LI1 Flashcards
Para o material de embalagem primária, deverá haver dependência própria e exclusiva, podendo ou não ficar junto ao prédio industrial.
CERTO
O exame dos ovidutos e ovários das poedeiras é realizado na Linha A.
LINHA B
A inspeção post mortem é efetuada coletivamente durante o abate, através de exame visual macroscópico de carcaças e vísceras e, conforme o caso, palpação e cortes.
INDIVIDUALMENTE E NÃO COLETIVAMENTE.
Os pulmões serão, preferencialmente, retirados, através do sistema de vácuo ou mecânico, preconizando-se a instalação de sistema de higienização dos instrumentos utilizados.
OBRIGATORIAMENTE.
Para evitar o abate de aves com repleção do trato gastrointestinal, as aves que chegarem ao abate deverão cumprir a suspensão da alimentação por um período mínimo de 12 horas.
PERÍODO MÍNIMO DE 6-8 HORAS!!!
No setor de elaboração, o enfoque deve ser dirigido aos riscos de contaminações cruzadas entre matérias-primas e ingredientes destinados a elaboração de produtos com semelhante microbiota.
Diferente microbiota.
A operação de sangria será efetuada com as aves contidas pelas asas, em ganchos de material inoxidável, apoiados em trilhagem aérea manual.
De forma alguma pelas asas e sim pelos PÉS! Em trilhagem aérea MECANIZADA.
No método de gotejamento, devem ser mantidas as aves em uma temperatura de –12ºC até o momento da análise
CERTO
A operação de acondicionamento em embalagem secundária dos cortes e ou partes, deverá ser realizada em local específico e independente de outras seçõES
CERTO
Não se devem cultivar, produzir, nem extrair alimentos ou crias de animais destinados à alimentação animal, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, por intermédio dos alimentos, risco para saúde do consumidor.
Alimentação HUMANA, e não animal.
Uma vez ao turno, as embalagens ou recipientes deverão ser inspecionados imediatamente antes do uso, com o objetivo de que se assegure o seu bom estado e, se necessário, limpos e/ou desinfetados; quando lavados, deverão ser bem enxutos antes do envase.
SEMPRE QUE POSSÍVEL!
Em relação à embalagem, a cabeça e os pés devem ser embalados individualmente.
Os miúdos e/ou partes de carcaças, quer sejam ou não comercializados no das mesmas, receberão embalagem própria, sendo, obrigatoriamente, a cabeça e pés embalados individualmente”.
PORTARIA 368/97
Pessoas portadoras de feridas infectadas, infecções cutâneas, doença de chagas, diarreia, brucelose ou tuberculose não poderão trabalhar, sob nenhum pretexto, em qualquer área de manipulação de alimentos.
CUIDADO! O BPF não cita BRUCELOSE OU TUBERCULOSE!
PORTARIA 368/97
Os procedimentos necessários para obtenção de alimentos inócuos e saudáveis e sãos é a correta definição de Boas Práticas de Elaboração.
CERTO
PORTARIA 368/97
Nas áreas de manipulação de alimentos, as portas deverão ser de material não absorvente e de fácil limpeza. As escadas, montacargas e estruturas auxiliares, como plataformas, escadas de mão e rampas deverão estar localizadas e construídas de forma a não causarem contaminação.
CERTO
PORTARIA 368/97
Todos os estabelecimentos deverão dispor de vestuários, sanitários e banheiros adequados, convenientemente situados, bem iluminados e ventilados, e deverão ter comunicação direta com as áreas onde os alimentos são manipulados para que o pessoal tenha que passar junto a elas quando retornar.
NÃO DEVERÃO TER COMUNICAÇÃO DIRETA!
PORTARIA 368/97
Visitantes são todas as pessoas que visitam o estabelecimento produtor de alimentos, como escolas, faculdades ou consultores.
consideram-se como visitantes todas as pessoas não pertencentes às áreas ou setores onde se manipulem alimentos
PORTARIA 368/97
As salas obrigatoriamente deverão estar isentas de vapor, poeira, fumaça e acumulo de água
NA MEDIDA DO POSSÍVEL as salas deverão estar isentas de vapor.
PORTARIA 368/97
O estabelecimento poderá receber matéria-prima ou ingrediente que contenha parasitas, micro-organismo ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas desde que possam ser reduzidas a níveis aceitáveis.
CERTO
PORTARIA 368/97
Em hipótese alguma será autorizado armazenar substâncias como materiais de higiene e limpeza na área de manipulação de alimentos.
Cuidado! SALVO QUANDO FOR NECESSÁRIO!
PORTARIA 368/97
Deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição por mínimo 5 anos após o vencimento.
CUIDADO! Apesar de parecer verdade, a legislação da BPF não cita esse prazo!!
PORTARIA 368/97
Em casos de devolução de produtos, estes deverão ser colocados nas câmaras-frias ou destinados ao pátio de manobras, até que se estabeleça seu destino.
DEVEM SER COLOCADOS EM SETORES SEPARADOS!!!
PORTARIA 368/97
Os recipientes que foram utilizados com matérias tóxicas podem ser utilizados para alimentos ou ingredientes alimentares, após sanitização em circuito fechado com temperaturas superiores a 82,5C
Os recipientes NÃO DEVEM SER UTILIZADOS PARA ALIMENTOS!
PORTARIA 368/97
Qualquer pessoa que esteja afetada deve comunicar imediatamente ao Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento que está enferma.
AO SIF NÃO! À DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO!
PORTARIA 368/97
As operações e processos praticados para a obtenção de um alimento terminado é a definição de “Manipulação de Alimentos”.
Cuidado! A definição acima está se referindo à “Elaboração de Alimentos
PORTARIA 368/97
Nas áreas de manipulação dos alimentos todas as estruturas e acessórios elevados deverão estar instalados de maneira que se evite a contaminação direta ou indireta dos alimentos, da matéria prima e do material de embalagem por intermédio da condensação e bem como as dificuldades nas operações de limpeza
CERTO
PORTARIA 368/97
Devem ser tomadas precauções adequadas para eliminar as contaminações químicas, físicas ou microbiológicas ou por outras substâncias indesejáveis, além das medidas que devem ser tomadas em relação à prevenção de possíveis danos.
Não ELIMINAR, e sim EVITAR!
A interrupção dos trabalhos industriais somente poderá ocorrer quando todas as aves, já sangradas, tiverem seu processamento normal concluído e o reinício dos trabalhos só se efetuará com as instalações e equipamentos devidamente limpos.
CERTO
As moelas devem ser abertas, para permitir perfeita lavagem interna e remoção total da cutícula.
CERTO
A quantidade de água determinada pelo Método de Controle Interno exprime-se em percentagem do peso total da carcaça de ave no limite máximo de 6% de seus pesos
8%
Para todos aqueles que trabalham no matadouro, é obrigatório o uso de botas de borracha ou material equivalente, obrigatoriamente brancas ou claras e resistentes à higienização.
PREFERENTEMENTE brancas ou claras!!!
A temperatura da água do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a 4ºC.
CERTO
Exige-se a instalação de hidrômetro para controle do volume da água consumida, de no mínimo 1,0 (um) litro por carcaça, quando se trata de pré-resfriamento por imersão em água
Mínimo 1,5lts!!!
Não é permitida a instalação de outro(s) ponto(s) de inspeção das carcaças fora da calha de evisceração ou outra operação desta natureza.
PERMITE-SE!
Na seção de evisceração, não poderá ser realizada a seção de embalagem primária e classificação.
PODERÁ, desde que a área permita a perfeita acomodação dos equipamentos.
As soluções empregadas na higiene das instalações, do equipamento e do pessoal, devem sempre ser aquelas registradas no Ministério da Saúde e ter seu uso autorizado pelo DIPOA.
CERTO
No método de gotejamento, devem ser mantidas as aves em uma temperatura de –12ºC até o momento da análise.
CERTO
As endo e ectoparasitoses, quando não acompanhadas de magreza, determinam a condenação das vísceras ou das partes alteradas
CERTO
Em relação ao método de controle interno, recomenda-se no mínimo 1 (um) teste para cada turno de trabalho (oito horas).
Turno de QUATRO HORAS!!!
Os miúdos (moela, coração, rins e fígado) devem ser pré-resfriados, imediatamente, após a coleta e preparação. Acúmulo de miúdos para processamento não será permitido”.
RINS NÃO ESTÃO INCLUSOS.
Os operários que manipulam carnes frescas devem vestir roupa de trabalho limpa no início de cada dia de trabalho, ou quando se fizer necessário.
CERTO
Durante os trabalhos de matança, o SIF deverá verificar o estado e funcionamento dos esterilizadores situados nos diversos pontos da sala; se possuem carga completa de água limpa e em temperatura nunca inferior a 82,2ºC, jamais permitindo-se seu uso para finalidades estranhas, além da observação da frequência e oportunidade do seu uso pelos funcionários da IF e operários, com especial atenção à sangria, corte abdominal e linhas de inspeção.
85ºC!!!
O sangue coletado na área de sangria das aves deverá ser destinado para industrialização, como comestível se as aves forem liberadas pelo Serviço de Inspeção Federal.
Serão destinados à industrialização como NÃO COMESTÍVEL!
Para o material de embalagem primária, deverá haver dependência própria e exclusiva, podendo ou não ficar junto ao prédio industrial.
CERTO
O ambiente da escaldagem e depenagem deverá possuir ventilação suficiente para exaustão do vapor d’água proveniente da escaldagem e das impurezas em suspensão. Além disso, deverá ser empregado, obrigatoriamente, o uso de “lanternins”, coifas ou exaustores e de forro.
O forro poderá ser dispensado na seção da escaldagem e depenagem. O emprego de “lanternins”, coifas ou exaustores será recomendado QUANDO a ventilação natural foi INSUFICIENTE
Exigir-se-á a higienização dos pisos, paredes, equipamentos, maquinários e instrumentos de trabalho, especialmente das dependências que manipulem produtos comestíveis, imediatamente após o término dos trabalhos industriais ou entre turnos.
CERTO
PORTARIA 210
As paredes serão lisas, resistentes e impermeabilizadas, como regra geral, até a altura mínima de quatro metros ou totalmente, quando necessário
até a altura mínima de dois metros ou totalmente,
O Sistema APPCC constitui-se de sete princípios, entre eles o estabelecimento do risco.
3- Estabelecimento do Limite Crítico;
Todo estabelecimento que desenvolva atividade de abate deve designar um médico veterinário responsável pelo bem-estar animal em sua unidade industrial.
Todo estabelecimento que desenvolva atividade de abate deve designar um responsável pelo bem-estar animal em sua unidade industrial.
Um dos objetivos da inspeção ante mortem é detectar doenças que não sejam possíveis a identificação no exame post mortem, especialmente, as que afetam o sistema digestivo.
SISTEMA NERVOSO.
O período de jejum dos animais não deve exceder o total de vinte e quatro horas ovinos e caprinos.
CERTO