li5 Flashcards
Em relação à Instrução Normativa nº 87, de 10 de dezembro de 2004, a qual aprova o regulamento técnico do programa nacional de sanidade dos caprinos e ovinos, julgue a assertiva:
Na forma da legislação em vigor, médicos veterinários, públicos ou privados, proprietários ou seus prepostos obrigam-se a informar, em até 24 horas, ao Serviço Oficial, qualquer suspeita de doenças de caprinos e ovinos de notificação compulsória.
Comentários: Informar imediatamente!
“Art. 10. Na forma da legislação em vigor, médicos veterinários, públicos ou privados, proprietários ou seus prepostos obrigam-se a informar, imediatamente, ao Serviço Oficial, qualquer suspeita de doenças de caprinos e ovinos de notificação compulsória.
§ 1º No caso específico da Febre Aftosa, deverão ser tomadas medidas contidas na legislação federal vigente.
§ 2º O Serviço Oficial adotará as medidas de atenção veterinária e vigilância, ditadas pelo DDA, para cada doença específica”.
A resposta correta é: ERRADO
De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:
O OESA deverá auditar ao menos uma vez ao ano todas as unidades de quarentena e os estabelecimentos de aquicultura que produzem e transportam formas adultas de animais aquáticos
GABARITO: ERRADO
Art. 90. O OESA deverá auditar ao menos uma vez ao ano todas as unidades de quarentena e os estabelecimentos de aquicultura que produzem e transportam formas JOVENS de animais aquáticos.
A resposta correta é: ERRADO
Seguir para…
De acordo com a Instrução normativa nº 15, de 2 de abril de 2008, que aprova os procedimentos para a atuação em caso de suspeita ou ocorrência de paraplexia enzoótica dos ovinos (scrapie), julgue o seguinte item:
Caberá indenização por animais sacrificados e que venham a se confirmar, laboratorialmente, casos de scrapie
GABARITO: ERRADO
Comentário:
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 2 DE ABRIL DE 2008
Art. 7º ………..
Parágrafo único. Não caberá qualquer indenização por animais sacrificados e que venham a se confirmar, laboratorialmente, casos de scrapie.
Cabe ao Departamento de Saúde Animal a emissão e a renovação da certificação de estabelecimentos livres de enfermidades, segundo normas propostas pelo PNSCO.
Errado
CABE À SFA DE CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO!
INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA Nº 20 DE 15/08/2005
Art. 7º Cabe à SFA, de cada Unidade da Federação, a emissão e a renovação da certificação de estabelecimentos livres de enfermidades, segundo normas propostas pelo PNSCO.
De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 8 DE MAIO DE 2008, que institui o Programa Nacional de Sanidade Apícola PNSAp, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, julgue a seguinte assertiva:
O PNSAp visa ao fortalecimento da cadeia produtiva apícola, por meio de ações de vigilância, inspeção e defesa sanitária animal.
Errado
Não menciona a inspeção sanitária!
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 8 DE MAIO DE 2008
Art. 1º § 1º O PNSAp visa ao fortalecimento da cadeia produtiva APÍCOLA, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal.
Em relação à Instrução Normativa nº 87, de 10 de dezembro de 2004, a qual aprova o regulamento técnico do programa nacional de sanidade dos caprinos e ovinos, julgue a assertiva:
Os Serviços Oficiais federal e estaduais deverão auditar a atuação dos médicos veterinários, responsáveis pela execução das atividades previstas nos estabelecimentos em certificação ou certificados.
Comentários: Poderão, a qualquer momento, auditar (…).
No caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizados em amostras de tecido nervoso, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada por meio de comunicação do Médico Veterinário Oficial
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 2 DE ABRIL DE 2008
Art. 11 No caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizados em amostras de tecido nervoso, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada por meio do formulário de atendimento complementar.
Caso haja substituição do Médico Veterinário Privado, responsável pelo acompanhamento do estabelecimento certificado ou em certificação, o proprietário do estabelecimento deverá comunicar imediatamente os dados do novo Médico Veterinário Privado à SFA da Unidade da Federação em que seu estabelecimento é cadastrado, e o novo profissional deverá cumprir o disposto no art. 13, no prazo máximo de 10 (dez) dias da comunicação.
O PRAZO É DE 15 DIAS!
De acordo com a lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, avalie e julgue o item a seguir:
As casas atacadistas, que façam comércio interestadual ou internacional com produtos procedentes de estabelecimentos sujeitos à fiscalização do Ministério da Agricultura, estão sujeitas a registro. Ademais, não é necessário o seu relacionamento no órgão competente do mesmo Ministério, para efeito de reinspeção dos produtos destinados àquele comércio.
GABARITO: ERRADO
Comentário:
LEI Nº 1.283, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1950.
Parágrafo único. As casas atacadistas, que façam comércio interestadual ou internacional, com produtos procedentes de estabelecimentos sujeitos à fiscalização do Ministério da Agricultura, NÃO estão sujeitas a registro, devendo, porém, ser relacionadas no órgão competente do mesmo Ministério, para efeito de reinspeção dos produtos destinados àquele comércio, sem prejuízo da fiscalização sanitária, a que se refere a alínea c do art. 4º desta lei.
De acordo com DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências, julgue a seguinte assertiva:
Decorrido o prazo de quinze dias, caso não tenha sido efetuada a reexportação, salvo demora justificada, a partida ou remessa deverá passar por tratamento específico, desde que aprovado pelo Ministério da Agricultura, ou ser destruída.
Errado
NÃO HÁ PREVISÃO DE TRATAMENTO ALGUM.
DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006
Art. 59. Em caso de indícios de descumprimento ou de dúvidas quanto à identidade, à qualidade, ao destino ou ao uso proposto dos produtos importados, ou à correspondência entre a importação e as respectivas garantias certificadas, a autoridade competente, nas unidades de vigilância agropecuária internacional, poderá reter a remessa ou partida, até que sejam eliminados os indícios ou as dúvidas.
§ 5º A autoridade competente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, permitirá a reexportação de uma remessa, desde que:
I - o novo destino tiver sido definido pelo responsável pela partida; e
II - o país de destino tenha sido informado, previamente, sobre os motivos e as circunstâncias que impediram a internalização dos animais, vegetais, insumos, inclusive alimentos para animais, e produtos de origem animal e vegetal em questão no Brasil.
§ 6º O prazo máximo para retenção de cargas ou partidas, por motivo de controle sanitário agropecuário, será de quinze dias.
§ 7º O prazo de que trata o § 6º poderá ser ampliado, a critério da autoridade competente, nos casos previstos em normas específicas.
§ 8º Decorrido o prazo de quinze dias, caso não tenha sido efetuada a reexportação, salvo demora justificada, A PARTIDA OU REMESSA DEVERÁ SER DESTRUÍDA.
LEI 9.712/1998/0048
De acordo com a Lei nº 9.712/1998, que altera a Lei n° 8.171/1991, acrescentando-lhe dispositivos referentes à defesa agropecuária, julgue o item a seguir:
Às instâncias intermediárias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária compete, entre outras atividades, o cadastro das propriedades.
GABARITO: ERRADO
Essa é uma competência da instância local do SUASA.
De acordo com DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências, julgue a seguinte assertiva:
Entende-se por estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos de origem animal aquele que, cumulativamente, dentre outros, possui área útil construída não superior a duzentos e cinquenta metros quadrados.
C
De acordo com a IN 79/2018, que aprova os procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco na forma desta Instrução Normativa, julgue o item a seguir:
A identificação dos suínos recebidos para o abate deverá ser indelével e aplicada em todos os animais destinados à matança mediata ou imediata, mantendo-se legível até o espostejamento da carcaça na sala de cortes.
GABARITO: ERRADO
a referida identificação é aplicada em TODOS OS ANIMAIS.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 79, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018
CAPITULO IV
DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO, SEGREGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SUÍNOS VIVOS
Seção I
Da recepção e identificação de suínos
Art. 13 O estabelecimento procederá a recepção, identificação, avaliação, classificação e o alojamento dos suínos recebidos para o abate.
§ 1º A identificação de que trata o caput deverá ser indelével e aplicada em todos os animais, mantendo-se legível até o espostejamento da carcaça na sala de cortes.
De acordo com a IN 79/2018, que aprova os procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco na forma desta Instrução Normativa, julgue o item a seguir:
Entende-se por controle de processo todas as condições e medidas aplicadas durante o processo de comercialização, necessárias para alcançar a segurança e adequação da carne.
GABARITO: ERRADO
Comentário:
Conforme a IN 79/2018, são condições e medidas aplicadas durante o processo de PRODUÇÃO, não comercialização.
De acordo com DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências, julgue a seguinte assertiva:
As Instâncias Intermediárias e Locais, em suas áreas de abrangência, revisarão e adequarão os planos de contingência e de emergência às suas condições específicas.
DE ACORDO COM O ARTIGO 117 DO DECRETO, AS INSTÂNCIAS INTERMEDIÁRIAS REVISARÃO E ADEQUARÃO…