Estatuto do Servidor Público Civil do Amazonas - Parte I Flashcards
A quem o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas se aplica?
Sobre os servidores da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional (de Direito Público) do Estado do Amazonas.
Ou seja, às pessoas jurídicas de Direito Público.
Conceitue Agente Público.
É a pessoa que, a qualquer título, exerce uma função pública como preposta do Estado.
Nem todo agente público possui vínculo contratual com o Estado, mas todos exercem atividades de interesse do Estado e podem agir em nome dele.
De acordo com a doutrina majoritária, como podem ser classificados os Agentes Públicos
- AGENTES POLÍTICOS: são aqueles que exercem funções de direção e orientação estabelecidas pela Constituição. Podem atuar desde o estabelecimento das estratégias políticas do Estado até a execução das diretrizes já traçadas.
Ex.: Deputado, Presidente da República, Juízes e Membros do MP. - AGENTES PARTICULARES COLABORADORES: particulares que exercem funções que podem ser qualificadas como públicas. Em regra, é transitória.
Ex.: Jurado, Mesário, Concessionário e Permissionário de serviços públicos. - SERVIDORES PÚBLICOS: são aqueles ocupantes de cargos públicos, regidos por regime jurídico de direito público. Possuem vínculo legal com pessoas jurídicas de direito público.
- EMPREGADO PÚBLICO: são aqueles ocupantes de emprego público, regidos pela CLT. Possuem vínculo contratual com pessoas jurídicas de direito privado.
Diferencie Cargo, Emprego e Função Pública.
- CARGO PÚBLICO: É o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um agente público. Mantém VÍNCULO LEGAL com Estado, sob Regime Jurídico de Direito Público.
- Criado por lei, possuindo denominação própria, número certo e pagamento pelos cofres do Estado
- Pode ser EFETIVO ou em COMISSÃO.
- EMPREGO PÚBLICO: É o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um agente público. Mantém VÍNCULO CONTRATUAL com o Estado, regido pela CLT.
- FUNÇÃO PÚBLICA: Conjunto de atribuições às quais não correspondem um cargo ou emprego. Podem ser de dois tipos:
- Exercidas por servidores temporários, para exercício de atividade por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
- FUNÇÕES DE CONFIANÇA, de livre provimento e exoneração. São ocupadas por servidores públicos efetivos, e destinam-se aos cargos de direção, chefia e assessoramento.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Amazonas, em que consiste Classe e Série de Classes?
Art. 2º, III e IV.
- CLASSE: CONJUNTO DE CARGOS de IGUAL denominação e com IGUAIS atribuições, responsabilidades e padrões de vencimentos.
- SÉRIE DE CLASSES: CONJUNTOS DE CLASSES de IGUAL denominação, DISPOSTAS HIERARQUICAMENTE, de acordo com o grau de complexidade, nível de responsabilidade, e CONSTITUI A LINHA HIERÁRQUICA DE PROMOÇÃO do funcionário.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, o que se entende por “Lotação”?
Art. 2º, V.
- NÚMERO de cargos e funções gratificadas FIXADO para cada repartição, ou
- NÚMERO DE SERVIDORES que devem ter exercício em cada unidade administrativa.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, art. 3º, “ao funcionário não serão atribuídas responsabilidades ou cometidos serviços alheios aos definidos em lei ou regulamento como típicos do seu cargo”. Quais as exceções?
- Função gratificada (função de confiança);
- Cargo em comissão: e
- Mandato em órgão de deliberação coletiva do Estado ou de que o Estado participe.
De acordo com o art. 4º do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, é VEDADA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRATUITOS, salvo:
- Desempenho de função transitória de natureza especial (não existem em tempos normais e são criadas para um fim emergente ou específico);
- Participação em comissões; ou
- Participação em grupos de trabalho.
De acordo com o art. 5º do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, quais são as espécies de provimento dos cargos públicos?
- ORIGINÁRIO:
1. Nomeação. - DERIVADO:
1. Promoção;
2. Reintegração;
3. Aproveitamento;
4. Readaptação;
5. Reversão.
Acerca da seguinte espécie de provimento (NOMEAÇÃO), como poderá se dar?
Art. 7º.
- Forma de provimento originário, poderá se dar em:
a) CARÁTER EFETIVO, mediante prévia aprovação em concurso público; e
b) EM COMISSÃO, de livre nomeação e exoneração, que se destinam aos cargos de direção, chefia e assessoramento.
De acordo com o texto literal do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, salvo a existência de exceções legais, quais as idades mínima e máxima para inscrição em concurso público estadual? Há exceção?
Art. 9º.
Mínimo de 18 e máximo de 60 anos completos, quando do encerramento das inscrições.
Entretanto, o limite de idade não se aplica à inscrição do servidor estadual que já for ocupante de cargo de provimento EFETIVO.
Verdadeiro ou Falso:
O limite de idade para a inscrição em concurso só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.
Verdadeiro.
Súmula 683, STF.
Verdadeiro ou Falso:
Dentre os candidatos aprovados, os classificados até o limite de vagas existentes à época do edital, têm assegurado o direito à nomeação, no prazo de validade do concurso. Os demais candidatos aprovados serão nomeados à medida que ocorrerem vagas, dentro do prazo de validade de concurso.
Verdadeiro.
Art. 10.
De acordo com o entendimento firmado no RE 837.311, em que hipóteses o candidato terá direito subjetivo à nomeação?
- Aprovado dentro do número de vagas previsto no edital;
- Quando houver preterição por não observância da ordem de classificação; ou
- Surgirem novas vagas, ou for aberto novo concurso durante a validade do certame anterior, e ocorrer a preterição do candidato de maneira arbitrária e imotivada.
Verdadeiro ou Falso:
O regulamento ou edital do concurso indicará o respectivo prazo de validade, que não poderá ser superior a 4 anos, incluídas as prorrogações.
Verdadeiro. Art. 11.
Deve-se lembrar que a CF determina que o prazo de validade do concurso pode ser de até 2 anos, prorrogável uma única vez, por igual período.