Colelitíase Flashcards
Quais estruturas compõe a via biliar extra hepática?
Ducto hepático direito, esquerdo, comum e colédoco.
Quais estruturas compõe o triângulo de calot?
DUCTO CÍSTICO, HEPÁTICO COMUM E
BORDA INFERIOR DO LOBO INFERIOR
DIREITO DO FÍGADO
Qual a importância do triângulo de calot?
Possui importância, pois existem LINFONODOS (dentre eles o LINFONODO DE MASCAGNI) e principalmente, a ARTÉRIA CÍSTICA, que deve ser ligada para que o cirurgião faça uma colecistectomia segura.
Onde é produzida a bile? e quais os seus componentes?
É produzida pelos HEPATÓCITOS! É constituída de: ÁGUA, COLESTEROL, SAIS BILIARES, LECITINA E BILIRRUBINA (são os 4 componentes importantes).
Como a bile chega na vesícula?
É produzida no hepatócito > escoa para ductos progressivamente maiores > até que a bile deixa o fígado pelo hepático direito
e esquerdo.
No jejum, o nosso colédoco distal está “esmagado” por fibras musculares lisas do esfíncter de Oddi, que está tenso, com o tônus muscular aumentado. O que
acontece então? A bile vai até a porção distal do colédoco, mas não consegue passar pelo lúmen duodenal por causa dessa tensão. Então, ela reflui e se deposita na vesícula através de um FLUXO RETRÓGRADO.
QUAIS OS PRINCIPAIS COMPONENTES LITOGÊNICOS?
↑COLESTEROL + ↓LECITINA
+ ↓SAIS BILIARES.
A principal função dos sais biliares é solubilizar o colesterol na bile – se não fosse
por isso, o colesterol se organizaria em verdadeiras pedras dentro da bile.
QUAIS OS PRINCIPAIS ESTIMULANTES DA VESÍCULA BILIAR?
CCK, GASTRINA E
SECRETINA.
O que acontece quando a bile chega na vesícula?
A vesícula biliar ‘concentra’ os principais componentes na bile, pois o epitélio absorve água.
Quando a vesícula esvazia o conteúdo?
Quando nos alimentamos e o alimento passa pelo duodeno, há a produção de CCK, que age de maneira a contrair a vesícula biliar e relaxar o esfíncter de Oddi. Para a vesícula contrair, deve haver alimento no duodeno!
O QUE É “ICTERÍCIA OBSTRUTIVA”?
ICTERÍCIA + PRURIDO + COLÚRIA + ACOLIA FECAL + ↑FA, ↑GGT, ↑
Como é chamada o impedimento do fluxo de bile?
Colestase
Como ocorre a icterícia obstrutiva?
Uma colestase extra-hepática tem como sinônimo ‘icterícia obstrutiva’. Não vai ter icterícia obstrutiva quando tiver obstrução de ducto cístico! Apenas quando houver obstrução na via extra-hepática!
Perceba: quando temos um cálculo em ducto colédoco, por exemplo, haverá um aumento da pressão na árvore biliar extra-hepática > essa pressão será transmitida para os canalículos biliares de dentro do fígado, que é
o local de onde a bile é produzida > essa pressão aumentada nos canalículos biliares dentro do fígado vai dificultar que o hepatócito jogue a bile por eles. Então, o hepatócito acaba “regurgitando” para o sangue alguns componentes da bile: bilirrubina (icterícia), ácidos e sais biliares (prurido). E, além disso, a bile não chega no duodeno (acolia fecal). Nesses casos, sempre pensar em icterícia obstrutiva: obstrução de árvore biliar extra-hepática.
Causas da icterícia obstrutiva?
Coledocolitíase, câncer de cabeça de pâncreas (comprime o colédoco distal),colangiocarcinoma (câncer da via biliar extra-hepática –
localização mais frequente em colédoco distal).
Diferenciação de conceitos:
Conceito de colelitíase?
Presença de CÁLCULOS NA VIA BILIAR