MP Flashcards
Conforme o STJ, nos crimes de ação pública, pode o magistrado condenar o réu, ainda que o MP peça a absolvição.
CERTO
O magistrado está adstrito à manifestação do MP para absolver o réu, e somente pode condená-lo mediante requerimento do MP, segundo a jurisprudência do STF.
Assertiva incorreta, tendo em vista que o pedido de absolvição do réu, feito pelo Ministério Público, não vincula o juiz, de acordo com o art. 385 do Código de Processo Penal.
Não é facultado ao MP intervir em ação penal privada subsidiária da pública.
FALSO.
O chefe do MPF pode ser exonerado de seu cargo mediante iniciativa reservada aos membros do Senado Federal.
FALSO. o chefe do MPF (PROCURADOR GERAL DA REP.) PODE SER DESTITUIDO POR INICIATIVA DO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA COM AUTORIZAÇÃO DE MAIORIA ABSOLUTA DO SENADO FEDERAL.
o MINISTÉRIO PÚBLICO é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo- lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, tendo como princípios institucionals a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional;
CERTO
o MP tem como função institucional, dentre outras, requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;
CERTO
o mp tem como funções institucionais, dentre outras, promover privativamente tanto a ação penal pública como a ação civil pública, defender judicialmente os direitos e Interesses das populações indigenas e exercer o controle externo da atividade . . policial;
falso. apenas a ação penal pública é privativa do MP.
O Conselhos Nacionais de Justiça e do Ministério Público possuem cada um, 16 (dezesseis) membros em sua composição.
falso.
CNJ - 15 MEMBROS
CNMP - 14 MEMBROS.
Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009)
Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo:
O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por três juízes indicados pelo Supremo Tribunal Federal.
FALSO. 2 JUÍZES - UM INDICADO PELO STF E OUTRO PELO STJ.
Os Conselhos têm competência para desconstituir atos administrativos ilegais praticados pelos órgãos das instituições a que pertencem, sem prejuízo da competência dos Tribunais de Contas.
CERTO
De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, quando a lesão a tais direitos, visualizada em seu conjunto, em forma coletiva e impessoal, transcender a esfera de interesses puramente particulares, passando a comprometer relevantes interesses sociais.
CERTO
AO MP cabe defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas, inclusive através de Promotor de Justiça ad hoc.
falso. Promotor ad hoc fere o princípio do promotor natural.
Conforme previsão constitucional, o Procurador-Geral da República é nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
certo
É atribuição constitucional do Procurador-Geral da República, na qualidade de chefe do Ministério Público da União, nomear o Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, dentre integrantes da carreira que figurem em lista tríplice formada pelos membros do respectivo ramo.
falso. o Procurador-Geral de Justiça será nomeado pelo Presidente da República e não pelo Procurador-Geral da República
No âmbito federal, o Procurador-Geral da República possui legitimação concorrente para o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade, mas é exclusiva sua legitimação para propor a ação direta de inconstitucionalidade interventiva
certo