rep Flashcards

1
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A Inseminação Artificial (IA) é uma ferramenta fundamental para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos animais. Considerando técnicas utilizadas em IA, assinale a alternativa incorreta:

A.
A superovulação deve ser iniciada no momento da emergência da onda folicular, seja ela espontânea ou induzida, porque animais com folículos sensíveis a ação do estrógeno, normalmente, apresentam maior capacidade de produzir embriões

B.
A capacitação espermática é uma ativação enzimática que torna o espermatozoide capaz de sofrer reação acrossômica, não é espécie-específico porque oócitos de uma espécie podem ser fecundados em outra

C.
A capacitação espermática consiste na remoção de substâncias absorvidas ou incorporadas à membrana plasmática do espermatozoide contidas no plasma seminal (proteínas e glicoproteínas, bem como espermina), no aumento gradual da entrada de cálcio para incrementar a atividade flagelar e na reação acrossômica que ocorre após o espermatozoide entrar em contato com a zona pelúcida

D.
A criopreservação de embriões é feita em azoto, dois termos podem ser utilizados: a congelação, em que ocorre a cristalização do meio de criopreservação, e a vitrificação, em que o meio de criopreservação passa diretamente de estado líquido para um estado vitrificado e amorfo

A

GABARITO: LETRA A

Segundo Beefpoint (s.d.) ntende-se por inseminação artificial a deposição mecânica do sêmen no aparelho genital da fêmea. O sucesso desta depende de vários fatores, de ordem técnica e operacional, na qual se visa a união do espermatozóide com o ovócito, sendo que esta última etapa ocorre naturalmente sem a interferência do homem.

São três as principais classes de vantagens oferecidas pelo processe de IA em bovinos, ou seja, de ordem zootécnica, econômica e científica.

– Acelera o melhoramento genético: Possibilita o uso de animais de alto padrão zootécnico em propriedade que não possuem condições financeiras para manter tais animais.

– Possibilita o uso de touros provados: É possível o uso de touros comprovadamente superiores (através de teste de progênie) para características de produção ou tipo.

– Ajuda a evitar consanguinidade: Pose-se adquirir sêmen de animais diferentes, evitando-se assim o cruzamento entre parentes.

– Facilita o cruzamento entre raças: Pode-se adquirir sêmen de animais de raças diferentes, e desta forma inseminar cada fêmea com a raça de melhor conveniência.

– Facilita a estação de monta: Característica mais empregada em gado de corte onde, no caso de monta natural, seriam necessários vários reprodutores para cobrir um grande número de fêmeas em um curto período de tempo.

– Permite a estocagem e transporte de material genético: Com o congelamento do sêmen é possível transportar o material genético de um macho ou estoca-lo por tempo indeterminado.

– Facilita o teste de progênie: avaliação das características zootécnicas de um macho de acordo com o desempenho de suas filhas comparado com as mães.

– Auxilia no controle de doenças sexualmente transmissíveis: A IA quebra o ciclo de transmissão de várias doenças que posem ser transmitidas via cópula.

A. A superovulação deve ser iniciada no momento da emergência da onda folicular, seja ela espontânea ou induzida, porque animais com folículos sensíveis a ação do estrógeno, normalmente, apresentam maior capacidade de produzir embriões

INCORRETA.

Segundo Beefpoint (s.d.) a técnica de superovulação é um dos passos fundamentais no programa de transferência de embriões em bovinos. Tem como objetivo estimular, através de administração de hormônios, o desenvolvimento de um grande número de folículos até o estágio no qual possam ovular.

Estes folículos a mais que se tornam “ovulatórios”, pertencem a uma onda de desenvolvimento, e normalmente sofreriam atresia. Com a indução hormonal, fornecemos a estes folículos também a condição de ovular.

Independente do tipo de hormônio a ser utilizado, quando se visa a estimulação de um grande número de folículos, deve-se ter em mente quando iniciar o tratamento, pois aqueles folículos que já entraram em atresia não podem ser mais estimulados a desenvolverem.

Assim, os protocolos de superovulação devem iniciar numa fase da onda de desenvolvimento folicular onde o folículo dominante ainda não tenha provocado o início da atresia dos subordinados.

B. A capacitação espermática é uma ativação enzimática que torna o espermatozoide capaz de sofrer reação acrossômica, não é espécie-específico porque oócitos de uma espécie podem ser fecundados em outra

CORRETA.

Segundo Oliveira (2007) os espermatozoides ejaculados dos mamíferos são incapazes de fecundar oócitos, sem que antes sofram algumas modificações no trato reprodutivo feminino. Esse processo é denominado capacitação espermática.

O principal local de capacitação parece ser a tuba uterina, especificamente a região do istmo não sendo um processo espécie-específico. As maiores modificações envolvem alterações nos componentes da membrana espermática, que podem ser

modificados ou removidos por secreções do trato genital feminino, provocando a desestabilização da bicamada lipídica.

Consequentemente, ocorrerá fusão da membrana plasmática com a membrana acrossômica externa, iniciando-se a reação acrossômica. Finalmente, ocorrem alterações na motilidade, resultando em hiperativação do espermatozoide.

C. A capacitação espermática consiste na remoção de substâncias absorvidas ou incorporadas à membrana plasmática do espermatozoide contidas no plasma seminal (proteínas e glicoproteínas, bem como espermina), no aumento gradual da entrada de cálcio para incrementar a atividade flagelar e na reação acrossômica que ocorre após o espermatozoide entrar em contato com a zona pelúcida

CORRETA.

Segundo Guerra e Peters (1999) durante a capacitação ocorrem várias modificações na membrana citoplasmática e no núcleo do espermatozoide e o espermatozoide capacitado altera o movimento flagelar, que se torna hiperativo, e capaz de sofrer a reação do acrossoma.

A hiperativação ocorre pouco antes da reação do acrossoma e se caracteriza pelo desencadeamento de movimentos típicos (dashing e dancing) de progressão linear e em oito.

A movimentação é vigorosa mas com pouca progressão e com grandes deslocamentos laterais da cabeça. Cita-se o aumento da concentração de cálcio intracelular como o fator que desencadeia um estímulo à atividade de adenilato-ciclase e à produção de AMP que, por sua vez, facilitariam os movimentos flagelares

A reação do acrossoma se processa quando receptores, localizados na membrana plasmática do espermatozoide, unem-se a outros receptores, localizados na zona pelúcida

D. A criopreservação de embriões é feita em azoto, dois termos podem ser utilizados: a congelação, em que ocorre a cristalização do meio de criopreservação, e a vitrificação, em que o meio de criopreservação passa diretamente de estado líquido para um estado vitrificado e amorfo

CORRETA.

Segundo Dalcin e Lucci (2010) a criopreservação de embriões tornou-se prática essencial na rotina de programas de transferência de embriões, sendo uma ferramenta valiosa para a pecuária, pois evita perdas de germoplasma e proporciona segurança sanitária, além de auxiliar na preservação de espécies ameaçadas de extinção.

O efeito da criopreservação em embriões mamíferos reduz as taxas de sobrevivência, principalmente quando são utilizados embriões em estádios iniciais de desenvolvimento, levando a consideráveis danos morfológicos e funcionais.

O objetivo da congelação de embriões é a preservação do metabolismo celular em estado de quiescência, para que este possa ser restabelecido após um período de estocagem, continuando seu desenvolvimento normal.

Isso é obtido por meio do armazenamento em baixas temperaturas, que induz à parada da atividade enzimática, do metabolismo e da respiração celular, possibilitando a conservação de células por tempo indeterminado.

Durante a congelação, a temperatura declina e a água do meio se cristaliza, o que leva ao aumento da concentração de solutos extracelulares. Assim, quando a velocidade de congelação é lenta, a célula sofre desidratação.

Porém, quando essa velocidade é rápida, a célula não perde água o suficiente, ocorrendo formação de gelo intracelular, que promove danos mecânicos e pode determinar a morte celular.

A vitrificação foi primeiramente introduzida na criopreservação de embriões de camundongos por Rall e Fahy (1985). Em anos subsequentes, foram publicados diversos trabalhos com oócitos e embriões de diversas espécies, explorando possibilidades de combinações, adição e remoção de crioprotetores, além de novos métodos e formas de armazenamento.

Esta técnica pode ser considerada um método de criopreservação em que a formação de cristais de gelo é totalmente eliminada. Nela, a solidificação é atingida pelo aumento extremo da viscosidade e não pela cristalização, chegando diretamente à fase vítrea.

A vitrificação permite a passagem pela zona crítica de temperatura de maneira rápida, o que impede o desenvolvimento de injúrias ocasionadas pela formação dos cristais de gelo. Contudo, a concentração do crioprotetor necessária, em torno de 40% da solução, traz efeitos tóxicos e hipertônicos para o espécime, aumentando o risco de injúrias causadas pelo choque osmótico e pela toxicidade celular.

A resposta correta é:
A superovulação deve ser iniciada no momento da emergência da onda folicular, seja ela espontânea ou induzida, porque animais com folículos sensíveis a ação do estrógeno, normalmente, apresentam maior capacidade de produzir embriões

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O cio é o período fértil no qual a fêmea aceita o macho para cobertura. Marque a alternativa que corresponde ao intervalo e à duração de cios considerados normais na vaca.

A.
Ocorre a cada 25 dias, podendo ter um intervalo de 21 a 28 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no verão que no inverno.

B.
Ocorre a cada 28 dias, podendo ter um intervalo de 15 a 30 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no inverno que no verão.

C.
Ocorre a cada 21 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 23 dias. O cio tem duração de 12 a 36 horas, sendo mais longo no inverno que no verão.

D.
Ocorre a cada 25 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 28 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no verão que no inverno.

E.
Ocorre a cada 25 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 28 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no verão que no inverno.

A

GABARITO: LETRA E

A questão aborda o conhecimento acerca do ciclo estral na espécie bovina, pedindo que o candidato indique o intervalo e a duração de cios na vaca, sabendo-se de suas possíveis variações.

O entendimento da fisiologia reprodutiva nas diferentes espécies animais é de suma importância para o planejamento de inseminações, cruzas e observação de possíveis patologias que possam levar a uma queda na produtividade. O registro dessas informações do rebanho são fundamentais para que o médico veterinário planeje os diversos sistemas de reprodução de bovinos, otimizando os resultados.

A espécie bovina é considerada poliéstrica anual, ou seja, possui ciclos estrais ao longo de todo ano. A vaca apresenta cio a cada 21 dias, porém pode haver uma pequena variação (de 19 a 23 dias). Este período, denominado ciclo estral, comumente se apresenta menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, em que o status reprodutivo se torna mais lento.

O ciclo estral na vaca compreende quatro fases distintas: proestro, estro, metaestro e diestro. Vamos relembrá-las:

Proestro: Caracteriza-se por um aumento gradativo dos níveis de estrógeno devido ao início do desenvolvimento folicular. Tem duração de 2 a 3 dias e a fêmea ainda não está receptiva ao macho.

Estro: É a fase de cio propriamente dita. Os níveis de estrógeno estão altos e a fêmea aceita o macho. Geralmente as vacas demonstram alterações como vulva hiperêmica e edemaciada, corrimento vaginal mucóide. Possui duração de 6 a 18 horas.

Metaestro: É a fase em que ocorre a ovulação e o início da formação do corpo lúteo. O corpo lúteo é responsável pela produção de progesterona, hormônio que irá manter a gestação caso ocorra a fecundação. Esta fase pode durar cerca de 2 a 3 dias.

Diestro: Dura em média 13 a 15 dias, terminando quando há a regressão do corpo lúteo, iniciando-se assim outro ciclo estral. Nesta fase há o predomínio da progesterona.

Outra classificação das fases deste período também pode ser tida pela fase folicular (proestro e estro) e fase luteínica (metaestro e diestro).

A duração da fase de cio é em média 6 a 18 horas. Este intervalo de tempo geralmente é mais longo no inverno, pois variações da luminosidade diária desencadeiam variações nos níveis plasmáticos de gonadotrofinas e prolactina. O fotoperíodo exerce ação direta sobre o eixo Hipotalâmico-hipofisário e uma modificação simultânea na sensibilidade do sistema nervoso central para o feedback negativo dos esteróides.

A resposta correta é:
Ocorre a cada 25 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 28 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no verão que no inverno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A IA contribui para melhoria genética do rebanho

A

É FALSO dizer que contribui para melhoria genética do rebanho. Pois isso dependerá da qualidade do sêmen e da genética da progenitora. Em condições naturais também pode ocorrer melhoria genética do rebanho, no entanto, de forma mais lenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No processo de inseminação artificial em ovinos, qual a dose inseminante por palheta?

A

1 x 10⁸ espermatozoides; ou da maneira mais usual, 100.10⁶ espermatozoides.
A eficácia do diluidor esta relacionada à concentração espermática na dose inseminante, obtendo melhores índices de congelabilidade do sêmen ovino com o diluidor à base de lactose leite-gema em maiores concentrações espermáticas (100 x 10⁶ espermatozoides/0,25 mL). Ou, conforme a questão: 1. 10⁸.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Assinale quais afirmativas encontram-se corretas em relação ao ciclo estral das fêmeas bovinas.

I. O estro, também conhecido por cio, é o período em que uma fêmea aceita a monta por outro animal, seja ele um touro, rufião ou mesmo uma outra fêmea.

II. O diestro é o período compreendido entre a luteólise e a primeira aceitação de monta e é caracterizado por crescimento folicular e aumento da atividade dos órgãos reprodutivos.

III. O proestro é a fase que sucede o estro e é caracterizado pelo início da formação do corpo lúteo e pela redução da secreção das glândulas do trato reprodutor feminino.

A

Analisando as alternativas:

I. CORRETA

O estro é a fase da receptividade sexual da fêmea, seguida de ovulação. A fêmea pode aceitar a monta de um touro, que é o macho bovino não castrado, o rufião, indivíduo não castrado porém que tem o pênis amputado, que é usado para identificar fêmeas no cio. Também há relatos de fêmeas bovinas aceitarem a monta de outras fêmeas.

II. INCORRETA.

O diestro é o período do ciclo estral de maior duração (em torno de 15 dias). É durante o diestro que o corpo lúteo se torna funcional e produz a progesterona. Caso ocorra fecundação, o corpo lúteo manterá a produção sustentada de progesterona, do contrário o corpo irá se regredir, permitindo o desenvolvimento de um novo ciclo estral.

III. INCORRETA.

O período de proestro, com duração de dois a três dias, é caracterizado pela diminuição dos níveis de progesterona na sequência, pelo desenvolvimento folicular e pelo aumento dos níveis de estradiol no sangue, iniciando a fase do estro.

Desta forma, apenas a afirmativa I é a correta.

A resposta correta é:
Apenas a afirmativa I é correta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre os hormônios usados na sincronização de estro é correto afirmar:

A.
O LH promove a formação do corpo albicans.

B.
O Estrógeno estimula o pique de LH.

C.
O eCG lisa o corpo lúteo.

D.
A prostaglandina alonga o ciclo estral.

E.
O eCG promove bloqueio do ciclo estral.

A

GABARITO: LETRA B

A inseminação artificial no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Tudo isso graça ao crescimento no conhecimento do ciclo estral dos bovinos e do uso de protocolos de sincronização de estros.

A sincronização de estros possibilita aumentar o número de animais nascidos em um menor período de tempo. Com isso, aumenta-se também o número de animais que nascem de animais geneticamente superiores.

Para montar um programa reprodutivo, é importante conhecer qual a função de cada hormônio que será utilizado nos protocolos de sincronização.

A. O LH promove a formação do corpo albicans.

INCORRETA.

Segundo Fisiovet (2020, online) corpus albicans corresponde ao corpo lúteo sem função ou mesmo a cicatriz deixada pelo corpo

lúteo na superfície do ovário.

Como essa cicatriz ocorre após a luteólise, a formação do corpus albicans pode ser induzida pela prostaglandina.

B. O Estrógeno estimula o pique de LH.

CORRETA.

O aumento da concentração de estrógeno atua fazendo um feedback positivo no eixo hipotálamo-hipófise e estimula a secreção de LH.

Segundo Furtado et al (2011,online) existem duas formas de controle de secreção das gonadotrofinas: Tônicos ou basais e onda pré-ovulatória. As concentrações de LH e FSH em níveis tônicos ou basais são controlados por um feedback negativo das gônadas, sendo aumentados pelos estrógenos e diminuídos pela progesterona.

Outra forma de liberação é chamada de onda pré-ovulatória de LH e FSH, ocorrendo na fêmea antes da ovulação. Esta onda é responsável pela ovulação e tem uma duração de 6 a 12 horas. O início da onda préovulatória se dá por um aumento nas taxas de estrógeno circulante, causando um feedback positivo no eixo hipotálamo-hipofisário induzindo a liberação de LH e FSH

C. O eCG lisa o corpo lúteo.

INCORRETA.

A gonadotrofina coriônica equina é um hormônio produzido pelos cálices endometriais da égua gestante. Na égua tem a função de estimular o desenvolvimento de corpos lúteos acessórios para produzirem progesterona.

Em protocolos de sincronização é utilizada para melhorar a maturação folicular e estimular a ovulação.

Segundo Melo et al. (2014) a eCG é um fármaco que possui meia-vida de aproximadamente 46 h, produzida nos cálices endometriais da égua prenhe, entre 40 e 130 dias de gestação, e é a única gonadotrofina capaz de se ligar tanto aos receptores de FSH como aos de LH, isto é, possui atividade folículo estimulante e luteinizante.

Assim,a eCG, ao se ligar aos receptores de FSH e LH do folículo, pode promover o crescimento, a maturação folicular e a ovulação.

D. A prostaglandina alonga o ciclo estral.

INCORRETA.

A prostaglandina é um hormônio produzido pelo miométrio por volta dos 14 dias pós-ovulação, responsável por promover a lise do corpo lúteo e iniciar uma nova onda folicular.

Segundo Frizzo (2002, online) a regressão do corpo lúteo durante o ciclo estral depende de aumentos dos pulsos de PGF2α. No período médio do ciclo estral os folículos secretam estradiol, que estimula a síntese de receptores de ocitocina no endométrio.

O corpo lúteo secreta ocitocina que age sobre as células glandulares do endométrio e estimula a secreção de PGF2α. Dessa forma

segue-se a lise do corpo lúteo com a subseqüente queda dos níveis de progesterona. Ocorre a ovulação do folículo pré-ovulatório e se inicia um novo ciclo estral.

E. O eCG promove bloqueio do ciclo estral.

INCORRETA.

A gonadotrofina coriônica equina é um hormônio produzido pelos cálices endometriais da égua gestante. Na égua tem a função de estimular o desenvolvimento de corpos lúteos acessórios para produzirem progesterona.

Em protocolos de sincronização é utilizada para melhorar a maturação folicular e estimular a ovulação.

Segundo Melo et al. (2014) a eCG é um fármaco que possui meia-vida de aproximadamente 46 h, produzida nos cálices endometriais da égua prenhe, entre 40 e 130 dias de gestação, e é a única gonadotrofina capaz de se ligar tanto aos receptores de FSH como aos de LH, isto é, possui atividade folículo estimulante e luteinizante.

Assim,a eCG, ao se ligar aos receptores de FSH e LH do folículo, pode promover o crescimento, a maturação folicular e a ovulação.

A resposta correta é:
O Estrógeno estimula o pique de LH.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O Cio é o período em que as fêmeas bovinas encontram-se receptivas aos machos, resultando na cópula (monta). São sinais de cio em vacas, EXCETO:

A.
Cauda elevada e inquietação;

B.
Apetite depravado, troncos, pedras, etc.;

C.
Discreto aumento da temperatura corporal;

D.
Corrimento vulva cristalino;

E.
Diminuição do apetite;

A

GABARITO: LETRA B

A detecção do cio é uma prática muito importante durante o manejo reprodutivo das fêmeas, sendo essencial para que se estipule o momento ideal para a monta, por exemplo, aumentando, assim, as taxas de concepção, o que gera lucros ao produtor. Também é interessante saber o período de duração do cio, que ocorre em intervalos de 18 a 24 dias, durando, em média, de 6 a 20 horas.

Esse fenômeno fisiológico pode ser detectado através da observação das mudanças comportamentais exibidas pelas fêmeas, como a aceitação da monta, inclusive, uma vaca pode montar na outra, inquietação evidente com elevação de cauda, elevação discreta da temperatural corporal (hipertermia), perda de apetite, micção constante, vulva edemaciada, brilhante e com secreção cristalina ou incolor. Algumas fêmeas tendem a se isolar do restante.

Lembre-se de que os animais devem ser observados duas vezes ao dia, pela manhã e tarde, com duração mínima de 30 minutos, quando se utiliza a observação visual. Outro método de detecção do cio é através do uso de rufiões, o que otimiza o procedimento.

Com essas informações, podemos identificar a alternativa incorreta, que é a letra B, afinal esse comportamento apresentado é característico de animais com deficiência nutricional, principalmente de cálcio e fósforo, outra causa provável é o acometimento por verminoses.

OBS: para mais informações, consulte a publicação produzida pela Embrapa, Identificação de Cios, disponível em seu site.

A resposta correta é:
Apetite depravado, troncos, pedras, etc.;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly