Norma bovinos atualizada Flashcards
Sobre inspeção ante mortem, julgue o seguinte item:
A realização da segregação para avaliação oficial é um requisito obrigatório apenas quando há suspeita de doenças infectocontagiosas nos animais.
(Falso)
Comentário: A segregação para avaliação oficial é um procedimento obrigatório para todos os animais destinados ao abate de emergência, independentemente da suspeita de doenças infectocontagiosas.
A resposta correta é:
Falso.
Sobre inspeção post mortem, julgue o seguinte item:
Após a inspeção final da carcaça, suas partes e vísceras, o AFFA ou MV deve formar seu juízo e aplicar a destinação conforme previsto no Decreto nº 9.013 de 2017:
a. Liberação;
b. Aproveitamento Condicional;
c. Condenação Parcial, ou;
d. Condenação Total.
Gabarito: Verdadeiro
Comentário: O trecho apresenta as diferentes destinações possíveis após a inspeção final da carcaça, suas partes e vísceras, de acordo com as opções listadas: liberação, aproveitamento condicional, condenação parcial ou condenação total, conforme estabelecido no Decreto nº 9.013 de 2017
A interrupção do aporte de oxigênio, decorrente da sangria, provoca esgotamento do oxigênio armazenado nas mioglobinas e fosfocreatina, promovendo a refosforilação do ADP em ATP.
De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: “Colapso Circulatório: Decorrente da sangria. Interrupção do aporte de oxigênio (quando se esgotou o oxigênio armazenado nas mioglobinas e fosfocreatina, que refosforila o ADP em ATP). Glicólise: produção de ácido láctico, diminuindo o pH (inativa as enzimas da glicólise cessando a refosforilação do ADP). Diminuição do ATP: dificuldade de estiramento do músculo (bomba de cálcio não mantém as concentrações adequadas do músculo em repouso). Aumento gradual das ligações actina-miosina: unem-se irreversivelmente formando cadeias rígidas de actomiosina. Diferença de carne em músculo: pH (o pH da carne é mais baixo que no músculo). A união irreversível entre actina e miosina = Rigor Mortis (não há estímulo para a saída de cálcio). Aparece entre 9-12 horas e em 24 horas começa a sofrer declínio. Degradação de proteínas, peptídeos e aminoácidos e acúmulo de metabólitos derivados do processo glicolítico.
pH carnes: suínos: 5,6 – 5,7 após 6 horas e 5,3 – 5,7 após 24 horas;
bovinos: 6,5 – 6,8 (animais recém-nascidos) e 5,6 – 5,8 (48 horas após o abate)”.
A resposta correta é:
Certo
A inspeção do baço inclui visualização, palpação e incisão, caso seja necessária.
Verdadeiro.
A inspeção do baço envolve visualização, palpação e incisão, se necessário.
A inspeção na linha D deve ser realizada da seguinte forma:
a. Inspecionar visualmente e por palpação o conjunto de órgãos, incluindo o útero quando presente;
b. Incisões nos linfonodos da cadeia mesentérica. Incisar longitudinalmente no mínimo dez linfonodos de forma abrangente da cadeia mesentérica;
c. Se necessário, incisão do linfonodo gástrico e pancreático;
d. Visualização e palpação, e incisão se necessária, no pâncreas e útero;
e. Visualização, incisão e palpação do baço;
f. Visualização e palpação da parte muscular (interna e externa) do esôfago; e
g. Visualização e palpação dos intestinos e estômagos, quando necessário.
A cor da carne indica a concentração de hemoglobina e seu estado de oxigenação ou oxidação na superfície do músculo.
A cor da carne indica a concentração de mioglobina e seu estado de oxigenação ou oxidação na superfície do músculo.
De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: “A cor da carne indica a concentração de mioglobina e seu estado de oxigenação ou oxidação na superfície do músculo. A quantidade de mioglobina varia com a espécie, sexo, idade, localização anatômica do músculo, atividade física, pelo tipo de fibra muscular bem como pelo nível de sangria do animal no abate. Fatores como estresse, tempo e forma de resfriamento, queda do pH e pH final da carne também exercem efeitos na cor da carne”.