PS1 Flashcards
Na brucelose bovina, apesar de a Fixação de Complemento (FC) detectar tanto IgG1 como IgM, o isotipo IgM é muito mais efetivo como fixador do complemento.
o isotipo IgG1 é muito mais efetivo como fixador do complemento.
O Teste de Soroaglutinação em Tubos (SAT) é utilizada em associação com o teste do 2-Mercaptoetanol para confirmar resultados positivos em provas de rotina.
CERTO
O Vírus da Estomatite Vesicular (VSV) pertence ao gênero Aphthovirus, família Picornaviridae.
Vírus da família Rhabdoviridae, gênero Vesiculovirus.
Excluem-se das proibições referentes aos produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal, o leite e os produtos lácteos, salvo a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras) e a gelatina e o colágeno preparados exclusivamente a partir de couros e peles.
Excluem-se da proibição de que tratam os artigos anteriores, o leite e os produtos lácteos, a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras), e a gelatina e o colágeno preparados exclusivamente a partir de couros e peles.
Em 70% a 90% dos casos, as lesões encontram-se em linfonodos de cabeça e tórax, e 66% dos animais necropsiados apresentam apenas uma única lesão visível.
CERTO
Os resultados do teste cervical comparativo em bovinos serão interpretados positivos quando a diferença entre o aumento da dobra da pele provocada pela inoculação da tuberculina PPD bovina (ΔB) e da tuberculina PPD aviária (ΔA) seja ≥ 2 mm.
seja ≥ 4 mm.
As empresas que realizarem abates dos animais incluídos no sistema de vigilância de que tratam estas normas, deverão providenciar o envio dos materiais coletados aos laboratórios credenciados pelo DDA, para realização dos exames laboratoriais.
Conforme o art. 2º da IN 18/2002, quem deve providenciar o envio são os Serviços de Sanidade Animal das Delegacias Federais da Agricultura dos estados.
A comprovação da vacinação será feita por meio de atestado emitido por médico veterinário cadastrado, de acordo com normas e usando modelo definido pelo DSA ou por meio de sistema informatizado do serviço veterinário oficiaL
CERTO
O saneamento para tuberculose, em estabelecimento de criação especializado em pecuária de leite ou sem especialização (rebanho misto), termina após obter-se um teste de rebanho negativo, sendo que os animais reagentes positivos deverão ser destinados ao abate sanitário ou à eutanásia
CERTO
A prevenção da variante da doença de Creutzfeldt-Jakob é baseada em evitar tecidos de bovinos com alto risco.
CERTO
A observação por período prolongado em animais vacinados com B19, quando vacinados até 8 meses, demonstra que o nível de anticorpos decresce rapidamente, atingindo títulos inferiores a 25 UI depois de 12 meses.
CERTO
O Teste do Anel em Leite (TAL) é uma prova de grande valor não só para se detectar rebanhos infectados, como também para se monitorar rebanhos leiteiros livres de brucelose.
CERTO
Considera-se o resultado do teste como reagente quando a intensidade da cor do anel for igual ou menor que a da coluna de leite; sendo que nesse caso os animais do estabelecimento de criação deverão ser submetidos a testes sorológicos individuais para diagnóstico de brucelose.
Conforme o §2º art. 29 da IN10/2017, considera-se o resultado do teste como reagente quando a intensidade da cor do anel for igual ou maior que a da coluna de leite
Para habilitação de médicos veterinários, são padronizados cursos específicos de treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose, realizados exclusivamente pelo Serviço Veterinário Oficial.
realizados em instituições de ensino ou pesquisa em medicina veterinária reconhecidas pelo DSA.
Fêmeas vacinadas com a vacina RB51 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação.
Art. 12. A marcação das fêmeas vacinadas entre três e oito meses de idade é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara.
§ 1o Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação.
A B19 pode causar orquite nos machos e provocar aborto se administrada durante a gestação. Pode ainda infectar o homem, e dar origem à doença.
CERTO
O búfalo do Cabo africano é o principal hóspede para a manutenção dos sorotipos A e C
O búfalo do Cabo africano é o principal hóspede para a manutenção de sorotipos SAT.
A GTA poderá ser expedida ainda que a exploração pecuária de origem e destino não estiverem cadastradas na base de dados informatizada sob controle do SVO.
§ 1º A GTA somente poderá ser expedida quando a exploração pecuária de origem e destino estiverem cadastradas na base de dados informatizada sob controle do SVO.
Animais reagentes positivos a teste de diagnóstico para brucelose ou tuberculose serão marcados, pelo médico veterinário responsável pelo exame, a ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da cara com um “P” contido num círculo de oito centímetros de diâmetro.
CERTO
Em relação ao ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação de livre de tuberculose, caso não seja possível manter os animais isolados no estabelecimento de criação de destino, os dois testes poderão ser efetuados durante os noventa dias que antecedem o embarque, num intervalo mínimo de sessenta dias entre testes.
CERTO
O médico veterinário oficial poderá, com anuência do proprietário, em data previamente estabelecida, realizar os testes de diagnóstico para tuberculose, com o objetivo de sanear ou de verificar e validar a condição sanitária do estabelecimento de criação.
o médico veterinário oficial poderá, em qualquer momento, realizar os testes de diagnóstico para tuberculose.
Quando oriundos de zona livre de febre aftosa com vacinação, sêmen e ovócitos devem estar acompanhados de declaração emitida pelo médico veterinário responsável técnico do estabelecimento de origem, atestando que estes produtos foram obtidos de doadores que tenham sido submetidos a testes para anticorpos contra a febre aftosa no mínimo três meses após a coleta e com resultados negativos.
III - tenham sido submetidos a testes para anticorpos contra a febre aftosa no mínimo 21 (vinte e um) dias após a coleta e com resultados negativos.
Em bovinos, entre outros, são sinais clínicos da Febre Aftosa: pirexia, hiperfagia, calafrios, redução da produção de leite durante 2 a 3 dias.
A hiperfagia, também chamada de polifagia, consiste em uma grave desordem alimentar, caracterizada pela exacerbada ingestão de alimentos, ultrapassando o necessário para atender a demanda energética do organismo.
O Serviço Veterinário Oficial da UF deve dispor dos dados cadastrais em sistema de informação físico ou eletrônico, auditável e com geolocalização dos estabelecimentos rurais.
SVO da UF deve dispor dos dados cadastrais em sistema de informação eletrônico, auditável e com geolocalização dos estabelecimentos rurais.