PS1 Flashcards
Considerando a patogenia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o micro-organismo.
TUBERCULOSE BOVINA (Mycobacterium bovis)
Patogenia
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o micro-organismo. Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores: virulência do micro-organismo, carga infectante e resistência do hospedeiro. Na fase seguinte, caso não sejam eliminados, os bacilos multiplicar-se-ão dentro dos macrófagos até destruí-los. Os bacilos liberados pelos macrófagos infectados serão fagocitados por outros macrófagos alveolares ou por monócitos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos pelos próprios bacilos liberados, ou por fatores quimiotáticos produzidos pelo hospedeiro. A terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de 2 a 3 semanas após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas. Tais granulomas são constituídos por uma parte central, por vezes com área de necrose de caseificação, circundada por células epitelióides, células gigantes, linfócitos, macrófagos e uma camada periférica de fibroblastos.
IN 48/2020/0132
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, prescinde considerar se o estabelecimento rural onde estão os animais está em acordo com as regras descritas na IN nº 48/2020.
Conforme o inciso I do art. 26 da IN 48/2020:
Art. 26. A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, deve considerar os seguintes requisitos:
I - o estabelecimento rural onde estão os animais está em acordo com as regras descritas nesta Instrução Normativa;
falso
INFEC/02026
Considerando as características das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, julgue o seguinte item.
A placenta pode conter príons de Scrapie, que em ovinos em particular apresenta grande quantidade, e recém-nascidos podem ser infectados por lambedura dos fluídos ou membranas fetais. O leite e o colostro de pequenos ruminantes são também infecciosos.
A placenta pode conter príons de Scrapie, que em ovinos em particular apresenta grande quantidade, e recém-nascidos podem ser infectados por lambedura dos fluídos ou membranas fetais. O leite e o colostro de pequenos ruminantes são também infecciosos.
A resposta correta é: Certo
Considerando o controle da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
Na compra de animais, antes da introdução no rebanho, deve-se testá-los na origem e testá-los de novo logo após a entrada no quarentenário da unidade de criação, respeitando-se o intervalo mínimo de 60 dias entre os testes.
TUBERCULOSE BOVINA (Mycobacterium bovis)
Controle da Tuberculose
O controle da tuberculose fundamenta-se no bloqueio de pontos críticos da cadeia de transmissão da doença.
O primeiro passo a ser dado em uma unidade de criação é conhecer a situação sanitária do rebanho. A identificação das fontes de infecção é feita por meio da implementação de uma rotina de testes tuberculínicos com abate dos animais reagentes. O exame clínico pode ser útil nos casos de anergia. Na compra de animais, antes da introdução no rebanho, deve-se testá-los na origem e testá-los de novo logo após a entrada no quarentenário da unidade de criação, respeitando-se o intervalo mínimo de 60 dias entre os testes. Adotar como regra a aquisição de animais de propriedades livres da doença. O risco de infecção é menor em rebanhos fechados.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando os métodos de diagnóstico da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
O teste cervical comparativo permite eliminar a maior causa de reações falso-positivas, que são as infecções por micobactérias ambientais.
correto
TUBERCULOSE BOVINA (Mycobacterium bovis)
Diagnóstico
Diagnóstico Alérgico-cutâneo
Métodos de Turberculinização
…
Considera-se que a sensibilidade do teste cervical simples é maior do que a do teste da prega da cauda. Além disso, é menos subjetivo, pois o resultado advém da tomada de medidas com o cutímetro.
O teste cervical comparativo, com PPD bovino e aviário aplicados simultaneamente, deve ser utilizado como teste confirmatório, por sua maior especificidade em relação aos testes simples. Esse teste permite eliminar a maior causa de reações falso-positivas, que são as infecções por micobactérias ambientais. Esse deve ser o teste de eleição para rebanhos com alta frequência de reações inespecíficas, evitando-se os prejuízos decorrentes da eliminação de animais falso-positivos.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O Teste de Polarização Fluorescente (FPA) será utilizado como teste único ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME, sendo a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilitado ou oficial.
Conforme o inciso I do art. 27 da IN10/2017:
Art. 27. O Teste de Polarização Fluorescente (FPA) será utilizado como teste único ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME, de acordo com as seguintes condições e critérios:
I - a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilit ado ou oficial;
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando os testes para diagnóstico laboratorial do vírus da raiva (RabV), julgue o seguinte item.
O isolamento viral detecta a infecciosidade da amostra, por meio de inoculação da suspensão de tecidos extraídos da amostra suspeita, em sistemas biológicos, permitindo o “isolamento” do agente, devendo ser utilizado concomitantemente ao teste de IFD, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
RAIVA
Diagnóstico
Técnicas diagnósticas
Isolamento viral
Este teste detecta a infecciosidade da amostra, por meio de inoculação da suspensão de tecidos extraídos da amostra suspeita, em sistemas biológicos, permitindo o “isolamento” do agente. É utilizado concomitantemente ao teste de IFD, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996).
- Teste de inoculação em camundongo: um grupo de camundongos com idade entre 3 e 4 semanas ou neonatos de 2 a 5 dias de idade são inoculados intracerebralmente. Os camundongos adulto-jovens são observados por 30 dias e todo camundongo morto é examinado por meio da IFD. Para apressar o resultado da inoculação de camundongos neonatos, recomenda-se o sacrifício de um camundongo por vez, aos 5, 7, 9 e 11 dias pós inoculação, seguidos da realização da IFD. O teste de isolamento in vivo em camundongos é oneroso e deve ser substituído, sempre que possível, por isolamento em cultivo celular.
- Teste em cultura celular: a linhagem celular preconizada para esse tipo de teste é de células de neuroblastoma murino (NA-C1300). A replicação do vírus é revelada pela IFD. O resultado do teste é obtido 18 horas pós-inoculação. Geralmente a incubação é continuada por 48 horas e, em alguns laboratórios, por até 4 dias. Este teste é tão sensível quanto o teste de inoculação em camundongos. Uma vez existindo a unidade de cultura celular no laboratório, este teste deve substituir o teste de inoculação em camundongos, evitando assim o uso de animais, além do fato de ser menos oneroso e mais rápido.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando a IN 5 de 2002, que aprova as Normas Técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, julgue o seguinte item.
Ocorrendo raiva em carnívoro silvestre, deverá ser realizado levantamento epidemiológico, a fim de verificar a origem do caso e, se existir um surto atingindo uma ou mais espécies, promover-se-á o controle dessa população, por meio de capturas sistemáticas, para determinar a atividade viral e a extensão do surto.
Segundo as Normas Técnicas Para O Controle Da Raiva Dos Herbívoros Domésticos:
…
Art. 24. Ocorrendo raiva em carnívoro silvestre, deverá ser realizado levantamento epidemiológico, a fim de verificar a origem do caso e, se existir um surto atingindo uma ou mais espécies, promover-se-á o controle dessa população, por meio de capturas sistemáticas, para determinar a atividade viral e a extensão do surto.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O médico veterinário credenciado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil.
Conforme o §1º do art. 42 da IN10/2017, o médico veterinário habilitado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil.
Art. 42. Na impossibilidade de abate sanitário em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, os animais serão submetidos à eutanásia no estabelecimento de criação, conforme normatizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
§1o O médico veterinário habilitado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil.
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 10/2017/0279
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O estabelecimento de criação especializado em rebanho de corte em saneamento para tuberculose deve, entre ou medidas, realizar um teste para diagnóstico de tuberculose nas fêmeas acima de vinte e quatro meses e machos reprodutores no prazo de até noventa dias do abate sanitário ou eutanásia do(s) positivo(s).
Conforme o inciso I do art. 73 da IN10/2017:
Art. 73. O estabelecimento de criação especializado em rebanho de corte em saneamento para tuberculose deve cumprir as seguintes medidas:
I - realizar um teste para diagnóstico de tuberculose nas fêmeas acima de vinte e quatro meses e machos reprodutores no prazo de até noventa dias do abate sanitário ou eutanásia do(s) positivo(s);
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
IN 48/2020/0105
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O trânsito de bovinos, equinos, ovinos e caprinos, em todo o território nacional, considerará a condição sanitária para a febre aftosa das regiões de origem e de destino, sem prejuízo a outros requisitos zoossanitários definidos pelo MAPA.
De acordo com o art. 20 da IN 48/2020:
Art. 20. O trânsito de animais susceptíveis à febre aftosa, bem como dos seus produtos e subprodutos, em todo o território nacional, considerará a condição sanitária para a febre aftosa das regiões de origem e de destino, sem prejuízo a outros requisitos zoossanitários definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a epidemiologia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
Os cães não apresentam nenhuma importância na epidemiologia da brucelose bovina.
BRUCELOSE BOVINA (Brucella abortus)
Epidemiologia
…
Várias espécies domésticas ou silvestres são suscetíveis à infecção por B. abortus, entretanto, são consideradas como hospedeiros finais da infecção, pois não transmitem o agente novamente aos bovinos. Entre aquelas espécies em condições de ter alguma importância na epidemiologia da brucelose bovina, podem ser citados: os equídeos, que podem apresentar lesões articulares abertas, principalmente de cernelha; os cães, que podem abortar pela infecção; e os saprófagos, pela possibilidade de levar restos de placenta ou feto de um lugar para outro.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
Com o desenvolvimento de imunidade celular após o primeiro aborto, há um aumento do número e do tamanho das lesões de placentomas nas gestações subsequentes, devido a resposta imune exacerbada mediada principalmente por linfócitos T CD4+.
BRUCELOSE BOVINA (Brucella abortus)
Patogenia
…
A infecção do útero gestante ocorre por via hematógena. As brucelas multiplicam-se inicialmente no trofoblasto do placentoma, infectando também as células adjacentes, levando a uma reação inflamatória da placenta. Além disso, há infecção do feto, de igual modo por via hematógena.
As lesões placentárias raramente atingem todos os placentomas; em geral, apenas parte deles é afetada. Tais lesões inflamatório-necróticas de placentomas, que impedem a passagem de nutrientes e oxigênio da mãe para o feto, assim como provocam a infecção maciça do feto por B. abortus, são as responsáveis pelo aborto.
Com o desenvolvimento de imunidade celular após o primeiro aborto, há uma diminuição do número e do tamanho das lesões de placentomas nas gestações subsequentes. Com isso, o aborto torna-se infrequente, aparecendo outras manifestações da doença, como, por exemplo, a retenção de placenta, a natimortalidade ou o nascimento de bezerros fracos.
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0041
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O Serviço Veterinário Oficial da UF deve dispor dos dados cadastrais em sistema de informação físico ou eletrônico, auditável e com geolocalização dos estabelecimentos rurais.
De acordo com o art. 6º da IN 48/2020:
Art. 6º O SVO da UF deve dispor dos dados cadastrais em sistema de informação eletrônico, auditável e com geolocalização dos estabelecimentos rurais.
Parágrafo único. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento padronizará os dados que deverão estar disponíveis e atualizados nas UF, e coordenará a integração entre os bancos de dados estaduais para as consultas e as análises necessárias pelas instâncias do SVO.
ERRADA
A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa será realizada em bovinos e bubalinos nas zonas livres de febre aftosa com vacinação, sendo proibida a vacinação de outras espécies susceptíveis, salvo em situações especiais determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
C
Atenção no seguinte trecho: “… S A L V O em situações especiais…”
O Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) fundamenta-se em informações fornecidas pelo Serviços Veterinários Oficiais e diretrizes estabelecidas pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).
Conforme o art. 1º da IN 48/2020, o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) fundamenta-se em informações científicas atualizadas e diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O cadastro de explorações pecuárias das espécies suscetíveis à febre aftosa e sua atualização no Serviço Veterinário Oficial são compulsórios e de obrigação do produtor, detentor ou responsável legal dos animais.
O cadastro de explorações pecuárias das espécies suscetíveis à febre aftosa e sua atualização no Serviço Veterinário Oficial são COMPULSÓRIOS e de obrigação do produtor, detentor ou responsável legal dos animais.
CORRETO (atenção ao compulsório)
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de dois a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
De acordo com o art. 9o da IN10/2017, a faixa etária de vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina é de T R Ê S a O I T O meses.
Art. 9o É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
Parágrafo único. A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, na espécie bovina.
A resposta correta é ‘Falso’.
As inoculações das tuberculinas PPD aviária e bovina serão realizadas por via intradérmica, na dosagem de 0,1 mL, na região cervical ou na região escapular, a uma distância entre as duas inoculações de dez a quinze centímetros
Conforme o inciso I do art. 38 da IN10/2017, a distância entre as duas inoculações é de quinze a vinte centímetros
Animais reagentes positivos a teste de diagnóstico para brucelose ou tuberculose serão marcados, pelo médico veterinário responsável pelo exame, a ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da cara com um “P” contido num círculo de oito centímetros de diâmetro.
Art. 40. Animais reagentes positivos a teste de diagnóstico para brucelose ou tuberculose serão marcados, pelo médico veterinário responsável pelo exame, a ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da cara com um “P” contido num círculo de oito centímetros de diâmetro,
A obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose está condicionada à realização de dois testes de rebanho negativos consecutivos realizados em bovinos e bubalinos a partir de seis semanas de idade, num intervalo de seis a doze meses.
De acordo com o art. 58 da IN10/2017:
Art. 58. A obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose está condicionada à realização de dois testes de rebanho negativos consecutivos realizados em bovinos e bubalinos a partir de seis semanas de idade, num intervalo de seis a doze meses.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Exclui-se da obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose os estados classificados como A.
C (art. 10)
Os atestados de exames negativos para brucelose e tuberculose serão válidos por noventa dias, a contar da data da colheita de sangue para diagnóstico de brucelose e da inoculação para diagnóstico de tuberculose.
falso
exames negativos para brucelose e tuberculose serão válidos por sessenta dias.
Art. 77. Os atestados de exames negativos para brucelose e tuberculose serão válidos por sessenta dias, a contar da data da colheita de sangue para diagnóstico de brucelose e da inoculação para diagnóstico de tuberculose.
A resposta correta é ‘Falso’.
É proibida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade.
C
O saneamento de estabelecimento de criação com foco de brucelose será obrigatório independentemente da classificação da UF.
De acordo com o art. 66 da IN10/2017, o saneamento será obrigatório com base na classificação das UFs em relação ao grau de risco para brucelose
Art. 66. O saneamento será obrigatório com base na classificação das UFs em relação ao grau de risco para brucelose estabelecida no Capítulo XVII desta Instrução Normativa.
A resposta correta é ‘Falso’.
No caso da suspensão temporária do reconhecimento de zonas livres de febre aftosa devido à ocorrência de focos da doença, o trânsito de animais susceptíveis à febre aftosa, de produtos e subprodutos de risco, com origem nas UF ou parte das UF envolvidas, será automaticamente suspenso.
De acordo com o art. 23 da IN 48/2020, no caso da suspensão temporária do reconhecimento de zonas livres de febre aftosa devido à ocorrência de focos… deverá cumprir procedimentos específicos.
Art. 23. No caso da suspensão temporária do reconhecimento de zonas livres de febre aftosa devido à ocorrência de focos da doença, o trânsito de animais susceptíveis à febre aftosa, de produtos e subprodutos de risco, com origem nas UF ou parte das UF envolvidas, deverá cumprir procedimentos específicos definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após avaliação específica.
A resposta correta é ‘Falso’.
Quando oriundos de zona livre de febre aftosa com vacinação, sêmen e ovócitos devem estar acompanhados de declaração emitida pelo médico veterinário responsável técnico do estabelecimento de origem, atestando que estes produtos foram obtidos de doadores que tenham sido submetidos a testes para anticorpos contra a febre aftosa no mínimo três meses após a coleta e com resultados negativos.
De acordo com o art. 40 da IN 48/2020:
Art. 40. Somente é permitido o trânsito de sêmen, embriões, ovócitos de animais susceptíveis à febre aftosa quando obtidos em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
§ 1º Quando oriundos de zona livre de febre aftosa com vacinação, sêmen e ovócitos devem estar acompanhados de declaração emitida pelo médico veterinário responsável técnico do estabelecimento de origem, atestando que estes produtos foram obtidos de doadores que:
I - tenham sido mantidos por pelo menos três meses antes da coleta em uma zona livre de febre aftosa com vacinação;
II - tenham recebido pelo menos duas vacinações contra a febre aftosa, no caso de bovinos e bubalinos; ou
III - tenham sido submetidos a testes para anticorpos contra a febre aftosa no mínimo 21 (vinte e um) dias após a coleta e com resultados negativos.
§ 2º Ficam dispensados das exigências do parágrafo primeiro deste artigo, o sêmen, os embriões e os ovócitos coletados de suínos residentes em GRSC.
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0055
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O Serviço Veterinário Oficial da UF é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em seu território.
Conforme o parágrafo único do art. da IN 48/2020:
Art. 8º A investigação epidemiológica dos casos suspeitos, prováveis e confirmados de doença vesicular, bem como a atuação em emergências zoossanitárias de febre aftosa, envolvem as seguintes ações:
…
Parágrafo único. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em todo o país.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa será realizada nas espécies susceptíveis em zonas livres de febre aftosa com vacinação
De acordo com o caput do art. 13 da IN 48/2020:
Art. 13. A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa será realizada em bovinos e bubalinos nas zonas livres de febre aftosa com vacinação, sendo proibida a vacinação de outras espécies susceptíveis, salvo em situações especiais determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Conforme o parágrafo único do art. 9o da IN10/2017:
Art. 9o É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
C
A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, na espécie bovina.
Certo
Conforme o parágrafo único do art. 9o da IN10/2017:
Art. 9o É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
Parágrafo único. A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, na espécie bovina.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O médico veterinário habilitado é aquele que atua no setor privado, cadastrado no Serviço Veterinário Estadual - SVE para executar a vacinação contra a brucelose.
Conforme o inciso VII do art. 2 da IN10/2017, o médico veterinário habilitado deve ser aprovado em Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose…
Art. 2. Para efeitos desta Instrução Normativa considera-se:
…
VII - médico veterinário habilitado: médico veterinário que atua no setor privado e que, aprovado em Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose, reconhecido pelo Departamento de Saúde Animal - DSA, está apto a executar determinadas atividades previstas no PNCEBT, sob a supervisão do serviço veterinário oficial;
A resposta correta é ‘Falso’.
Fêmeas vacinadas com a amostra RB51 não deverão ser marcadas no lado esquerdo da cara.
Conforme o §2º art. 12 da IN10/2017, fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com um V.
Art. 12. A marcação das fêmeas vacinadas entre três e oito meses de idade é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara.
§ 1o Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação.
§ 2o Fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com um V
IN 10/2017/0236
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O primeiro teste para ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação de livre de tuberculose deverá ser realizado durante os noventa dias que antecedem o embarque e o segundo teste até sessenta dias após o ingresso no estabelecimento de criação de destino, num intervalo mínimo de sessenta dias entre testes, sendo que os animais deverão permanecer isolados desde o ingresso no estabelecimento até o segundo resultado negativo.
FALSO
Conforme o inciso II do art. 59 da IN10/2017, os prazos estão invertidos. O primeiro teste deverá ser realizado durante os sessenta dias que antecedem o embarque e o segundo teste até noventa dias após o ingresso no estabelecimento.
Art. 59. O ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação para a condição de livre de tuberculose fica condicionado a terem origem em estabelecimento de criação livre de tuberculose ou à realização de dois testes de diagnóstico de tuberculose, cumprindo os seguintes requisitos:
…
II - o primeiro teste deverá ser realizado durante os sessenta dias que antecedem o embarque e o segundo teste até noventa dias após o ingresso no estabelecimento de criação de destino, num intervalo mínimo de sessenta dias entre testes, sendo que os animais deverão permanecer isolados desde o ingresso no estabelecimento até o segundo resultado negativo;
De acordo com a IN 18/02 (PNEEB) qual a faixa etária de bovinos e de ovinos submetidos a vigilância ativa? Devem ser oriundos de que tipo de exploração ou sistema de produção?
II - a vigilância ativa para detecção de EET em bovinos será realizada em animais com idade superior a 30 (trinta) meses, e que sejam oriundos de exploração leiteira ou de sistemas intensivos ou
semi-intensivos de criação para corte, como também de todos os bovinos ou ovinos/caprinos destinados
ao abate de emergência.
III - no caso de ovinos ou caprinos, a colheita de material será realizada em animais com idade superior a 12 (doze) meses.
IV - os animais supracitados terão o tronco encefálico coletado pelo serviço de inspeção oficial por
ocasião do seu abate
IN 48/2020/0193
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A importação de animais susceptíveis à febre aftosa e de seus produtos e subprodutos deve ocorrer exclusivamente de acordo com os requisitos estabelecidos para o trânsito internacional.
De acordo com o art. 44 da IN 48/2020:
Art. 44. A importação de animais susceptíveis à febre aftosa e de seus produtos e subprodutos deve ocorrer de acordo com os requisitos estabelecidos para o trânsito internacional ou com regulamentação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0179
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
Somente é permitido o trânsito de sêmen, embriões, ovócitos de animais susceptíveis à febre aftosa quando obtidos em estabelecimentos registrados no Serviço Veterinário Oficial da UF.
Art. 40. Somente é permitido o trânsito de sêmen, embriões, ovócitos de animais susceptíveis à febre aftosa quando obtidos em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
§ 1º Quando oriundos de zona livre de febre aftosa com vacinação, sêmen e ovócitos devem estar acompanhados de declaração emitida pelo médico veterinário responsável técnico do estabelecimento de origem, atestando que estes produtos foram obtidos de doadores que:
I - tenham sido mantidos por pelo menos três meses antes da coleta em uma zona livre de febre aftosa com vacinação;
II - tenham recebido pelo menos duas vacinações contra a febre aftosa, no caso de bovinos e bubalinos; ou
III - tenham sido submetidos a testes para anticorpos contra a febre aftosa no mínimo 21 (vinte e um) dias após a coleta e com resultados negativos.
§ 2º Ficam dispensados das exigências do parágrafo primeiro deste artigo, o sêmen, os embriões e os ovócitos coletados de suínos residentes em GRSC.
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0110
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
De acordo com a situação epidemiológica quanto à febre aftosa, o SVO poderá exigir que os veículos transportadores de animais susceptíveis à febre aftosa sejam lavados e desinfetados após o desembarque dos animais ou durante sua passagem por postos fixos de fiscalização, assim como proibir o uso de palha, maravalha ou outro material orgânico no assoalho dos veículos transportadores
Conforme o §4º do art. 20 da IN 48/2020:
Art. 20. O trânsito de animais susceptíveis à febre aftosa, bem como dos seus produtos e subprodutos, em todo o território nacional, considerará a condição sanitária para a febre aftosa das regiões de origem e de destino, sem prejuízo a outros requisitos zoossanitários definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
…
§ 4º De acordo com a situação epidemiológica quanto à febre aftosa, o SVO poderá exigir que os veículos transportadores de animais susceptíveis à febre aftosa sejam lavados e desinfetados após o desembarque dos animais ou durante sua passagem por postos fixos de fiscalização, assim como proibir o uso de palha, maravalha ou outro material orgânico no assoalho dos veículos transportadores.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
IN 48/2020/0128
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região, onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, deve considerar que durante a etapa de vacinação e até trinta dias após seu término, os animais destinados diretamente ao abate ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa.
Conforme o inciso III do art. 26 da IN 48/2020:
Art. 26. A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, deve considerar os seguintes requisitos:
…
III - durante a etapa de vacinação e até noventa dias após seu término, os animais destinados diretamente ao abate ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa;
…
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0033
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem vigilância contínua e integrada com os todos os países da América do Sul em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
Conforme o inciso XIV do art. 4º da IN 48/2020:
Art. 4º As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem:
…
XV - vigilância contínua e integrada com os países vizinhos em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0033
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem vigilância contínua e integrada com os todos os países da América do Sul em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
Conforme o inciso XIV do art. 4º da IN 48/2020:
Art. 4º As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem:
…
XV - vigilância contínua e integrada com os países vizinhos em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0021
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem o fortalecimento das ações relacionadas a fiscalizações de animais de produção e seus produtos pecuários em portos, aeroportos, terminais rodoviários, postos de fronteira e afins.
Art. 4º As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem:
…
V - fortalecimento das ações relacionadas:
a) a fiscalizações de animais SUSCETÍVEIS à febre aftosa e seus produtos pecuários em portos, aeroportos, terminais rodoviários, postos de fronteira e afins;
b) a programas de capacitação continuada de recursos humanos do Serviço Veterinário Oficial (SVO); e
c) à adequação da rede de diagnóstico laboratorial;
A resposta correta é ‘Falso’.
IN 48/2020/0091
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá comprovar, ao SVO, a compra de vacinas em quantidade compatível com os animais a serem vacinados , na forma e nos prazos estabelecidos.
FALSO
Conforme o inciso IV do art. 14 da IN 48/2020, … deve comprovar, ao SVO, a realização da vacinação, na forma e nos prazos estabelecidos.
Art. 14. A vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá adotar os seguintes procedimentos:
…
IV - comprovar, ao SVO, a realização da vacinação, na forma e nos prazos estabelecidos.
A resposta correta é ‘Falso’.
Sobre o diagnóstico da brucelose e tuberculose, responda:
O médico veterinário credenciado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil
Conforme o §1º do art. 42 da IN10/2017, o médico veterinário habilitado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil.
Art. 42. Na impossibilidade de abate sanitário em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, os animais serão submetidos à eutanásia no estabelecimento de criação, conforme normatizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
§1o O médico veterinário habilitado que realizou o diagnóstico deverá notificar o serviço veterinário oficial em até um dia útil.
Considera-se o resultado do teste como não reagente quando a intensidade da cor do anel for menor que a da coluna de leite.
Art. 29. O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.
§1o Considera-se o resultado do teste como não reagente quando a intensidade da cor do anel for menor que a da coluna de leite.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Para evolução no controle e erradicação da tuberculose, nas UFs classe E, deverão ser realizado estudo epidemiológico.
Conforme o inciso I do art. 87 da IN10/2017:
Art. 87. Para evolução no controle e erradicação da tuberculose, deverão ser adotadas as seguintes medidas:
I - nas UFs classe E: estudo epidemiológico de tuberculose;
II - nas UFs classes D a A:
a) vigilância para detecção de focos; e
b) saneamento obrigatório dos focos detectados.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
IN 10/2017/0306
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O serviço de inspeção oficial participa do Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose. Entre suas atribuições específicas deve comunicar ao estabelecimento de origem dos animais achados post mortem, em carcaças e vísceras, sugestivos de tuberculose e de brucelose.
Conforme o inciso III do art. 84 da IN10/2017:
Art. 84. São atribuições específicas do serviço de inspeção oficial:
I - acompanhar o abate sanitário de animais identificados como positivos para brucelose ou tuberculose, cumprindo os procedimentos higiênico-sanitários e fazendo o julgamento e destinação de carcaças e vísceras, conforme previsto na legislação pertinente;
II - colher e encaminhar para diagnóstico laboratorial material para vigilância de tuberculose e brucelose, conforme orientação do serviço de saúde animal; e
III - comunicar ao serviço de saúde animal achados post mortem, em carcaças e vísceras, sugestivos de tuberculose e de brucelose.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O prazo para apresentação dos testes para manutenção do certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose poderá ser prorrogado por um período máximo de sessenta dias quando da necessidade de realizar novo teste de diagnóstico para brucelose em animais que apresentem resultado inconclusivo no teste para manutenção da certificação.
De acordo com o art. 53 da IN10/2017:
Art. 53. O prazo para apresentação dos testes referidos no art. 52 desta Instrução Normativa poderá ser prorrogado por um período máximo de sessenta dias quando da necessidade de realizar novo teste de diagnóstico para brucelose em animais que apresentem resultado inconclusivo no teste para manutenção da certificação.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
Em relação aos dois testes diagnóstico de brucelose para o ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação, os testes serão realizados por médico veterinário credenciado ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
Conforme o inciso IV do art. 51 da IN10/2017, os testes serão realizados por médico veterinário HABILITADO ou por laboratório…
Art. 51. O ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação para a condição de livre de brucelose fica condicionado a terem origem em estabelecimento de criação livre de brucelose ou à realização de dois testes de diagnóstico para brucelose, cumprindo os seguintes requisitos:
…
IV - os testes serão realizados por médico veterinário habilitado ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O estabelecimento de criação especializado em rebanho de corte em saneamento para tuberculose deve, entre ou medidas, realizar um teste para diagnóstico de tuberculose nas fêmeas acima de vinte e quatro meses e machos reprodutores no prazo de até noventa dias do abate sanitário ou eutanásia do(s) positivo(s).
Conforme o inciso I do art. 73 da IN10/2017:
Art. 73. O estabelecimento de criação especializado em rebanho de corte em saneamento para tuberculose deve cumprir as seguintes medidas:
I - realizar um teste para diagnóstico de tuberculose nas fêmeas acima de vinte e quatro meses e machos reprodutores no prazo de até noventa dias do abate sanitário ou eutanásia do(s) positivo(s);
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
IN 10/2017/0277
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O saneamento para tuberculose, em estabelecimento de criação especializado em pecuária de leite ou sem especialização (rebanho misto), termina após obter-se dois testes de rebanho negativos, sendo que os animais reagentes positivos deverão ser destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
Conforme o inciso II do art. 72 da IN10/2017, no caso da tuberculose, o saneamento termina após obter-se um teste de rebanho negativo.
Art. 72. O estabelecimento de criação especializado em pecuária de leite ou sem especialização (rebanho misto) em saneamento para tuberculose deve cumprir as seguintes medidas:
…
II - o saneamento termina após obter-se um teste de rebanho negativo, sendo que os animais reagentes positivos deverão ser destinados ao abate sanitário ou à eutanásia;
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
Em relação aos dois testes diagnóstico de brucelose para o ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação, caso não seja possível manter os animais isolados no estabelecimento de criação de destino, os dois testes poderão ser efetuados durante os sessenta dias que sucedem o embarque, num intervalo de trinta a sessenta dias entre testes.
Conforme o inciso III do art. 51 da IN10/2017, os dois testes poderão ser efetuados durante os sessenta dias que antecedem o embarque…
Art. 51. O ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação para a condição de livre de brucelose fica condicionado a terem origem em estabelecimento de criação livre de brucelose ou à realização de dois testes de diagnóstico para brucelose, cumprindo os seguintes requisitos:
…
III - caso não seja possível manter os animais isolados no estabelecimento de criação de destino, os dois testes poderão ser efetuados durante os sessenta dias que antecedem o embarque, num intervalo de trinta a sessenta dias entre testes; e
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
Poderão ser testadas outras categorias de animais, além das positivadas na IN 10 SDA de 2017, a critério do médico veterinário habilitado.
Conforme o §2º do art. 24 da IN10/2017:
Art. 24. Os testes sorológicos de diagnóstico para brucelose serão realizados em animais identificados individualmente, de acordo com os seguintes critérios:
…
§2o Poderão ser testadas outras categorias, a critério do médico veterinário habilitado.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
Entre as etapas do processo de reconhecimento de compartimento livre de febre aftosa está a comunicação do reconhecimento nacional de compartimento livre de febre aftosa à OIE e outras organizações, países e parceiros comerciais interessados.
Correto
Considerando os sintomas da brucelose em humanos, julgue a seguinte afirmativa.
A doença produzida pela B. abortus, na grande maioria das vezes, é caracterizada por sintomas inespecíficos, presentes nos processos bacterianos generalizados nos quais se destacam a febre, a sudorese noturna, e as dores musculares e articulares.
BRUCELOSE (Brucella abortus)
Doença no Ser Humano
…
No ser humano, os quadros clínicos mais graves são provocados pela B. melitensis, decrescendo em gravidade quando a doença é decorrente da infecção por B. suis e, assim, sucessivamente para a B. abortus e B. canis.
O período de incubação no ser humano pode variar de uma a três semanas até vários meses. A doença produzida pela B. abortus – agente mais difundido no nosso meio e responsável pelo real problema da brucelose bovina no país –, na grande maioria das vezes é caracterizada por sintomas inespecíficos, presentes nos processos bacterianos generalizados nos quais se destacam a febre, a sudorese noturna, e as dores musculares e articulares.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial
De acordo com o art. 29 da IN10/2017:
Art. 29. O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
A fase aguda da brucelose no homem produz perdas econômicas de vulto, por exemplo, custos do diagnóstico e tratamento, muitas vezes requerendo internações prolongadas, além de custo do período decorrente da ausência ao trabalho.
BRUCELOSE BOVINA (Brucella abortus)
Epidemiologia
Perdas Econômicas
Dentro das perdas indiretas, deve-se salientar as que resultam em infecções humanas. Na maioria das vezes, quando a enfermidade não é tratada na fase aguda, o curso crônico da doença no homem produz perdas econômicas de vulto. Essas perdas estão relacionadas com os custos do diagnóstico e tratamento, muitas vezes requerendo internações prolongadas. Além disso, não deve ser esquecido o custo do período decorrente da ausência ao trabalho.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
A distribuição de antígenos será controlada pelo serviço veterinário oficial, devendo os mesmos serem fornecidos somente a médicos veterinários credenciados, a laboratórios credenciados e a instituições de ensino ou pesquisa.
Conforme o art. 22 da IN10/2017, os antígenos serão fornecidos somente a médicos veterinários HABILITADOS, a laboratórios credenciados e a instituições de ensino ou pesquisa.
Art. 22. A distribuição de antígenos será controlada pelo serviço veterinário oficial, devendo os mesmos serem fornecidos somente a médicos veterinários habilitados, a laboratórios credenciados e a instituições de ensino ou pesquisa.
Considerando a epidemiologia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
A infecção pelo Mycobacterium bovis se propaga nos animais independentemente do sexo, da raça ou da idade.
correto
TUBERCULOSE BOVINA (Mycobacterium bovis)
Epidemiologia
Mecanismos de Transmissão
…
A infecção pelo M. bovis se propaga nos animais independentemente do sexo, da raça ou da idade. A introdução e a manutenção da doença em um rebanho são fortemente influenciadas por características da unidade de criação, entre as quais se destacam o tipo de exploração, o tamanho do rebanho, a densidade populacional e as práticas zootécnicas e sanitárias.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Considerando os métodos de diagnóstico da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
A intensidade da reação alérgica à tuberculina é proporcional à evolução da doença no organismo do animal.
- a intensidade da reação alérgica à tuberculina N Ã O é proporcional à evolução da doença no organismo do animal;
Considerando a patogenia do vírus da raiva (RabV), julgue o seguinte item.
Alcançando o SNC e após intensa replicação, os vírus seguem centrifugamente para o sistema nervoso periférico e autônomo, alcançando órgãos como o pulmão, o coração, os rins, a bexiga, o útero, os testículos, o folículo piloso e, principalmente, as glândulas salivares, sendo eliminados pela saliva.
RAIVA
Patogenia
Eliminação do vírus
Alcançando o SNC e após intensa replicação, os vírus seguem centrifugamente para o sistema nervoso periférico e autônomo, alcançando órgãos como o pulmão, o coração, os rins, a bexiga, o útero, os testículos, o folículo piloso e, principalmente, as glândulas salivares, sendo eliminados pela saliva.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem vigilância contínua e integrada com os todos os países da América do Sul em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
Conforme o inciso XIV do art. 4º da IN 48/2020:
Art. 4º As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem:
…
XV - vigilância contínua e integrada com os países V I Z I N H O S em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O Serviço Veterinário Oficial da UF é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em seu território.
Conforme o parágrafo único do art. da IN 48/2020:
Art. 8º A investigação epidemiológica dos casos suspeitos, prováveis e confirmados de doença vesicular, bem como a atuação em emergências zoossanitárias de febre aftosa, envolvem as seguintes ações:
…
Parágrafo único. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em todo o país.
O médico veterinário habilitado deverá informar à unidade local do serviço veterinário estadual a data de colheita de sangue para realização dos testes para obtenção ou manutenção do certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose, com antecedência mínima de trinta dias, para fiscalização pelo serviço veterinário oficial.
De acordo com o art. 54 da IN10/2017, o médico veterinário habilitado deverá informar com antecedência mínima de sete dias.
Art. 54. O médico veterinário habilitado deverá informar à unidade local do serviço veterinário estadual a data de colheita de sangue para realização dos testes mencionados no arts. 50 e 52 desta Instrução Normativa, com antecedência mínima de sete dias, para fiscalização pelo serviço veterinário oficial.
A resposta correta é ‘Falso’.
Em relação a patogenia da raiva, julgue o seguinte item.
A possibilidade de sangue, leite, urina ou fezes conter quantidade de vírus suficiente para desencadear a raiva é remota.
RAIVA
Patogenia
Porta de entrada:
A inoculação das partículas de vírus da raiva no organismo de um animal suscetível ocorre por lesões da pele provocadas, na maioria das vezes, pela mordedura de um animal infectado que esteja eliminando vírus na saliva. É possível, ainda, que a infecção ocorra por feridas ou por soluções de continuidade da pele, quando em contato com saliva e órgãos de animais infectados. A possibilidade de sangue, leite, urina ou fezes conter quantidade de vírus suficiente para desencadear a raiva é remota.
A resposta correta é ‘Verdadeiro’.
Brucella sp pode sobreviver, em solo úmido, até 65 dias.
Correto
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O médico veterinário habilitado deverá notificar os resultados positivos, negativos e inconclusivos em até um dia útil à unidade local do serviço veterinário estadual do município onde se encontra a propriedade atendida.
Conforme o §2º art. 33 da IN10/2017, deverá notificar apenas os resultados positivos e inconclusivos.
Art. 33. Para o diagnóstico indireto da tuberculose, serão utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica em bovinos e bubalinos identificados individualmente, com idade igual ou superior a seis semanas, realizados por médico veterinário habilitado ou médico veterinário oficial.
§2o O médico veterinário habilitado deverá notificar os resultados positivos e inconclusivos em até um dia útil à unidade local do serviço veterinário estadual do município onde se encontra a propriedade atendida.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
A constatação de caso suspeito de febre aftosa implica na adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Art. 9º A constatação de caso provável de doença vesicular ou confirmado de febre aftosa implica na adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando o diagnóstico da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
O diagnóstico clínico possui valor relativo para os animais com tuberculose avançada, para os quais o teste tuberculínico perde seu valor pela possibilidade do fenômeno da anergia à tuberculina.
TUBERCULOSE BOVINA (Mycobacterium bovis)
Diagnóstico
Diagnóstico Clínico
Possui valor relativo, porque o animal pode estar infectado – com um foco localizado – e apresentar-se aparentemente sadio. O diagnóstico clínico torna-se importante para os animais com tuberculose avançada, para os quais o teste tuberculínico perde seu valor pela possibilidade do fenômeno da anergia à tuberculina.
Os sinais clínicos mais frequentes são a caquexia progressiva e a tosse seca, curta e repetitiva. Animais tuberculosos, quando submetidos à marcha forçada, tendem a posicionar-se atrás dos demais, demonstrando cansaço e baixa capacidade respiratória.
Pode ocorrer linfadenomegalia localizada ou generalizada.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
Após a suspensão temporária do certificado livre de brucelose, para retorno à condição de livre é necessário obter um único teste de rebanho negativo ou a eutanásia do(s) positivo(s).
Conforme o §1º do art. 57 da IN10/2017, é necessário obter dois testes de rebanho negativos consecutivos…
Art. 57. A detecção de foco em estabelecimento de criação certificado livre de brucelose ou o não cumprimento do disposto nos arts. 51 e 52 desta Instrução Normativa resultará na suspensão temporária do certificado.
§ 1o Para retorno à condição de livre é necessário obter dois testes de rebanho negativos consecutivos, realizados com intervalo de trinta a noventa dias, sendo o primeiro efetuado de trinta a noventa dias após o abate sanitário ou a eutanásia do(s) positivo(s).
A resposta correta é ‘Falso’.
A imunofluorescência indireta (IFI) é o teste mais amplamente utilizado para o diagnóstico da raiva, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
RAIVA
Diagnóstico
Técnicas diagnósticas
Identificação imunoquímica do antígeno viral:
- Teste de imunofluorescência direta: o teste mais amplamente utilizado para o diagnóstico da raiva é de imunofluorescência direta (IFD), recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Este teste pode ser utilizado diretamente numa impressão de tecido feita em lâmina de microscopia, ou ainda para confirmar a presença de antígeno de vírus da raiva em cultura celular. O teste de IFD apresenta resultados confiáveis em poucas horas, quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos. Para o diagnóstico direto, as impressões preparadas do hipocampo, cerebelo e medula oblongata são coradas com um conjugado específico marcado com substância fluorescente (anticorpos antirrábicos + isotiocianato de fluoresceína). No teste de IFD, os agregados específicos da nucleocapside são identificados pela fluorescência observada. A IFD pode ser aplicada em amostras conservadas em glicerina, após repetidas operações de lavagem.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando as características das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, julgue o seguinte item.
A Scrapie e pode ser transmitida diretamente entre animais ou indiretamente via ambiente.
Animais jovens parecem ser infectados mais facilmente do que bovinos com idade acima de 6 meses. Transmissão vertical tem sido relatada em ovinos experimentalmente infectados, mas não tem sido relatado em bovinos.
A resposta correta é: Certo
Considerando as características das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, julgue o seguinte item.
EEB-L, EEB-H e scrapie atípico/Nor 98 tende a ocorrer em animais mais jovens que aqueles com EEB clássica ou scapie clássico, respectivamente.
EEB-L, EEB-H e scrapie atípico/Nor 98 tende a ocorrer em animais mais V E L H O S que aqueles com EEB clássica ou scapie clássico, respectivamente.
A resposta correta é: Errado
IN 8/2004/009
Considerando a IN 8/2004, julgue o seguinte item.
Os rótulos e as etiquetas dos produtos destinados à alimentação de não ruminantes, que contenham qualquer fonte de proteínas e gorduras de origem animal, inclusive o leite e os produtos lácteos, a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras), e a gelatina e o colágeno (exclusivo de couros e peles), deverão conter no painel principal e em destaque, a seguinte expressão: “USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES”.
De acordo com o art. 4º da IN 8/2004, o leite e os produtos lácteos, a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras), e a gelatina e o colágeno preparados exclusivamente a partir de couros e peles são exceções a proibição.
Art. 4º Os rótulos e as etiquetas dos produtos destinados à alimentação de não ruminantes, que contenham qualquer fonte de proteínas e gorduras de origem animal, exceto os produtos mencionados no art. 3º desta Instrução, deverão conter no painel principal e em destaque, a seguinte expressão: “USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES”.
A resposta correta é ‘Falso’.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O serviço veterinário oficial (SVO) é composto pelas autoridades veterinárias oficiais, pertencentes ao MAPA e aos serviços veterinários estaduais e municipais.
Conforme o inciso XIII do art. 2 da IN10/2017, serviços veterinários municipais não compõem as autoridades veterinárias oficiais.
ERRADO
IN 48/2020/0123
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O egresso de animal susceptível à febre aftosa deve estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal - GTA, porém as informações constantes das GTA não são de uso exclusivo para fins de defesa sanitária animal.
Conforme o §5º do art. 24 da IN 48/2020:
Art. 24. O egresso de animal susceptível à febre aftosa deve estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal - GTA, sem prejuízo de outros documentos estabelecidos pelo SVO.
…
§ 5º As informações constantes das GTA são de U S O E X C L U S I V O para fins de D E F E S A A N I M A L animal.