RII3 Flashcards
Na conservação e expedição no posto de refrigeração do leite, o limite máximo de temperatura do produto é de 5°C.
CERTO.
Os responsáveis pelos estabelecimentos ficam obrigados a comunicar ao SIF, com antecedência mínima de quarenta e oito horas, a realização de atividades de abate e outros trabalhos, mencionando, dentre outros, sua natureza, hora de início e de sua provável conclusão
Conforme literalidade do inciso VI, art. 73 do RIISPOA, a comunicação ao SIF tem antecedência mínima de setenta e duas horas.
Pescado fresco é aquele que foi submetido a qualquer processo de conservação, inclusive pela ação do gelo, mantido em temperaturas próximas à do gelo fundente, com exceção daqueles comercializados vivos.
Para os fins deste Decreto, pescado fresco é aquele que NÃO FOI SUBMETIDO A QUALQUER PROCESSO DE CONSERVAÇÃO, a não ser pela ação do gelo, mantido em temperaturas próximas à do gelo fundente, com exceção daqueles comercializados vivos.
Os animais que chegam ao estabelecimento em condições precárias de saúde, impossibilitados ou não de atingirem a dependência de abate por seus próprios meios, e os que foram excluídos do abate normal após exame ante mortem, devem ser submetidos ao abate de emergência imediatamente no local onde se encontrem.
Conforme o art. 105 do RIISPOA, esses animais devem ser submetidos ao abate de emergência, não delimitação do momento ou local desse abate.
Os peixes, crustáceos e moluscos devem ser avaliados quanto às características sensoriais por pessoal capacitado pelo estabelecimento, com utilização de tabela de classificação e pontuação com embasamento técnico-científico, nos termos do disposto em normas complementares ou, na sua ausência, em recomendações internacionais
CERTO
Segundo o RIISPOA, apresuntado é o produto cárneo obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores ou posteriores de suínos, com adição ou não de miúdos, transformados em massa, condimentado, com adição de ingredientes e submetido a processo térmico específico
De acordo com o art. 302 do RIISPOA, apresuntado não possui adição de miúdos.
O leite destinado ao processamento industrial poderá ser submetido à filtração antes de qualquer operação de pré-beneficiamento ou beneficiamento.
Conforme literalidade do §3º do art. 251 do RIISPOA, o leite DEVE ser submetido à filtração antes de qualquer operação de pré-beneficiamento ou beneficiamento
É proibida a adição de conservadores na bile depois de filtrada, quando o estabelecimento não tenha interesse em concentrá-la.
É PERMITIDO
Segundo o RIISPOA, considera-se leite o produto que, entre outros requisitos, não apresente resíduos de produtos de uso veterinário e contaminantes acima dos limites máximos previstos em normas complementares.
CERTO
Caso a unidade de beneficiamento de ovos e derivados destinar-se, exclusivamente, à expedição de ovos, poderá ser dispensada a exigência de instalações para a industrialização de ovoS
CERTO
Segundo o RIISPOA, é vedado o uso de antissépticos, produtos químicos, extratos e infusões de plantas ou tinturas
desde que APROVADOS previamente pelo órgão regulador da saúde e AUTORIZADOS pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, poderão ser utilizados.
Segundo o RIISPOA, geléia real é o produto resultante da aglutinação do pólen das flores, efetuada pelas abelhas operárias, mediante néctar e suas substâncias salivares, o qual é recolhido no ingresso da colmeia.
esse é o conceito de pólen apícola.
De acordo com o RIISPOA, entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas ou outros animais, bem alimentados e descansados.
NÃO CONSTA OUTROS ANIMAIS.
Segundo o RIISPOA, pescado curado é aquele proveniente de pescado, tratado pelo sal, com ou sem aditivos.
CERTO
No teste de incubação produtos cárneos esterilizados, amostras representativas de uma partida diária devem ser submetidas a teste de incubação por dez dias, contemplando, no mínimo, 0,1% das embalagens processadas e dispostas em sala-estufa com temperatura controlada, mantida a 35ºC, tolerando-se variações de 2,8ºC para cima ou para baixo.
Conforme o inciso I do parágrafo único do art. 320 do RIISPOA, amostras representativas de TODAS AS PARTIDAS devem ser submetidas a teste de incubação por dez dias…
Segundo o RIISPOA, lactoalbumina é o produto lácteo resultante da precipitação do leite desnatado por meio da ação enzimática ou mediante acidificação a pH 4,6 a 4,7 , lavado e desidratado por meio de processos tecnológicos específicos.
CONCEITO DE CASEÍNA ALIMENTAR.
Quando detectada qualquer não conformidade nos resultados de análises de seleção do leite, o Serviço de Inspeção Federal será responsável pela destinação adequada do leite, de acordo com o disposto no RIISPOA e em normas complementares.
Conforme o §2º art. 35 do RIISPOA, quando detectada qualquer não conformidade nos resultados de análises de seleção do leite, O ESTABELECIMENTO RECEPTOR será responsável pela destinação adequada do leite.
Segundo o RIISPOA, salame é o produto cárneo obtido de carne suína e de toucinho, com adição ou não de carne bovina ou de outros ingredientes, não condimentado, embutido em envoltórios naturais ou artificiais, curado, não fermentado, maturado, defumado ou não, e dessecado.
De acordo com o art. 304 do RIISPOA, salame deve ser condimentado e curado.
A inspeção federal em caráter permanente consiste na presença do serviço oficial de inspeção, durante as operações de abate das diferentes espécies de açougue, de caça, de anfíbios e répteis, e quaisquer outros procedimentos de industrialização de Produtos de Origem Animal nos estabelecimentos.
De acordo com o RIISPOA (Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017), art. 11, a inspeção federal em caráter permanente consiste na presença do serviço oficial de inspeção para a realização dos procedimentos de inspeção e fiscalização ante mortem e post mortem, durante as operações de abate das diferentes espécies..
Segundo o RIISPOA, leites fermentados são produtos lácteos ou produtos lácteos compostos obtidos por meio da coagulação e da aumento do pH do leite ou do leite reconstituído por meio da fermentação láctea, mediante ação de cultivos de microrganismos específicos, com adição ou não de outros produtos lácteos ou de substâncias alimentícias.
Conforme o art. 386 do RIISPOA, os leites fermentados são obtidos por meio da coagulação e da DIMINUIÇÃO do pH do leite.
Conforme o RIISPOA, em relação as aves, fígado, coração, pés e moela sem o revestimento interno são considerados miúdoS
Conforme literalidade do inciso III do art. 278 do RIISPOA, pés não está elencada na lista de miúdos das aves.
Segundo o RIISPOA, leite em pó e leites desidratados são os produtos lácteos resultantes da desidratação parcial ou total do leite por meio de processos tecnológicos específicos.
leites concentrados (e não leite em pó)
É proibido o abate de suídeos não castrados ou que mostrem sinais de castração recente.
O art. 104 do RIISPOA, que apresentava essa restrição, foi revogado.
No preparo da gelatina é permitido o uso de matérias-primas procedentes de animais que tenham destino ao tratamento condicional pela inspeção oficial.
que não tenham sofrido qualquer restrição pela inspeção oficial.
Segundo o RIISPOA, o leite em pó não é considerado produto lácteo desidratado.
Para os fins deste Decreto, consideram-se produtos lácteos desidratados o leite em pó e outros produtos que atendam a essa descrição.
Segundo a RIISPOA, própolis é o produto oriundo de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas sem ferrão de brotos, de flores e de exsudatos de plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração final do produto.
a denominação correta é própolis de abelhas sem ferrão.
Conforme disposto no RIISPOA, o envase do leite para consumo humano direto só pode ser realizado em granjas leiteiras, fabricas de laticínios e em usinas de beneficiamento de leite.
só pode ser realizado em GRANJAS LEITEIRAS E EM USINAS DE BENEFICIAMENTO DE LEITE.
No teste de incubação produtos cárneos esterilizados, caso a temperatura de incubação fique abaixo de 32°C ou exceda 38°C, mas não ultrapasse 40,5ºC, deve ser ajustada na faixa requerida e o tempo de incubação estendido, adicionando-se o tempo que as amostras permaneceram na temperatura de desvio.
39,5ºC
Na avaliação dos atributos de frescor dos anfíbios, especificamente a carne de rã, devem ser verificadas características sensoriais como, entre outras, cor branca e brilhante na carne, rosa pálida nas proximidades das articulações
a carne de rã deve apresentar cor rosa pálida na carne, branca e brilhante nas proximidades das articulações.
Nas infecções leves por Cysticercus bovis, caracterizadas pela detecção de cistos viáveis ou calcificados em quantidades que não caracterizem a infecção intensa, considerada a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deverá ser destinada ao tratamento condicional pelo calor, após remoção e condenação das áreas atingidas.
esta deve ser destinada ao tratamento condicional pelo frio ou pelo calor, após remoção e condenação das áreas atingidas.
O SIF deve verificar o cumprimento dos procedimentos de desinfecção de dependências e equipamentos na ocorrência de doenças infectocontagiosas, para evitar contaminações cruzadas.
CERTO
Poderá ser permitida a retirada da contaminação sem a remoção completa da área contaminada, conforme estabelecido em normas complementares
CERTO
A inspeção de leite e derivados, além de outras exigências previstas no RIISPOA, abrange a verificação das instalações laboratoriais, dos equipamentos, dos controles, disponibilidade do produto no mercado consumidor e das análises laboratoriais
Segundo do inciso III do art. 233 do RIISPOA, a disponibilidade do produto no mercado consumidor não é contemplada na inspeção de leite e derivados.
Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somente após serem submetidos ao congelamento à temperatura de -20oC por vinte e quatro horas ou a -35oC durante quinze horas.
os binômios de temperatura/tempo são -20oC (vinte graus Celsius negativos) por sete dias ou a -35oC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas.
No caso de suspensão do registro ou do relacionamento, será apreendida a rotulagem e serão recolhidos os materiais pertencentes ao SIF, além de documentos, lacres e carimbos oficiais.
No caso de CANCELAMENTO DO REGISTRO OU DO RELACIONAMENTO,