6. Aposentadoria Programada Flashcards
Antes da Reforma da Previdência ocorrida em 2019, um segurado do Regime Geral de Previdência Social poderia se aposentar ou por idade ou por tempo de contribuição.
Hoje não existe mais nenhum dos dois benefícios. Salvo em quais casos?
1- Direito adquirido;
2- Regras de transição;
3- Aposentadoria do trabalhador rural; e
4- Aposentadoria da pessoa com deficiência
Antes da Reforma da Previdência ocorrida em 2019, um segurado do Regime Geral de Previdência Social poderia se aposentar ou por idade ou por tempo de contribuição.
Agora, para se aposentar, o segurado deverá preencher, em regra, tanto o requisito de idade como o requisito de tempo de contribuição. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Após a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019), para se aposentar no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), em regra, o segurado precisa cumprir os requisitos de idade mínima e tempo mínimo de contribuição:
• Idade mínima: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
• Tempo mínimo de contribuição: 15 anos para mulheres e 20 anos para homens que ingressaram no sistema após a Reforma (os segurados que já estavam contribuindo antes da Reforma mantêm o tempo mínimo de 15 anos).
Para os segurados que se filiaram ao RGPS após 13/11/19 (data em que entrou em vigor a Emenda Constitucional 103/19), a aposentadoria programada será devida, após cumprida a carência exigida na lei, ao segurado que cumprir, cumulativamente, quais requisitos no caso de segurado homem?
65 anos de idade e 20 anos de contribuição
Para os segurados que se filiaram ao RGPS após 13/11/19 (data em que entrou em vigor a Emenda Constitucional 103/19), a aposentadoria programada será devida, após cumprida a carência exigida na lei, ao segurado que cumprir, cumulativamente, quais requisitos no caso de segurado mulher?
62 anos de idade e 15 anos de contribuição.
Para os homens que já estavam filiados ao RGPS até 12/11/2019 (véspera da publicação da EC 103/2019), o tempo de contribuição exigido será de quantos anos?
15 ANOS, assim como o tempo de contribuição das mulheres.
Para fins de apuração do tempo de contribuição na aposentadoria especial, é vedada a inclusão de tempo fictício.
O que seria esse tempo fictício?
Tempo fictício são períodos que não correspondem a atividades efetivamente exercidas pelo segurado, mas são incluídos para fins de aposentadoria com base em presunções legais. Com a reforma da Previdência (EC 103/2019), apenas o tempo efetivo de contribuição e trabalho é considerado para aposentadoria, eliminando a inclusão de tempo fictício.
O período pelo qual os segurados contribuinte individual e facultativo tiverem contribuído segundo o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária (com alíquota e base de cálculo reduzidas), será considerado como tempo de contribuição para fins de aposentadoria programada. Desde que…?
Desde que COMPLEMENTEM a contribuição mensal por meio do recolhimento da diferença entre o percentual pago e o de vinte por cento sobre o valor correspondente ao limite mínimo mensal do salário de contribuição em vigor na competência a ser complementada, acrescido dos JUROS MORATÓRIOS.
A aposentadoria pode ser requerida compulsoriamente pela empresa, desde que o segurado tenha cumprido o tempo de contribuição mínimo, quando completar _____ anos de idade, se homem, ou _____ anos de idade, se mulher
70 / 65
A aposentadoria pode ser requerida compulsoriamente pela empresa, desde que o segurado tenha cumprido o tempo de contribuição mínimo, quando completar 70 anos de idade, se homem, ou 65 anos de idade, se mulher.
Neste caso, a aposentadoria será compulsória, independentemente, portanto, da vontade do segurado, sendo-lhe garantida a indenização prevista na legislação trabalhista. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A empresa é obrigada a requerer a aposentadoria do segurado, desde que tenha cumprido o tempo de contribuição mínimo, quando completar 70 anos de idade, se homem, ou 65 anos de idade, se mulher. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É um direito da empresa, porém não uma obrigação.
No entanto, se requerida a aposentadoria compulsória do segurado, torna-se obrigatória (compulsória) para este segurado.
Assim sendo, podemos concluir que tal aposentadoria será compulsória para o segurado, mas não é compulsória para a empresa.
A aposentadoria por IDADE do trabalhador rural, uma vez cumprido o período de carência exigido (____ contribuições), será devida aos segurados previstos em lei, quando completarem ____ anos de idade, quando mulheres, e ____ anos de idade, quando homens
180 / 55 / 60
Somente o segurado especial tem direito à aposentadoria por idade do trabalhador rural com 55 ou 60 anos de idade. CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
Terá direito qualquer segurado que trabalhe em área rural!
- Segurado empregado rural;
- Contribuinte individual que presta serviços de natureza rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego;
- Trabalhador avulso rural;
- Segurado especial (pequeno produtor rural e pescador artesanal); e
- Segurado garimpeiro que trabalhe, comprovadamente, em regime de economia familiar.
O segurado empregado tem direito à aposentadoria por idade do trabalhador rural com 55 ou 60 anos de idade?
Se ele for RURAL, sim!
Quando o contribuinte individual tem direito à aposentadoria por idade do trabalhador rural com 55 ou 60 anos de idade?
Quando prestar serviços de natureza RURAL, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego
O trabalhador avulso tem direito à aposentadoria por idade do trabalhador rural com 55 ou 60 anos de idade?
Se ele for RURAL, sim!