A Lei Penal e sua aplicação Flashcards
De acordo com a súmula 659 do STJ, no crime continuado, como serão calculadas as frações de acréscimo?
Súmula 659 STJ – A fração de aumento em razão da prática de crime continuado deve ser fixada de acordo com o número de delitos cometidos, aplicando-se 1/6 pela prática de duas infrações, 1/5 para três, 1/4 para quatro, 1/3 para cinco, 1/2 para seis e 2/3 para sete ou mais infrações.
V ou F: A lei penal mais grave
não aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
Falso. Súmula 711-STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
V ou F: A imunidade parlamentar se estende ao co-réu sem essa prerrogativa.
Falso. Súmula 245-STF: A imunidade parlamentar não se estende ao co-réu sem essa prerrogativa.
V ou F; Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna.
Verdadeiro. Súmula 611- STF.
O que é a lei penal em branco imprópria (homogênea) e a lei penal em branco própria (heterogênea)?
Imprópria: o complemento depende de uma complementação contida em uma outra lei. Divide-se em homovitelina e heterovitelina, homovitelina quando a complementação está na mesma lei, e heterovitelina quando a complementação está em outra lei, exemplo: código civil.
Própria: Complementação está em outra espécie normativa, ex: portaria.
O que é a lei penal em branco às avessas?
Quando em vez do preceito primário, é o preceito secundário (pena) que depende de complementação. Ex: genocídio.
O que é uma lei penal em branco ao quadrado?
Quando a complementação demanda outra complementação. Ex: crime ambiental que depende de complementação do código florestal que, por sua vez, depende do chefe do executivo positivar quais áreas devem ser protegidas.
Quais são as (5) características da lei penal?
Exclusividade: somente a lei cria delitos. Imperatividade: deve ser cumprida, senão haverá sanção. Generalidade. Impessoalidade. Anterioridade.
A lei posterior mais benéfica ao agente retroage, mas e a jurisprudência, também retroage?
Não há se falar em irretroatividade de interpretação jurisprudencial, uma vez que o ordenamento jurídico proíbe apenas a retroatividade da lei penal mais gravosa. Os preceitos constitucionais relativos à aplicação retroativa da norma penal benéfica, bem como à irretroatividade da norma mais grave ao acusado (art. 5º, XL, da Constituição Federal), são inaplicáveis aos precedentes jurisprudenciais. Entendimento STF.
Qual teoria é a adotada pelo CP em relação à eficácia da lei penal no tempo?
Teoria da atividade. Art. 4º, CP - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Em relação à vigência das leis, como pode ser definida uma lei “intermediária”? É possível que essa lei tenha efeitos penais?
Exemplo: existe uma lei penal que pune o crime com 4 anos de reclusão. Sujeito praticou o crime. No curso processual, verifica-se uma nova lei que pune o mesmo crime com 3 anos de detenção. No momento da sentença, surge nova lei que pune o crime com 5 anos de reclusão. A lei 2 é a lei intermediária. O STF já decidiu que é possível sua aplicação, por ser a mais benéfica.
Dentro da aplicação da lei penal, o que é o princípio da nacionalidade?
A lei penal é aplicável levando-se cm conta a nacionalidade da vítima ou agente, sem se importar com o local onde o delito fora cometido.
Dentro da aplicação da lei penal, o que é o princípio da defesa real ou proteção?
Aplica-se a lei penal brasileira independente do local do delito. Incondicionalmente. (Contra a vida ou liberdade do presidente da república, contra a adm pública, contra o patrimônio ou fé publica da unidão, estados, autarquia etc).
Dentro da aplicação da lei penal, o que é o princípio da justiça universal?
Dita que o agente será punido onde for encontrado. Princípio de direito internacional quando há tratado vigente nesse sentido.
Dentro da aplicação da lei penal, o que é o princípio da representação ou bandeira?
Lei brasileira será aplicada a crime cometidos no estrangeiro em embarcações ou aeronaves brasileiras privadas, desde que lá não tenha sido as infrações julgadas.