LI3 Flashcards
Os procedimentos relacionados aos Materiais Especificados de Risco (MER) devem ser realizados pelo DIPOA, seguindo as normas complementares.
pelos estabelecimentos
E NÃO PELO DIPOA.
A responsabilidade pela aplicação das medidas profiláticas cabíveis em casos suspeitos de doenças infectocontagiosas é exclusivamente do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) ou do Médico Veterinário (MV).
CERTO
O DIF é responsável por conduzir a inspeção post mortem nas linhas de abate.
O DIF não conduz a inspeção nas linhas de abate; ele recebe as peças desviadas das linhas de inspeção para avaliações adicionais
Produtos considerados como MER, como encéfalo, olhos e medula espinhal de animais com idade igual ou inferior a 30 meses, devem ser processados conforme determinações do DSA e Portaria MAPA nº 651 de 2022, mesmo que a linha C seja dispensada
CERTO
Além do valor final de pH, também é muito importante a velocidade de queda do pH. Quando esta é muito rápida após a morte, a carne torna-se defeituosa, conhecida como carne DFD (dark-firm-dry).
PSE
As vísceras comestíveis são mais ricas em carboidratos do que a carne muscular.
CERTO
Sobre inspeção post mortem, julgue o seguinte item:
Linha A1 - inspeção da glândula mamária
CERTO
A musculatura vermelha é mais resistente ao encurtamento pelo frio que a musculatura branca.
A musculatura vermelha é mais SUSCETÍVEL!
A inspeção ante mortem abrange a verificação da documentação dos animais e a avaliação de suas condições de saúde, individualmente ou em lote, através de exame visual e, se necessário, exame clínico.
CERTO
No intervalo de uma acidificação correta (pH 5,4 a 5,8), muitos micro-organismos são inibidos, principalmente os lactolíticos.
PROTEOLÍTICOS
Existem três tipos básicos de músculos, os estriados esqueléticos, os estriados cardíacos e os voluntários viscerais.
CERTO
No interior de grandes massas musculares, o fenômeno de encurtamento pelo frio é mais intenso.
MENOS INTENSO!
Os programas de autocontrole são de responsabilidade exclusiva do SIF, que desenvolve, implanta, mantém, monitora e verifica os registros sistematizados e auditáveis para garantir a higiene, segurança e bem-estar animal.
Os programas de autocontrole são de responsabilidade dos estabelecimentos, não do SIF.
A “Declaração de Ajuste de Saldo de Animais” é um documento que o abatedouro frigorífico emite para regularizar a quantidade de animais recebidos em divergência com a GTA de origem.
Ela é um documento apresentado pelo produtor após a notificação do abatedouro frigorífico, emitido pelo OESA, para comprovar a regularização da quantidade de animais recebidos em divergência com a GTA de origem.
A autorização para o início do abate dos animais pode ser concedida mesmo que a inspeção ante mortem de todos os lotes ainda não tenha sido finalizada.
CERTO
A temperatura normal do corpo dos bovinos varia consideravelmente e pode não ter relação com outros sintomas durante doenças infecciosas.
CERTO
As proteínas sarcoplasmáticas encontradas na carne são a actina, miosina e a actomiosina
Cuidado! Proteínas sarcoplasmática são as enzimas e a mioglobina.
Linha I - inspeção da parte caudal das meias carcaças
Exame do lados externos e internos da parte cranial da carcaça e linfonodos correspondentes.