EPI Flashcards
A variação ou tendência cíclica é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico
- TENDÊNCIAS OU VARIAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DAS DOENÇAS
1- Tipos de variação
1.2- Variação ou tendência cíclica
É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico.
Essa variação pode ser observada mais comumente quando o agente etiológico apresenta alta patogenicidade, mas confere imunidade relativamente duradoura. Ela está provavelmente associada com o tempo necessário para que a população atinja o valor-limite de hospedeiros suscetíveis.
Um exemplo desse tipo de variação é o ciclo de 3 a 4 anos de febre aftosa observado no Paraguai nos anos 1970.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Os estudos de casos-controles são longitudinais retrospectivos. Partem de grupos de casos seguramente diagnosticados e retroagem em sua história, buscando fatores que possam ser imputados como causais.
2.2- INVESTIGAÇÃO DE HIPÓTESES
c) Estudos populacionais
2.2.2.1- Estudos observacionais
2o - Estudo de casos-controles
Os estudos de casos-controles são longitudinais retrospectivos. Partem de grupos de casos seguramente diagnosticados e retroagem em sua história, buscando fatores que possam ser imputados como causais.
Os estudos desse tipo são conduzidos por meio de entrevistas pessoais ou por consulta a registros. Alguma variável presente ou ausente em ambos os grupos jamais poderá ser dada como uma das causas prováveis da doença; contrariamente, a associação de um fator a um dos grupos é forte evidência a favor de uma inferência causal.
Consiste em comparar o grupo de atingidos com o grupo de não atingidos, em relação à presença ou ausência do fator em estudo.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
A patogenicidade é identificada pela facilidade de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção.
- PROCESSO EPIDÊMICO
1.2- Infecciosidade ou infectividade
É a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção, independentemente da ocorrência ou não de agravos à saúde.
1.3- Patogenicidade
É a capacidade do agente de produzir lesões específicas no organismo do hospedeiro. A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença.
A resposta correta é ‘Falso’.
Entende-se por vigilância sanitária a observação dos comunicantes pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir do último contato com a fonte de infecção
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Precipitação, aglutinação e fixação de complemento são exemplos de testes sorológicos primários.
- PROPRIEDADES DOS TESTES DE DIAGNÓSTICO
1.3.2- Indiretos: quando visam constatar indiretamente a presença do agente etiológico.
Os métodos indiretos podem ser classificados em:
1.3.2.2- Qualitativos
Os testes sorológicos secundários são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo.
Os testes sorológicos podem ainda ser divididos em dois grupos:
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
A resposta correta é ‘Falso’.
Para sensibilidade e especificidade constantes, o valor preditivo positivo diminui conforme aumenta a prevalência.
errado
2.3- Valor preditivo
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo não ocorre com o **valor preditivo do teste, que depende da prevalência.
Quanto maior a verdadeira prevalência da enfermidade, maior o valor preditivo positivo do teste.
Para sensibilidade e especificidade constantes, o valor preditivo positivo aumenta conforme aumenta a prevalência, pois quanto menor a prevalência, maior a possibilidade de que o número de positivos seja superestimado, ou seja, menor o valor preditivo positivo.
Já o **valor preditivo negativo diminui conforme aumenta a prevalência.
A resposta correta é ‘Falso’.
O Sangue é via de eliminação epidemiologicamente importante para enfermidades como Anemia infecciosa equina, babesiose, anaplasmose, malária, doença de Chagas, febre amarela e tricomonose
A via de eliminação epidemiologicamente importante da tricomonose não é o sangue.
OBS.: A tricomonose é uma doença venérea de bovinos causada por um protozoário flagelado denominado Tritrichomonas foetus (T. foetus), cujo habitat é o trato genital de bovinos sendo transmitido do macho para a fêmea através da monta ou pelo uso de sêmen contaminado.
Apostila de Epidemiologia Geral/Unesp
…
- CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
…
2- Via de eliminação
2.4- Sangue
Ex: Anemia infecciosa equina, babesiose, anaplasmose, malária, doença de Chagas, febre amarela.
A resposta correta é ‘Falso’.
Coeficiente de concepção é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade de reprodução, tem a finalidade de avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho.
A assertiva descreve o conceito de Coeficiente geral de fertilidade, que é diferente do Coeficiente de concepção.
Apostila de Epidemiologia Geral/Unesp.
6. ÍNDICES E COEFICIENTES INDICADORES DE SAÚDE
1.5- Coeficiente de concepção
Trata-se de um indicador aplicado a rebanhos animais de exploração econômica.
O Coeficiente geral de fertilidade, obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade de reprodução, tem a finalidade de avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando uma doença e um fator a ela associado, dá-se a ambos o nome de variáveis. São tipos de relação entre duas variáveis: relação simétrica, relação recíproca e relação assimétrica.
Considerando uma doença e um fator a ela associado, dá-se a ambos o nome de variáveis.
1.1- Tipos de relação entre duas variáveis
A relação entre duas variáveis pode ser de três tipos:
Relação simétrica: nenhuma das variáveis influi sobre a outra
Relação recíproca: ambas as variáveis se influenciam mutuamente
Relação assimétrica: apenas uma influi sobre a outra - é o caso da relação causal
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
O vetor mecânico é aquele em que ocorre necessariamente a multiplicação ou o desenvolvimento do agente etiológico para que possa transmitir a enfermidade.
O vetor mecânico apenas transporta mecanicamente o agente etiológico, sem que em seu corpo ocorra alguma modificação desse agente.
O conceito apresentado na assertiva refere-se a vetor biológico, que é necessária a multiplicação ou o desenvolvimento do agente etiológico para que possa transmitir a enfermidade.
Apostila de Epidemiologia Geral/Unesp
…
- CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
…
3- Meio de transmissão
3.2.5.1- Vetor mecânico
Apenas transporta mecanicamente o agente etiológico, sem que em seu corpo ocorra alguma modificação desse agente.
O vetor pode transportar o agente em suas patas ou probóscida ou pode ainda haver passagem do agente pelo trato intestinal, sem que ocorra multiplicação ou desenvolvimento do agente. Ex.: mosca doméstica - atua no transporte mecânico de germes com que se contaminou ao pousar em materiais infectantes. Outro exemplo é o caso dos tabanídeos, que atuam na transmissão do vírus da anemia infecciosa equina.
A resposta correta é ‘Falso’.
Fonte de infecção é um organismo vertebrado, no qual o agente infectante pode desenvolver-se ou multiplicar-se e do qual pode ganhar acesso ao exterior.
- CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
1- Fonte de infecção
É um organismo vertebrado, no qual o agente infectante pode desenvolver-se ou multiplicar-se e do qual pode ganhar acesso ao exterior.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Exatidão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade.
A afirmativa apresenta a definição de precisão.
3- CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS
3.1- Precisão
Precisão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade. Um método preciso oferece, ao exame repetido de um mesmo material, resultados sempre próximos uns dos outros, mesmo que difiram do valor real a ser aferido.
3.2- Exatidão
Exatidão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.
A resposta correta é ‘Falso’.
Em relação ao Índice vital de Pearl, quando for maior do que 1 indica que a população está aumentando e resultado menor do que 1 indica que o tamanho da população está estacionado.
Resultado igual a 1 indica que o tamanho da população está estacionado; e resultado menor do que 1 indica que a população está diminuindo.
Apostila de Epidemiologia Geral/Unesp
…
- ÍNDICES E COEFICIENTES INDICADORES DE SAÚDE
2- Índice vital de Pearl
Expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
Resultado maior do que 1 indica que a população está aumentando; resultado igual a 1 indica que o tamanho da população está estacionado; e resultado menor do que 1 indica que a população está diminuindo. Isso sem levar em consideração outros fatores, como imigração e emigração, que também interferem na dinâmica populacional.
A resposta correta é ‘Falso’.
Hospedeiro intercalado é um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior.
3- Meio de transmissão
3.2.4- Hospedeiro intercalado
É um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior. Ex.: caracóis Lymnaea no caso da fasciolose.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Estudo de coortes, também é chamado estudo de seguimento (follow-up), é o tipo de pesquisa que parte de casos já diagnosticados da doença em foco e ao mesmo tempo seleciona outro grupo de indivíduos que não apresentam aquele agravo. Da comparação desses grupos, em relação a determinados fatores ou atributos, procura-se obter as informações desejadas.
falso
O estudo de coortes é a observação de determinado grupo de indivíduos ao longo do tempo, com o objetivo de estabelecer as possíveis associações entre a exposição e a frequência no aparecimento da doença em foco.
- ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
2.2- INVESTIGAÇÃO DE HIPÓTESES
c) Estudos populacionais
2.2.2.1- Estudos observacionais
1o - Estudo de coortes
Também é chamado estudo de seguimento (follow-up). É a observação de determinado grupo de indivíduos ao longo do tempo, com o objetivo de estabelecer as possíveis associações entre a exposição e a frequência no aparecimento da doença em foco. Esse conjunto de indivíduos é denominado coorte, denominação com que os antigos romanos identificavam parte de uma legião em sua organização militar.
Consiste em verificar se existe diferença para as proporções de atingidos entre os expostos e de atingidos entre os não expostos, ou seja, consiste em comparar
É um tipo de estudo que permite abordar hipóteses etiológicas, produzindo medidas de incidência e, portanto, medidas diretas de risco.
Os dados obtidos mediante a observação da coorte são traduzidos em coeficientes indicativos dos fatores em estudo.
A resposta correta é ‘Falso’.
A população pode ser estimada, entre outros, pelo método natural, que consiste em contar o número de animais pertencentes ao grupo sem aplicação de nenhuma técnica específica.
- ESTIMATIVAS DE POPULAÇÕES
A população pode ser estimada pelos seguintes métodos:
1- Método natural
Consiste em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
Somente é aplicável em áreas onde os registros de nascimentos e óbitos sejam confiáveis e também se disponha de dados fidedignos sobre movimentos migratórios. Seu uso é limitado nos países subdesenvolvidos, pela imprecisão dos dados sobre nascimentos, mortes e fluxo migratório.
A resposta correta é ‘Falso’.
Precisão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade.
3.1- Precisão
Precisão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade. Um método preciso oferece, ao exame repetido de um mesmo material, resultados sempre próximos uns dos outros, mesmo que difiram do valor real a ser aferido.
3.2- Exatidão
Exatidão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Os aerossóis resultam da nebulização de secreções oronasais, em decorrência da emissão explosiva do ar. Há dois tipos de aerossóis: gotículas de Flügge - possuem um diâmetro superior a 0,1 mm; e núcleos infecciosos ou núcleos goticulares de Wells - possuem um diâmetro de 0,01 a 0,001 mm.
3- Meio de transmissão
3.2.1.1- Aerossóis
Os aerossóis resultam da nebulização de secreções oronasais, em decorrência da emissão explosiva do ar. Há dois tipos de aerossóis: gotículas de Flügge - possuem um diâmetro superior a 0,1 mm; e núcleos infecciosos ou núcleos goticulares de Wells - possuem um diâmetro de 0,01 a 0,001 mm.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
O tamanho da população tem relação direta com o tamanho da amostra.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
- NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
10.6.1. Determinação do tamanho da amostra
d) Tamanho da população
O tamanho da população também tem relação direta com o tamanho da amostra.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Em relação as características físicas do ambiente, as condições climáticas podem influir de diversas maneiras sobre o agente e sobre o hospedeiro. Temperaturas baixas destroem rapidamente a maioria dos vírus; porém, podem favorecer a multiplicação de bactérias, desde que elas encontrem os elementos nutritivos de que necessitam.
errado
3.1.1- Clima
A temperatura ambiente exerce efeito direto sobre os agentes. Temperaturas elevadas destroem rapidamente a maioria dos vírus. Contrariamente, podem favorecer a multiplicação de bactérias, desde que elas encontrem os elementos nutritivos de que necessitam, e podem também favorecer a multiplicação de insetos.
A variação ou tendência cíclica é uma flutuação na ocorrência de determinada enfermidade observada após longos períodos de tempo. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
Falso
- TENDÊNCIAS OU VARIAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DAS DOENÇAS
1- Tipos de variação
1.2- Variação ou tendência cíclica
É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico.
Essa variação pode ser observada mais comumente quando o agente etiológico apresenta alta patogenicidade, mas confere imunidade relativamente duradoura. Ela está provavelmente associada com o tempo necessário para que a população atinja o valor-limite de hospedeiros suscetíveis.
Um exemplo desse tipo de variação é o ciclo de 3 a 4 anos de febre aftosa observado no Paraguai nos anos 1970.
1.3- Variação ou tendência secular ou de longo prazo
É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após longos períodos de tempo. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
Um exemplo é o aumento na ocorrência das chamadas doenças da civilização no ser humano, tais como as doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a diminuição na ocorrência da doença decorrente da melhoria das medidas profiláticas, como no caso da varíola ou da tuberculose, pelo uso de vacinas, ou a cólera, pela adoção do tratamento da água de consumo, entre tantas outras.
Doente é o indivíduo que mantém em seu organismo um agente etiológico, podendo ou não apresentar sintoma devido a esse agente.
Doente apresenta os sintomas da enfermidade, devido ao agente etiológico.
Apostila de Epidemiologia Geral/Unesp
…
- CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
Doente
É a fonte de infecção mais comum. É o indivíduo que apresenta os sintomas da enfermidade, sintomas esses devidos ao agente etiológico que albergam.
A resposta correta é ‘Falso’
Reprodutibilidade é a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
4- OUTRAS CARACTERÍSTICAS
4.3- Repetibilidade
É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
4.4- Reprodutibilidade
É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.
A resposta correta é ‘Falso’.
Em relação as características dos agentes etiológicos biológicos, a variabilidade do agente é um mecanismo relacionado com o desenvolvimento de resistência a agentes microbianos.
- PROCESSO EPIDÊMICO
1.6- Variabilidade
É a capacidade que tem o agente etiológico de adaptar-se às condições do hospedeiro e do ambiente.
A variação antigênica é um exemplo do mecanismo seletivo de adaptação do agente a uma situação adversa, alterando suas características antigênicas para evitar os mecanismos de defesa do hospedeiro. Um exemplo é o vírus da febre aftosa, que apresenta uma grande capacidade de desenvolver variantes imunes.
Outro mecanismo relacionado com a variabilidade do agente é o desenvolvimento de resistência a agentes microbianos.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Entende-se por amostra o procedimento por meio do qual seleciona-se uma amostra a partir de uma população com o objetivo de estudar alguma característica, de modo que os resultados obtidos na amostra possam ser generalizados para a população de origem.
Foi apresentada a definição de amostragem, que é diferente de amostra (subconjunto com número geralmente reduzido de unidades obtidas de modo a representar a população de origem).
- NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
Amostra: subconjunto com número geralmente reduzido de unidades obtidas de modo a representar a população de origem. Com relação a esse aspectos, a única diferença entre a população e a amostra é o tamanho, ou seja, o número de unidades. No caso da amostra, o número de unidades se chama tamanho da amostra, e é representado por “n”.
A resposta correta é ‘Falso’.
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, PRINCIPALMENTE as variações nas unidades de amostragem.
- NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, principalmente as variações nas unidades de amostragem. A unidade de amostragem pode ser o animal ou pode ser um grupo de animais, como lotes, galpões, rebanhos etc.
A resposta correta é ‘Falso’.
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, exceto as variações nas unidades de amostragem.
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, PRINCIPALMENTE as variações nas unidades de amostragem.
- NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, principalmente as variações nas unidades de amostragem. A unidade de amostragem pode ser o animal ou pode ser um grupo de animais, como lotes, galpões, rebanhos etc.
A resposta correta é ‘Falso’.
A amostragem estratificada apresenta como desvantagens o aumento do tamanho da amostra para um mesmo grau de precisão e a não garantia de representação adequada na amostra de todas as partes da população.
A amostragem estratificada apresenta como vantagens a redução do tamanho da amostra para um mesmo grau de precisão e a garantia de representação adequada na amostra de todas as partes da população.
- NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL
10.6.1. Determinação do tamanho da amostra
A amostragem estratificada apresenta como vantagens a redução do tamanho da amostra para um mesmo grau de precisão e a garantia de representação adequada na amostra de todas as partes da população.
A resposta correta é ‘Falso’.
O vetor difere do hospedeiro intercalado porque participa ativamente no processo de transmissão.
- CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
…
3- Meio de transmissão
3.2.5- Vetor
É um organismo vivo, invertebrado, geralmente um artrópode hematófago, e que veicula o agente etiológico. Fornece ao agente condições para sua multiplicação ou para sua proteção.
Difere do hospedeiro intercalado porque participa ativamente no processo de transmissão. O vetor pode ser mecânico ou biológico.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Em relação aos estudos experimentais, variáveis causais são aquelas de caráter independente, que podem influir sobre a hipótese causal.
Variável causal: é o fator a cuja presença se atribui a variável dependente (doença).
- ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
1.2- Tipos de variáveis
Nos estudos experimentais, a variável independente é manipulável, e seus valores são escolhidos ou determinados pelo pesquisador.
Além da variável explícita na hipótese causal, existem ainda variáveis adicionais, dotadas de efeito potencial sobre a variável dependente.
Variável causal: é o fator a cuja presença se atribui a variável dependente (doença).
Variáveis adicionais: são aquelas de caráter independente, que podem influir sobre a hipótese causal.
A variável adicional pode ser controlável ou não controlável.