PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Flashcards
A ação de prestação de contas se divide em duas fases definidas. Quais são?
1ª Fase: Discussão do dever/obrigação de prestar contas ou o direito de receber as contas; termina com uma sentença (apelável) que reconhece se existe ou não o direito de prestar ou receber as contas.
2ª Fase: Prestação de contas em si; sendo positivo o julgamento na 1ª fase, será determinada a prestação de contas. Também termina com uma sentença que verifica tal prestação.
A ação de prestação de contas serve para revisão contratual?
A Ação de Prestação de Contas não se presta para a Revisão Contratual, mas há entendimento de que esta pode ser cumulada com aquela.
Qual é o prazo que o réu possui para apresentar as contas e/ou contestar a ação?
05 dias.
Se o réu prestar as contas exigidas, qual o próximo passo?
Prestadas as contas, terá o autor 5 (cinco) dias para dizer sobre elas; havendo necessidade de produzir provas, o juiz designará audiência de instrução e julgamento; em caso contrário, proferirá desde logo a sentença.
O que ocorre se o réu remanescer inerte na primeira fase, não apresentando as contas?
Não Ihe será lícito impugnar as que o autor apresentar.
Por que se diz que a ação de prestação de contas é dúplice?
A ação de prestação de contas é uma ação dúplice pois o juiz pode condenar o autor ou o réu ou os dois, sendo que o juiz pode aceitar o pedido do réu na própria contestação, não sendo necessária reconvenção.
O que analisará a sentença do juiz na segunda fase da ação de prestação de contas?
01 - Se as contas são boas ou ruins (formalmente bem expressas);
02 - Se existe saldo devedor;
03 - Condenação ao pagamento do saldo.
O que a petição inicial da ação de usucapião exige de diferente?
Exata identificação do imóvel. Ex.: Matrícula do imóvel (se houver), apresentação da planta e memorial descritivo do imóvel (nem sempre o imóvel que se pretende usucapir será exatamente coincidente com aquele que está registrado na planta).
Apresentação de elementos documentais comprovatórios tanto da posse, quanto dos atos praticados com ânimo de proprietário.
Os representantes da Fazenda Pública dos entes federativos devem ser notificados da ação?
Sim, a Fazenda pública não figura como ré, ela apenas deve ser intimada, para que se definam as questões tributárias e para o caso de haver interesse em desapropriação ou titularidade quanto à área
Quem são os réus na ação de usucapião?
Réus certos: Proprietário do imóvel cujo nome está registrado no imóvel e os confinantes (vizinhos), os quais devem ser citados na ação.
Réus incertos: Citação por edital. Eventual herdeiro, e todos os interessados no imóvel.
Requerimento de intimação da Fazenda Pública e do Ministério Público.
Só é possível realizar a transmissão do bem na ação de usucapião depois de satisfeitas as obrigações fiscais?
Sim.
A propositura de uma ação possessória em vez de outra obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados?
Não - fungibilidade das possessórias.
Quais pedidos o autor pode cumular numa ação possessória?
I - condenação em perdas e danos;
Il - cominação de pena para caso de nova turbação ou esbulho;
III - desfazimento de construção ou plantação feita em detrimento de sua posse.
As ações possessórias são dúplices?
Sim, vez que é lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.
Na pendência do processo possessório, é defeso, assim ao autor como ao réu, intentar a ação de reconhecimento do domínio?
Sim. O que se discute é a posse e não a propriedade.
Se o réu provar, em qualquer tempo, que o autor provisoriamente mantido ou reintegrado na posse carece de idoneidade financeira para, no caso de decair da ação, responder por perdas e danos, o juiz assinar-lhe-á o prazo de 5 (cinco) dias para requerer caução sob pena de ser depositada a coisa litigiosa?
Sim.