IN 50 Flashcards
Nesse sentido, segundo IN nº 50/2013, são doenças de notificação compulsória imediata:
Criptosporidiose, Pleuropneumonia contagiosa caprina, Gastroenterite transmissível
Criptosporidiose não consta na IN 50.
Erisipela suína, Circovirose, Sarna sarcóptica.
A sarna sarcóptica não consta na IN, e sim a sarna ovina.
As clostridioses causadas por Clostridium botulinum e Clostridium perfringens são de notificação obrigatória, mas não por Clostridium chauvoei.
TODAS,INCLUINDO A C. CHAUVOEI.
São doenças de notificação compulsória imediata: arterite viral equina, surra, encefalomielite por enterovírus, rinite atrófica dos suínos, doença de Aujzesky
Não consta na lista encefalomielite por enterovírus
Cisticercose suína pertence à lista 4 - Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado em múltiplas espécies (a).
A cisticercose SUÍNA está na lista de notificação mensal de qualquer caso confirmado - múltiplas espécies (4a).
A notificação da suspeita ou ocorrência das doenças listadas nesta Instrução Normativa é obrigatória para qualquer cidadão.
ERRADO.
A notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta Instrução Normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.
CERTO
É necessária, previamente à notificação, a confirmação da suspeita de doenças exóticas, para não afetar o status sanitário do país
Não consta na IN, além de que a lista 1 é composta por doenças exóticas passíveis de notificação de suspeita.
A doença causada pelas espécies bacterianas Brucella abortus, Brucella melitensis e Brucella suis é de notificação imediata de casos confirmados.
Brucella suis aparece na lista 3 a), de doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado, assim como a B. abortus lista 3 c), mas a B. melitensis é de notificação imediata de caso suspeito 1 a).
As doenças listadas no Anexo desta Instrução Normativa são de notificação livre ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006
Livre não é o mesmo que obrigatória.
A lista de doenças animais de que trata esta Instrução Normativa será revista por proposta do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e publicada periodicamente, considerando alterações da situação epidemiológica do País e mundial.
CERTO
Mormo (Burkholderia pseudomallei) consta na lista 2-e (Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito - equídeos).
Burkholderia pseudomallei causa Melioidose (que também está na lista da IN, mas 4-a = Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado em múltiplas espécies).
De acordo com essa IN, a leptospirose não requer notificação imediata de qualquer caso confirmado.
A leptospirose requer notificação mensal de casos confirmados (lista 4 a).
Doenças exóticas ou doenças emergentes que apresentam índice de morbidade significativo não requerem notificação imediata.
A notificação também deverá ser imediata para qualquer outra doença animal que não pertença à lista do Anexo desta Instrução Normativa, quando se tratar de doença exótica ou de doença emergente que apresente índice de morbidade ou mortalidade significativo, ou que apresente repercussões para a saúde pública
A doença causada pelas espécies bacterianas Brucella abortus, Brucella melitensis e Brucella ovis é de notificação imediata de casos suspeitos.
Brucella ovis causa a epididimite ovina e pertence à lista 4 f) Ovinos e caprinos = notificação mensal de confirmados.