LI3 Flashcards
Os procedimentos relacionados aos Materiais Especificados de Risco (MER) devem ser realizados pelo DIPOA, seguindo as normas complementares.
pelos estabelecimentos
E NÃO PELO DIPOA.
A responsabilidade pela aplicação das medidas profiláticas cabíveis em casos suspeitos de doenças infectocontagiosas é exclusivamente do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) ou do Médico Veterinário (MV).
CERTO
O DIF é responsável por conduzir a inspeção post mortem nas linhas de abate.
O DIF não conduz a inspeção nas linhas de abate; ele recebe as peças desviadas das linhas de inspeção para avaliações adicionais
Produtos considerados como MER, como encéfalo, olhos e medula espinhal de animais com idade igual ou inferior a 30 meses, devem ser processados conforme determinações do DSA e Portaria MAPA nº 651 de 2022, mesmo que a linha C seja dispensada
CERTO
Além do valor final de pH, também é muito importante a velocidade de queda do pH. Quando esta é muito rápida após a morte, a carne torna-se defeituosa, conhecida como carne DFD (dark-firm-dry).
PSE
As vísceras comestíveis são mais ricas em carboidratos do que a carne muscular.
CERTO
Sobre inspeção post mortem, julgue o seguinte item:
Linha A1 - inspeção da glândula mamária
CERTO
A musculatura vermelha é mais resistente ao encurtamento pelo frio que a musculatura branca.
A musculatura vermelha é mais SUSCETÍVEL!
A inspeção ante mortem abrange a verificação da documentação dos animais e a avaliação de suas condições de saúde, individualmente ou em lote, através de exame visual e, se necessário, exame clínico.
CERTO
No intervalo de uma acidificação correta (pH 5,4 a 5,8), muitos micro-organismos são inibidos, principalmente os lactolíticos.
PROTEOLÍTICOS
Existem três tipos básicos de músculos, os estriados esqueléticos, os estriados cardíacos e os voluntários viscerais.
CERTO
No interior de grandes massas musculares, o fenômeno de encurtamento pelo frio é mais intenso.
MENOS INTENSO!
Os programas de autocontrole são de responsabilidade exclusiva do SIF, que desenvolve, implanta, mantém, monitora e verifica os registros sistematizados e auditáveis para garantir a higiene, segurança e bem-estar animal.
Os programas de autocontrole são de responsabilidade dos estabelecimentos, não do SIF.
A “Declaração de Ajuste de Saldo de Animais” é um documento que o abatedouro frigorífico emite para regularizar a quantidade de animais recebidos em divergência com a GTA de origem.
Ela é um documento apresentado pelo produtor após a notificação do abatedouro frigorífico, emitido pelo OESA, para comprovar a regularização da quantidade de animais recebidos em divergência com a GTA de origem.
A autorização para o início do abate dos animais pode ser concedida mesmo que a inspeção ante mortem de todos os lotes ainda não tenha sido finalizada.
CERTO
A temperatura normal do corpo dos bovinos varia consideravelmente e pode não ter relação com outros sintomas durante doenças infecciosas.
CERTO
As proteínas sarcoplasmáticas encontradas na carne são a actina, miosina e a actomiosina
Cuidado! Proteínas sarcoplasmática são as enzimas e a mioglobina.
Linha I - inspeção da parte caudal das meias carcaças
Exame do lados externos e internos da parte cranial da carcaça e linfonodos correspondentes.
A necropsia é um procedimento obrigatório para todos os animais destinados ao abate, independentemente do histórico do óbito.
A necropsia é obrigatória apenas para os animais que chegam mortos ou morrem nas dependências do estabelecimento, bem como para os animais que são sacrificados por serem suspeitos ou portadores de doenças infectocontagiosas.
O Decreto nº 9.013 de 2017 estabelece que a medida cautelar será adotada somente quando houver evidência concreta de que um produto representa risco à saúde pública ou foi adulterado.
CERTO
O processo de maturação comercial tem como finalidade atender uma exigência legal, garantir a qualidade higiênico-sanitária e fornecer subsídios necessários para a perfeita transformação do músculo em carne, por meio de reações bioquímicas.
O processo de maturação SANITÁRIA
Os uniformes dos Auxiliares do SIF têm uma cruz na cor vermelha na manga esquerda.
Os Auxiliares devem ter uma cruz na cor azul na manga esquerda.
Nos casos em que a parte externa dos intestinos apresentar conteúdo intestinal ou os estômagos contiverem conteúdo ruminal, é permitida a destinação das vísceras aos setores de processamento sem remover completamente a área contaminada.
CERTO
Quando são identificadas alterações nas patas ou nos lábios que afetam a carcaça, somente essas partes afetadas precisam ser identificadas para desvio.
CERTO
Em suínos, o rigor começa a ocorrer em 10-12 horas pós-abate.
Suínos 3-4 HORAS PÓS-ABATE!
O potencial de ação libera acetilcolina na fenda sináptica entre membrana do axônio e célula muscular provendo a entrada de íons cálcio através do sarcolema no local da junção gerando a despolarização ao longo da membrana.
Promove a entrada de íons SÓDIO através do sarcolema!