organização político adm do estado Flashcards
Quais os elementos do estado?
Estado povo, território, governo ou soberania e finalidade.
A Federação brasileira apresenta como peculiaridade o fato de os Estados-membros serem dotados de soberania.
A alternativa está errada, pois os Estados-membros são dotados de autonomia, porém, não são dotados de soberania.
A Federação brasileira apresenta como peculiaridade o fato de os municípios serem dotados de autonomia.
A alternativa está correta, ao contrário da maioria das Federações, notadamente a norte-americana, na Federação brasileira, os municípios são dotados de autonomia.
Sobre o federalismo na Constituição de 1988, é correto afirmar que o sistema federal simétrico adotado, informa que cada Estado mantenha o mesmo relacionamento para com a autoridade central, que é a União Federal.
certo - simetria =. não há hierarquia entre os entes.
A teoria da tripartição dos Poderes foi idealizada por Aristóteles, repensada por Montesquieu e implantada, em primeiro momento, com a Revolução Americana.
certo
O CNJ Pode regulamentar sobre cargos, empregos e funções no âmbito do Poder Judiciário dos Estados, o que não viola o princípio federativo e o princípio da separação dos Poderes.
CERTO. cnnj é orgão do judiciário.
não existe Estado sem território.
CERTO. pois os elementos do Estado são o governo, o território, o povo e a finalidade.
nação é uma ordem jurídica soberana, que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território.
A alternativa está errada, pois Estado é uma ordem jurídica soberana, que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território.
os conceitos de Estado e nação são coincidentes, já que ambos representam uma comunidade com vínculo jurídico entre seus componentes.
alternativa está, errada, pois o conceito de nação envolve elementos com vínculos comuns de um povo, como cultura, ideias, objetivos, etc. como religião, cultura, ideias, objetivos, sendo o território prescindível. Já, o Estado envolve aspecto de vínculos jurídicos do povo, em um determinado território e com finalidade em comum.
As características fundamentais da República são: temporariedade, eletividade e responsabilidade.
A alternativa está correta, pois as características da República são a temporariedade (alternância no Poder), eletividade dos representantes do povo e responsabilidade dos eleitos.
O conceito de povo, um dos elementos constitutivos do Estado, está relacionado ao conjunto de brasileiros e estrangeiros que se encontrem em território nacional, ainda que transitoriamente.
A alternativa está errada, pois povo é o elemento humano do Estado e se caracteriza pelo vínculo político-jurídico permanente entre o povo e o Estado.
O federalismo brasileiro classifica-se, quanto à origem, como federalismo por agregação.
A alternativa está errada, pois o federalismo brasileiro é classificado, quanto à origem, como federalismo por segregação, pois, no Império, o Estado era unitário. Com promulgação da República, houve a descentralização do poder, com a concessão de autonomia aos Estados-membros.
Não só a República Federativa do Brasil é soberana. Também o são os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios.
A alternativa está errada, pois apenas a República Federativa do Brasil é detentora de soberania, enquanto os Estados Membros, o Distrito Federal e os municípios são detentores de autonomia.
Não só a República Federativa do Brasil é soberana. Também o são os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios.
A alternativa está errada, pois apenas a República Federativa do Brasil é detentora de soberania, enquanto os Estados Membros, o Distrito Federal e os municípios são detentores de autonomia.
Apenas a República Federativa do Brasil possui soberania, ao passo que os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios detêm autonomia.
CERTO
Diz a Constituição da República que a criação de Territórios Federais, ou sua transformação em Estado, deverão ser reguladas em emenda à constituição.
FALSO. LEI COMPLEMENTAR
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por Lei Federal, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal.
FALSO. os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
Quais os símbolos da República?
bandeira, hinos, armas, selos nacionais
O Distrito Federal é um ente autônomo da federação. No entanto, trata-se de ente sui generis, tendo parcela da sua autonomia tutelada pela União. Dessa forma, compete à União organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal.
errado. de fato é ente autônomo e que tem parcela da autonomia tutelada pela união. No entanto, é do DF a competência para organizar e manter a defensoria pública do DF.
são bens da união as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei complementar;
falso. por lei ordinária.
a CF estabelece que a Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.
certo
A Constituição Federal, ao tratar dos Municípios, estabelece sua regência por lei orgânica, a ser aprovada em votação simples por três quintos dos membros da Câmara Municipal.
falso. lei organica votada em 2 turnos, com interstício de 10 dias, aprovada por 2/3 dos membros da câmara municipal.
A Constituição Federal, ao tratar dos Municípios, estabelece que o parecer prévio, emitido sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, deixará de prevalecer por decisão de um terço dos membros da Câmara Municipal.
Alternativa incorreta. dois terços dos membros da Câmara Municipal”.