INF1 Flashcards
Os hospedeiros preferenciais da Brucella neotomae são os suínos.
Brucella neotomae (rato do deserto).
A presença de príons de EEB atípica e príons de scrapie atípico/Nor98 não afeta o status nacional de scrapie ou EEB para comércio internacional.
CERTO
A doença de Newcastle é geralmente mais branda em perus do que em galinhas, mas algumas cepas podem causar uma doença significante.
CERTO
As fêmeas que estiverem no período compreendido entre 15 dias antes e 15 dias depois do parto, não devem ser submetidas ao teste tuberculínico, pois podem apresentar-se menos reativas nesse período.
CERTO
O vírus da febre aftosa (VFA) sobrevive nos linfonodos e na medula óssea com pH neutro, mas é destruído nos músculos a pH >6,0, ou seja, após o rigor mortis.
PH <6
As vacinas atualmente disponíveis protegem os suínos dos sinais clínicos e eliminam a disseminação do vírus, porém não devem ser empregas como único método de prevenção.
A vacinação rotineira de granjas, geralmente é proibida em países que são oficialmente livres da doença de Aujeszky. As vacinas atualmente disponíveis protegem os suínos dos sinais clínicos e reduzem a disseminação do vírus, porém não conferem imunidade completa ou previnem infecções latentes.
PSC
Os animais afetados com a forma crônica da doença frequentemente morrem dentro de 1 a 3 semanas e as convulsões podem ocorrer nos estágios terminais da doença.
A doença crônica tende a ser observada com estirpes menos virulentas ou rebanhos parcialmente imunes, que podem afetar apenas alguns animais
PSC
Embora suínos infectados por via congênita possam sobreviver por 2 meses ou mais, a maioria morre dentro de um ano.
CERTO
As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares facultativos, com morfologia de cocobacilos Gram-positiva, imóveis; apresentando-se em cultivos primários com morfologia colonial sempre rugosa.
com morfologia colonial lisa ou rugosa (rugosa estrita ou mucóide).
Não existe evidência que o Vírus da Peste Suína Clássica (VPSC) possa infectar humanos.
CERTO
A observação clínica permite levar somente à suspeição da raiva, pois os sinais da doença não são característicos e podem variar de um animal a outro ou entre indivíduos da mesma espécie.
CERTO
Entre os fatores que podem contribuir para que Tuberculose se propague com maior eficiência, destacam-se de modo especial a aglomeração dos animais em estábulos e a inadequação das instalações zootécnicas. Esses fatores não ampliam a sobrevivência da bactéria no ambiente, mas podem propiciar o contato estreito e frequente entre os animais infectados e suscetíveis
. Ambos os fatores podem ampliar a sobrevivência da bactéria no ambiente e propiciar o contato estreito e frequente entre os animais infectados e suscetíveis.
A sobrevivência de Brucella sp em esterco líquido é inversamente proporcional à temperatura dele, pois pode sobreviver nesse material por 8 meses a 15°C, porém só resiste por 4 horas se a temperatura do material for de 45° – 50°C.
CERTO
Deve-se abolir a utilização do leite de vacas reagentes para qualquer finalidade, e em quaisquer circunstâncias.
CERTO
Durante o desenvolvimento da enfermidade ocorre resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de coagulação para conter o crescimento intracelular das micobactérias.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias
Considerando o vírus da Estomatite Vesicular:
O período de incubação pode durar até 6 meses.
O período de incubação pode durar até 21 dias
Algumas aves, particularmente aquelas que morrem subitamente ou que demonstrem principalmente sinais neurológicos causados por cepas velogênicas de APMV-1, apresentam poucas ou nenhuma lesão macroscópica.
CERTO
A inspeção sanitária dos produtos de origem animal destinados ao consumo humano e a pasteurização ou esterilização do leite e derivados suprimem os riscos de transmissão do M. bovis ao homem.
diminuem os riscos de transmissão do M. bovis ao homem.
Os sintomas da brucelose em humanos
Geralmente é confundida com gripe recorrente, sendo observadas fadiga, cefaleia, dores musculares e sudorese. Algumas das complicações mais frequentes são tromboflebite, espondilite e artrite periférica.
CERTO
A transferência de embriões, realizada segundo os protocolos internacionalmente preconizados de lavagem e tratamento para a redução da transmissão de agentes infecciosos, não apresenta risco de transmissão de brucelose entre doadoras infectadas e receptoras livres da doença.
CERTO
No Brasil, certamente existem espécies silvestres suscetíveis ao Mycobacterium bovis, mas é desconhecida a importância desses animais como reservatório do agente para bovinos.
CERTO
Os suínos com a forma aguda da peste suína clássica dificilmente morrem, porém os sinais clínicos podem persistir de 1 a 3 semanas e as convulsões podem ocorrer nos estágios iniciais da doença.
Os suínos com a forma aguda da peste suína clássica frequentemente morrem dentro de 1 a 3 semanas e as convulsões podem ocorrer nos estágios terminais da doença.
O Vírus da Estomatite Vesicular (VSV) sobrevive durante grandes períodos a baixas temperaturas.
CERTO
O vírus da PSC (VPSC) é destruída pelo calor por um minuto ou menos a 90 – 100°C ou por 5 minutos a 70°C
CERTO
O Morcegos hematófagos Desmodus rotundus é o reservatório da variante 4 do vírus da raiva (RabV).
VARIANTE ANTIGÊNICA 3: Morcegos hematófagos Desmodus rotundus
Mortalidade incomum entre pássaros silvestres deve ser reportada para agências estaduais ou federais.
CERTO
No Código Sanitário para os Animais Terrestre da OIE, o período de infecciosidade da raiva em carnívoros domésticos começa 5 dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos e termina com a morte do animal.
15 DIAS ANTES!!