar que:
- A conduta inicial é artrocentese diagnóstica para análise de celularidade, glicose, gram e cultura
Verdadeiro
Em todos os casos de febre reumática com cardite, recomenda-se o uso de:
A) Atb antiestreptococos
B) Corticoide IV em doses altas, repetidas diariamente por 3-5 dias
Letra A
Os corticoides são utilizados apenas em casos de cardite GRAVE, e ainda assimseu uso é controverso
Sobre a febre reumática, é correto afirmar que:
- A coreia isolada de etiologia não definida estabelece o diagnóstico de febre reumática independente de outros achados
Verdadeiro
Um possível diagnóstico diferencial entre osteoartrose e artrite reumatoide está descrito na seguinte afirmativa:
- A rigidez matinal é mais prolongada na artrite reumatoide do que na osteoartrose
Verdadeiro
Considerando a febre reumática, pode se afirmar que:
A) A sequela cardíaca mais comum na criança é a estenose mitral
B) É mais frequente abaixo dos 5 anos
C) O quadro articular, frequentemente, é a manifestação mais precoce da febre reumática aguda
Letra C
A faixa etária de maior incidência da febre reumática acompanha a faixa etária de maior incidência da infecção orofaríngea pelo estrepto do grupo A, de 5-15 anos. A manifestação cardíaca mais comum em crianças é a regurgitação mitral.
A manifestação mais comum e mais precoce da febre reumática aguda é a artrite, tipocamente uma poliartrite assimétrica e migratória de grandes articulações periféricas
Sobre a profilaxia secundária da febre reumática, como ela deve ser feita (21 em 21 dias)?
A) Deve usar profilaxia com penicilina benzatina de 21 em 21 dias até os 21 anos de idade
B) Deve usar profilaxia com penicilina benzatina até os 40 anos de idade ou por toda vida
Letra B