Classificação dos Crimes Flashcards

1
Q

O que são os delitos de intenção, ou delitos de tendência interna transcendente?

A

É classificação dada por Francisco de Assis Toledo. É assim chamado aquele crime em que o agente quer e persegue um resultado que não necessita ser alcançado, de fato, para a consumação do crime (crime incongruente ou formal). É o delito que possui como elementares as “intenções especiais”, expressas no próprio tipo. Ex: no crime de extorsão mediante sequestro, temos: (i) o tipo objetivo, que é sequestrar alguém; (ii) o tipo subjetivo, que é o dolo, ou seja, a consciência e a vontade de sequestrar; e (iii) o tipo subjetivo especial, que é o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição de preço ou resgate. Essa intenção especial é que transcende do tipo objetivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o crime de tendência interna transcendente de resultado cortado (antecipado)?

A

o agente espera que o resultado externo, querido e perseguido (que se situa fora do tipo) se produza sem a sua intervenção direta. Ex: extorsão mediante sequestro (art. 159, CP), cuja vantagem desejada – o pagamento do resgate – não precisa concretizar-se (pois o delito já se consumou com a privação da liberdade da vítima), mas, se vier a concretizar-se, o será por fato de outrem – no caso, dos familiares, ao pagarem o resgate. Assim, a produção do resultado desejado (obtenção da vantagem/resgate) é mero exaurimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é o crime de tendência interna transcendente mutilado de dois atos (ou tipos imperfeitos de dois atos)?

A

o agente quer alcançar, por ato próprio seu, o resultado fora do tipo. Ex: falsificação de moeda, que supõe a intenção de uso ou de introdução na circulação do dinheiro falsificado.
Lembrar que realizando a falsificação já se consuma o crime.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que são os crimes de tendência ou de atitude pessoal?

A

É aquele em que a tendência afetiva do autor delimita a ação típica, ou seja, a tipicidade ou não ocorrer em razão da atitude pessoal e interna do agente. Exemplos: toque do ginecologista na realização do diagnóstico, que pode configurar mero agir profissional ou então algum crime de natureza sexual, dependendo da tendência (libidinosa ou não), bem como as palavras dirigidas contra alguém, que podem ou não caracterizar o crime de injúria em razão da intenção de ofender a honra ou de apenas criticar ou brincar. (MASSON, Cleber. Direito Penal Esquematizado: Parte Geral: volume 1, Editora Método, 2016. p. 232).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que são os crimes transeuntes (de fato transitório)?

A

Crimes transeuntes ou de fato transitório: são aqueles que não deixam vestígios materiais, como no caso dos crimes praticados verbalmente (ameaça, desacato, injúria, calúnia, difamação etc.).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo a doutrina. V ou F: No crime habitual, as ações que o compõem, consideradas isoladamente, não constituem crimes.

A

Verdadeiro. No crime habitual cada um dos episódios agrupados não é punível em si mesmo, vez que pertencem a uma pluralidade de condutas requeridas no tipo para que configure um fato punível (ex: exercício irregular da medicina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly