ps2 Flashcards

1
Q

Para a brucelose, devem ser realizadas provas sorológicas, com intervalo de três meses, utilizando o 2-mercaptoetanol ou outro aprovado pelo MAPA e indicado para o caso, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do antígeno acidificado tamponado ou fixação de complemento.

A

De acordo com o item 3.3.6 da IN 19/2002, as provas sorológicas serão realizadas com intervalo de seis meses. Outro erro, o antígeno acidificado tamponado é o teste de rotina, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do 2-mercaptoetanol ou fixação de complemento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Nas granjas de reprodutores de 2 ou 3 sítios, em caso de suspeita de qualquer uma das doenças objeto de certificação destas Normas, em qualquer um dos sítios de produção, a critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverão ser solicitados exames, nos demais sítios, de acordo com a amostragem definida, inclusive fora da data prevista de recertificação, podendo ser suspensa a certificação dos sítios de produção, até o resultado dos exames”.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A unidade produtora de leitões, envolvendo as fases de cobrição, gestação, maternidade, desmame e, dependendo da empresa, a creche, desde que não tenha central de inseminação, mesmo que seja de uso exclusivo, denomina-se Sítio 1.

A

.1.15. Sítio 1: unidade produtora de leitões, envolvendo as fases de cobrição, gestação, maternidade, desmame e, dependendo da empresa, a creche e central de inseminação de uso exclusivo;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Alguns animais que não sejam suínos são importantes disseminadores da Doença de Aujeszky, principalmente em decorrência dos seus sinais neurológicos.

A

Os hospedeiros terminais (outros animais que não suínos) geralmente morrem antes muito cedo e geralmente não transmitem o vírus, por isso, assertiva errada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Toda granja de suídeos certificada deverá ser livre de peste suína clássica, doença de Aujeszky,brucelose, tuberculose e controlada para sarna e leptospirose.

A

Toda granja de suídeos certificada deverá ser livre de peste suína clássica, doença de Aujeszky,brucelose, tuberculose, sarna e livre ou controlada para leptospirose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A unidade produtora de leitões em que envolve a fase de creche e crescimento até a entrega para reprodução é o Sítio 1.

A

SÍTIO 2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Para realização da colheita de sangue e para realização do teste de tuberculinização comparada, com uma prevalência estimada em 5% e um nível de confiança de 95%, uma granja com 100 reprodutores no rebanho, deverá amostrar um total de 35 animais.

A

Para 100 reprodutores, deverá ser amostrado um total de 45 animais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Para verificar a presença de Pasteurella multocida D toxigênica a fim de obter uma granja livre de Rinite Atrófica Progressiva, deverão ser coletados suabes nasais e de amídalas de 30 leitões com cinco a seis meses de idade e que não estejam sob regime de antibióticos.

A

Os suínos para coleta de suabes deverão ter 8 semana de idade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As granjas serão certificadas após a realização de dois testes negativos consecutivos, para todas as doenças previstas na IN 19/2002. Exceto para sarna, no primeiro teste, será examinado 100% do rebanho de reprodutores e para o segundo teste e monitoramentos posteriores serão utilizadas amostragens.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em relação ao vírus da Peste Suína Clássica, existe somente um genótipo, mas vários sorotipos.

A

Pelo contrário. Existe somente um sorotipo, mas com vários genótipos e subgenótipos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A granja de reprodutores terá cumprido as condições exigidas para tuberculose se todos os animais forem negativos para PPD bovina ou se houver reação positiva, desde que a média do diâmetro das reações à PPD bovina seja inferior à média do diâmetro das reações à PPD aviária

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Uma GRSC nível 1 é classificada como “sem doença opcional certificada”.

A

Pelo contrário, é livre das quatro doenças opcionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Se o laudo laboratorial for negativo para a DOENÇA DE AUJESZKY, suspende-se a interdição e a vigilância do estabelecimento. O laboratório utilizará as amostras para o diagnóstico diferencial, que orientará as medidas a serem adotadas.

A

A vigilância é mantida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É condição a ser atendida para a Doença de Aujeszky, não proceder à vacinação dos suídeos alojados na granja de reprodutores.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Cães, gatos, roedores e outras espécies podem abrigar a Bordetella bronchiseptica por longos períodos, mas seu papel na disseminação da rinite atrófica em suínos é incerto.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A Brachyspira hyodisenteriae, espiroqueta aeróbia, é considerada o agente primário da disenteria suína.

A

A bactéria é anaeróbia!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O soro obtido (no mínimo 2ml) no levantamente soroepidemiológico na zona de proteção e vigilância não deverá apresentar sinais evidentes de hemólise, sendo então transferido para frascos individuais de vidro esterilizados, devidamente numerados e identificados, e congelados imediatamente. Manter o soro resfriado durante todo processo de envio ao laboratório.

A

Deve-se manter o soro congelado durante todo processo de envio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Responsável técnico é o médico veterinário, indicado pelo órgão oficial de defesa, responsável pelo cumprimento das condições estabelecidas.

A

O RT é indicado pelo proprietário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O local onde se mantém em isolamento e observação animais recém adquiridos, aparentemente sadios, para realização de testes diagnósticos ou medidas profiláticas destinadas a evitar a introdução de agentes patogênicos em granjas de terminação é denominada “Quarentenário

A

Granjas de reprodutores!

20
Q

Em caso de dúvidas na interpretação das reações às tuberculinas, a granja não perderá a certificação até que seja concluído o diagnóstico, baseado em provas laboratoriais de identificação das micobactérias envolvidas.

A

Conforme o item da IN 19/2002, em caso de dúvidas na interpretação das reações às tuberculinas, a granja perderá, temporariamente, a certificação até que seja concluído o diagnóstico…

21
Q

Considera-se granja de reprodutores o estabelecimento ou propriedade que atenda integralmente às disposições básicas e específicas estabelecidas para a certificação. As granjas terão sua certificação baseada no monitoramento sorológico e na sua classificação sanitária.

A

esse é o conceito de Granja de Reprodutores Suídeos Certificada (GRSC).

22
Q

No primeiro teste para certificação das granjas de reprodutores, será examinado 100% dos reprodutores. Já para o segundo teste, será realizado uma amostragem. Tal forma é independentemente de serem granjas novas com povoamento acompanhado pelo serviço oficial e que os animais sejam oriundos de GRSC.

A

Granjas novas com povoamento acompanhado do Serviço Oficial e oriundas de GRSC não haverá necessidade da colheita de 100% do plantel.

23
Q

Os animais de terminação com disenteria suína podem apresentar um atraso no crescimento, aumento do índice de conversão e, consequentemente, importantes perdas econômicas.

A

CERTO

24
Q

Em relação à INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47 DE 18 DE JUNHO DE 2004 em que aprova o REGULAMENTO TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE SUÍDEA – PNSS, todo estabelecimento de criação de suídeos estará sujeito à fiscalização do serviço veterinário oficial, exceto aqueles que se encontra sob posse de órgãos oficiais.

A

A assertiva pode até parecer correta, mas TODO estabelecimento estará sujeito à fiscalização do SVO.

25
Q

As medidas aplicadas na zona de proteção e vigilância serão mantidas até que tenham sido executadas as estratégias de erradicação estabelecidas pelo Plano Estadual ou pelo Plano de Contingência, e realizado um inquérito soroepidemiológico abrangendo os estabelecimentos de criação considerados de risco, situados dentro ou fora da zona de proteção e vigilância, sem o registro de ocorrência de atividade viral

A

CERTO

26
Q

O conjunto de normas destinadas a evitar a introdução de agentes patogênicos na granja de reprodutores é denominada “Biossegurança”.

A

Cuidado para não confundir! O conjunto de normas é o GRAU de vulnerabilidade. A Biossegurança é o DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS RÍGIDAS”.

27
Q

Uma “zona provisoriamente livre de DA” é a zona ou região do país onde a ocorrência da DA atinge menos de 10% do rebanho suídeo e menos de 1% dos estabelecimentos de criação existentes, segundo as recomendações do Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A

A ocorrência da DA atinge menos de 1% do rebanho suídeo e menos de 10% dos estabelecimentos de criação existentes.

28
Q

Há manguito perivascular e peribronquiolar e extensa hipoplasia linfoide na PES (pneumonia enzoótica dos suínos)

A

Extensa hiperplasia linfoide, e não hipoplasia.

29
Q

As granjas de reprodutores serão certificadas após a realização de 2 testes negativos consecutivos ou não com intervalo de 6 meses para todas as doenças (Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky, Brucelose, Tuberculose, Livre ou Controlada para Leptospirose e Sarna).

A

É necessário que os testes sejam consecutivos, além de que o intervalo é de 2 a 3 meses.

30
Q

O Estado de Alagoas é declarado como livre da Peste Suína Clássica.

A

Art. 1º Ficam declarados como livres de peste suína clássica (PSC):

I - uma zona composta pelos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina;

II - uma zona composta pelo Estado do Paraná;

III - uma zona composta pelos Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, pelo Distrito Federal, e por parte do Estado do Amazonas, representada pelos municípios de Guajará e Boca do Acre, parte sul do município de Canutama e parte sudoeste do município de Lábrea”.

31
Q

A critério do proprietário da granja de reprodutores, o mesmo poderá requerer junto à Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária, a certificação opcional de livre de quaisquer das doenças: Rinite Atrófica Progressiva, Pneumonia Micoplásmica, Pleuropneumonia Suína e Disenteria Suína.

A

O proprietário da granja poderá requerer ao MAPA e não para secretaria estadual de defesa.

32
Q

Em relação ao Plano Estadual para Controle e Erradicação da DA, são necessárias algumas condições específicas, como, por exemplo: a existência de um comitê estadual de sanidade suídea atuante, com elaboração de ata de reuniões, que deve ser encaminhada à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior.

A

CERTO

33
Q

As granjas GRSC “b” são consideradas “vulnerabilidade baixa”, obtendo pontuação de 0 a 5,0 pontos (desde que não tenha nenhum critério com pontuação 2) na classificação inicial quanto ao grau de vulnerabilidade à entrada de agentes patogênicos, sendo reavaliadas anualmente.

A

Nenhum critério com pontuação 3.

34
Q

A comercialização e distribuição, no Território Nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, serão defesos àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC)

A

Conforme o art. 2º da IN 19/2002, a comercialização e distribuição… somente serão PERMITIDAS àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC

35
Q

A certificação das Granjas de Reprodutores Suídeos (GRSC) terá validade de doze meses.

A

De acordo com o item 2.1.7 da IN 19/2002, a certificação terá validade de seis meses

36
Q

Entre outras condições sanitárias e de biossegurança a serem atendidas pelas granjas de reprodutores de suídeos para a certificação, as granjas de três sítios de produção deverão cumprir todos os requisitos para certificação nos sítios 1 e 3, sendo que no sítio 2, deverão cumprir apenas as condições de biossegurança, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não.

A

CERTO

37
Q

Em relação à brucelose suína, a doença está amplamente disseminada na América Latina. Qual é o sorotipo predominante?

A

Sorotipo 1

38
Q

Injeções maciças dos animais com antibióticos são pouco práticas na pleuropneumonia suína, acarretam substanciais perdas de tempo e são onerosas. Na realidade, a prescrição de antibióticos como a penicilina e sulfamidas é efetiva nas fases clínicas iniciais da doença, não alcançando, contudo, resultados que encorajam o seu uso generalizado.

A

CERTO

39
Q

O proprietário da granja de reprodutores, a seu critério, poderá requerer junto ao MAPA, a certificação opcional de livre para Rinite Atrófica Progressiva (RAP), Pneumonia Micoplásmica (PM), Pleuropneumonia Suína (PPS) e Disenteria Suína (DS).

A

CERTO

40
Q

o REGULAMENTO TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE SUÍDEA – PNSS, o DDA é o departamento de defesa animal pertencente à SDA (secretaria de defesa agropecuária) do órgão MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Das ações que cabem ao DDA, assinale a alternativa que não está cofrreta:

A

As atividades de campo do PNSS passíveis de delegação de competência, serão executadas pelas Secretarias Municipais de Agricultura ou autoridades de defesa sanitária animal competentes nos Municípios.

41
Q

A morbidade da Pleuropneumonia Suína é alta, podendo chegar aos 100%, já a mortalidade é baixa.

A

A morbidade é baixa, mas a mortalidade é alta.

42
Q

O uso indiscriminado de antibióticos tem favorecido o surgimento de cepas resistentes e, até o momento, não foram desenvolvidas vacinas eficientes para o controle das infecções pela B. hyodysenteriae ou B. pilosicoli.

A

CERTO

43
Q

A brucelose é uma doença infectocontagiosa que produz infecção aguda nos animais, podendo também infectar o homem.

A

A brucelose produz infecção crônica.

44
Q

A fim de atender às exigências para serem livres de brucelose, as granjas de reprodutores deverão realizar provas sorológicas, com intervalo de seis meses ou por outro prazo definido pelo DSA/SDA e disponibilizado no endereço eletrônico do MAPA, utilizando o antígeno acidificado tamponado ou outro aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicado para o caso, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do 2- mercaptoetanol ou soroaglutinação lenta.

A

ser submetidos a provas complementares do 2- mercaptoetanol ou fixação de complemento.

45
Q

As GRSC, em relação às doenças de certificação de certificação opcional, será classificada como Nível 1 quando sem doença opcional certificada.

A

o Nível 4 que será sem doença opcional certificada.